Busca do site
menu

Notícias: APPEnsp

3.128 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 23/06/2016 12:18:04
Com o objetivo de contribuir com a elaboração do Plano Estratégico de Saúde para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o pesquisador da ENSP Frederico Peres esteve em Lisboa, Portugal, para participar da reunião de avaliação do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (Pecs) e da construção de um novo plano - período 2016-2018. Na ocasião, foram definidas as diretrizes básicas e ações estratégicas voltadas para o campo da saúde e da saúde pública no conjunto de países membros da CPLP, incluindo o fortalecimento das redes estruturantes, das capacidades institucionais nacionais em saúde pública, do papel das redes estruturantes no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além da consolidação das ações de comunicação e informação entre os países membros e das estratégias para a governança e o financiamento das atividades do Pecs 2016-2018.
Notícia
Publicado em: 23/06/2016 12:05:47
Em mais uma edição, o dia de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, promovido pela parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública e a Usina Hidrelétrica Itaocara S.A, em apoio às Secretarias de Saúde da área de influência do empreendimento, agitou o Calçadão do Centenário, no Centro de Itaocara, na terça-feira, 14 de junho. O Espaço Interativo - dedicado a esclarecer e informar a população sobre a importância de manter o combate aos focos do mosquito durante todo o ano - foi visitado por quase 300 pessoas durante todo o dia.
Notícia
Publicado em: 23/06/2016 11:20:59
No dia 27 de junho, defesa de mestrado acadêmico em Saúde Pública e Meio Ambiente Avaliação da exposição ao mercúrio em comunidades ribeirinhas de Porto Velho, Rondônia, por Dennys de Souza Mourão, às 13h, na Sala 405 (ENSP).  
Notícia
Publicado em: 22/06/2016 17:05:16
O contexto concreto do estado do Rio de Janeiro, com sua desigual distribuição de benefícios entre pessoas e municípios, é o cenário da coletânea Saúde e Políticas Sociais no Rio de Janeiro, lançamento da Editora Fiocruz. Com números, entrevistas, análises históricas e institucionais, o objetivo do livro é tratar o tema das políticas sociais no Rio de Janeiro em duas perspectivas. "A primeira é a análise das políticas de saúde segundo a abordagem da gestão política, do papel do Poder Legislativo e da regionaliza­ção estadual. A segunda apresenta os desafios da gestão das políticas territoriais na ótica federativa, destacando o papel do governo estadual", contam as organizadoras da obra, a socióloga/cientista política Silvia Gerschman, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), e a economista Angela Moulin S. Penalva Santos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).  
Notícia
Publicado em: 22/06/2016 16:15:01
Os candidatos estrangeiros interessados nas vagas de mestrado e doutorado (2017) dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) podem se inscrever até dia o 18 de julho na Plataforma Siga Stricto Sensu. Tanto para o mestrado como para o doutorado, o candidato estrangeiro deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, o qual, posteriormente, deverá ser impresso, assinado, digitalizado e encaminhado, via correio eletrônico, com a documentação exigida na inscrição (essa última em formato PDF), para ceci@ensp.fiocruz.br contendo a área de concentração de seu interesse. O Programa de Saúde Pública oferecerá cinco vagas para o doutorado e até cinco vagas para o mestrado; já o Programa de Epidemiologia ofertará seis vagas para o doutorado e até sete vagas para o mestrado. 
Notícia
Publicado em: 22/06/2016 15:33:01
É difícil compreender como um pais do tamanho do Brasil, bonito por natureza e responsável por abrigar 12% da água doce do planeta, sofre com crises hídricas. As tradicionais secas no Nordeste, a concentração de rios caudalosos no Norte e a ocupação desordenada do solo no Sudeste contam parte da história, mas não toda. É preciso olhar também a relação que governos, empresas e sociedade, de um modo geral, têm com o nosso bem mais precioso: a água.
Notícia
Publicado em: 22/06/2016 12:31:27
A ENSP segue incentivando a agricultura familiar e a agroecologia com a realização quinzenal da Feira Agroecológica Josué de Castro, cujo objetivo é estimular o consumo de alimentos saudáveis, produtos da roça e da agricultura urbana. Como parte dos eventos que marcam o mês do Meio Ambiente na Escola, a feira, que acaba de completar dois anos, promoverá uma festa junina, no pátio da ENSP. A ação, além de aproximar consumidores e pequenos produtores rurais, incentiva a troca de conhecimento entre pesquisa acadêmica e saber popular. A festa junina contará com programação musical, teatro do imaginário e a exibição de curtas-metragens com temática ambiental. Assista, no Canal da ENSP no Youtube, a reportagem especial sobre a Feira Agroecológica Josué de Castro.
Notícia
Publicado em: 22/06/2016 11:39:19
A edição de terça-feira (21/6) do jornal O Globo ouviu a pesquisadora da ENSP Maria do Carmo Leal, coordenadora da pesquisa Nascer no Brasil, em reportagem que destacou a resolução do Conselho Federal de Medicina que veta a cesariana, a pedido da paciente, antes da 39ª semana de gestação. Na opinião da epidemiologista, a iniciativa é bem-vinda e poderá trazer impactos positivos para o bebê. Confira.
Notícia
Publicado em: 21/06/2016 17:21:54
Já estão disponíveis na Plataforma Sigass as chamadas para seleção pública 2017 dos candidatos estrangeiros para os Programas de Pós-graduação em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP. As inscrições terão início nesta quarta-feira (22/6), mas os candidatos já podem acessar a chamada com o cronograma, as áreas de concentração e as exigências para ingressar no mestrado e doutorado ENSP 2017.
Notícia
Publicado em: 21/06/2016 16:56:48
O Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, em parceria com o Núcleo de Bioética e Ética Aplicada (Nubea) da UFRJ, realizará um grande encontro para debater a questão do fim da vida e os desafios do cuidado. A discussão está marcada para os dias 28 e 29 de junho, acontecerá no auditório do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira da UFRJ e os interessados em participar devem se inscrever, pois as vagas são limitadas. O encontro terá uma conferência de abertura e três mesas-redondas que giram tem torno da temática central. 
Notícia
Publicado em: 21/06/2016 16:41:17
O Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio de uma resolução divulgada nesta segunda-feira (20/6), definiu critérios que permitem realizar cesáreas a pedido das pacientes somente a partir da 39ª semana de gestação. Até agora, a idade gestacional mínima para fazer o parto cirúrgico eletivo era 37 semanas de gravidez, e a nova determinação só será considerada quando não houver indicação médica que aponte a antecipação do parto. "A resolução é muito bem-vinda. A medida chega com bastante atraso em relação ao ocorrido nos Estados Unidos, que recomendaram esse procedimento anos atrás, logo quando registrado na literatura que bebês com 37 e 38 semanas ainda estão imaturos. Apesar de tardia, a resolução é muito bem-vinda para o bebê", ponderou Maria do Carmo Leal, pesquisadora da ENSP e coordenadora do estudo Nascer no Brasil.  
Notícia
Publicado em: 21/06/2016 13:16:55
De 2 a 6 de maio, foi realizada, na ENSP, a 11ª edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. O evento discutiu as consequências da atual conjuntura política do país e a possibilidade do retrocesso democrático e dos direitos dos cidadãos, bem como a formação do profissional de saúde, desafios das políticas de saneamento e saúde mental e expansão da Estratégia de Saúde da Família, além da tradicional formatura da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube.
Notícia
Publicado em: 21/06/2016 12:36:07
Na quarta-feira, 22 de junho, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública promoverá mais um encontro das Rodas de Conversa do Cesteh. Com o tema Regulação de substâncias químicas de uso industrial no Brasil, a atividade está marcada para as 12 horas, na sala 32 do Cesteh, e contará com a participação do pesquisador da Escola, Luiz Cláudio Meirelles. O encontro, aberto a todos os interessados, não necesista de inscrição prévia. 
Notícia
Publicado em: 20/06/2016 17:17:01
No dia 21 de junho acontecerá um encontro para celebrar 10 anos do Programa de Qualificação da Incorporação de Tecnologias em Saúde. A ideia é reunir todos os profissionais que já passaram pela formação oferecida pela ENSP e promover um grande debate sobre a eficiência do gasto público. O início do evento, que está marcado para as 13h, faz parte de uma das atividades do #OcupaSUS RJ e será realizado na sede do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. O Programa de Qualificação abrange os cursos de Gestão de Recursos Físicos e Tecnológicos (Refit) e Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde (Investidores). Com esta ação, a coordenadora do Programa e pesquisadora da ENSP, Luisa Pessôa, pretende reunir todos os ex-alunos e conversar sobre como a aprendizagem do Investidores e Refit contribuiu em seus processos de trabalho. Ela contou também que propôs a mesma estratégia para os ex-alunos de todo o Brasil. "A ideia é que se encontrem no mesmo dia e horário para debaterem o tema". 
Notícia
Publicado em: 20/06/2016 16:18:50
Em julho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por intermédio de uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de Favelas, iniciará projeto de extensão pioneiro, no qual seus discentes e da UFRJ poderão fazer estágio docente ministrando aulas no Prepara, Nem! - curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destinado à população LGBT moradora de favelas do Rio de Janeiro. As aulas gratuitas serão realizadas nas dependências da ENSP, e as alunas do curso usarão crachás com seus nomes sociais. “Com essa ação, pessoas Trans, Travestis, Lésbicas, Gays e Bissexuais em situação de vulnerabilidade social, estudarão em uma das maiores e melhores instituições de Saúde Pública da América Latina. Assim, a ENSP mostra todo seu pioneirismo ao abrir as portas para lutar contra o preconceito existente em nossa sociedade”, disse Monica Malta, pesquisadora da Escola, coordenadora de uma nova pesquisa na área e entusiasta do projeto.