Notícias: APPEnsp
3.128 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 19/05/2016 11:08:39
No dia 23 de maio, três dissertações de mestrado em Saúde Pública e uma tese de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente serão apresentadas na ENSP. Confira!
Notícia
Publicado em: 18/05/2016 14:27:12
O último dia do XI Ciclo de debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, realizado na ENSP entre os dias 2 e 6 de maio, foi dedicado ao tema da residência multiprofissional. A proposta era debater a Política Nacional de Residências, a formação dos profissionais e a necessidade de se enfrentar o uso da residência como um substitutivo de mão de obra no sistema de saúde. Na mesa coordenada pela pesquisadora da ENSP Maria Alice Pessanha, estiveram presentes Laura Camargo Feuerwecker, da USP, no papel de conferencista, e Alice Mariz, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, como debatedora. A tarde ocorreu a formatura da turma 2014/2016 da Residência Multiprofissional da ENSP.
Notícia
Publicado em: 18/05/2016 12:31:59
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) se junta ao Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e demais e instituições da área contra a entrevista do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), à Folha de S. Paulo, em 16 de maio, na qual afirma que "o país precisa rever o direito universal à saúde". Em nota de repúdio, as entidades não aceitam este retrocesso na saúde e que não vão permitir "que rasguem a Constituição Federal de 1988, a Constituição cidadã, que consagrou 'Saúde como Direito de Todos e Dever do Estado' e instituiu o SUS como Sistema de Saúde Pública universal e equitativo, inscrevendo o Brasil no rol dos países civilizados". Confira a íntegra da nota de repúdio.
Notícia
Publicado em: 18/05/2016 12:06:34
No dia 23 de maio, a ENSP recebe a docente da Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ) e investigadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas da UFRJ Sara Granemann para a palestra Previdência em pauta: a reforma do sistema brasileiro e seu impacto para a classe trabalhadora. A atividade, aberta a todos os interessados, dá início ao curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola e está marcada para 9 horas, no salão internacional.
Notícia
Publicado em: 18/05/2016 10:54:40
O Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) - com o qual a ENSP e seus pesquisadores mantêm estreita relação por meio do desenvolvimento de projetos e linhas de pesquisa - vai promover um webinar sobre a Melhoria do Cuidado em Saúde. Para tanto, receberá, no dia 23 de maio às 10h, Camila Lajolo, médica, assessora técnica científica do Proqualis e gerente médica corporativa de qualidade e segurança do paciente da Associação Congregação de Santa Catarina; e Ademir Petenate, doutor em estatística, professor do Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sócio da EDTI Projetos de Melhoria e Inovação e consultor do Institute for Healthcare Improvement (IHI). Para assistir a esse seminário on-line, os interessados deverão acessar o Portal Proqualis e localizar o link de participação, a partir do dia 23/5.
Notícia
Publicado em: 18/05/2016 10:08:21
No dia 20 de maio, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública A Assistência Farmacêutica no Sistema de Saúde de Moçambique: um olhar sobre a aquisição de medicamentos no setor público, por Marta Sachy, na sala 32 do Cesteh/ENSP, a partir das 14 horas.
Notícia
Publicado em: 17/05/2016 15:08:13
A Educação a Distância da ENSP está com inscrições abertas para alunos e tutores em dois cursos oferecidos no âmbito do convênio com a Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação (UAB/MEC). Os cursos de especialização Impactos da Violência na Escola e Gestão em Saúde disponibilizam ao todo mais de mil vagas. Confira as oportunidades e leia todas as informações disponíveis nos respectivos editais.
Notícia
Publicado em: 17/05/2016 15:07:33
Em meio à polêmica causada pelo novo ministro da Saúde, Ricardo Barros, em rever o tamanho do Sistema Único de Saúde, o ex-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) entre os anos 2012 e 2015 e pesquisador e professor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), Luis Eugenio de Souza redigiu artigo no qual defende o SUS, reitera a necessidade de melhor distribuição de recursos para a saúde, de se manter as conquistas e buscar ainda mais o desenvolvimento de um sistema público e universal, além de ressaltar o fato de que "a sociedade brasileira não aceitará passivamente que um governo ilegítimo retire seus direitos apenas para satisfazer a sanha de acumulação do grande capital". Confira, em anexo, a integra do texto de Luis Eugenio de Souza.
Notícia
Publicado em: 17/05/2016 12:46:20
Na quarta-feira, 18 de maio, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) realizará o debate Saúde do Trabalhador e Ação Sindical: debate conceitual e troca de experiências - Brasil e Turquia. A atividade, que faz parte de mais um dos Encontros do Cesteh, consistirá na recepção de uma comitiva composta por sindicalistas paulistas e turcos com o objetivo de apresentar as experiências do Cesteh na área. Marcado para às 9 horas, na sala 32 do Centro, o evento contará com a participação do ex-presidente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Nilton Freitas e dos pesquisadores do Cesteh Fadel Vasconcellos e Augusto Pina. A moderação da atividade será do chefe do Laboratório de Toxicologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador, Leandro Vargas. A programação inclui também recepção e abertura, às 9 horas, com a chefe do Cesteh, Kátia Reis. O debate é aberto a todos os interessados e não necessita inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 17/05/2016 12:09:16
No momento em que o país está passando por uma crise democrática, o XI Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família debate se a saúde mental está em xeque ou em choque. Mas essa questão não serve apenas para aqueles envolvidos pela luta antimanicomial, uma vez que estamos vivendo um momento delicado, no qual a presidente eleita, Dilma Rousseff, foi afastada de suas funções, sendo chamado por muitos de "golpe de Estado". Essa foi uma das tônicas apresentadas por Hugo Fagundes, superintendente de Saúde Mental da Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, durante sua exposição. Para o palestrante, o SUS é o principal instrumento democrático e de justiça social do nosso país pós-Constituição de 1988. Entretanto, no novo cenário que se desenha com a mudança de gestão do Ministério da Saúde, as políticas de Saúde caminham sem o apoio necessário para a garantia de direitos à nossa população.
Notícia
Publicado em: 17/05/2016 11:14:36
A Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) criou um blog para possibilitar a exposição de ideias e opiniões de pesquisadores e docentes da área sobre a crise política vivida no país. O objetivo do espaço virtual é apoiar a construção de estratégias para o enfrentamento dos problemas que se evidenciam na atualidade e as relações do movimento sanitário com o governo provisório de Temer.
Notícia
Publicado em: 16/05/2016 16:47:33
Contrastes, divergências e paradoxos marcaram as apresentações do XI Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, que abordou o tema Contradições entre a expansão da Estratégia de Saúde da Família e o modelo assistencial. Para tanto, recebeu o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, e o pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense Aluísio Gomes. Segundo ressaltou Daniel, vivemos um tempo de debate bem menos intenso no que se refere ao modelo assistencial adotado. Conforme apontado por Aluísio, o fortalecimento da Atenção Primária como solução para a reordenação dos sistemas de saúde apresenta contradições na medida em que os discursos de universalização são, na realidade, dirigidos a uma atenção primária pouco resolutiva, voltada para pobres e fragmentada, ou seja, “a manifestação prática desse discurso é um contrassenso. Por isso, deve-se pensar sempre sobre qual atenção primária se está falando”, comentou.
Notícia
Publicado em: 16/05/2016 14:31:11
No dia 19 de maio, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Avaliação multicritério das condições de vida e morbimortalidade por Aids nas Regiões Administrativas do município do Rio de Janeiro, por Ana Paula da Cunha, a partir das 14 horas, na sala 502 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 16/05/2016 12:13:52
Na quinta-feira, 19 de maio, a Vice-Direção de Pesquisa e Inovação e o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) realizarão a primeira Oficina do Teias - Escola Manguinhos. Na ocasião, serão apresentados projetos desenvolvidos por pesquisadores da ENSP que possuem aplicação direta no território de Manguinhos por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Ao todo dez projetos serão expostos por seus respectivos coordenadores e acontecerá também uma breve contextualização do que é o Teias, seguida de uma apresentação sobre a Estratégia de Saúde da Família no território de Manguinhos enquanto lugar da pesquisa e uma videoconferência sobre Gestão do Conhecimento e Translação na Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. A oficina é o primeiro de três encontros que ocorrerão ao longo do ano. Neste primeiro momento a atividade é voltada apenas para profissionais e coordenadores. Posteriormente será realizada uma oficina aberta a todos os interessados para apresentação dos projetos contemplados.
Notícia
Publicado em: 16/05/2016 10:10:47
Mais uma edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP já está disponível on-line. A publicação traz como um dos destaques a nova rodada de treinamentos para o Sistema National Drug Control System (NDS), que está com inscrições abertas. O treinamento, que ocorrerá no dia 1 de junho, em Brasília, é voltado para profissionais de estabelecimentos que realizam importação e exportação de entorpecentes, psicotrópicos e precursores, conforme consta no Anexo I da RDC 62/2016. São 230 vagas para o treinamento, sendo possível a participação de até dois representantes por CNPJ de estabelecimento.