Notícias: Radis
384 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 05/05/2015 13:54:16
A intolerância está na origem e é sintoma da barbárie. Essa é a questão que traz a edição n°152 de maio de 2015 da Revista Radis, que está disponível on-line. O editorial assinado pelo editor-chefe da publicação, Rogério Lannes, indica que essa atitude "encontra terreno fértil no conservadorismo e visões reacionárias que ganham hegemonia no mundo de hoje. Mas também em qualquer ambiente em que pessoas, instituições ou grupos sociais, religiosos e políticos se julguem donos da verdade ou melhores do que os demais. É fruto da combinação de ignorância com arrogância, de se supor certo mesmo imerso na desinformação. Intolerância afeta diretamente a saúde das pessoas e é um problema que diz respeito ao Estado e a toda a sociedade." A matéria de capa faz uma reflexão sobre as dimensões da intolerância e considera que o antídoto dela está na liberdade para o exercício de direitos e no respeito à diversidade. O respeito é uma opção, uma postura deliberada que permite o encontro dialógico com o Outro, como defendia o filósofo Martin Buber, cuidar e ser cuidado, como insiste o teólogo Leonardo Boff, disse o editorial.
Notícia
Publicado em: 01/04/2015 15:18:41
Ainda que alardeada e, em certo grau, até mesmo inventada pelos que tiram partido dela, a crise política se faz presente em diversos setores da vida pública e privada brasileira. É diante dela que revista Radis de abril de 2015, que já pode ser lida online, cumpre um dos papéis mais nobres do jornalismo: medir o pulso da sociedade e enriquecer a reflexão sobre o que estamos vivendo. A reportagem de capa chama atenção para um dos temas mais caros aos que se interessam por transformações sociais efetivas: a educação.
Notícia
Publicado em: 03/03/2015 13:47:21
A edição n° 150 de março de 2015 da Revista Radis, que está on-line, debate o que está por trás da desoneração fiscal. De acordo com a matéria de capa, a lógica utilizada pelo governo e pelo setor empresarial de menos impostos e contribuições, mais crescimento econômico, mais emprego e bem estar para a população, visando defender a política de renúncias e desonerações parece simples, mas esconde o real impacto da diminuição da arrecadação que financia a Seguridade Social: menos direitos sociais para todos os brasileiros. A estimativa da Receita Federal é que, em 2014, o governo abriu mão de recolher R$ 136,5 bilhões somente com as contribuições sociais. Somado aos impostos, este valor chega a cerca de 250 bilhões perdidos com desonerações e renúncias, informa a revista.
Notícia
Publicado em: 03/02/2015 15:35:02
A revista Radis de fevereiro de 2015 já está online. A edição traz uma reportagem de capa sobre as chamadas doenças raras e as dificuldades que os pacientes tem de encontrar tratamento e medicamento para elas. Entre os motivos, estaria a falta de interesse da indústria farmacêutica em investir num mercado que não é considerado grande para os critérios do lucro. Mas doenças como ostogênese imperfecta, esclerose lateral amiotrófica entre outras que estão agrupadas sob o nome de "doenças raras" atingem cerca de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil este número chega a 13 milhões. O editorial de Radis lembrou a portaria que, no início de 2014, instituiu a Política Nacional de Atenção às Pessoas com Doenças Raras e falou da necessidade de se lutar para que esta política seja posta em prática.
Notícia
Publicado em: 06/01/2015 13:21:02
A edição 148 da revista Radis, publicada em janeiro de 2015, já está no ar trazendo as histórias de pessoas e populações que resistem aos impactos ambientais e sociais de grandes projetos. Reunidas no 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente, elas se afirmam como sujeitos de resistência, e não como objetos de pesquisa. Organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o encontro promoveu a articulação da academia com os movimentos sociais.
Notícia
Publicado em: 23/12/2014 10:27:56
O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Hermano Castro, divulgou, na terça-feira, 23/12, nota a respeito do lançamento do Relatório de Gestão 2013 - o primeiro publicado pela Escola. O documento traz um panorama com indicadores dos últimos quatro anos de atividades da unidade, de 2010 a 2013. Em sua nota de apresentação, Hermano Castro cita a criação de fóruns da Escola, a definição de prioridades e ações para os próximos anos, os projetos aprovados pelas agências financiadoras e muitas outras conquistas. Hermano reforça ainda a continuidade de uma caminhada na busca pela excelência no ensino, na pesquisa e na produção em serviços de saúde para o SUS, sem abrir mão das discussões com a sociedade civil e o compromisso na elaboração de políticas públicas. Confira o documento.
Notícia
Publicado em: 02/12/2014 16:25:45
Vivemos uma era de contradições: enquanto sondas, telescópios e foguetes atravessam o espaço em busca de indícios de vida em outros planetas, sendo um desses indícios a presença de água, essa substância tão importante para os seres humanos vem sendo extinta aqui na Terra. Desabastecimento por conta de secas, poluição e uma visão mercantil dos recursos hídricos estão entre os problemas a serem enfrentados com urgência nos dias que correm. Para tratar do tema, a revista Radis de dezembro traz uma série de reportagens, além de uma entrevista com o engenheiro e professor aposentado do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Carlos Eduardo Morelli Tucci.
Notícia
Publicado em: 25/11/2014 15:08:10
Paulo Amarante, pesquisador da ENSP e presidente da Abrasme fala, em entrevista exclusiva para a revista Radis, da sua trajetória profissional no campo da saúde mental e do seu pioneirismo no país pela luta antimanicomial.
Notícia
Publicado em: 13/11/2014 16:17:29
Em duas mil edições do Informe ENSP, foram publicadas 556 entrevistas com diversas personalidades da área da saúde. Todas as sextas-feiras pesquisadores, professores, jornalistas, diretores, gestores, sanitaristas, entre outros profissionais, deixam suas opiniões ao público sobre determinado assunto de interesse geral. Em 2014, a equipe do Informe ENSP passou a produzir entrevistas em um novo formato. Ao todo, são 19 vídeos que podem ser acessados a qualquer momento pelo canal da ENSP no YouTube. Confira uma seleção de 10 entrevistas marcantes nos últimos anos do boletim.
Notícia
Publicado em: 13/11/2014 15:43:44
'Um boletim levando informações de saúde para saúde'. É com este lema que o Informe ENSP chega a sua edição de número dois mil, desde que foi reformulado em 1996. Trazendo uma edição comemorativa nesta quinta-feira (13/11), a equipe responsável pela produção diária do informativo teve, como ideia, selecionar as principais matérias já publicadas neste período. Entretanto, fica difícil elencar, entre as mais de 15 mil reportagens, aquelas relevantes, uma vez que todas elas contribuem, de alguma maneira, para a difusão da saúde, da ciência e da tecnologia para o país. "Desta forma, optamos por escolher quatro seções que retratassem melhor todo esse conteúdo produzido: Aniversários ENSP, abertura dos anos letivos da Escola, entrevistas e participações ENSP nos congresso científicos da Abrasco", explica o editor-chefe do Informe ENSP, Antonio Fuchs.
Notícia
Publicado em: 04/11/2014 16:55:19
A revista Radis de novembro de 2014 destaca na reportagem de capa uma entrevista com o pesquisador da ENSP Paulo Amarante, presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental e um dos precursores da luta antimanicomial no Brasil. (A capa, aliás, merece comentário a parte já que traz uma bela ilustração de Felipe Plauska em alusão às criações de Arthur Bispo do Rosário). Na entrevista, Amarante critica a medicalização e apropriação da vida cotidiana pela medicina e a indústria farmacêutica e fala da necessidade de uma mudança cultural: "É culturalmente que pessoas demandam manicômio, exclusão, limitação do outro". Além da entrevista, a revista traz também a cobertura do 4º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, organizado em Manaus.
Notícia
Publicado em: 03/10/2014 15:12:22
A edição 145 de outubro de 2014 da Revista Radis, que está on-line, destaca a regionalização do Sistema Único de Saúde. De acordo com a matéria de capa, em 1992, o tema da 9ª Conferência Nacional de Saúde indicava: Municipalização é o caminho. Em 2014, sanitaristas reveem criticamente o processo de descentralização da saúde no Brasil e reinventam esse slogan. "Agora, regionalização é o caminho", disse o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Luis Eugenio Portela, em seminário do 7º Congresso Interno da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em agosto.
Notícia
Publicado em: 26/09/2014 16:34:02
Isabela Santos, pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), coordenadora do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP/VPPLR/Fiocruz) e vice-presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, fala do debate eleitoral com relação ao campo da saúde brasileira.
Notícia
Publicado em: 19/09/2014 10:05:36
Maria Cecília de Souza Minayo, pesquisadora da ENSP, fala, em entrevista para a Revista Radis sobre a violência na sociedade brasileira que, para a socióloga, não aumentou, e sim ganhou maior visibilidade por conta da internet que, ao mesmo tempo, alimenta correntes de solidariedade.
Notícia
Publicado em: 11/09/2014 14:48:27
"Na legislação do SUS, o controle social é obrigatório: estados e municípios não podem receber os repasses orçamentários se não tiverem conselhos de Saúde em funcionamento com 50% de representantes de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores dos serviços de saúde.' Essa é a tônica da matéria de capa da edição 144 de setembro de 2014 da Revista Radis, que está on-line. A reportagem intitulada Na Saúde, momento de repensar a participação discute a importância de políticas que ampliem o exercício da cidadania na construção das políticas públicas, em contraponto ao enorme peso que interesses de mercado têm em detrimento das necessidades e anseios da população. Segundo texto, da participação social resultaram, segundo o Instituto de Política Econômica Aplicada, dezenas de políticas públicas ambientais, de segurança alimentar, de proteção à criança e ao adolescente, e leis como o Estatuto do Idoso e a Lei Maria da Penha.