Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.788 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 24/08/2017 14:25:48
Centenas de pessoas participaram da Caminhada da Paz com Garantia de Direitos, no último domingo (20/8), na Rua Leopoldo Bulhões, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Conhecida como “Faixa de Gaza”, a região acumula registros de confronto entre polícia e traficantes, e margeia grande parte das 15 comunidades do Complexo de Manguinhos. O evento, que desde a primeira edição, em 2005, conta com apoio da Fiocruz, sofreu diversas modificações na programação, correndo o risco de cancelamento, em função das operações policiais que vinham ocorrendo na região. Parlamentares, imprensa nacional e internacional e coletivos de mídia independente acompanharam a manifestação.  
Notícia
Publicado em: 23/08/2017 16:48:44
"Enquanto na população em geral a incidência de tuberculose é de 37 casos por 100 mil habitantes - o que faz do Brasil um dos 20 países com alta carga da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) -, entre os detentos, essa taxa sobe para 2.000 casos por 100 mil, apontam dados de 2015 do Ministério da Saúde. A incidência de tuberculose entre os encarcerados é 54 vezes maior que na população em geral". Assunto foi tema da reportagem Presídios são fábricas de tuberculose, publicada pelo Projeto Colabora, na terça-feira (22/8). Nela, a repórter Liana Melo ouviu a pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da ENSP/Fiocruz, Margareth Dalcolmo, e o coordenador do Observatório Tuberculose Brasil, Carlos Basília, sobre a elevada incidência da doença nas prisões.
Notícia
Publicado em: 23/08/2017 14:14:43
Na próxima semana, a Escola Nacional de Saúde Pública promoverá duas sessões do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos. A primeira, na quarta-feira, 30 de agosto, às 14 horas, terá como tema os Desafios e caminhos de implementação do Programa de Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária na área de alimentos. Coordenado pela pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Rosana Magalhães, o evento será mantido com a paralisação dos servidores da Fiocruz e terá participação de Daniela Macedo Jorge, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Juliana Casemiro, secretária executiva do Fórum de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; e Rosangela Pezza Cintrão, pesquisadora autônoma. A segunda sessão do Centro de Estudos está marcada para quinta-feira, 31 de agosto, às 15 horas, e receberá o professor da Universidade de Paris, Daniel Borrillo, para a palestra Apresentação crítica do regime jurídico de bioética da França. A atividade, coordenada pelo pesquisador da Escola Sergio Rego será realizada por meio da parceria entre o Comitê de Ética da ENSP e o Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS). As sessões do Ceensp são abertas ao público, não necessitam de inscrição prévia e acontecerão no salão internacional da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 23/08/2017 14:10:50
Em razão da participação da equipe do Serviço de Gestão Acadêmica no Fórum de Secretarias Acadêmicas da Fiocruz, nesta 6ªfeira, dia 25 de agosto, o expediente do setor localizado nos prédios Torres Homem e Ernani Braga (principal da ENSP) terá início a partir das 14h. 
Notícia
Publicado em: 23/08/2017 12:33:07
O Curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalítica, desenvolvido pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), promoverá nesta quinta-feira, 24 de agosto, a aula aberta A morte pode esperar? Suicídio, psicanálise e saúde pública, a partir das 9h30, no salão internacional da ENSP. A atividade contará com a apresentação da coordenadora do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio, Soraya Carvalho. O evento é aberto ao público e não necessita de inscrição previa. A coordenação da atividade é da pesquisadora do Cesteh/ENSP, Clarisse Gatto, também coordenadora do Curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalítica. 
Notícia
Publicado em: 23/08/2017 12:19:51
Pós-graduandos da Fiocruz, bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizaram nesta terça-feira (22/8) uma paralisação em protesto à política de contingenciamento de gastos, que os afeta diretamente. Com faixas e cartazes, os estudantes caminharam pelo campus de Manguinhos da instituição e fizeram um ato em frente ao Castelo Mourisco.
Notícia
Publicado em: 22/08/2017 14:05:00
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), por intermédio do Grupo de Pesquisa Sintheses (Cesteh/UFRJ/UFF/Uerj), realizará nesta quarta-feira, 23 de agosto, a aula aberta TeorizAção sobre a ação: razão, sentido, e práxis em tempos sombrios. A atividade, marcada para às 9h30, na sala 32 do Cesteh, contará com a participação do professor do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), André Luiz Mendonça. A aula é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. 
Notícia
Publicado em: 22/08/2017 12:20:55
O expressivo aumento do uso de psicofármacos (antidepressivos, antipsicóticos e ansiolíticos), ao longo das últimas décadas, conduz a uma indagação: se essas drogas, supostamente eficazes, vêm sendo cada vez mais consumidas, por que aumentam os registros de transtornos mentais? A busca por uma resposta resultou no livro Anatomia de uma epidemia - Pílulas mágicas, drogas psiquiátricas e o aumento assombroso da doença mental (Editora Fiocruz), do jornalista americano Robert Whitaker, que tem prefácio dos pesquisadores Paulo Amarante e Fernando Freitas, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Laps/Ensp/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 21/08/2017 11:07:09
Setenta e cinco países do mundo já baniram o amianto por ser uma substância extremamente tóxica e cancerígena. A lista inclui a União Europeia e países vizinhos como Chile, Argentina e Uruguai. No Brasil, o amianto popularizou-se graças à fabricação de telhas, caixas d'água e uma numerosa lista de produtos que vão das pastilhas de freio a roupas que protegem do fogo. Mas a prosperidade dessa indústria por aqui começou a ruir diante das evidências - confirmadas pela Organização Mundial da Saúde - de que o amianto é cancerígeno em todas as suas variações geológicas e que não há meios de se promover o uso 100% seguro da fibra. 
Notícia
Publicado em: 18/08/2017 15:11:57
De 28 a 31 de agosto, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, da ENSP/Fiocruz, celebrará 50 anos de atuação em Manguinhos. A semana comemorativa renderá homenagens a muitos colaboradores e ex-dirigentes, promoverá exposições, rodas de conversa, ações de promoção da saúde e atividades culturais, não só para contar sua história passada, mas também como ocasião de reafirmar seu compromisso com a saúde pública e o território de Manguinhos através do Ensino, do Cuidado e da Pesquisa. “No momento atual, a semana comemorativa é mais uma oportunidade de manifestar resistência aos constantes ataques às políticas públicas, ao desmonte do Sistema Único de Saúde e à violência social presente no território. Violência que atinge a todos, moradores, trabalhadores e estudantes”, admitiu Eliane Vianna, chefe do CSEGSF/ENSP/Fiocruz. Na segunda-feira, 28 de agosto, haverá um grande Ato em defesa da paz e da garantia de direitos em Manguinhos, antecedendo a abertura solene da atividade. O Centro de Saúde convida todos a participarem do Ato. Uma carta de indignação, escrita pela médica Celina Boga, representa o sentimento de trabalhadores e usuários do Centro de Saúde sobre a violência vivida no território de Manguinhos. Leia a carta aqui e participe do Ato. 
Notícia
Publicado em: 18/08/2017 13:19:23
Conforme deliberação de assembleia conjunta realizada pela Presidência da Fiocruz, Associação de Pós-Graduandos e Asfoc, na última terça-feira, 15 de agosto, o alunos de pós-graduação da instituição vão realizar uma paralisação no dia 22 de agosto. A programação inclui debate, confecção de cartazes e caminha pelo campi da Fiocruz. Participe.
Notícia
Publicado em: 18/08/2017 12:56:28
Um estudo inédito no Brasil está sendo conduzido pelo Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids do INI (LaPClinAIDS) para avaliar o grau de proteção e de segurança da vacina da febre amarela em pacientes vivendo com HIV. Com este objetivo a equipe do LaPClinAIDS está recrutando 100 voluntários não portadores do vírus HIV e que nunca se vacinaram contra febre amarela, para servir de grupo controle. Conduzido pelos pesquisadores Lara Coelho (INI), Beatriz Grinsztejn (INI) e Luiz Camacho, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), a pesquisa YF-HIV - Imunogenicidade e segurança da vacina de Febre Amarela em pacientes infectados pelo HIV conta com a participação de Biomanguinhos e do Instituto Oswaldo Cruz, além de ter o apoio do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde (DEVIT/MS).
Notícia
Publicado em: 18/08/2017 11:01:35
O prazo para submissão de artigos científicos no I Webcongresso Internacional de Direito Sanitário foi prorrogado até o dia 15 de outubro. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2017 e é promovido pela Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Direito Sanitário (Prodisa), em parceria com a Associação Lusófona de Direitos da Saúde (Aldis).
Notícia
Publicado em: 17/08/2017 15:12:21
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) diz sim a vida, e não ao amianto, e apoia a carta aberta da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e Tratabalhadora (ABRASTT) aos excelentíssimos senhor ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que votam nesta quinta-feira, 17 de agosto, a favor ou contra o banimento definitivo do amianto crisotila, em todo o território nacional. A carta, assinada também pela Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) e Associação Nacional de Medicina do Traabalho (ANAMT), conclama aos Ministros do STF a se posicionarem e votarem em defesa da vida e do meio ambiente. Leia a carta na íntegra.  
Notícia
Publicado em: 17/08/2017 11:55:50
O secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo Ricardo Oliveira e o chefe do Núcleo de Educação e Formação em Saúde da Secretaria de Saúde (Sesa), Andrey Luiz Mozzer, estiveram na Fiocruz, na sexta-feira, 11 de agosto, acompanhados pela presidente da fundação, Nísia Trindade Lima, e pelo diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Hermano Castro, buscando ideias para a implantação da Escola de Saúde Pública do Espírito Santo e a implantação do mestrado profissional em Vigilância em Saúde no Estado. A previsão para o início da turma e a elaboração do Termo de Cooperação Técnica entre a Sesa, o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e a ENSP, visando subsidiar o projeto de criação da ESP-ES, é até o final do ano. Hermano Castro, comenta a importância da cooperação na formação de quadros para o sistema único de saúde do Espírito Santo.