Notícias: Radis
384 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 17/08/2020 07:50:17
Para as pesquisadoras do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Adriana Sotero Martins e Bianca Dieile da Silva e Maria José Salles, em artigo da revista Radis, o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, e o saneamento mostra isso. “Segundo o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), deveríamos alcançar a universalização dos serviços em 2033, mas como diminuíram os investimentos a cada ano e a cada governo, essa projeção foi adiada para 2060, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).”
Notícia
Publicado em: 10/08/2020 08:52:14
Na reportagem da revista Radis, a pesquisadora da ENSP, Alexandra Sánchez, explica que, além dos riscos relacionados à covid-19, a chegada do novo coronavírus tornou ainda mais evidentes as fraquezas da saúde prisional e da assistência voltadas a essa população. Segundo Alexandra, a pandemia direcionou para seu enfrentamento grande parte das atividades de saúde e recursos humanos, já escassos em tempos normais, o que contribui para o agravamento de doenças preexistentes como a tuberculose — cuja incidência é 30 vezes maior dentro das prisões — e o tratamento de doenças crônicas também negligenciado com interrupção das consultas em especialidades. “Estamos muito preocupados com a situação da saúde após a pandemia”, reforça.
Notícia
Publicado em: 06/07/2020 15:51:57
Na revista Radis de julho, a reportagem de Luiz Felipe Stevanim trata do impacto da Covid-19 nos quilombos do Pará. A pandemia não é a única ameaça de morte para os quilombolas. Raimundo Magno, integrante da Coordenação Estadual das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará (Malungu), explica que o novo coronavírus apenas agrava um cenário de vulnerabilidade vivido pelos povos tradicionais — que vão da ausência de saneamento e dificuldades para acessar os serviços de saúde até o avanço do agronegócio e de grandes empreendimentos sobre seus territórios.
Notícia
Publicado em: 16/06/2020 15:35:13
A revista Radis de junho traz relatos de quem está na linha de frente do Sistema Único de saúde (SUS) no enfrentamento à Covid-19. Na reportagem de Luiz Felipe Stevanim, o médico Pedro Campana disse que “a grande angústia é a gente não saber quando isso vai diminuir ou acabar. Acredito que só se resolverá quando a gente tiver uma vacina eficaz”. O enfermeiro Cleilton Paz ressalta que “muito aprendizado tem se dado em meio à luta, muita solidariedade também”. Já a agente comunitária de saúde Ana Iara de Souza acredita no potencial transformador da educação em saúde.
Notícia
Publicado em: 22/05/2020 08:43:31
Como a chegada da Covid-19 no Brasil acentuou os preconceitos e os estereótipos em relação aos idosos, ao mesmo tempo em que intensificou um cenário de desproteção social a essa população? As tensões impostas pela pandemia, como o medo de contaminação e a falta de recursos, fizeram emergir alguns debates, entre os quais os idosos têm sido considerados uma das principais preocupações. Considerados como grupo de risco para a doença, o preconceito contra eles apareceu ou, de acordo com alguns especialistas, foi acentuado.
Notícia
Publicado em: 11/05/2020 09:04:24
A reportagem de Luiz Felipe Stevanim questiona: Ficar em que casa?. A expansão da pandemia de Covid-19 pelas favelas, periferias e interiores do Brasil escancarou a perversa desigualdade social e econômica entre as classes sociais, naturalizada e aceita por grande parte da sociedade e das instituições do Estado, o que representa uma barreira às recomendações de higiene básica, distanciamento físico e permanência em casa, alerta a Radis. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) alerta sobre a necessidade de especial proteção a grupos em situação de vulnerabilidade ou em risco como as pessoas em situação de rua, com sofrimento ou transtorno mental, com deficiência, vivendo com HIV/aids, LGBTI+, população indígena, negra e ribeirinha e trabalhadores do mercado informal, como catadores de lixo, artesãos, camelôs e prostitutas.
Notícia
Publicado em: 29/04/2020 15:48:09
A médica da saúde da família, Marina Guimarães, que trabalha no Centro de Saúde do Conjunto Paulo VI, na periferia de Belo Horizonte, desde setembro de 2019, fala dos impactos da Covid-19 no cotidiano de um serviço de atenção básica. A matéria é do repórter da Radis, Luiz Felipe Stevanim.
Notícia
Publicado em: 02/04/2020 11:29:06
A reportagem de capa da revista Radis, de abril de 2020, de autoria do editor Adriano de Lavor, acompanha parte da viagem da Unidade Básica de Saúde Fluvial Vila de Ega, em Tefé, no Amazonas. “Em pouco mais de um ano e meio de trabalho, os resultados já são aparentes: além da melhoria de alguns indicadores, é positivo o retorno da população: “O maior retorno é a população que dá”, relata Maria Adriana Moreira, secretária de Saúde de Tefé.
Notícia
Publicado em: 30/03/2020 12:40:52
O site do Programa Radis preparou uma seção especial sobre o Covid-19, onde estão reunidas reportagens, dicas e links úteis. Em destaque estão as primeiras matérias publicadas na Radis sobre o novo coronavírus, a reportagem de capa da edição 210 (março de 2020) – com explicações sobre a origem da pandemia, as ações preparatórias no SUS, o papel da Fiocruz na resposta à pandemia e um glossários com os principais termos relacionados à crise de saúde pública -, links institucionais sobre o assunto, além de conteúdos que serão publicados próxima edição da revista.
Notícia
Publicado em: 19/03/2020 13:14:52
O legado do líder estudantil, médico, jornalista, autor e editor de livros, articulador político, conferencista e, sobretudo, sanitarista, David Capistrano Filho, importante ator da reforma sanitária, em breve, estará acessível a pesquisadores e demais interessados com a cessão do seu acervo para a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Ele é reconhecido como um dos responsáveis pela elaboração do texto que deu origem ao capítulo sobre o SUS na Constituição de 1988. Confira a reportagem de Lisiane Morosini, da revista Radis.
Notícia
Publicado em: 05/03/2020 11:29:14
Em reportagem de Adriano de Lavor, da revista Radis, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou estimativa que prevê 625 mil novos casos da doença a cada ano no país, no período entre 2020 e 2022. A publicação “Estimativa 2020 – Incidência do Câncer no Brasil”, lançada dia 4 de fevereiro, registra a obesidade como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de 11 dos 19 tipos mais frequentes na população brasileira. Os números, que auxiliarão gestores e profissionais de saúde a planejarem ações de prevenção e assistência na área do câncer, também servem de alerta para a necessidade de qualificação dos profissionais da atenção básica para suspeição de novos casos.
Notícia
Publicado em: 02/03/2020 13:57:25
A revista Radis de março trata do mais forte alerta anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo coronavíus, e como o SUS se prepara para enfrentar esse tipo de epidemia. A reportagem é de Bruno Dominguez. De acordo com a OMS, até 1 de março de 2020, o mundo já notificava 87.137 casos confirmados, sendo que só a China (incluindo Hong Kong, Macau e Taipei) soma 79.968 casos confirmados e 2.873 mortes; e 7.169 casos foram confirmados em outros 58 países e territórios fora da República Popular da China, incluindo 104 mortes.
Notícia
Publicado em: 10/02/2020 11:32:17
A revista Radis de fevereiro trata da regulamentação sobre a venda de produtos à base de maconha para fins medicinais. O repórter Luiz Felipe Stevanim entrevistou o neurocientista, Sidarta Ribeiro, que defende o uso de psicodélicos como a maconha, o LSD e a ayahuasca. “Essas substâncias aumentam as sinapses do cérebro e podem ser a chave para doenças como Alzheimer, Parkinson e depressão”, aponta ele.
Notícia
Publicado em: 07/01/2020 15:33:59
A reportagem de capa da primeira revista Radis de 2020 (nº 208, janeiro de 2020) relata a incursão de pesquisadores à Amazônia para avaliação das intervenções realizadas intencionando alcançar a meta mundial da eliminação do tracoma (doença infecciosa que causa cegueira). Relacionada à desigualdade social, trata-se de um problema de saúde pública, sendo considerada, por organizações internacionais, uma doença negligenciada pela ausência de investimentos da indústria farmacêutica e desenvolvimento de técnicas de detecção, diagnóstico e pesquisas.
Notícia
Publicado em: 18/12/2019 11:54:11
Os acidentes ocorridos nos trajetos de ida e volta entre a casa e o local onde o profissional atua não são mais considerados acidentes de trabalho, de acordo com ofício publicado pela Secretaria da Previdência no dia 18 de novembro. Com a Medida Provisória 905/2019, situações do tipo passam a ser resolvidas entre empregado e empresa, sem a interferência da Previdência Pública. A medida é tema de matéria publicada na edição de dezembro da Radis.