Busca do site
menu

Notícias: APPEnsp

3.128 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 21/11/2017 13:07:06
No dia 29 de novembro, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública, Análise socioeconômica do território da piscicultura e da malária em Mâncio Lima, Acre, por  Mário Ribeiro Alves, a partir das 9 horas, na sala 413 do prédio da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 21/11/2017 10:30:02
A Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD) realizou a Oficina Pedagógica de Formação de Tutores do Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola, no âmbito da parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB - MEC). O curso constitui-se como a segunda etapa do processo de seleção de tutores para a formação e os candidatos a tutores possuem inserção na Educação Básica, além de experiência em tutorias em EAD. Ao todo, foram 30 candidatos, dos quais 21 foram selecionados como efetivos e 10 como suplentes.   
Notícia
Publicado em: 17/11/2017 15:45:04
Experiências viáveis e seguras de desmedicalização psiquiátricas foi o tema em debate no último dia de atividades do seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: Causas, Consequências e Alternativas, realizado, na ENSP/Fiocruz, durante três dias (30 e 31/10 e 1º/11), e que contou com a participação de diversos palestrantes nacionais e internacionais detentores de experiências e evidências científicas concretas de alternativas viáveis e seguras à desmedicalização. Coordenada por Francisco Netto, coordenador executivo do Programa Álcool, Crack e outras Drogas (PACD) da Fiocruz, a mesa contou com a participação de três grandes nomes: Robert Whitaker, Laura Delano e Jaakko Seikkula. O evento internacional teve coordenação do pesquisador Paulo Amarante, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP/Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 17/11/2017 14:44:32
No dia 21 de novembro, defesa d tese de doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva Reflexões bioética sobre o morrer na vigência do paradigma biotecnocientífico nas UTIs, por João Andrade Leal Sales Júnior, a partir das 13 horas, na sala 406 do prédio da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 17/11/2017 14:25:29
Há 63 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realiza pesquisas na área de saúde pública, abre caminhos para inovação e produz grande volume de conhecimentos. Entretanto, com o passar do tempo, alguns documentos de pesquisa e da história da saúde pública podem se degradar, desaparecer ou até mesmo caírem no esquecimento, o que gera prejuízos imensuráveis para a memória da instituição e da saúde brasileira. Ciente dessa situação, a Escola, em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz (COC), criou o projeto Memórias ENSP. A iniciativa se contrapõe a esse processo negativo e promove esforços para identificar, preservar e divulgar documentos resultantes das pesquisas realizadas nos centros e departamentos da instituição.
Notícia
Publicado em: 17/11/2017 12:30:20
Dedicada há mais de seis décadas à formação profissional em saúde, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, formulação de políticas públicas e prestação de serviços de referência em saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz não poderia ficar imune à crise da saúde no Rio de Janeiro. Demissões, salários atrasados, falta de insumos, medicamentos, exames complementares e a ausência de contratos de manutenção e limpeza são alguns dos exemplos que expõem a situação vivida pelos cariocas. Diante disso, nesta quinta-feira, 23 de novembro, a ENSP/Fiocruz promoverá o debate A crise na Saúde no Município do Rio de Janeiro, às 9 horas, no salão internacional. O debate será coordenado pelo médico, vereador da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e professor colaborador da ENSP, Paulo Pinheiro, e contará com a participação do Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Ronaldo Moreira Paes, do Presidente da Associação dos Médicos de Família e Comunidade, Moisés Vieira Nunes, da Subsecretária Geral Executiva da Secretaria Municipal em Saúde, Ana Beatriz Busch Araújo, e do Representante do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Ricardo Levorato. A atividade, organizada com o apoio da Direção e da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde da ENSP, é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 16/11/2017 17:18:49
Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, o Ministério da Saúde reforça o alerta à população sobre o crescimento da doença no país. O diagnóstico da enfermidade aumentou 61,8% em 10 anos, segundo dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde.  Entre 2006 e 2016, o número de pessoas que dizem saber do diagnóstico de diabetes passou de 5,5% para 8,9%. As mulheres lideram o ranking: 9,9% da população feminina declarou possuir a doença contra 7,8% dos homens. O crescimento do diabetes é uma tendência mundial, devido ao envelhecimento da população, mudanças dos hábitos alimentares e prática de atividade física. De acordo com a Pesquisa Vigitel, 18% da população das capitais brasileiras consomem alimentos doces em cinco ou mais dias da semana, sendo maior entre mulheres (19,7%) do que entre homens (16,0%). O comportamento é mais comum entre jovens de 18 a 24 (26,2%) seguido pela faixa etária de 25 a 34 (20,6%). O levantamento foi feito, a partir de perguntas que indagavam sobre a frequência semanal do consumo de sorvetes, chocolates, bolos, biscoitos ou doces.
Notícia
Publicado em: 16/11/2017 16:48:10
A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz passou a integrar (15/9) o Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (Codearq) do Arquivo Nacional. A medida permitirá a distribuidora de vídeos da Fundação estar de acordo com a Política Nacional de Arquivos. "A VideoSaúde poderá realizar a descrição arquivística dentro de normas específicas, para que seja consistente, apropriada e autoexplicativa, além de permitir o reconhecimento do valor científico e histórico de seu acervo para fortalecimento das ações de preservação da memória da saúde pública brasileira”, explica Eliane Pontes, tecnologista em Saúde da VideoSaúde e uma das responsáveis pela preservação digital do acervo.
Notícia
Publicado em: 16/11/2017 16:32:39
Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento 2018. Ao todo, 25 vagas estão disponíveis. Elas são voltadas para profissionais graduados com atuação ou interesse nas áreas de saúde e saneamento ambiental. O objetivo da formação é qualificar os alunos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, de assessoria técnica e de gestão nos campos do saneamento e da saúde ambiental; atualizar e aperfeiçoar conhecimentos que atendam satisfatoriamente às demandas dentro do novo arcabouço institucional no campo do saneamento e da saúde ambiental; assim como aprofundar os conhecimentos necessários à análise, à gestão e à avaliação de projetos, bem como à regulação dos serviços na área de saneamento básico e ambiental; e ainda estimular a construção de projetos de pesquisa que abordem as questões do saneamento básico e ambiental, e também as interfaces destas com determinados processos de saúde-doença. A inscrição deve ser feita on-line, pela Plataforma Siga, até dia 11 de janeiro de 2017. Acesse o edital. 
Notícia
Publicado em: 16/11/2017 16:21:35
Estão abertas, até 30 de janeiro de 2018, as inscrições para o curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalítica, coordenadoda pela pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Clarice Gatto. O curso tem por objetivo contribuir para uma perspectiva crítica ante a práxis que se exerce nos espaços institucionais de trabalho, além de propiciar aos participantes uma reflexão sobre os conceitos fundamentais na abordagem do trabalho clínico da psicanálise e fornecer referências teóricas que orientem as ações na atenção à saúde, em especial, na saúde dos trabalhadores em ambulatórios da rede pública de saúde. Ao todo 15 vagas estão disponíveis, para profissionais de nível superior que articulem o exercício de seu trabalho (clínico) ao saber da psicanálise, especialmente: médicos, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros e terapeutas ocupacionais. Acesse o edital do curso na Plataforma Siga.
Notícia
Publicado em: 16/11/2017 06:55:52
Para analisar a estrutura e o processo de cuidado dos 80 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) no município do Rio de Janeiro, distribuídos nas 10 Áreas Programáticas (APs) da cidade, em dezembro de 2016, foi realizada uma pesquisa pela aluna do Mestrado em Saúde Pública da ENSP Luciana de Medeiros Lacôrte Soares, sob orientação do pesquisador Paulo Roberto Fagundes da Silva. De acordo com o estudo, 439 pessoas moravam nos SRTs, com taxa de ocupação de 94,6%, e proporção de 0,07 vagas por 10 mil habitantes. Entre os moradores, 57% das 464 vagas distribuídas nos 80 módulos residenciais eram ocupadas por homens, enquanto 43% por mulheres, e, do total dos indivíduos residentes nas SRTs, 41% estavam com idade superior a 60 anos. “Levando-se em consideração a taxa de ocupação nos SRTs, é possível dizer que havia pouca ociosidade de vagas nos dispositivos residenciais. Quanto à média de moradores (5,5 por casa), estava abaixo do teto de ocupantes preconizado pela Portaria nº 3.090 de 2011.” 
Notícia
Publicado em: 08/11/2017 16:47:44
Reconhecido por acompanhar a trajetória da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e expressar o compromisso institucional com o sistema público e universal de saúde, o curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) está com inscrições abertas para 2018. Sob coordenação das pesquisadoras Tatiana Wargas de Faria Baptista, Lenice Gnocchi da Costa Reis e Delaine Martins Costa, o curso dispõe de nova estrutura curricular visando maior inserção no contexto atual das práticas e da organização do sistema de saúde. A especialização oferece 33 vagas, sendo 30 para candidatos nacionais e 3 para candidatos estrangeiros, e reserva 10% das vagas para ações afirmativas. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 08/11/2017 a 11/01/2018 e devem ser feitas na Plataforma Siga Lato Sensu Fiocruz. Acesse o edital.
Notícia
Publicado em: 08/11/2017 16:26:15
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) realizará na quarta-feira, 14 de novembro, o seminário Justiça e saúde na perspectiva dos direitos humanos: como tem sido tratada a população privada de liberdade no Brasil. A atividade tem por objetivo mobilizar e sensibilizar a comunidade científica sobre a situação em que vive a população privada de liberdade no Brasil. Para isso contará com a participação de Márcia Badaró, Helena Lermen e Marcia Helena de Souza Conceição. Voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais da área da saúde coletiva, o seminário está marcado para às 13h30, no salão internacional da ENSP. A coordenação da atividade, que é aberta aos interessados e não necessita de inscrição prévia, será de Pablo Dias Fortes e Ilana Ambrogi, ambos do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), uma associação ampla entre a ENSP, UFRJ, UERJ e UFF.  
Notícia
Publicado em: 08/11/2017 10:58:00
O diálogo, a escuta compreensiva e a valorização das experiências sócio-interacionais podem ser grandes aliadas do tratamento de pessoas que apresentam comportamentos psicóticos, favorecendo a redução do uso de medicamentos e a compreensão das causas do problema. Este é o fundamento do Diálogo Aberto, abordagem apresentada pelo psicólogo finlandês Jaakko Seikkula, no segundo dia do seminário internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: Causas, Danos e Alternativas, realizado entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2017, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O pesquisador abordou o comportamento psicótico e os atuais desafios para o tratamento, dizendo que o comportamento psicótico é mais comum do que se pensa. "Não acredito na existência da psicose enquanto categoria clínica. Não há nada que defina que essas pessoas que apresentam comportamentos psicóticos sejam qualitativamente diferentes das pessoas que não apresentam", afirmou Jaakko. 
Notícia
Publicado em: 08/11/2017 10:34:44
Em virtude da greve geral dos servidores públicos marcada para esta sexta-feira, dia 10 de novembro de 2017, a ENSP informa a alteração na data da prova de inglês do Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde. A aplicação da prova será no sábado, dia 11 de novembro de 2017, das 9 às 12 horas, no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ENSP/Fiocruz, e não mais no dia 10 de novembro, como previsto na Chamada.