Notícias: APPEnsp
3.128 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 05/05/2016 14:57:31
Na edição n°164 de maio de 2016 da Revista Radis, que está disponível on-line, o destaque é para as histórias de vida de seis mulheres e um homem que transitaram para o gênero com o qual se identificaram desde a infância e que buscam hoje uma vida sem discriminação e com saúde. Todos foram entrevistados pelo subeditor da publicação Bruno Dominguez. Uma delas é Helena Maria de Souza: "Eu sempre achei que não me encaixava no meu corpo, mas não é fácil reconhecer que se é uma pessoa trans." A reportagem conta que, quando ela apareceu pela primeira vez para seus colegas de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na turma do segundo semestre de 2013, não havia quem ignorasse os sinais de que ela estava a caminho. "Os fios de cabelo vinham crescendo. As unhas ganharam esmalte colorido. As roupas masculinas foram trocadas por um visual andrógino."
Notícia
Publicado em: 05/05/2016 13:44:21
Infecções relacionadas à assistência à saúde ocorrem constantemente e representam grave problema de saúde pública em todo o mundo. Conforme afirmação da OMS, a higienização correta das mãos é fundamental para garantir a segurança do paciente. No intuito de estimular estratégias preventivas e sensibilizar profissionais de saúde para o controle e diminuição desses eventos adversos, é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A ENSP, que tradicionalmente incentiva a prática, este ano, está em especial preocupada com a incidência do vírus Influenza A, causador da gripe H1N1, e adotou a campanha. Na sexta-feira, 6/5, o Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana promoverá uma dinâmica sobre a importância da correta higienização das mãos voltada para todos os trabalhadores da Escola. Além disso, o Proqualis, parceiro de pesquisas da ENSP, também mantém a página Higienização das Mãos, que apresenta protocolos, literatura de interesse, aulas e demais conteúdos atualizados para disseminar a melhoria das práticas de higiene das mãos no país.
Notícia
Publicado em: 05/05/2016 12:11:18
Ao longo de uma semana temas como ameaça à democracia, política de saneamento, expansão da Estratégia de Saúde da Família, e a Política de Saúde Mental foram discutidas no XI Ciclo de Detabes - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Encerrando a atividade, na sexta-feira, 6 de maio, será realizada a mesa Política Nacional de Residência: como garantir a formação de propostas substitutivas de mão de obra, tendo como conferencista convidada a pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) Laura Feuerwerker. O encontro contará com Alice Mariz, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ), como debatedora e será coordenado pela pesquisadora da ENSP Maria Alice Pessanha. Marcada para 9 horas, a última mesa acontecerá no auditório térreo da Escola. Encerrando a semana, será realizada também a tradicional formatura da turma 2014-2016 da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A solenidade está marcada para às 14 horas.
Notícia
Publicado em: 05/05/2016 11:27:18
Na sexta-feira, 6 de maio, serão apresentados na ENSP uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado, ambas do programa de Saúde Pública e Meio Ambiente. Confira os temas, alunos e orientadores.
Notícia
Publicado em: 04/05/2016 16:30:09
"Da mesma maneira como a sociedade julga com indignação as penas aplicadas no passado, como a decapitação, enforcamento e apedrejamento, futuramente, daqui a 200 ou 300 anos, o modelo prisional atual, que 'enjaula' os indivíduos, provocará a mesma perplexidade". A afirmativa é do professor de Direito Penal da PUC/MG e membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, Leonardo Yarochewsky, ao criticar, com rigor, as penas aplicadas pelos juízes criminais. Durante o evento O Encarceramento Feminino e os Direitos Humanos, promovido pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP (Dihs), Yarochewsky indignou-se com a situação da mulher encarcerada: "De 2005 a 2012, a população carcerária masculina cresceu 70%, enquanto a feminina dobrou - chegando a 146%. E as mulheres não se tornaram mais violentas ou passaram a cometer mais crimes. A lei ridícula e moralista de drogas, que coloca negros, pobres e miseráveis na prisão, justifica esse aumento."
Notícia
Publicado em: 04/05/2016 15:14:22
Estão abertas as inscrições de tutores para o curso de especialização em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, oferecido na modalidade a distância. A chamada visa selecionar profissionais que atuarão na nova formação, cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências e conhecimentos científicos acerca de questões da qualidade e da segurança do paciente enquanto questões-chave da prestação de cuidados de saúde. A seleção é voltada para profissionais com nível superior com especialização e comprovada experiência docente em processos educativos, bem como experiência em serviço nas áreas de: qualidade em saúde e/ou segurança do paciente. O pesquisador da ENSP e coordenador do curso, Walter Mendes, destacou que, em breve, o edital de seleção de alunos para esta nova formação será divulgado.
Notícia
Publicado em: 04/05/2016 12:44:00
No dia 5 de maio, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Epidemiologia em Saúde Pública Fatores associados ao óbito em pacientes com tuberculose multirresistente tratados nos centros de referência brasileiros de 2005 a 2012: análise de sobrevivência, por Regina Claudia Gayoso de Azeredo Coutinho, na sala 413 da ENSP, a partir das 14 horas.
Notícia
Publicado em: 04/05/2016 12:17:33
As discussões do XI Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estartégia de Saúde da Família seguem na quinta-feira, 5 de maio, com a mesa A política de saúde mental em xeque ou em choque? A nomeação do psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho para o cargo de coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde e o repúdio de diversos especialistas do campo norteará o debate. O quarto dia de atividades contará com a conferência do pesquisador do Instituto de Psiquiatria da UFRJ Pedro Gabriel Delgado e do superintendente de Saúde Mental da Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Hugo Faguntes, como debatedor. O encontro, marcado para às 9 horas, no auditório térreo da ENSP, será coorddenado pela pesquisadora da ENSP Fátima Rocha.
Notícia
Publicado em: 04/05/2016 12:05:03
Debater as questões relacionadas à Vigilância Sanitária no Rio de Janeiro no contexto dos Jogos Olímpicos de 2016 foi o objetivo do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos realizado em 27 de abril. Durante o evento, foi lançando o jogo educativo Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa, desenvolvido pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa/ENSP), em parceria com a Coordenação de Educação a Distância (EAD/ENSP) e a Secretária Municipal de Saúde (SMS/RJ), e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O material lúdico é destinado a todos que podem se beneficiar com a identificação do risco de ameaça na vigilância sanitária e apresenta riscos no qual a Visa tem atuação nos eventos de massa. Para refletir sobre a atuação da vigilância, o Ceensp recebeu Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Arnaldo Lassance, subsecretário de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa/RJ), e Rodolfo Nunes, representando a Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A atividade foi coordenada por Vera Pepe, responsável pelo Cecovisa.
Notícia
Publicado em: 03/05/2016 15:55:44
No dia em que a tragédia ocorrida no município de Mariana, em Minas Gerais, causada pelo rompimento da barragem da Mineradora Samarco, completa seis meses, pesquisadores, profissionais de órgãos governamentais (defesa civil, saúde e meio ambiente), movimentos sociais e representantes dos moradores das regiões afetadas se reunirão para discutir os impactos sofridos e as ações realizadas durante o semestre. O encontro tem como um de seus organizadores o pesquisador da ENSP e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (ENSP/Fiocruz), Carlos Machado de Freitas. Léo Heller, coordenador do grupo de pesquisa de Direitos Humanos e Políticas Públicas em Saúde e Saneamento do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas), responsável por conduzir as ações relacionadas à tragédia em toda a Fundação também participará das discussões. O seminário será realizado nos dias 5 e 6 de maio em Mariana.
Notícia
Publicado em: 03/05/2016 15:52:55
Tornar visível às mulheres jovens a violência do sexismo, abrir as portas do sistema de saúde e as mentalidades para o convívio com outros corpos, produzir novas possibilidades de vida e afeto a partir do que me é diferente. O último dia do seminário Diálogos Dissidentes: Pelo Direito de Ser, realizado nos dias 18 e 19 de abril na ENSP, produziu amplo e potente debate que não só denunciou as violências institucionais e cotidianas a que estão sujeitos aqueles que não se enquadram em padrões estabelecidos autoritariamente, mas versou sobre a potência de se abrir para o novo, para o risco do encontro e para a alegria da liberdade. Organizado pela especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos da ENSP, o segundo e último dia do seminário contou com uma roda de conversa e uma mesa temática.
Notícia
Publicado em: 03/05/2016 11:54:14
No dia 4 de maio, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública Acidentes de transportes terrestres envolvendo motocicletas no município do Rio de Janeiro: perfil das vítimas e caracterização dos eventos, por Ana Carolina Brito de Araujo Dias, na sala 411 da ENSP, a partir das 9h30.
Notícia
Contradições entre a expansão da ESF e o modelo assistencial pautam terceiro dia do Ciclo de Debates
Publicado em: 03/05/2016 11:53:51
O terceiro dia de atividades do XI Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família debaterá as Contradições entre a expansão da Estratégia de Saúde da Família e o modelo assistencial. Para falar sobre o assunto, o evento terá como conferenciasta o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, e como debatedor o pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense Aluísio Gomes. O debate, marcado para às 9 horas, no auditório térreo da ENSP, será coordenado pela pesquisadora da ENSP Roberta Gondim.
Notícia
Publicado em: 02/05/2016 15:06:54
De ressaca, estarrecidos, assustados. Esses foram os estados de espírito descritos por muitos dos participantes do seminário Diálogos Dissidentes: Pelo Direito de Ser, que aconteceu nos dias 18 e 19 de abril na ENSP. O motivo? O evento estava sendo realizado um dia depois da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rouseff na Câmara dos Deputados. Organizado pela Pós-Graduação em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos do Departamento de Direitos Humanos. Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP), a proposta era debater questões relativas aos gêneros e às lutas das minorias. O que havia se passado no congresso nacional, na véspera, acabou invadindo quase todas as falas. No entendimento de palestrantes e demais presentes, os discursos dos deputados, em sua maioria, acabaram por comprovar a preponderância do pensamento conservador na política brasileira e do avanço desse conservadorismo sobre direitos conquistados ou por conquistar. Uma política feita por homens brancos, ricos e cristãos, numa sociedade muito mais plural e diversa do que supõe o entendimento de suas excelências.
Notícia
Publicado em: 02/05/2016 15:00:02
O Brasil vem avançando no combate à tuberculose. Nos últimos 10 anos, a doença teve uma queda de 20% no país, segundo dados do Ministério da Saúde, e também houve redução na sua taxa de mortalidade, que no período caiu de 2,6 mortes por 100 mil habitantes para 2,2 mortes para cada 100 mil. Com os números que vem obtendo, o Brasil conseguiu alcançar a meta do Objetivo do Milênio de Combate à Tuberculose. Apesar do progresso, ainda ocupamos o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% de todos os casos da doença no mundo. Ainda há um longo caminho a percorrer, especialmente entre as populações mais vulneráveis socialmente, que ainda sofrem um grande risco de contrair tuberculose. Por isso, o Sala de Convidados desta terça-feira (3/5) discute o tema Tuberculose e Determinantes Sociais de Saúde, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. O programa vai explicar como a incidência de tuberculose está diretamente ligada a determinantes sociais de saúde como a miséria e a falta de acesso a condições de saneamento.