Busca do site
menu

Notícias: APPEnsp

3.128 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 30/05/2016 16:02:10
O Grupo de Pesquisa e Documentação sobre Empresariamento na Saúde (Gpdes), do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, promoverá, no dia 2 de junho, o seminário O valor e a saúde: desafios à reflexão. A atividade, coordenada pela professora Ligia Bahia, do Iesc/UFRJ, pretende estimular o diálogo entre os dois setores, aprofundando-se nos conceitos, na atuação e construção de um diálogo produtivo entre eles. "Para nós que atuamos no campo, não se trata de um conceito de valor em saúde ou de valor na saude. Queremos discutir valor e saúde. Desejamos nos aprofundar no que é valor e no que é saúde - não como uma expressão que conjuga ambos. Consideramos que o valor, em si, é um tema; e saúde, outro", esclareceu Ligia. O pesquisador da ENSP Renato Bonfatti será um dos participantes. As inscrições estão abertas e devem ser feitas aqui.     
Notícia
Publicado em: 30/05/2016 14:44:05
Identificar e descrever as estratégias dos governos e organizações não governamentais de alguns países para alcançar o cuidado centrado no paciente nos serviços de saúde. Esse foi o objetivo da pesquisa da aluna do mestrado em Saúde Pública da ENSP, Patricia Helena Goulart Gomes, desenvolvida por meio de revisão documental, em portais de governo e organizações não governamentais, de países onde existe estratégia definida para melhoria da qualidade do cuidado em saúde. Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Brasil foram os países estudados. O monitoramento do cuidado centrado no paciente é realizado, nesses países, aplicando-se pesquisas de satisfação do paciente com o cuidado. Patrícia explicou que a capacitação dos profissionais, a facilitação do acesso dos pacientes às informações a respeito de sua saúde (letramento em saúde) foram as estratégias mais comuns para colocar o paciente no centro do cuidado nos países estudados. "A partir do início do século XXI, a inclusão do cuidado centrado no paciente tornou-se item fundamental nas reformas dos sistemas de saúde dos países selecionados."
Notícia
Publicado em: 30/05/2016 13:06:42
Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento institucional da Escola de Governo em Saúde do Instituto Nacional de Saúde de El Salvador, a ENSP recebeu a visita, neste mês de maio, de uma delegação do referido instituto. Trata-se de uma atividade de cooperação internacional com a instituição, cuja missão é tornar-se referência em pesquisa e desenvolvimento de recursos humanos em saúde para El Salvador. O vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Frederico Peres, ressaltou a honra da Escola em participar dessa parceria, não apenas por já existir a tradicional colaboração com o país, mas, segundo ele, especialmente porque esse acordo segue a linha do programa de ação da Escola de Governo em Saúde, que visa fundamentar e fortalecer as capacidades formativas em saúde pública de toda a região latino-americana, para apoiar e consolidar os programas, serviços e sistemas de saúde.
Notícia
Publicado em: 30/05/2016 13:05:37
Na terça-feira, 31 de maio, será realizado na ENSP o Simpósio Ambiente Alimentar e sua relação com as Práticas Alimentares: diálogo entre diferentes perspectivas. A atividade contará terá participação da pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da ENSP, Letícia Cardoso, da professora da University of Wollongong - Austrália, Heather Yeatman e da professora da Drexel University - EUA, Amy Auchincloss. O debate ficará a cargo da professora do Instituto de Nutrição da Uerj, Inês Rugani. A atividade é fechada e acontecerá no salão internacional da ENSP, a partir das 9h30.
Notícia
Publicado em: 30/05/2016 12:23:14
No dia 31 de maio, serão apresentadas quatro dissertações de mestrado em Saúde Pública na ENSP. Confira!
Notícia
Publicado em: 30/05/2016 11:52:55
Fruto de parceria entre o Instituto Evandro Chagas (PA), do Ministério da Saúde, e a Universidade Medical Branch do Texas (EUA), a vacina poderá estar disponível para produção em dois anos. O desenvolvimento da vacina contra o vírus Zika, resultado da parceria firmada entre o Instituto Evandro Chagas (PA), do Ministério da Saúde, e a Universidade Medical Branch do Texas, Estados Unidos, estará disponível para os testes pré-clínicos (em primatas e camundongos) em novembro.  A previsão foi anunciada pelo diretor do instituto, Pedro Vasconcelos, ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante reunião no Ministério da Saúde.
Notícia
Publicado em: 30/05/2016 11:22:46
A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP está disponível on-line. Como um dos destaques, a publicação traz o 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), que acontecerá de 26 a 30 de novembro em Salvador. Um dos objetivos do Simbravisa é o desenvolvimento teórico-conceitual, metodológico e das práticas da vigilância sanitária, no contexto das políticas de saúde. As inscrições para a submissão de trabalhos técnico-científicos já estão abertas. Os interessados poderão submeter seus resumos nas modalidades “Trabalho Científico” e “Relato de Experiência” até o dia 15 de junho.
Notícia
Publicado em: 25/05/2016 16:44:55
Começam na próxima segunda-feira (30/5) as comemorações do aniversário de 116 anos da Fundação. A abertura da tradicional Feira Fiocruz Saudável, que oferece diversas atividades para os trabalhadores, no Campus Manguinhos, acontece às 9h, com apresentação do Coral de Farmanguinhos. O encerramento será na terça-feira (31/5), às 17h, com show do cantor e compositor Danilo Caymmi.  
Notícia
Publicado em: 25/05/2016 15:57:24
O Fórum dos Estudantes da ENSP promoverá, na quarta-feira, dia 1º de junho, uma série de eventos dedicados a discutir a atual crise política e o cenário de ameaça aos direitos dos cidadãos brasileiros. Com o nome OcupaENSP, a programação prevê um "Aulão pela democracia", na parte da manhã. À tarde, será realizado um debate com o tema "Qual o papel do sanitarista no momento político atual?", e prevista, ainda, uma assembleia de estudantes e atividades culturais.
Notícia
Publicado em: 25/05/2016 14:40:26
O momento político, econômico e social do Brasil exige muita capacidade de análise e crítica para que seja possível compreender todas as dimensões da crise instalada, sua dimensão e possíveis alternativas. A atual conjuntura representa grande risco de perda de direitos sociais conquistados na Constituição de 1988 e exige a construção de uma frente democrática. As crises da saúde, da economia e da política constituem diferentes faces de um mesmo problema e precisam ser enfrentadas por uma grande mobilização da sociedade.
Notícia
Publicado em: 25/05/2016 11:53:35
No dia 30 de maio, cinco dissertações de mestrado serão apresentadas na ENSP. Sendo quatro em Saúde Pública e uma em Epidemiologia em Saúde Pública. Confira!
Notícia
Publicado em: 25/05/2016 11:14:20
Patricia Tavares Ribeiro, coordenadora do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS/ENSP), fala a respeito da saúde e determinantes sociais no território federativo destacando o fato de a saúde não poder ser pensada separadamente da política, do contexto histórico, social, cultural e territorial. 
Notícia
Publicado em: 25/05/2016 10:02:49
Durante abertura da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, em 22/5 em Curitiba, o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Joaquín Molina, destacou aos participantes na abertura do evento a necessidade de defender e ampliar o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. “A Opas compartilha com o SUS valores de equidade e acesso de todos à saúde. Nós vemos um só caminho para o SUS: fazer mais saúde, fazê-lo mais universal, fazer o SUS cada vez mais SUS”, afirmou Molina.
Notícia
Publicado em: 24/05/2016 15:43:51
O Grupo de Trabalho em Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletica (Abrasco) divulgou um documento em que critica a ascensão de Michel Temer à Presidência da República e condena as primeiras ações do governo interino. Segundo a carta, trata-se de uma "agenda golpista" que tem por objetivo beneficiar o avanço do capital sobre direitos conquistados, precarizando o Sistema Único de Saúde, criminalizando movimentos sociais e retirando a soberania do povo brasileiro quanto à gestão dos recursos naturais do país. Veja, neste link, a íntegra do texto lançado durante a 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde.
Notícia
Publicado em: 24/05/2016 15:40:26
As ações e políticas para o enfrentamento ao vírus Zika e as doença relacionadas ao vírus contarão com a colaboração de especialistas. Isso é o que prevê Rede Nacional de Especialistas em Zika e doenças correlatas – Renezika, criada pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria 1.046/2016, publicada no Diário Oficial da União. Um dos objetivos da rede é formular e discutir as pesquisas e o desenvolvimento tecnológico no combate ao mosquito Aedes aegypti, que além de dengue e Chikungunya, transmite o Zika.