Notícias: Radis
384 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 29/10/2018 12:53:38
A expansão do que se designa Saúde Global, na sua versão hegemônica, privilegia a legitimação de uma concepção única de cuidado, baseada na monocultura da biomedicina, avalia João Arriscado Nunes, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, onde ele é um dos coordenadores do programa de doutoramento “Governação, Conhecimento e Inovação”.
Notícia
Publicado em: 04/10/2018 19:39:37
A Radis de outubro fala sobre o sucídio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estigma em relação ao tema impede a procura de ajuda, que pode evitar mortes. Entre as recomendações estão não atribuir culpas, não informar detalhes específicos sobre métodos, não usar estereótipos religiosos ou culturais e não fornecer explicações simplistas.
Notícia
Publicado em: 28/09/2018 08:32:39
Depois de ser eliminado das Américas em 2016, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sarampo voltou a ser uma preocupação brasileira com o episódio de dois surtos em 2018 em alguns estados. A revista Radis fez um balanço sobre a doença.
Notícia
Publicado em: 17/09/2018 14:51:12
A ENSP recebeu a jornalista, especialista em direitos humanos e mestre em políticas públicas, Bia Barbosa, que debateu a comunicação pública em tempos de austeridade. Para ela o Brasil precisa de uma mídia minimamente mais plural e diversa que consiga disputar ideias e valores e dar voz à diversidade que existe em nossa sociedade.
Notícia
Publicado em: 17/09/2018 14:11:06
O pesquisador em recursos hídricos e saneamento, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, Tatsuo Shubo, publicou um artigo na revista Radis n° 191, sobre a crise hídrica mundial, intitulado Água e consciência.
Notícia
Publicado em: 03/09/2018 12:57:13
A Radis n°192, de setembro de 2018, dedicou-se à cobertura do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Entre muitos convidados internacionais, a chefe de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, ex-presidente chilena Michelle Bachelet, falou sobre as desigualdades em saúde.
Notícia
Publicado em: 06/08/2018 14:44:06
A matéria de capa da Radis n° 191, de agosto de 2018, trata da interrupção segura da gravidez em discussão no STF neste semestre. Segundo a Radis, estima-se que entre 416 mil e 865 mil mulheres de todas as idades, credos e grupos sociais se expõem anualmente ao aborto inseguro no Brasil. De acordo com a revista, a posição da comunidade acadêmica reunida em inúmeras sessões científicas do recente Abrascão 2018 é tratar o tema como questão de direito da mulher e de saúde pública, na medida em que as vidas de centenas de milhares de brasileiras estão em risco pela prática do aborto inseguro. "Pesquisas apontam que o grau de risco acompanha o traço da desigualdade econômica e social no país, sendo mais elevado entre mulheres negras e pobres".
Notícia
Publicado em: 25/07/2018 16:11:22
No lugar de nomes de favelas, os rios e maciços que formam o ecossistema e a geografia natural. No lugar de divisões administrativas de bairros e ruas, pontos onde há resistências culturais, luta por moradia e relações agroecológicas tradicionais. Tudo destacado graficamente no mapa do Rio de Janeiro. Trata-se do material on-line Enfrentamentos aos racismos pelos olhares das mulheres, que, além do mapa de violações de direitos, contém verbetes, textos analíticos, trechos da pesquisa e sistematização do percurso de investigação empreendido por mulheres auto-organizadas da Zona Oeste que compõem o Militiva.
Notícia
Publicado em: 03/07/2018 14:06:41
A matéria de capa da Radis nº 190, de julho de 2018, traz a discussão sobre o fenômeno das fake news, notícias intencionalmente fraudadas para circular, preferencialmente, nas redes sociais digitais.
Notícia
Doação de sangue recusada: 'Radis' de junho debate restrição contra homens que fazem sexo com homens
Publicado em: 11/06/2018 13:58:53
A matéria de capa da Radis n° 189, de junho de 218, trata da causa de um significativo contingente de brasileiros que não querem ser impedidos de ajudar a abastecer os bancos de sangue para salvar vidas. De acordo com a reportagem de Bruno Dominguez, organizações e ativistas LGBT questionam no Supremo Tribunal Federal as normas que ainda discriminam homens que fazem sexo com homens.
Notícia
Publicado em: 02/05/2018 13:35:48
A revista Radis de número 188, de maio de 2018, aborda o problema da água como um direito, não um privilégio. Para a matéria de capa, a repórter Liseane Morosini entrevistou participantes do Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama 2018) e do 8º Fórum Mundial das Águas (FMA), realizados em março, em Brasília. No primeiro, ribeirinhos, indígenas, pescadores, marisqueiros, quilombolas, ativistas, ambientalistas, acadêmicos, estudantes, do Brasil e de fora dele bradavam que a água é de todos, é um bem comum, não uma mercadoria. No outro, estavam o que eles identificavam como um grande balcão de negócios, no chamado fórum das corporações que discutia tecnologias e modelos que, na prática, visam reduzir direitos, controlar o acesso para capturar e comercializar a água no mundo.
Notícia
Publicado em: 16/04/2018 14:33:26
Apesar de ser uma doença conhecida, prevenível por vacinação, as abordagens contra a febre amarela não evitaram o aumento de 50,8% no número de casos em 2018 em relação a 2017. Some-se a isso o risco confirmado de reurbanização da doença, que mobiliza ativistas e especialistas para a divulgação de informações confiáveis e a necessidade de convencer a população a se vacinar. Radis apresenta, a seguir, um guia atualizado sobre a febre amarela, com base em orientações fornecidas por pesquisadores em oficina ministrada para jornalistas, no mês de março. Na pauta, os estudos sobre o novo medicamento, avaliações sobre a eficácia da vacina e a defesa da imunização - medida comprovada de prevenção do retorno da doença às cidades. Leia a reportagem completa da Radis, n° 187.
Notícia
Publicado em: 09/04/2018 12:57:45
A criminalização não impede que sejam provocados 55,7 milhões de abortos por ano - 160 mil por dia no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Desses, 45% são realizados em condições inseguras. No Brasil, a Pesquisa Nacional do Aborto, realizada em 2016 pela Universidade de Brasília (UnB) e pela organização Anis (Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero), registrou 500 mil abortos em 2015.
Notícia
Publicado em: 02/04/2018 14:52:14
Na reportagem de capa da revista Radis n° 187, de abril de 2018, o repórter Luiz Felipe Stevanim mostra "uma pulsante vida cultural nas favelas, que a violência diária insiste mas não consegue apagar. Jovens nascidos e criados nesses territórios dedicam seu talento na poesia, publicidade, arte de colorir paredes e nas mais diversas formas de criação musical para desconstruir a ideia de favela apenas como 'área de risco' e 'espaço do crime' e lutar para que as comunidades tenham acesso à educação, saúde, cultura, moradia, transporte, ao direito de viver". Segundo a matéria, muitos desses jovens dedicam também a sua formação profissional e acadêmica para lutar contra estigmas e preconceitos e abrir caminho nas universidades para os mais novos. "A favela simbólica ou concreta resiste criativa e vive rica em transformações, humanidade e solidariedade.” A Radis dedica essa matéria à socióloga Marielle Franco, criada na favela da Maré e eleita vereadora do Rio de Janeiro com a bandeira do respeito a todos os direitos humanos, que foi brutalmente executada na noite de 14 de março, dias após denunciar casos de violência policial.
Notícia
Publicado em: 26/03/2018 14:25:15
O Senado aprovou no dia 20 de fevereiro a intervenção federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro, proposta dias antes pelo presidente Michel Temer sob o argumento de "pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública". A medida atribui a um interventor, o general do Exército Walter Souza Braga Netto, a responsabilidade de comando da Secretaria Estadual de Segurança, das Policias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Sistema Prisional do estado até 31 de dezembro de 2018. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, externou publicamente a intenção de expedir mandados coletivos de prisão e captura de suspeitos. "Em lugar de você dizer, por exemplo, rua tal, número tal, você vai dizer, digamos uma rua inteira, uma área, um bairro", explicou. Já o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, afirmou em reunião que os militares precisavam de "garantias" para não enfrentar "uma nova Comissão da Verdade". Para debater sobre a intervenção militar, a ENSP sediou, em 9 de março, o debate Intervenção Militar: até aonde a vista alcança?, organizado pelo Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN).