Notícias: APPEnsp
3.128 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 11/05/2016 12:30:27
O Ministério da Saúde e os estados confirmaram 1.326 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita em todo o país. Os dados são até o dia 7 de maio e fazem parte do Informe Epidemiológico divulgado na quarta-feira (11/5). O boletim reúne as informações encaminhadas semanalmente pelas secretarias estaduais de saúde. No total, foram notificados 7.438 casos suspeitos desde o início das investigações, em outubro de 2015, sendo que 3.433 permanecem em investigação. Outros 2.679 foram descartados por apresentarem exames normais, ou por apresentarem microcefalia e ou malformações confirmadas por causa não infecciosas ou não se enquadrarem na definição de caso.
Notícia
Publicado em: 10/05/2016 13:13:30
Às vesperas do Centro de Estudos que abordou a atuação das vigilâncias do campo da saúde nas Olimpíadas de 2016, a pesquisadora Vera Pepe, da Escola Nacional de Saúde Pública, concedeu entrevista à Radio CBN e falou sobre a intensificação das ações na fiscalização de alimentos, na saúde dos viajantes, a preocupação com a circulação de novos vírus e bactérias, além de outras ações preventivas. Ainda de acordo com a pesquisadora, a realização de grandes eventos confere experiência ao Brasil para evitar grandes danos.
Notícia
Publicado em: 10/05/2016 11:35:00
O Seminário de Avaliação e Acompanhamento do Curso de Especialização a Distância em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana do Município de São Paulo, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMSSP), teve início nesta terça-feira (10/5), na cidade de São Paulo, e contou com participação do secretário municipal de Saúde (SMS-SP), Alexandre Padilha, e do diretor da ENSP/Fiocruz, Hermano Castro. O evento, que se estende até quarta-feira (13/5), abordará os desafios que norteiam a Política de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, como também apresentará os trabalhos de conclusão de curso de 143 especialistas em saúde do trabalhador. "Pretendemos que os TCCs gerem ações que contribuam para o aprimoramento das políticas na área de saúde do trabalhador do município", almejou Rita Mattos, coordenadora do curso.
Notícia
Publicado em: 10/05/2016 11:10:19
No dia 11 de maio, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública Percepção dos profissionais de saúde sobre a atenção à saúde do idoso em uma unidade de Saúde da Família do município do Rio de Janeiro, por Gilmara Valadão da Silva, na sala 928 da ENSP, a partir das 10 horas.
Notícia
Publicado em: 10/05/2016 10:04:24
O coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, foi nomeado um dos membros do painel da Comissão de Alto Nível de Avaliação de Equidade e Desigualdades na Saúde nas Américas, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS). Em seu mandato como comissário, Buss fornecerá orientações que ajudem a definir quais devem ser as prioridades estratégicas da Comissão, e também colaborará para assegurar seu rigor científico e adequação ao contexto do continente.
Notícia
Publicado em: 09/05/2016 16:44:26
"A poluição sonora só é um aspecto ambiental de menor relevância até atingir você", disse o representante do Instituto Estadual do Ambiente José Fernando Lisbôa durante o encontro em comemoração ao Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. O evento, que congregou pesquisadores da ENSP, representantes do Ministério Público, Inea, Polícia Militar e Inmetro, teve como tema central Ruído: a solução está na educação! Na ocasião, a major Samya, representante da PM, jogou por terra a afirmação de que até as 22h é permitido fazer barulho: "Isso é mito! Após esse horário, o nível de ruído aceitável diminui, o que não significa que, durante o dia, os cidadãos possam fazer o barulho que quiserem perturbando o sossego ou o trabalho alheio", advertiu ela.
Notícia
Publicado em: 09/05/2016 16:40:21
O ministro da Saúde substituto, José Agenor Álvares, nesta segunda-feira, 9 de maio, exonerou do cargo o coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Valencius Wurch. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) apoiou, em dezembro de 2015, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e demais entidades, instituições e movimentos sociais que criticaram fortemente a nomeação do psiquiatra. Ao longo deste ano, diversas campanhas de "Fora Valencius" ocorreram pelo país, e um grupo de manifestantes chegou a ocupar sua sala de trabalho por quatro meses. O pesquisador da ENSP Paulo Amarante considera a exoneração uma vitória expressiva da Luta do Movimento Antimanicomial brasileiro e da Reforma Sanitária. Confira a íntegra de sua fala no Soundcloud da ENSP.
Notícia
Publicado em: 09/05/2016 16:36:10
Os participantes que ainda não conseguiram postar seus depoimentos no 3º Encontro das Pontas do Sus terão até dia 10 de maio para fazê-lo, e assim obter seu certificado para constar dos anais do evento, que também incluiu uma atividade presencial, realizada no dia 14 de abril, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). A iniciativa, que já recebeu mais de 30 depoimentos ao longo do mês de abril, faz parte do projeto de pesquisa "Unindo as pontas do SUS: Co-laboração entre pesquisas para produção da saúde nas relações com a sociedade", apoiada pela Faperj, e coordenada pelos pesquisadores Nilton Bahlis dos Santos e Maria das Mercês Navarro, da ENSP, Marcio Melo, do IOC, e Paula Bonato, do Museu da Vida/COC.
Notícia
Publicado em: 09/05/2016 10:57:25
Já está disponível on-line mais uma edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação destaca que pela primeira vez o o Brasil sediará uma reunião de autoridades reguladoras, além de trazer o artigo Fosfoetanolamina, a improvável aposta do MCTI, assinado pelo pesquisador da Escola Francisco Paumgartten. A edição cita também o 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), que acontecerá de 26 a 30 de novembro em Salvador. Confira a íntegra do boletim.
Notícia
Publicado em: 09/05/2016 10:47:07
A Sala Nacional de Coordenação e Controle, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde, Ministério do Meio Ambiente e Ministério das Cidades, vai editar uma diretriz orientando gestores municipais com relação ao abastecimento e armazenamento adequados de água e também sobre a eliminação correta de resíduos sólidos. Essa será uma das ações de trabalho da Sala Nacional para os próximos meses. O objetivo é reduzir o número de focos do mosquito Aedes aegypti em depósitos de água domiciliares e recipientes plásticos, pneus e entulhos em geral. O mosquito é o principal vetor de doenças como dengue, chikungunya e vírus Zika.
Notícia
Publicado em: 09/05/2016 10:13:37
Investigar os possíveis impactos ou condicionamentos que os novos modelos de gestão possam ter para a qualidade do cuidado hospitalar, ampliando as informações sobre os hospitais do Rio de Janeiro e fornecendo ao gestor estadual uma linha de base para a avaliação do modelo de gestão e das qualidade da atenção nos hospitais do SUS do Estado do Rio de Janeiro foi o objetivo da pesquisa Novos modelos e arranjos de gestão em saúde: limites e possibilidades para a melhoria do cuidado nos hospitais do SUS, coordenado pela pesquisadora da ENSP Marilene Castilho e financiado com recursos da segunda edição do Programa Inova ENSP. Os resultados do estudo e seus produtos desenvolvidos serão apresentados na terça-feira, 10 de maio, na sala 410 da ENSP, a partir das 9 horas. O encontro é aberto a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 06/05/2016 16:44:51
A Escola Nacional de Saúde Pública, por intermédio do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (LabMep), está com inscrições abertas para o curso de Capacitação em Vigilância em Saúde na Atenção Básica. Ao todo, são oferecidas 50 vagas, sendo 25 para o município de Niterói, e 25 para a turma que contempla os municípios de Tanguá, Rio Bonito, Casimiro de Abreu e Silva Jardim. Direcionado à qualificação de gestores e profissionais que atuam na Vigilância em Saúde e na Atenção Básica, o curso tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do processo de trabalho na área de vigilância em saúde na dimensão territorial/local. A capacitação é coordenada pelo pesquisador da ENSP Luciano Toledo. Os candidatos do município de Niterói poderão se inscrever até 30/5. Para as demais localidades, as inscrições estarão abertas até 6/6. Ambas devem ser feitas na Plataforma SIGAEPS.
Notícia
Publicado em: 06/05/2016 16:26:33
No final de abril, membros do Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM), da ENSP/Fiocruz, e do Projeto Arquitetando Intersubjetividades entregaram aos representantes do Núcleo de Terras e Habitação (NUTH), da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Relatório PAC Manguinhos: problemas não resolvidos e recomendações. Elaborado em diálogo com os moradores da região, no período de dezembro de 2015 a março de 2016, o documento sistematiza os problemas enfrentados no que diz respeito às urgências da localidade no campo da habitação, saneamento, mobilidade e lazer, além de apontar recomendações que possam subsidiar ações da Defensoria Pública e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 06/05/2016 13:08:01
Idealizadora e pesquisadoras do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) falam sobre o Observatório, que pretende monitorar a interferência da indústria do fumo nas politicas públicas de controle do tabaco.
Notícia
Publicado em: 06/05/2016 11:05:41
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) acaba de lançar a chamada global Combatendo a Zika e Ameaças Futuras: Um Grande Desafio para o Desenvolvimento. O edital faz parte do Grand Challenges, uma família de programas de investimento em inovações para solucionar graves problemas de saúde e desenvolvimento. O objetivo deste Grand Challenges é financiar novas tecnologias de ponta e abordagens para enfrentar a epidemia de Zika no curto prazo e fortalecer a resposta global a doenças infecciosas no futuro. A chamada vai investir 30 milhões de dólares em diferentes projetos ao redor do mundo. Candidatos podem enviar propostas até o dia 20 de maio.