Pesquisadora recebe prêmio no congresso de Medicina Tropical

O Prêmio Jovem Pesquisador contemplou as categorias aluno de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Por meio da competição, a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical objetiva reconhecer e estimular os trabalhos de jovens pesquisadores na área de medicina tropical. A cerimônia de premiação ocorreu durante a abertura do 52° Congresso. O primeiro lugar de cada categoria recebeu R$ 1,000; o segundo e o terceiro foram agraciados com menção honrosa.
O trabalho apresentado por Jussara Angelo é fruto de sua tese de doutorado e elaborou três cenários de transmissão da malária para o ano 2020: o Cenário Otimista, Cenário Intermediário e Cenário pessimista, os quais foram definidos segundo a velocidade de redução do Índice Parasitário Anual (IPA) no município e a intervenção dos serviços de saúde.
Os resultados mostraram que o IPA vem apresentando redução no município de Porto Velho, bem como em todo o Estado de Rondônia, apesar de ainda se constituir um grave problema de saúde pública pelo alto número de casos. A distribuição espacial do IPA mostrou maior risco nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Jirau e no entorno da área urbana de Porto Velho. O resultado dos cenários, entretanto, revelou, nas três simulações, a permanência da malária na área periférica da área urbana de Porto Velho. “O trabalho evidenciou processos socioespaciais importantes que têm contribuído tanto de forma positiva como negativa na transmissão da malária, por exemplo a expansão do agronegócio, a expansão da indústria barrageira e o processo de urbanização”, afirmou a pesquisadora.

Foto Jussara Angelo: Lattes
Seções Relacionadas:
Prêmios
Prêmios
Nenhum comentário para: Pesquisadora recebe prêmio no congresso de Medicina Tropical
Comente essa matéria: