Busca do site
menu

Notícias: Cadernos de Saúde Pública

263 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 05/01/2022 17:47:55
Quão ativo deve ser o papel das revistas e editores na supervisão ética no processo editorial? Quais os limites e as possibilidades de se apreciar aspectos relativos à ética em pesquisa e à integridade nesse processo? Essas são indagações que têm exigido uma reflexão densa sobre a ética em publicações científicas. No editorial da primeira edição do ano de Cadernos de Saúde Pública, são apresentados alguns aspectos críticos da supervisão ética no processo de editoração com base nas diretrizes éticas nacional e internacional e deliberações do Comitê de Ética na Publicação (COPE). Tais diretrizes têm auxiliado as equipes editoriais na adoção de medidas e na tomada de decisão sobre as publicações submetidas à apreciação.
Notícia
Publicado em: 17/12/2021 10:04:42
As oportunidades de cooperação mundial se apresentam de maneira semelhante tanto nas terapias ou vacinas para Covid-19, como nas terapias inovadoras que se aproximam da medicina personalizada. Entretanto, o aumento de gastos ao redor do mundo pode superar a capacidade de pagamento de indivíduos, seguradoras ou sistemas de saúde. No Brasil, a parcela da população beneficiada por essas terapias avançadas tende a crescer, e uma melhor resposta do SUS para tal cenário envolve o financiamento adequado e a cooperação multilateral para assegurar o acesso da população aos progressos científicos. São as conclusões do artigo de Fabius Vieira Leineweber, chefe da Divisão de Biotecnologia da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico de Farmanguinhos; e Jorge Bermudez, ex-chefe do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP), publicado em Cadernos de Saúde Pública.
Notícia
Publicado em: 14/12/2021 10:01:57
A teoria é considerada imprescindível à pesquisa, mas muitas vezes tem seu valor subestimado no desenvolvimento ou relato em estudos epidemiológicos. Com o objetivo de apresentar um documento de elaboração e explicação de um instrumento para relato teórico em estudos epidemiológicos, o aluno de doutorado da ENSP, Breno Augusto Bormann de Souza Filho, defendeu sua tese, sob orientação do pesquisador Cláudio José Struchiner. Um dos produtos do estudo, o Checklist para Relato Teórico em Estudos Epidemiológicos (CRT-EE), foi aceito, registrado e publicado pela Rede Equator, principal iniciativa internacional que visa melhorar a confiabilidade e o valor da literatura publicada de pesquisa em saúde. O instrumento CRT-EE apresenta maneiras pelas quais os autores podem garantir relatos mais transparentes e completos com relação à fundamentação teórica que sustenta sua pesquisa. Confira a entrevista com ele!
Notícia
Publicado em: 13/12/2021 08:23:29
Na última edição do ano de Cadernos de Saúde Pública, o fascículo provoca um debate sobre o uso da expressão “determinação social de saúde”. Para a autora do artigo Determinação social, não! Por quê?, Maria Cecília de Souza Minayo, coordenadora científica do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), esse conceito demonstra impropriedade para representar a complexidade do fenômeno e das situações de saúde/doença e as questões que envolvem o campo da Saúde Coletiva, frente ao contexto das mudanças da sociedade pós-industrial. “Eliminemos de nosso vocabulário o termo “determinação social”. A quem me perguntar se estou negando as desigualdades, as inequidades e as iniquidades, a fome e a miséria que mantêm tanta gente excluída dos benefícios civilizatórios, eu respondo que não, pelo contrário”, afirma Minayo. Outros artigos de CSP debatem a questão.
Notícia
Publicado em: 16/11/2021 09:40:16
O câncer de mama é o mais diagnosticado e a principal causa de morte por câncer na população feminina. As mamografias de rastreamento e o tratamento precoce são, geralmente, os meios mais utilizados na tentativa de reduzir essa mortalidade e são incentivados no Outubro Rosa, uma campanha de divulgação anual. Contudo, estudos recentes têm relacionado o aumento do rastreamento com uma maior morbimortalidade em razão do sobrediagnóstico e do sobretratamento. “O que poderia ser uma boa notícia, em se tratando de uma campanha de saúde pública, traz um cenário complexo e preocupante”, alerta Arn Migowski, chefe da Divisão de Detecção Precoce de Câncer e Apoio à Organização de Rede do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no editorial da edição de novembro de Cadernos de Saúde Pública.
Notícia
Publicado em: 04/11/2021 12:51:28
A fome é uma questão persistente e estrutural no Brasil, ocupando espaço na agenda política de tempos em tempos, em especial em momentos de crise política. Mas quando se torna interessante denunciar a fome? Quem enuncia o problema e de que modo? O artigo de Fernanda Ribeiro dos Santos de Sá Brito, da UFRJ; e Tatiana Wargas de Faria Baptista, da ENSP, publicado em Cadernos de saúde Pública, discute os diferentes usos retóricos e sentidos associados à fome no debate político brasileiro no período de 1986 a 2015 e lança luz sobre a reatualização do debate a partir de 2016. Elas alertam que retirar a pauta da fome do lugar de visibilidade fragiliza a luta política e institucional da segurança alimentar e nutricional e não avança na construção de um projeto de justiça social para o país.
Notícia
Publicado em: 27/10/2021 16:31:46
Os 20 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) significam a evolução da agenda de alimentação e nutrição tanto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) como nas suas relações com as diferentes áreas de governo e com a sociedade civil. Para celebrar a data, a revista Cadernos de Saúde Pública lança suplemento especial. No programa Entrevista com os Autores, Inês Ruggani, da UERJ; e Elisabetta Recine, da Universidade de Brasília, especialistas que editaram o fascículo, dialogam sobre a temática. Acesse o Canal ENSP no You Tube e confira!
Notícia
Publicado em: 18/10/2021 11:54:56
É urgente fortalecer as ações de vigilância epidemiológica na tuberculose multirresistente (TB-MDR), estabelecer e monitorar núcleos de vigilância hospitalar e as rotinas de notificação de TB nos hospitais, rever etapas operacionais, além de unificar os diversos sistemas de informação tornando-os mais ágeis e integrados. A doença causou mais de 1 milhão de mortes em 2019. O alerta é do estudo Fatores associados à subnotificação de casos de tuberculose multirresistente no Estado do Rio de Janeiro, Brasil: relacionamento probabilístico entre sistemas de informação, dos pesquisadores Marcela Lopes Bhering da Silva, da ENSP/fiocruz; e Patrícia Durovini, Paulo Mota e Afrânio Lineu Kritski, da UFRJ.
Notícia
Publicado em: 12/10/2021 07:52:15
Dados demonstram que 54% dos adultos e 33,5% das crianças sofrem com excesso de peso e obesidade. O consumo insuficiente de frutas e verduras e o aumento do consumo de ultraprocessados, somados ao baixo perfil de atividade física, contribuem para a crescente prevalência de excesso de peso e obesidade e da incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Um estudo, publicado no Cadernos de Saúde Pública, analisou as ideias em disputa em torno das atribuições do Estado na prevenção e controle da obesidade infantil no Brasil. 11 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, e a ENSP reforça a discussão sobre o tema.
Notícia
Publicado em: 05/10/2021 08:28:20
Por meio de seus editoriais, o Cadernos de Saúde Pública tem debatido sobre os processos que envolvem a produção do conhecimento e a divulgação científica no campo da Saúde Pública/Saúde Coletiva. Segundo Martha Cristina Nunes Moreira, vice-diretora de Ensino do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/Fiocruz e editora associada de CSP, o fascículo de outubro da revista cumpre ao menos duas funções: reconhecer que pouco esclarecemos aos autores sobre o que consideramos relevante em um artigo no estilo de resenha crítica; e valorizar a função autoral e de divulgação acadêmica atualizada que uma resenha crítica pode oferecer.
Notícia
Publicado em: 24/09/2021 08:21:00
O periódico Cadernos de Saúde Pública (CSP) lançou um vídeo sobre os desafios para o aprimoramento da atenção pré-natal de mulheres indígenas aldeadas no Brasil, disponível online no canal do Youtube da ENSP. A obra traduz, em forma de animação, os principais resultados do artigo científico Avaliação da atenção pré-natal ofertada às mulheres indígenas no Brasil: achados do Primeiro Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas. “A revista vem estimulando a comunidade científica a falar para além dos seus pares. E esse é um desafio enorme que demanda múltiplos saberes. Uma oficina possibilitou essa troca de experiências e todos foram provocados a pensar concretamente no que poderia ser feito com o artigo escolhido, para qual público-alvo, em qual plataforma, com quais parceiros contar. Ficamos muito felizes com o vídeo e com o processo compartilhado que permitiu sua criação”, conta a coeditora do CSP, Marilia Sá Carvalho.
Notícia
Publicado em: 16/09/2021 06:57:29
Em setembro de 2021, a Assembleia Geral das Nações Unidas reunirá os países em um momento crítico para mobilizar a ação coletiva no enfrentamento da crise ambiental global. As nações estarão reunidas novamente na Cúpula da Biodiversidade em Kunming, na China, e na Conferência das Partes sobre Clima (COP26) em Glasgow, Reino Unido. Antes desses encontros cruciais, editoras e editores de revistas de saúde do mundo inteiro - lançam esta chamada para ação urgente a fim de manter o aumento médio da temperatura global abaixo de 1,5ºC, interromper a destruição da natureza e proteger a saúde.
Notícia
Publicado em: 13/09/2021 09:47:53
‘A pandemia atingiu o mundo de forma diferente, mas também as respostas à Covid-19 têm sido bastante desiguais. A literatura científica sugere que medidas menos disruptivas e custosas, como campanhas de esclarecimento e conscientização, podem ser tão ou mais efetivas do que as mais drásticas e intrusivas’. A colocação é dos pesquisadores Hudson Pacifico da Silva, da Universidade de Montreal, Canadá; e Luciana Dias de Lima, editora de Cadernos de Saúde Pública e vice-diretora da ENSP, que assinam o editorial do mês. Eles completam: ‘Tão importante quanto mensurar a efetividade das políticas de enfrentamento da pandemia, é compreender quais são os desafios associados à sua adoção’. No campo das ciências sociais e das políticas públicas, muitos estudos têm buscado fornecer respostas. A publicação destaca três artigos do fascículo de setembro. Saiba mais.
Notícia
Publicado em: 23/08/2021 14:54:47
Em todo o mundo, populações rurais dispõem de menor oferta, utilização e acesso a serviços de saúde e apresentam os piores indicadores de saúde, quando comparadas às populações urbanas. Na região amazônica brasileira, desafios estruturais e políticos para a implantação de políticas públicas de saúde são intensificados frente à diversidade regional: áreas de cheia e vazante dos rios, alta dispersão populacional, precárias condições de trafegabilidade, presença de populações tradicionais com necessidades específicas, como indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Para as autoras do artigo, sendo da ENSP, Juliana Gagno Lima, Lígia Giovanella e Márcia Cristina Rodrigues Fausto, o conjunto ampliado de práticas dos agentes sugere ser este um relevante ator para promover cuidados, facilitar acesso da população à rede de atenção à saúde e um elo real entre populações rurais e serviços de saúde em municípios rurais remotos.
Notícia
Publicado em: 11/08/2021 18:48:22
A nova edição do Cadernos de Saúde Pública retrata o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019). No editorial, o professor da Universidade Federal do Maranhão, Antônio Augusto Moura da Silva, explica que a pesquisa investigou três componentes: aleitamento e consumo alimentar, estado nutricional por meio de antropometria e deficiências de vários micronutrientes - ferro (hemoglobina e ferritina), zinco, selênio, ácido fólico, vitaminas A, B1, B6, B12, D e E. Dos cinco artigos do espaço temático do fascículo participa o professor da ENSP, Cristiano Siqueira Boccolini.