Busca do site
menu

Notícias: Cadernos de Saúde Pública

263 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 26/07/2021 09:40:09
O mais novo livro do pesquisador Luiz Vianna Sobrinho, O Ocaso da Clínica: A Medicina de Dados, foi resenhado pela pesquisadora da ENSP, Maria Angelica Borges dos Santos, para o Cadernos de Saúde Pública. A obra traz um conjunto de reflexões sobre a saga da medicina nos últimos 50 anos, da emergência da medicina social, traduzida na Declaração de Alma-Ata e no Sistema Único de Saúde (SUS), até a consolidação da medicina de mercado e, mais recentemente, da medicina dos dados, baseada na inteligência artificial. Confira!
Notícia
Publicado em: 20/07/2021 14:38:07
Moradores de áreas rurais representam cerca da metade da população mundial, têm menos acesso a cuidados e apresentam as piores condições de saúde quando comparados com populações urbanas. Na maioria dos países, áreas rurais enfrentam dificuldades com transporte e comunicação, desigualdades de financiamento à saúde, além de escassez e distribuição desigual de profissionais de saúde, com as piores condições de trabalho. Em áreas rurais e remotas, a APS muitas vezes é o único recurso à saúde, por isso seu fortalecimento é a chave para enfrentar as iniquidades nessas áreas. É do que trata o artigo com a participação da pesquisadora da ENSP, Lígia Giovanella, Atenção primária à saúde em áreas rurais: acesso, organização e força de trabalho em saúde em revisão integrativa de literatura.
Notícia
Publicado em: 08/07/2021 07:33:38
Os quilombolas constituem parte das minorias étnico-raciais do país. Um artigo com a participação do pesquisador da ENSP, James R. Welch, ao avaliar estado nutricional e déficit estatural de crianças quilombolas do nordeste brasileiro, constatou que essa população apresenta condições de saúde desfavoráveis, reflexo de um processo histórico de grandes desvantagens socioeconômicas, como falta de acesso à atenção básica e precárias condições de saneamento.
Notícia
Publicado em: 05/07/2021 14:38:34
Um estudo que objetivou estimar a prevalência de uso de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) e explorar o fluxo lógico esperado do potencial impacto dos DEF na iniciação de cigarro convencional, alerta sobre o possível impacto negativo da disseminação desses dispositivos sobre a exitosa experiência do Brasil no combate ao tabagismo. Em artigo publicado no Cadernos de Saúde Pública, os pesquisadores Neilane Bertoni e André Salém Szklo revelam que mais da metade dos indivíduos que já utilizaram DEF na vida, ou que usam atualmente, nunca usaram cigarros convencionais. “Os achados vão em sentido oposto ao argumento da indústria do tabaco de que o público-alvo dos DEF são fumantes adultos”. Outro fator preocupante apontado pela pesquisa é que usuários de dispositivos apresentaram maior consumo abusivo de álcool.
Notícia
Publicado em: 01/07/2021 09:05:18
A divulgação científica, enquanto campo de conhecimento e estratégia de ação, vem ganhando importância crescente no mundo. Isso ocorre, em parte, como resposta intuitiva dos cientistas aos movimentos anticiência, mas também e principalmente em virtude da compreensão dos interesses políticos e econômicos relacionados ao questionamento das evidências científicas. É o que opinam os autores do editorial de CSP de julho, Vinicius Mansur, Clara Guimarães, Marilia Sá Carvalho, Luciana Dias de Lima, Claudia Medina Coeli. Segundo eles, cientistas têm procurado sair dos debates centrados unicamente entre pares, para responderem à necessidade de tornar o conhecimento científico mais acessível.
Notícia
Publicado em: 14/06/2021 17:21:25
Há grande oportunidade de se obter a convergência de interesses necessária para viabilizar o investimento em infraestrutura de esgotamento sanitário na bacia do Rio Guandu. Essa é a conclusão do artigo Caminhos para viabilização da convergência de interesses na despoluição do Rio Guandu, que analisa a crise de abastecimento de água na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, ocorrida em 2020, causada pela excessiva carga poluente no manancial da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu. As autoras Debora Cynamon Kligerman, Sandra Novellino Sancanari, e Joseli Maria Rocha Nogueira, dizem que essa área sempre foi tratada com descaso por ser, predominantemente, habitada por população de baixa renda.
Notícia
Publicado em: 09/06/2021 10:35:09
“O SUS precisa ser defendido como nosso orgulho, portador de esperança. A saúde coletiva brasileira, herdeira da saúde pública de Oswaldo Cruz, promotora do capítulo da saúde da constituinte que estabeleceu que no Brasil “saúde é direito de todos e dever do Estado”, compareceu ao 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde para dizer que está de pé e pronta para reconstruir”. A fala esperançosa e assertiva compõe o editorial da revista Cadernos de Saúde Pública de junho.
Notícia
Publicado em: 28/05/2021 11:33:52
É necessário reconhecer que o compartilhamento cotidiano de informações não faz parte dos processos de trabalho de médicos da atenção primária à saúde (APS) e da atenção especializada (AE), sendo um campo a ser aprimorado. É o que indica o artigo Experiência de coordenação do cuidado entre médicos da atenção primária e especializada e fatores relacionados, de Lívia dos Santos Mendes, Patty Fidelis de Almeida, Adriano Maia dos Santos, Isabella Chagas Samico, Jéssica Prates Porto e María-Luisa Vázquez. “O lugar ocupado pela APS no SUS ainda não a habilita ao exercício da coordenação do cuidado entre níveis na RAS que, por sua vez, enfrenta problemas não superados de subfinanciamento que dificultam o acesso aos serviços de retaguarda terapêutica”.
Notícia
Publicado em: 26/05/2021 15:37:02
Mais um episódio de Entrevista com Autores, produzida por Cadernos de Saúde Pública (CSP), disponível no canal da ENSP no YouTube, trata da arte e da ciência de escrever um artigo científico de revisão, com o professor Edison Vidal. Para ele, bons artigos de revisão habitam o coração do empreendimento científico.
Notícia
Publicado em: 25/05/2021 08:21:55
A revista científica Cadernos de Saúde Pública (CSP) a Plataforma Região e Redes lançaram, nesta segunda-feira (24/5), o programa Dilemas, com o tema Regionalização do SUS e o acesso à assistência médica: como superar as desigualdades?. O primeiro produto da parceria promove o diálogo sobre o tema reunindo os olhares de quatro diferentes perspectivas: dos pesquisadores, dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dos profissionais médicos e dos gestores da Saúde.
Notícia
Publicado em: 21/05/2021 08:24:16
A pandemia da Covid-19 escancarou a vulnerabilidade do campo da saúde e trouxe extrema valorização da ciência e da tecnologia. O estudo Vulnerabilidades das indústrias nacionais de medicamentos e produtos biotecnológicos no contexto da pandemia de Covid-19, de Daniela Rangel Affonso Fernandes, do Instituto de Tecnologia em Fármacos; e Carlos Augusto Grabois Gadelha e Jose Manuel Santos de Varge Maldonado, da ENSP, observa que, no Brasil, os maiores desafios são o controle do déficit da balança comercial e a dificuldade de acesso a medicamentos. “A forte dependência externa de insumos e produtos para a saúde é um dos fatores negativos do país no enfrentamento da emergência sanitária mundial da Covid-19”.
Notícia
Publicado em: 20/05/2021 08:32:32
A revista Cadernos de Saúde Pública de maio destaca a importância da pergunta de pesquisa na análise de dados epidemiológicos. As editoras da publicação, Cláudia Medina Coeli, Marilia Sá Carvalho e Luciana Dias de Lima, classificam essa etapa da pesquisa como essencial na elaboração de um manuscrito. “Ela deve ser relevante, precisa e objetiva, orientando a estratégia analítica, assim como a interpretação dos resultados alcançados.” A edição traz também o artigo da ENSP sobre risco das sete atividades econômicas e condições incapacitantes mais frequentes.
Notícia
Publicado em: 03/05/2021 08:21:30
As pessoas privadas de liberdade (PPL) têm risco elevado de infecção pelo SARS-CoV-2, especialmente em países de baixa e média renda como o Brasil, onde mais de 700 mil PPL vivem, na maioria, em celas coletivas, insalubres, pouco ventiladas, superlotadas e, não raro, com acesso limitado à água. O alerta vem do artigo Por uma estratégia equitativa de vacinação da população privada de liberdade contra a Covid-19, dos pesquisadores Luciana Simas, Bernard Larouze, Vilma Diuana, Alexandra Sánchez, publicado por Cadernos de Saúde Pública. Eles defendem o acesso das PPL à vacinação contra a Covid-19, ampliação das medidas básicas de controle de transmissão nas prisões, com teste diagnóstico e assistência. 
Notícia
Publicado em: 12/04/2021 09:01:56
A edição de abril do Cadernos de Saúde Pública reflete sobre a arte e a ciência de escrever um artigo científico de revisão. Tendo em vista a complexidade crescente dos métodos de revisão, que conselho pode ser dado a pesquisadores novatos? Dentre os artigos que compõem o fascículo do mês, os temas são política e trabalho em saúde em tempos de Covid-19; desigualdade em escolaridade no tabagismo e consumo abusivo de álcool; vulnerabilidades das indústrias de medicamentos no contexto da Covid-19; características demográficas das epidemias de dengue; deficiência física e promoção da saúde; avaliação da intervenção em farmácias que promovem produtos que competem com aleitamento.
Notícia
Publicado em: 06/04/2021 16:52:16
Mais um episódio de Entrevista com Autores, produzida por Cadernos de Saúde Pública (CSP), disponível no canal da ENSP no YouTube, aborda a pesquisa que investigou as mudanças nos estilos de vida e nas condições de saúde durante a primeira onda da pandemia de Covid-19. A ConVid - Pesquisa de Comportamentos foi realizada no Brasil, de 24 de abril a 24 de maio de 2020, sob a coordenação da pesquisadora titular da Fiocruz, Celia Landmann Szwarcwald, entrevistada pela editora chefe de CSP, Marília Sá Carvalho. Confira!