Busca do site
menu

Saneamento básico em debate no Centro de Estudos da Fiocruz no dia 17 de março

ícone facebook
Publicado em:10/03/2016

Saneamento básico em debate no Centro de Estudos da Fiocruz no dia 17 de marçoEm um país ameaçado pelo vírus zika, pôr um exército na rua para perseguir e matar o Aedes aegypti de nada adianta se não for atacado um grave problema de saúde pública: a falta de saneamento básico garantido a toda a população. Esse cenário, no entanto, ainda está longe de ser alcançado em curto prazo. As causas, bem como os caminhos para que se chegue lá serão abordados no quarto debate on-line da série Futuros do Brasil, do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, em 17/3/2016, das 14h às 16h.

O debate, que tem como tema Saneamento básico como direito humano, reunirá os pesquisadores Leo Heller, da Fiocruz Minas Gerais, relator das Nações Unidas sobre água e saneamento, e Guilherme Franco Netto, especialista em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz.

Em abril de 2015, durante a oficina sobre saneamento realizada pelo CEE-Fiocruz, Leo Heller já havia observado que as políticas públicas de saneamento do Brasil estão ainda “engatinhando”, são resistentes a mudanças, voltam-se a interesses específicos e contêm diversos “pontos de estrangulamento”, como planejamento deficiente, mau uso dos recursos e dificuldade de dialogar com a sociedade e outras áreas, embora se trate de uma política intersetorial. Leo lembrou, ainda, a necessidade de se olhar de forma mais cuidadosa para as populações vulneráveis e invisíveis.

A epidemia de zika está relacionada a esse cenário, como apontará Guilherme Franco Netto. Ele abordará no debate as relações entre o saneamento e a atual epidemia, analisando o quanto a ausência de ambientes adequadamente saudáveis contribuem para a tendência de disseminação do vírus entre a população.

O debate será transmitido em tempo real. Qualquer pessoa pode conectar-se, acompanhar via internet e enviar perguntas aos palestrantes. Basta, para isso, acessar o link pelo blog do CEE-Fiocruz.

Novos debates já estão previstos até o final do ano, com datas a serem divulgadas nas redes sociais e no blog do Centro de Estudos da Fiocruz.

Serviço:
Debate online CEE/Fiocruz – Saneamento básico como direito humano
Data: 17/3/2016
Horário: 14h às 16h
Transmissão: http://www.cee.fiocruz.br/
Mais informações: 21 3882-9133 / cee@fiocruz.br

Por: Eliane Bardanachvili (CEE/Fiocruz)
 

Saneamento básico em debate no Centro de Estudos da Fiocruz no dia 17 de março

 

 


Fonte: CEE/Fiocruz
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Saneamento básico em debate no Centro de Estudos da Fiocruz no dia 17 de março