Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.788 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 25/09/2017 15:59:04
Há dois anos, os Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) pediram ao secretário geral da entidade que preparasse um informe sobre a globalização e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, por acreditar que, embora a globalização pudesse ter contribuído para algum crescimento econômico, certamente não havia cumprido sua promessa de fomentar um crescimento equitativo, nem um desenvolvimento sustentável em escala universal. A resposta da Secretaria Geral chegou agora, na forma do documento Cumplir la promesa de la globalización: promover el desarrollo sostenible en un mundo interconectado, para ser apreciado na 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas, reunida neste mês de setembro de 2017, na sede da organização, em Nova York.
Notícia
Publicado em: 22/09/2017 14:28:36
Na segunda-feira, 25 de setembro, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) realizará a Conferência livre de Vigilância em Saúde. A atividade será preparatória para a 1º Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que acontecerá de 21 a 24 de novembro deste ano, em Brasília. O evento, marcado para às 13h30, no auditório térreo da ENSP é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia. Para a discussão, a Conferência livre contará com a participação de Jorge Sayde, da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde e de Fernando Pigatto, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A coordenação da atividade fica a cargo das pesquisadoras do Cesteh/ENSP Ana Maria Braga e Simone Oliveira.  
Notícia
Publicado em: 22/09/2017 08:09:21
Em ensaio publicado no Cadernos de Saúde Pública, os pesquisadores Luis David Castiel e Paulo Roberto Vasconcellos-Silva, da ENSP; e Danielle Ribeiro de Moraes, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, problematizam a abordagem dominante da comunicação dos riscos em saúde. O estudo acessa e toma para análise conteúdos provenientes tanto de autores que se apresentam como especialistas na área de comunicação de riscos, quanto de sequências de mídia audiovisual de amplo acesso. "Enquanto parece se configurar uma área de mediação entre expertos e leigos, potencial geradora de inovação tecnológica e de mercadorias passíveis de serem consumidas, a comunicação de riscos em saúde ocupa um lugar biopolítico de reforço da culpabilização dos indivíduos e de propostas individualizantes de evitação dos riscos", dizem. Segundo os autores, o apagamento dos contextos em que ocorrem as exposições ao risco alimenta e é alimentado pela conjuntura neoliberal em que vivemos.
Notícia
Publicado em: 21/09/2017 16:09:37
Nesta sexta-feira (22/9), o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Luciano Toledo será homenageado durante a solenidade especial de comemoração dos 23 anos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). A sessão, que também marca o Ano Oswaldo Cruz (100 anos de falecimento do médico, sanitarista e pesquisador Oswaldo Cruz), é uma iniciativa do deputado Luiz Castro (Rede/AM) e foi aprovada por unanimidade pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Toledo foi assessor do Escritório Técnico Regional da Fiocruz na Amazônia (ETA) e, posteriormente, diretor do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (CPqLMD). "Após uma vida inteira de trabalho na Fiocruz, é um privilégio ter deixado minha contribuição para a permanência de uma unidade da Fiocruz na Amazônia e ter participado das discussões sobre a importância do ambiente enquanto um fator de regulação de condições de vida e saúde", afirmou o pesquisador.
Notícia
Publicado em: 21/09/2017 15:23:37
Uma edição especial Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP marcou as comemorações pelos 63 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, realizadas de 4 a 6 de setembro. Com o tema Experiências em Assistência Farmacêutica no Brasil e na América do Sul, o Ceensp foi organizado em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, e contou com a participação do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Ferreira dos Santos, e da diretora do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), Carina Vance. O ex-diretor da ENSP e pesquisador do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF), Jorge Bermudez, foi o coordenador do debate. Na ocasião foi lançado o número temático da Revista Ciência & Saúde Coletiva Assistência Farmacêutica e Acesso a Medicamentos. Acesse a seção 63 Anos ENSP e saiba mais sobre tudo que rolou no aniversário da Escola.
Notícia
Publicado em: 21/09/2017 14:41:11
Menos de 5% dos países atingiriam, até 2030, os objetivos de redução de suicídios, mortes em acidentes de trânsito e obesidade infantil, e só 7% poderiam eliminar novas infecções com o HIV, segundo o estudo publicado na revista médica The Lancet. Quanto à tuberculose, nenhum país está em vias de uma erradicação de novas infecções. Por outro lado, mais de 60% dos países avaliados podem alcançar as metas de redução da mortalidade infantil, neonatal e materna, e de eliminação da malária. Apenas 20% das 37 metas de saúde estabelecidas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU adotados em 2015 são suscetíveis de serem cumpridas, segundo os autores. Estes destacam uma desigualdade considerável nas projeções para 2030: os países com rendas altas alcançariam 38% das metas, e os com rendas baixas, 3%.
Notícia
Publicado em: 21/09/2017 14:27:14
No dia 29 de setembro, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Integração do Laboratório de Saúde Pública ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, por Rosane Gomes Alves Lopes, a partir das 9h30, na sala 406 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 21/09/2017 12:48:45
O Serviço de Gestão da Qualidade (SGQ) em parceria com o Serviço de Gestão Sustentável (SGS) divulga o Processo de Descontaminação de Resíduos dos Laboratórios e Ambulatórios da Escola. Tal processo se refere ao tratamento prévio dos resíduos infectantes, que deve ser realizado antes da disposição para coleta externa e destinação final, segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 306, de 7 de dezembro de 2004.
Notícia
Publicado em: 20/09/2017 14:25:23
Uma pesquisa inédita realizada pela Fiocruz e mais cinco centros de pesquisa do país revela que indivíduos que moram em vizinhanças mais segregadas economicamente - locais com maior concentração de responsáveis pelo domicílio com renda menor do que 3 salários mínimos -  têm 26% mais chance de apresentarem hipertensão e 50% mais de desenvolverem diabetes, comparados a pessoas que residem em áreas menos segregadas. O estudo foi publicado na edição de agosto da Social Science & Medicine, uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo.  
Notícia
Publicado em: 20/09/2017 14:09:38
De norte a sul do Brasil, mais de duas mil barragens já foram construídas e aproximadamente um milhão de pessoas foram expulsas de suas casas pela desapropriação de terras e impactos ambientais provocados pela construção. Desse total de pessoas atingidas, pelo menos 70% sequer recebeu algum tipo de indenização das empresas ou do Estado. Quando se leva em consideração a situação das mulheres, os danos são maiores: assédio, prostituição, estupros e uma série de preconceitos acompanham as violações de direitos que a construção do empreendimento e a chegada dos operários para as obras trazem. Com o intuito de dar luz a um tema que só teve visibilidade após o maior desastre ambiental do país - mas que acontece em pequenas proporções frequentemente em diversas cidades do interior -, o Departamento Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP promoverá a sessão As violações de direitos humanos e resistência das mulheres atingidas por barragens, do Centro de Estudos Giuliano Suassuna. O evento acontece nesta quinta-feira, (21/9), às 13 horas, no salão internacional da ENSP, e é aberto ao público.
Notícia
Publicado em: 20/09/2017 12:41:47
Querido e reconhecido por gerações de alunos e pesquisadores da Saúde Pública, o professor Paulo Sabroza foi homenageado no encerramento do aniversário de 63 anos da ENSP. O evento foi apresentado pelo pesquisador Luciano Toledo, amigo pessoal de Sabroza e coordenador do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (LabMep), uma das tantas iniciativas que contaram com a experiência e conhecimentos de Paulo Sabroza para sua realização. A homenagem contou com a participação de Hermano Castro, diretor da ENSP, da presidente da Fiocruz,  Nísia Trindade e com muitosm amigos, parceiros de trabalho e parentes do pesquisador. Paulo Sabroza recebeu uma placa com um "S" de saúde, em que se lê também a frase "Sanear o Brasil é povoá-lo, é enriquecê-lo, é moraliza-lo", cunhada por Belisário Pena e muito querida pelo homenageado. Também foi apresentado um vídeo que fala de sua história e das características que fizeram seu pensamento ser tão marcante no campo da Saúde Pública.
Notícia
Publicado em: 19/09/2017 17:29:21
Um estudo publicado no Journal of Community Medicine & Health Education, em 2015, sobre os Desafios da Organização da Rede de Atenção ao Idoso no Brasil foi tema, no dia dia 12 de setembro, da sessão cientifica apresentada pela pesquisadora Luisa Regina Pessoa, do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 19/09/2017 16:07:13
Os impactos da Reforma Trabalhista na proteção social, saúde e organização dos trabalhadores vêm pautando uma série de discussões na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Na semana comemorativa do aniversário de 63 anos, não foi diferente. A instituição reuniu diversos especialistas para aprofundar o tema e debater a sequência de desmontes nas áreas de saúde, educação e direitos. "A iniciativa de realizar essa mesa vai ao encontro das ações da ENSP de se abrir, ou seja, construir novos espaços institucionais, sair dos muros da saúde pública. Não há como falar de saúde sem vinculá-la à realidade dos trabalhadores e da população mais pobre", argumentou o pesquisador José Augusto Pina, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador.
Notícia
Publicado em: 19/09/2017 14:31:16
Estão abertas as inscrições para a segunda chamada do Prêmio Fiocruz-Servier, na categoria neuroinflamação e distúrbios de neurodesenvolvimento. O prazo vai até o dia 12/1/2018. Poderão se candidatar laboratórios, instituições de pesquisa e universidades. O prêmio será de 120 mil euros em três anos (20 mil no primeiro ano e 50 mil para cada um dos dois anos seguintes).
Notícia
Publicado em: 18/09/2017 17:38:21
Em 2017, no Ano Oswaldo Cruz, a edição do Fiocruz pra Você abriu espaço em sua programação para a defesa da paz e da cidadania. No final da manhã deste sábado (16/9), um ato realizado na frente do Castelo Mourisco da Fiocruz, em Manguinhos (RJ), reuniu representantes do poder público, de movimentos sociais e do terceiro setor, entre outros, com dois objetivos: promover a paz e homenagear um de seus grandes defensores, Herbert de Souza, o Betinho, cujo falecimento completou 20 anos em agosto. Em praticamente todos os discursos esteve presente a ideia de que o único caminho para o combate à violência é a promoção de direitos sociais e da cidadania, como tanto fez o sociólogo e ativista criador da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.