Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.771 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 22/03/2016 14:19:16
Notificando cerca de 6 milhões de novos casos e levando a óbito mais de 1 milhão de pessoas por ano em todo o mundo, a tuberculose preocupa cada dia mais. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos mundiais da doença. A incidência de tuberculose resistente a medicamentos agrava ainda mais esse tenebroso cenário. O que não se pode esquecer é que essa doença tem cura e seu tratamento é gratuito em toda a rede pública do Brasil. Pensando em estratégias de sensibilização e difusão de informações, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) - instituição nacional de referência do SUS para tuberculose e outras pneumopatias -, em parceria com demais unidades da Fiocruz, programou atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. A semana contempla palestras, exibição de documentários, exposição e iluminação especial no Castelo da Fiocruz, localizado no campus Manguinhos. Confira a programação e participe! 
Notícia
Publicado em: 22/03/2016 10:39:34
No dia 23 de março, três dissertações de mestrado acadêmico do Programa de Saúde Pública serão apresentadas na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores de cada trabalho.
Notícia
Publicado em: 21/03/2016 15:52:56
"Proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e exposição à fumaça do tabaco" é a premissa da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. É fato, porém, que a implementação dessa inciativa sofre com as diferentes estratégias utilizadas pela indústria do fumo. Com o propósito de denunciar esses mecanismos, por meio de informações técnicas e documentos, o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cetab/ENSP/Fiocruz), a Comissão Nacional para a Implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco no Brasil (Conicq/Inca), a União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Respiratórias (The Union) e a Aliança para o Controle do Tabaco (ACT) lançarão o Observatório das Estratégias da Indústria do Tabaco. A apresentação da ferramenta está marcada para o dia 31 de março, às 9 horas, na ENSP.
Notícia
Publicado em: 21/03/2016 15:47:06
Em 1988, com a publicação da Constituição Brasileira, a saúde passou a ser um bem de todos e dever do Estado. Desde então, pesquisadores de diferentes áreas estudam, militam, empenham-se, realizam e idealizam um Sistema Único de Saúde que seja, de fato, equitativo, integral e universal no que tange a atenção à saúde. Muitos têm sido os percalços: esgotamento de investimentos; rotatividade de recursos humanos em decorrência da precarização do vínculo; e a recente, perigosa e controversa Agenda Brasil, proposta encaminhada ao Palácio do Planalto pelo Senado que ameaça os princípios da Constituição, em especial o direito universal à saúde. A favor do fortalecimento da nossa democracia, a comunidade ENSP, persistente na luta pelos direitos universais à saúde, comemora o dia do #OrgulhoSUS nesta segunda-feira, 21 de março.
Notícia
Publicado em: 21/03/2016 15:38:00
A ENSP realizará, no próximo dia 30/3, no auditório térreo, a partir das 9 horas, um evento para discutir a atual conjuntura política no país. Em pauta, o avanço conservador sobre os direitos sociais, os riscos pelos quais passa a democracia em momentos como este e os retrocessos que uma guinada autoritária pode representar para o setor saúde. A Escola convida as entidades civis e movimentos sociais a participar do debate.
Notícia
Publicado em: 21/03/2016 15:25:36
A Fiocruz, em conformidade com o Decreto Estadual 45.061, de 17/3/2016, do governo do Estado do Rio de Janeiro, determinou ponto facultativo nas unidades localizadas no estado na próxima quinta-feira (24/3). Por essa razão, o seminário da ENSP em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que ocorreria nesse dia, no salão internacional da Escola, foi cancelado. O evento será reagendado, e a nova data informada em nossos veículos de comunicação. Agradecemos a compreensão de todos.
Notícia
Publicado em: 21/03/2016 11:04:59
A principal preocupação em relação à epidemia de zika no país é relacionada às grávidas. Segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, 4.268 casos suspeitos de microcefalia seguem sob investigação e 863 foram confirmados. Dos 2.212 casos investigados, 1.349 foram descartados. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade da Califórnia, publicado pelo The New England Journal of Medicine, apontou que o zika vírus pode prejudicar o feto em qualquer fase da gravidez e não apenas nas primeiras semanas da gestação, como se pensava inicialmente. Com todas as preocupações que rondam as grávidas nesse momento, o Sala de Convidados da próxima terça-feira (22/3) debate como está a zika e a assistência à gestante, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.  
Notícia
Publicado em: 18/03/2016 15:26:40
Na terça-feira, 22 de março, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá sessão científica a respeito das discussões em torno do conceito de gênero, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Na atividade, serão abordadas a introdução do gênero como conceito na Academia Brasileira, as discussões internacionais sobre gênero como conceito teórico e o enfoque de gênero nos campos do conhecimento científico – Ensino, Pesquisa e Serviço. Para abordar esse assunto, estarão presentes a coordenadora do Cesteh, Kátia Reis, e a professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Neuma Figueiredo de Aguiar. A sessão, aberta a todos os interessados, não necessita de inscrição prévia e está marcada para as 9 horas no salão internacional da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 18/03/2016 13:16:56
Hermano Castro, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, fala sobre o aplicativo ENSP para smartphones e tablets, que ampliam ainda mais a relação da instituição com a sociedade no campo da Saúde Pública.
Notícia
Publicado em: 18/03/2016 12:57:03
No dia 22 de março, três dissertações de mestrado serão apresentadas na ENSP, uma do programa de Saúde Pública, uma do programa de Epidemiologia em Saúde Pública e outra do programa de Saúde Pública e Meio Ambiente. Confira!
Notícia
Publicado em: 18/03/2016 12:18:36
O Jornal do Rio, exibido pela Tv Bandeirantes, apresentou, na edição de segunda-feira (14/3), os resultados da pesquisa Mortes violentas de jovens: um olhar compreensivo para uma tragédia humana e social, realizada pelo Departamento de Violência e Saúde Jorge Carelli (Claves/ENSP). A reportagem destaca o aumento do número de mortes violentas entre jovens de 15 a 29 anos, sobretudo nas Américas. Na opinião da coordenadora do estudo, a pesquisadora Edinilsa Ramos, o levantamento pôde demonstrar que "as mortes não estão ligadas somente aos fatores da criminalidade, mas a questões de gênero, machismo e discriminação". Confira a reportagem.
Notícia
Publicado em: 18/03/2016 12:07:47
O Brasil está mobilizado para o combate ao Aedes aegypti. Diferentes ações são desenvolvidas diariamente para envolver toda a população no controle do mosquito, que transmite a dengue, a chikungunya, além do vírus Zika, relacionado ao aumento de casos de microcefalia. O Ministério da Saúde quer reunir e divulgar essas experiências para que possam ser replicadas em todo o país. Para isso, lançou chamada para premiar as melhores iniciativas desenvolvidas por profissionais de saúde, prefeituras e pela sociedade civil. As inscrições dos relatos devem ser feitas até 3 de abril, no portal da Comunidade de Práticas (CdP).
Notícia
Publicado em: 18/03/2016 11:53:29
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca recebeu, em 9 de março, o economista e ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Carlos Lessa, para a aula magna de abertura dos quatro Programas de Pós-Graduação da ENSP – Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública e Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva – em 2016, com o tema A cidade e a saúde. Durante sua exposição, o palestrante dissertou sobre a necessidade de se repensar o modelo atual de crescimento das cidades, a importância de se estudar a Constituição de 1988 nas instituições de ensino e destacou: “Nem tucanos nem petistas conseguiram colocar o centro do debate no capítulo dos direitos humanos da Constituição, porque o avanço da globalização foi muito rápido. Por que foi apagada a lucidez do constituinte de 1988? Porque não interessa à lógica do desenvolvimento do capital a existência de projetos humanitários na periferia”.
Notícia
Publicado em: 17/03/2016 15:39:27
Notificando cerca de 6 milhões de novos casos e levando a óbito mais de 1 milhão de pessoas por ano em todo o mundo, a tuberculose preocupa cada dia mais. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos mundiais da doença. A incidência de tuberculose resistente a medicamentos agrava ainda mais esse tenebroso cenário. O que não se pode esquecer é que essa doença tem cura e seu tratamento é gratuito em toda a rede pública do Brasil. Pensando em estratégias de sensibilização e difusão de informações, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) - instituição nacional de referência do SUS para tuberculose e outras pneumopatias - , em parceria com demais unidades da Fiocruz, programou uma semana de atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. A semana contempla palestras, exibição de documentários, exposição e iluminação especial no Castelo da Fiocruz, localizado no campus Manguinhos. Confira a programação, que ocorrerá entre os dias 21 e 24 de março. Participe!
Notícia
Publicado em: 17/03/2016 13:26:56
A pesquisa Mortes violentas de jovens: um olhar compreensivo para uma tragédia humana e social analisou também a mortalidade de jovens por homicídios em dois municípios da Argentina, ambos situados na região metropolitana de Buenos Aires, local que apresenta metade das taxas de mortes por homicídios no país. Desenvolvido em parceria com a Universidade de Nacional de Lanús (UnLA), o estudo aponta ser a maior motivação para os homicídios nos locais as situações de criminalidade, uso abusivo de drogas e conflitos com a polícia. O pesquisador da UnLA Damian Marcondez apresentou os dados das regiões durante o seminário Mortes violentas de jovens: o desafio da prevenção em uma perspectiva intersetorial e ressaltou ser fundamental promover o acesso a direitos básicos como saúde, educação e emprego.