Busca do site
menu

Notícias: APPEnsp

3.128 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 31/01/2018 11:56:33
Em clima fraterno e com o olhar voltado para a produção social do conhecimento, a segunda reunião da Comissão Científica do 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva aconteceu na capital carioca entre 14 e 15 de dezembro e encarou a tarefa de analisar as mais de 400 propostas de  atividades científicas e definir os critérios de avaliação para os resumos submetidos ao Congresso, que acontecerá entre 26 e 29 de julho, no Rio de Janeiro. Ao final, a sensação de dois dias produtivos e a definição dos primeiros contornos do Abrascão 2018, num desenho de programação que reafirma a missão da Abrasco em fortalecer a Saúde Coletiva, tanto nos aspectos teóricos como nas práticas de saúde, visando o aprimoramento da comunidade acadêmica e a capacidade de formulação de políticas públicas de saúde, educação e ciência e tecnologia para o enfrentamento dos problemas da população brasileira. 
Notícia
Publicado em: 30/01/2018 15:59:37
Uma das matérias de destaque da revista Radis de janeiro de 2018, produzida pelos jornalistas Bruno Dominguez e Elisa Batalha, abordou o aumento de diagnósticos de transtornos psiquiátricos e o uso massivo de medicamentos que ameaçam a autonomia e o direito à singularidade. É o caso da  americana Laura Delano que viaja o mundo contando sua história para explicar os efeitos da padronização, patologização e medicalização da vida. Ela esteve no Brasil entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro para participar do seminário “A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: Causas, Danos e Alternativas”, realizado na ENSP. Ela está há sete anos sem tomar nenhum dos 19 medicamentos prescritos para os vários transtornos mentais “incuráveis”, diagnosticados ao longo de sua jornada pelo sistema de saúde mental norte-americano. “Não estou aqui para dizer que médicos psiquiatras ou medicamentos são maus, mas para dizer que a sociedade está construída em cima de histórias poderosas que moldam o sentido da nossa existência — e algumas dessas histórias estão nos ferindo”, ressalva. 
Notícia
Publicado em: 30/01/2018 15:12:30
Novos desenvolvimentos científicos, apoio comunitário e vacina são recursos urgentes para deter o avanço da tuberculose. No número 184, de janeiro de 2018, a Revista Radis traz a reportagem Corrida contra o tempo. A reportagem aponta que associada à pobreza e miséria extrema, a tuberculose atinge em maior número pessoas que vivem em classes sociais desfavorecidas. Agora, os pesquisadores observam que ela já avança sobre outras camadas da população. Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que foram notificados mais de 10 milhões de novos casos em 2015, e 1,5 milhão de pessoas morreram.  Os dados mostram que, em sua maioria, a tuberculose mata moradores de países em desenvolvimento. Leia a reportagem completa. 
Notícia
Publicado em: 30/01/2018 12:34:37
Há exatamente um ano a Associação Brasileira de Saúde Coletiva divulgou a Carta aberta Abrasco sobre a Febre Amarela no Brasil, assinada por esta entidade e mais seis instituições do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira onde apelava para que o Ministério da Saúde, dentro de seu papel constitucional, organizasse e coordenasse o combate à Febre Amarela, mobilizando e integrando ações dos estados, municípios, centros de pesquisa, universidades e meios de comunicação. 12 meses depois, a Abrasco dirige-se novamente às autoridades sanitárias do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais e Municipais de saúde e à sociedade brasileira para fazer o alerta: a ameaça da urbanização da Febre Amarela nos obriga a definir políticas de curto e médio prazo para prevenir futuros surtos. Leia a carta na íntegra. 
Notícia
Publicado em: 30/01/2018 12:13:08
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) criou uma seção especial para divulgar as últimas notícias sobre o 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018), acesse o banner na página principal do Portal ENSP e saiba mais.
Notícia
Publicado em: 29/01/2018 18:07:45
O Ministério da Saúde reforça a orientação de vacinação contra a febre amarela para todos os viajantes que irão visitar alguma área de recomendação de vacina. Para garantir a proteção, a dose deve ser aplicada com, pelo menos, 10 dias de antecedência à viagem, tempo necessário para o organismo produzir os anticorpos contra a doença. Integram a Área com Recomendação de Vacinação cidades de 20 estados e o Distrito Federal. Para quem vai se deslocar no período do Carnaval para uma dessas áreas, a recomendação é buscar a imunização até o fim de janeiro. 
Notícia
Publicado em: 29/01/2018 17:51:16
Para os moradores de Rio das Pedras, comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro, o acesso à rede pública de saúde é permeado por diferentes barreiras e experiências negativas. Os moradores apontaram a incapacidade dos profissionais de saúde de lidar de forma compassiva com a população como um dos principais problemas. Esse e outros dados, coletados em entrevistas qualitativas conduzidas durante investigação da ENSP, foram publicados em janeiro no periódico Qualitative Health Research. A pesquisadora da ENSP Débora Castiglione, a epidemiologista Gina Lovasi, da Drexel University (EUA), e a pesquisadora do Procc/Fiocruz Marília Sá Carvalho analisaram informações obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com 14 adultos da comunidade carioca. O objetivo da investigação foi caracterizar o acesso aos serviços de saúde e entender como os participantes eram atendidos nas unidades e quais as percepções deles sobre esse atendimento.
Notícia
Publicado em: 29/01/2018 17:35:29
"A tecnologia que usamos é dos anos 1930, basicamente desenvolvida por Max Theiler, que recebeu o Nobel de Medicina e Fisiologia de 1951 por esse trabalho", disse o diretor do Instituto Evandro Chagas, Dr. Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, que é membro do Yellow Fever Advisory Committee e do Strategic Advisory Group of Experts (Sage) em vacina de febre amarela, ambos da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Notícia
Publicado em: 29/01/2018 16:32:02
A cientista social Maria Cecília Minayo, coordenadora científica do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) falou sobre o sobre o recrudescimento da violência pública no Brasil, indicado por dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2017, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os  números mostram a elevação de taxas de violência em vários pontos do país e, segundo Minayo, não são surpreendentes, já que o Brasil carece de uma política nacional de segurança pública que possa garantir a queda continuada dessas estatísticas.
Notícia
Publicado em: 29/01/2018 11:18:52
Em debate sobre a preparação para a Reunião de Alto Nível da ONU sobre Tuberculose, o Brasil proferiu, em iniciativa inédita, uma intervenção conjunta dos países do Brics durante a 142ª Sessão do Conselho Executivo da OMS, que aconteceu de 22 a 27 de janeiro, em Genbra, e teve a participação do Ministério da Saúde. 
Notícia
Publicado em: 29/01/2018 11:06:38
Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), em parceria com o Instituto de Biologia do Exército, apontou que a utilização da vacina de febre amarela em doses reduzidas não altera a eficácia da mesma em indivíduos adultos, mesmo quando a quantidade de antígenos é quase 50 vezes inferior à presente nas doses utilizadas atualmente. Para chegar à conclusão, 900 homens com idade média de 19 anos foram divididos em seis grupos e receberam vacinas com diferentes quantidades do antígeno: a padrão e as reduzidas em cerca de três; nove; 50; 150 e 900 vezes. 
Notícia
Publicado em: 26/01/2018 13:01:26
A primeira edição de 2018 da revista Ciência e Saúde Coletiva (vol.23 n.1) está disponível on-line e aborda como tema a situação atual da investigação qualitativa. Os pesquisadores portugueses Catarina Brandão, Jaime Ribeiro e António Pedro Costa, que assinam o editorial, consideram que  a comunidade científica reconhece cada vez mais a importância de integrar a perspetiva qualitativa nos processos de investigação, de modo a produzir conhecimento holístico e útil sobre a complexidade da experiência humana. “A investigação qualitativa tem preocupações sociais e dá destaque aos interesses de atores sociais. Dá voz às pessoas, à sociedade, muitas vezes a grupos minoritários, explicitando como processos são vividos e os significados que lhes são atribuídos. Esta premissa central é, cada vez mais, entendida enquanto uma mais-valia, avançando-se assim para além da hegemonia do paradigma quantitativo na investigação”, observam. 
Notícia
Publicado em: 26/01/2018 12:58:20
O Brasil iniciou na quinta-feira, 25 de janeiro, uma campanha de imunização com doses fracionadas da vacina contra febre amarela em 69 municípios dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. O plano estratégico de vacinação brasileiro foi elaborado com a participação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta será a maior campanha do mundo com vacinas fracionadas contra a febre amarela. Ao todo, 23,8 milhões de pessoas deverão ser vacinadas durante a campanha, nos municípios que adotarão a estratégia de fracionamento. No estado de São Paulo, a expectativa é vacinar cerca de 10,3 milhões de pessoas e, no estado do Rio de Janeiro, um total de 10 milhões. O estado da Bahia, que inicia a vacinação em oito municípios no dia 19 de fevereiro, terá público-alvo de 3,3 milhões de pessoas.
Notícia
Publicado em: 26/01/2018 12:46:09
Pesquisadores da Fiocruz estiveram ao vivo, no Facebook oficial da instituição, na tarde de quinta-feira (25/1), para esclarecer as principais dúvidas em relação à transmissão e à prevenção da febre amarela. Ao longo da transmissão ao vivo, foram contabilizados mais de 30 mil acessos, 1,3 mil compartilhamentos e cerca de 800 comentários. Na ocasião estiveram presentes os pesquisadores da Fundação, Rivaldo Venâncio, coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz; Ricardo Lourenço, chefe do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz; e André Siqueira, médico infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI). Confira o vídeo na íntegra. 
Notícia
Publicado em: 25/01/2018 17:20:11
A 9ª Conferência-Luso Brasileira de Acesso Aberto (ConfOA) regressa a Lisboa em 2018. Este ano, a instituição que irá acolher a ConfOA é o ISCTE-IUL, uma prestigiada instituição universitária portuguesa, com uma já longa atividade no domínio do Acesso Aberto. A 9º Conferência-Luso Brasileira de Acesso Aberto vai acontecer nos dias 2 e 3 de outubro (com workshops pós-conferência previstos para 4 de outubro), no campus do ISCTE-IUL, no centro de Lisboa.