Notícias: APPEnsp
3.128 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 20/06/2016 15:38:14
O Laboratorio Territorial de Manguinhos (LTM), espaço composto de pesquisadores da Fiocruz, moradores de Manguinhos, bolsistas e alunos de ensino médio, produz e divulga conhecimento sobre saúde, ambiente e políticas públicas desse território. O LTM nasceu do interesse de juntar ciência e cidadania para transformar as realidades urbanas complexas, repletas de injustiça social e ambiental. Diante do contexto de violência sofrido cotidianamente pelos moradores de territórios vulnerabilizados, o LTM se manifestou em apoio à luta dos moradores de favelas contra a violência dos aparatos de segurança do estado. Em nota, os membros do laboratório destacam: "Como trabalhadores da saúde coletiva e de uma instituição pública como a Fiocruz, temos o dever de nos posicionar solidariamente frente à permanência e agravamento da violência praticada pelos aparatos de segurança do estado nas favelas." O texto alerta para o genocídio praticado de forma contínua nas favelas do Rio de Janeiro e convida para o debate Segurança para quem?, com participação da sociedade civil, em especial moradores de favelas, autoridades governamentais, parlamentares e representantes de justiça, sobre violência e o modelo de segurança nas comunidades, na quinta-feira, 23 de junho, a partir das 13 horas.
Notícia
Publicado em: 20/06/2016 12:55:00
O Senado Federal aprovou, em 31 de maio de 2016, o Projeto de Lei de Conversão n. 9/2016, enviado para sanção presidencial. O projeto dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde quando verificada situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika, tendo contemplado, entre outras questões, inciso que propõe a utilização de aeronaves para dispersão de inseticidas para o controle vetorial. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) enviaram - em 8 de junho - um ofício conjunto solicitando ao Ministério da Saúde que recomende o veto presidencial ao inciso que incluiu esta proposta no projeto. A Fiocruz também ja se posicionou completamente contra a proposta - através de ofício - reforçando que a medida é ineficaz na eliminação de vetores, trazendo elevado perigo à saúde humana e ao meio ambiente. Em entrevista exclusiva a 'ENSP TV', o pesquisador da Luiz Claudio Meirelles falou sobre o assunto.
Notícia
Publicado em: 20/06/2016 10:19:00
A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP está disponível on-line. Um dos destaques da publicação é o documento aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária que irá orientar prescrição de fitoterápicos no Brasil. O Memento é um dos Compêndios da Farmacopeia Brasileira traz as informações que o profissional precisa para avaliar a necessidade de prescrição para o paciente e características botânicas de plantas medicinais.
Notícia
Publicado em: 17/06/2016 17:51:17
Na segunda-feira (20/6), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca promoverá uma assembleia com as vítimas do amianto no Rio de Janeiro. A atividade, que reunirá pesquisadores, advogados, familiares e membros do Ministério Público de Rio de Janeiro e São Paulo, discutirá a programação do Encontro Nacional e Internacional das Vítimas do Amianto, que será realizado em Campinas, entre 5 e 8 de outubro de 2016. Além de debater a situação do amianto hoje no país, o evento tem o propósito de cobrar, alertar e incentivar instituições de saúde, Ministério da Saúde e poder público a aprimorar a vigilância epidemiológica dos indivíduos expostos à substância. "A invisibilidade e o silêncio epidemiológico provocados pela exposição são indiscutíveis, mas essa situação só mudará com o banimento total da fibra. As instituições de saúde devem se comprometer a fazer uma busca ativa dos casos e cumprir aquilo que está determinado na legislação, que é a vigilância dos expostos", salientou a coordenadora da Rede Ban Asbestos para a América Latina, Fernanda Giannasi.
Notícia
Publicado em: 17/06/2016 16:52:13
Na quarta-feira, 22 de junho, a 7ª edição do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP em 2016 abordará A defesa do direito das pessoas privadas de liberdade à saúde: o papel do Ministério Público. O encontro terá a participação Érica Puppim, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Bernard Larouzé, professor da Sorbonne Universités de Paris, além das pesquisadoras da ENSP Maria Cecília Minayo e Alexandra Sanches. A sessão promoverá o lançamento do número temático da Revista Ciência & Saúde Coletiva, da Abrasco, sobre saúde nas prisões. O Ceensp, marcado para as 14 horas, no salão internacional da ENSP, será coordenado pela pesquisadora Maria do Carmo Leal (ENSP/Fiocruz). A atividade, aberta aos interessados, não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 17/06/2016 13:52:40
Um exemplo concreto, atual e urgente. O curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana terá uma aula aberta sobre a Caravana do Rio Doce, que percorreu os territórios atingidos pela tragédia-crime da Samarco-Vale-BHP durante o mês de abril. Marcelo Firpo, pesquisador do Cesteh, falará da sua experiência na caravana, que serviu não só para denunciar o crime socioambiental do rompimento da barragem de rejeitos em Mariana-MG, mas também para trocar conhecimentos com povos tradicionais que vivem às margens dos rios que formam a bacia do Rio Doce.
Notícia
Publicado em: 17/06/2016 13:01:28
Luiz Cláudio Meirelles, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), fala sobre uma proposta que está em discussão no Congresso que pretende incluir a pulverização aérea de agrotóxicos em áreas urbanas para o controle de vetores transmissores de doenças. A Fiocruz se posicionou completamente contra a proposta reforçando que a medida é ineficaz na eliminação de vetores, trazendo elevado perigo à saúde humana e ao meio ambiente.
Notícia
Publicado em: 17/06/2016 12:20:17
Estão disponíveis, no Canal da ENSP no Youtube, as apresentações do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, que teve como tema Resíduos de agrotóxicos nos alimentos e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), realizado em 25 de maio. A atividade buscou falar sobre a real situação do uso dos agrotóxicos no Brasil e o impacto do pesticida no consumo de água e dos alimentos. O Ceensp contou com a participação da professora do Departamento de Nutrição Social da UERJ e secretária executiva do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), Juliana Casemiro, do produtor de alimentos orgânicos Alcimar Espírito Santo e do pesquisador do Cesteh/ENSP, Luiz Cláudio Meirelles. O diretor da ENSP, Hermano Castro, coordenou o Centro de Estudos.
Notícia
Publicado em: 15/06/2016 16:01:16
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP, realizado em 27 de abril, debateu A atuação das vigilâncias do campo da saúde nas Olimpíadas de 2016. As apresentações do Ceensp já estão disponíveis on-line no Canal da ENSP no Youtube. A atividade teve a participação de Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Arnaldo Lassance, subsecretário de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa/RJ), e Rodolfo Nunes, representando a Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O evento foi coordenado por Vera Pepe, responsável pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP (Cecovisa).
Notícia
Publicado em: 15/06/2016 15:41:52
No dia 16 de junho, apresentação de dissertação de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública O padrão etário na dinâmica temporal da dengue no Brasil, por Rayane Cupolillo Ferreira, a partir das 14 horas, na sala 413 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 15/06/2016 15:09:52
Dando continuidade ao processo seletivo para o preenchimento de 150 vagas de níveis intermediário e superior, a Fundação Oswaldo Cruz publicou, nesta quarta-feira (15/6), o segundo edital público do certame, com oferta de dez vagas para o cargo de Especialista em Ciência e Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública. Pela primeira vez, a Fiocruz oferecerá reserva de cotas para negros e pardos. Além disso, o candidato poderá ser inscrever com seu nome social. O período de inscrição é de 4 de julho até 8 de agosto e o valor da inscrição é de R$ 250,00.
Notícia
Publicado em: 15/06/2016 13:23:03
O pesquisador Tatsuo Shubo participou ao vivo do programa Radioatividade, da Jovem Pan, no dia 3 de junho, ocasião em que comentou os principais problemas de saneamento do país. Na opinião do entrevistado, as políticas públicas na área de saneamento são obsoletas e precisam avançar no Brasil. A reportagem pode ser acessada a partir do 29º minuto.
Notícia
Publicado em: 14/06/2016 18:41:19
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) acaba de publicar resolução que estabelece critérios para a ocupação de cargo de diretor ou gerente de Unidade de Atenção Primária em Saúde, como Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família, a Resolução Nº 2964. A partir de agora, além da indicação, o profissional deve preencher, ao menos, quatro critérios de formação ou experiência comprovada dentre dez estabelecidos pela Secretaria. Entre eles, está a necessidade de conclusão do terceiro ano de residência (R3) em Gestão de Serviços de Saúde; ou ainda título de especialização, mestrado ou doutorado em áreas como Saúde da Família, Gestão em Saúde, Políticas Públicas e Saúde Pública. Segundo Helena Seidl, coordenadora da especialização em Gestão da Atenção Básica nos moldes da Residência da ENSP, "a resolução valoriza o nosso empenho em formar gestores para o SUS, para a gestão municipal e nos mobiliza a continuar". Esta residência está em sua sétima turma e já formou mais de 35 profissionais. Destes, cerca de 80% atuam na gestão municipal da saúde.
Notícia
Publicado em: 14/06/2016 17:20:50
A Fundação Oswaldo Cruz publicou, na terça-feira (14/6), o primeiro edital do concurso público para preenchimento de 150 vagas de níveis intermediário e superior. O edital publicado oferta 21 vagas para o cargo de Assistente Técnico em Gestão de Saúde. Pela primeira vez, a Fiocruz oferecerá reserva de cotas para negros e pardos. O período de inscrição é de 4/7 até 8/8 e o valor da inscrição é de R$ 70,00. As 21 vagas de nível intermediário serão divididas entre as unidades da Fiocruz no país, sendo 14 para o Rio de Janeiro, duas para Manaus, uma para Belo Horizonte, uma para Brasília, uma para Curitiba, uma para Recife e uma para Salvador.
Notícia
Publicado em: 14/06/2016 17:00:45
Já estão disponíveis em inglês, francês e espanhol os vídeos de recepção dos alunos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Produzidos pelo Núcleo Audiovisual da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP/Fiocruz, os vídeos podem ser acessados no Canal da ENSP no Youtube.