Busca do site
menu

Notícias: Radis

384 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 03/02/2016 12:47:40
Muitas são as opiniões a respeito da epidemia de microcefalia e das doenças vetoriais relacionadas ao Aedes aegypti, principalmente após a OMS declarar emergência mundial por microcefalia. Maiores ainda são as associações que vêm surgindo como consequências desse grave surto. Pesquisadores, instituições científicas e o governo correm contra o tempo em busca de soluções e estratégias eficientes para seu enfrentamento. No entanto, o que ficará quando a crise passar? Quem sofrerá suas consequências? Especialistas apontam caminhos, debatem possibilidades; a população sofre, e já se fala no comprometimento de uma geração inteira - os chamados filhos da zika. Complicações neurológicas como a síndrome de Guillan-Barré, o aborto, as consequências para a saúde e o ambiente, em especial na população mais vulnerável, e o desenvolvimento de uma vacina estão entre os pontos mais preocupantes. E, para completar, na cidade do Rio de Janeiro, que receberá os Jogos Olímpicos 2016, há preocupação com a chegada dos visitantes internacionais e delegações. A ENSP quer saber o que você pensa sobre o futuro do Brasil frente ao zika vírus. Responda à pergunta e participe do mais novo tema do Blog Saúde em Pauta. Escreva! Dê sua opinião!
Notícia
Publicado em: 03/02/2016 08:20:59
A  edição n°161 de fevereiro de 2016 da Revista Radis, disponível on-line, destaca a tríplice epidemia viral de dengue, chikungunya e zica, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. "A possibilidade de alguns casos de zika evoluírem para complicações neurológicas como a síndrome de Guillan-Barré, e, desde novembro passado, a constatação de que a infecção pelo vírus durante a gravidez tem relação direta com uma outra epidemia, a de casos de microcefalia, entre outros comprometimentos da zika congênita, tornou a atual crise sanitária uma prioridade para além do campo da saúde, acordando as autoridades e preocupando toda a população", alerta o editorial da publicação. A matéria de capa critica a ideia do mosquito como o “inimigo número um”, porque é mais eficaz modificar as condições que propiciam a proliferação do mosquito do que focar diretamente nele, afirmam pesquisadores e sanitaristas entrevistados. "O que permite a infestação dos mosquitos nas cidades brasileiras é a ausência de saneamento e de oferta contínua de água, acúmulo de lixo, falta de drenagem e de limpeza pública, falta de cuidados dentro e fora das casas para eliminar qualquer acúmulo de água parada."
Notícia
Publicado em: 06/01/2016 13:38:19
A primeira edição da revista Radis em 2016, disponível on-line neste link, dedica suas reportagens à cobertura da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada entre os dias 1º e 4 de dezembro de 2015. Como menciona em editorial Rogério Lannes Rocha, editor-chefe e coordenador do programa Radis, "a conferência será lembrada por seu teor político, com grande manifestação em defesa do SUS e atos de repúdio à abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rouseff".  
Notícia
Publicado em: 04/12/2015 14:29:42
A  edição n°159 de dezembro de 2015 da Revista Radis, que está disponível on-line, aborda como tema principal As filas da saúde, sob o aspecto do direito à saúde, da qualidade do acesso e da atenção no SUS, discussão central da 15ª Conferência Nacional de Saúde. A reportagem explica que a Unidade Básica de Saúde - também conhecida como posto de saúde, ou centro municipal de saúde ou clínica da família - é a principal porta de entrada para o sistema, onde acontecem consultas, vacinações, alguns exames e procedimentos simples como aferição de pressão e distribuição dos principais medicamentos. As outras entradas possíveis no sistema de saúde são as emergências - nos hospitais ou ambulatórios -, e a fila 'virtual' para transplante de órgãos (que só é feito pelo SUS, mesmo quando o paciente tenha realizado todo o atendimento e tratamento prévio no sistema privado). "A atenção básica é a ordenadora do sistema, e ela poderia resolver efetivamente 80% ou mais dos problemas de saúde da população sem precisar encaminhar para uma consulta com especialista", avalia Janise Braga Barros, professora do Departamento de Medicina Social da USP de Ribeirão Preto. O que provoca as filas desordenadas, aflição nos usuários e falta de comunicação é, quase sempre, resultado de um mau gerenciamento da informação, avaliam especialistas. 
Notícia
Publicado em: 04/12/2015 14:19:20
Três profissionais da revista Radis - Carolina Niemeyer, Edu Oliveira e Felipe Plauska -, estão cobrindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, que termina nesta sexta-feira (4/12) e publicando o que de melhor vem ocorrendo no evento através de fotos. Confira, em nossa galeria, as imagens do maior e mais importante evento da saúde pública do país. Veja também os destaques dos dias 3 e 4/12 da 15ª CNS e a cobertura feita pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) no evento.
Notícia
Publicado em: 06/11/2015 10:03:53
Cracolândia é o tema da reportagem de capa da  edição n°158 de novembro de 2015 da Revista Radis, que está disponível on-line. Os repórteres da revista ouviram relatos de consumidores da droga, que ocupam a alameda Dino Bueno, entre a rua Helvétia e a alameda Glete, na região mais conhecida como cracolândia, no centro da maior e mais rica cidade do país, São Paulo. Lá, fica a base do programa De Braços Abertos, anunciado pela prefeitura em janeiro de 2014 para 'resgatar socialmente' usuários de crack por meio de trabalho remunerado, alimentação e moradia digna no bairro da Luz.  "O De Braços Abertos não é um equipamento de saúde", repete ao menos cinco vezes o assistente social Odimar Reis, assessor técnico de Saúde Mental, Álcool e Drogas da secretaria de Saúde, à equipe da Radis. "O trabalho se dá na rua. Esta é apenas uma base de apoio". 
Notícia
Publicado em: 15/10/2015 12:27:56
A ENSP recebeu recentemente uma comissão da Escola de Altos Estudos em Saúde Pública da França (EHESP, na sigla em francês). A visita teve como objetivo principal fortalecer o intercâmbio entre as instituições e seus alunos, e dar continuidade a cooperações estabelecidas anteriormente. Entre os assuntos tratados na reunião estavam a troca de experiências; o modelo de formação de ambas as escolas; e a busca de novas áreas para possíveis colaborações, sendo uma das perspectivas a educação a distância, sistema no qual a ENSP/Fiocruz tem grande expertise acumulada. 
Notícia
Publicado em: 08/10/2015 11:08:43
A edição n°157 de outubro de 2015 da Revista Radis, que está disponível on-line, traz como tema de capa o Diabetes mellitus, uma epidemia silenciosa que exige mudanças nos hábitos de vida e desafia o sistema de saúde a garantir acesso a medicamentos e cuidados. Segundo a Federação Internacional do Diabetes (IDF), há 387 milhões de pessoas vivendo com diabetes no mundo, 80% delas nos países de média e baixa renda. Cerca de 9 milhões de brasileiros acima de 18 anos sabem que possuem a doença, calcula o IBGE. Estimular e viabilizar o diagnóstico, prover informações adequadas e garantir o acesso a medicamentos e materiais essenciais para o controle da glicose são alguns dos desafios do SUS, de acordo com a Radis.
Notícia
Publicado em: 02/10/2015 11:16:16
Gastão Wagner, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), fala sobre o atual momento do Sistema Único de Saúde brasileiro e as perspectivas para a 15ª CNS.
Notícia
Publicado em: 15/09/2015 09:17:12
A edição n°156 de setembro de 2015 da Revista Radis, que está disponível on-line, traz como matéria principal a polêmica sobre o SUS pago. O Senado, como passaporte para a governabilidade da presidenta da República, Dilma Rousseff, propõe leis e mudanças constitucionais, segundo o editoral da Radis, "tão retrógradas que nem esse Congresso, sob hegemonia de interesses do capital financeiro e da privatização da saúde, do agronegócio e do obscurantismo de setores religiosos e da segurança pública, ousou aprovar nos últimos anos". Ex-ministros da Saúde reagiram à sugestão de cobrar procedimentos do SUS aos usuários, conforme a faixa de renda de cada um: "ideia desbaratada e radicalmente oposta à Constituição", "desastre político e equívoco conceitual", "distorção do sistema" são algumas falas deles. O atual, Arthur Chioro, de acordo com a Radis, defendeu a universalidade do SUS e afirmou que a Constituição impede tal proposta. A revista iniciou, pelo Facebook, a campanha SUS pago, não!, alcançando, em menos de 24 horas, mais de três mil compartilhamentos e 300 mil visualizações. A reação fez com que o texto fosse retirado rapidamente da pauta. Em seu lugar, porém, permanece a ameaça de atribuir aos "associados" de planos de saúde a obrigação que as empresas que lucram vendendo saúde têm - e não cumprem - de ressarcimento ao SUS nos casos previstos em lei.
Notícia
Publicado em: 24/08/2015 11:27:31
A edição de agosto de 2015 da revista Radis já está disponível on-line. Na matéria da capa, veja por que o câncer já não deve ser considerado uma sentença de morte, mesmo tendo dados alarmantes, podendo chegar a 24 milhões de casos no mundo até 2035. "Essa é uma doença ingrata, muito difícil, mas não achei que fosse morrer em nenhum momento", disse à publicação Maria Isabel Teixeira, diagnosticada com um carcinoma. Este número traz ainda, entre outros destaques, um panorama de como o país já vem debatendo a 15ª Conferência Nacional de Saúde, através de suas etapas municipais.
Notícia
Publicado em: 06/07/2015 14:43:46
A Radis de julho já está online. Na capa, entenda por que a falta de acesso a esgotamento sanitário, abastecimento de água, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas são um reflexo das desigualdades no país. No editorial desta edição, escrito por Rogério Lannes, a publicação lembra que o saneamento básico é uma condição indispensável à promoção da saúde. Dados brasileiros, segundo o IBGE, mostram que 41,9 milhões de domicílios (64%) têm acesso à rede coletora de esgoto e somente 5,2% dos domicílios rurais possuem coleta de esgoto ligada à rede geral e 28,3%, fossa séptica. Confira os demais destaques deste número.
Notícia
Publicado em: 02/06/2015 14:05:54
A edição n° 153 de junho de 2015 da Revista Radis, que está disponível on-line, traz como matéria principal o projeto bem sucedido proposto pela Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (Foirn), no Amazonas, apoiado por instituições diversas e coordenado pela Fiocruz, para promover e elevar a escolaridade de agentes comunitários indígenas de saúde. Além disso, qualificar a atenção básica, respeitando as especificidades culturais e territoriais. Segundo a reportagem, “139 agentes concluíram o curso técnico, após longos afastamentos das famílias e deslocamentos até os polos de formação. Em aulas, treinamentos e discussões, estão presentes as políticas e procedimentos do SUS e também a rica tradição de cuidados de cada etnia”.
Notícia
Publicado em: 15/05/2015 12:09:27
Já imaginou um livro acadêmico que, além de informação, trouxesse entrevistas, áudios originais de importantes personagens da história da ciência e interatividade? Pois esse projeto existe e está sendo desenvolvido pela editora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em conjunto com a empresa Loja Interativa. O livro O que é o SUS, escrito por Jairnilson Paim, professor do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Bahia (Ufba), lançado em 2009, se transformará no primeiro e-book interativo da Editora Fiocruz. Mais do que simplesmente estar sendo disponibilizado on-line, ele permite ao leitor que 'brinque' com o conteúdo da obra.
Notícia
Publicado em: 08/05/2015 17:17:24
A Rede Ban Asbestos e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) repudiam o artigo “Amianto sem riscos”, veiculado na edição desta sexta-feira (8/5), do jornal O Globo. As instituições destacam que o texto é um desserviço à saúde pública brasileira, uma vez que, ao misturar assuntos que não têm qualquer relação, confunde o leitor e distorce os dados nocivos já comprovados a respeito de uma fibra mineral causadora de doenças como asbestose pulmonar, espessamento pleural difuso, placas pleurais, câncer de pulmão e mesotelioma. "Não há forma de se trabalhar com o amianto sem que haja risco à saúde. O artigo é um panfleto publicitário que não pode ser encarado como algo sério", diz a nota de repúdio assinada pela Rede Ban Asbestos e a ENSP. Confira.