Busca do site
menu

Notícias: APPEnsp

3.128 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 13/12/2017 17:10:36
No dia 5 de dezembro, a equipe de trabalho da pesquisadora Marly Marques da Cruz, docente do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP/Fiocruz) e integrante do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser/Densp), reuniu-se com representantes do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) para apresentar o andamento dos projetos de pesquisa sobre Zika e HIV/Aids. Tais ações fazem parte do Acordo de Cooperação firmado entre ENSP/Fiocruz/Fiotec e CDC, com a parceria do Ministério da Saúde de Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. 
Notícia
Publicado em: 13/12/2017 16:05:52
Debater a entrada das grandes corporações da indústria alimentícia nos países da América Latina e nos lugares mais pobres desses países foi o principal objetivo do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos realizado em 8 de novembro. Com o tema A guerra (não tão) surda entre dois sistemas alimentares: implicações para a saúde e políticas públicas, o Ceensp contou com a participação do pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Nutrição e Saúde (NUPENS), Carlos Augusto Monteiro, e da pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Rosana Magalhães. A sessão foi coordenada por Letícia Cardoso, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP e pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da Escola. A palestra está disponível na íntegra no canal da ENSP no Youtube. Confira!  
Notícia
Publicado em: 13/12/2017 15:40:41
Paulo Amarante, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e presidente de honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) fala sobre a proposta de reformulação da Política Nacional de Saúde Mental.  
Notícia
Publicado em: 13/12/2017 14:56:17
Em mundo que vê crescer a cada dia sua produção científica, com a profusão de artigos e a difusão de informações em escala global, quais os desafios que se apresentam para pesquisadores, instituições e publicações no tocante às questões éticas, técnicas, de propriedade intelectual, entre outras? Integridade em Pesquisa, problemas e desafios na condução e relato de estudos científicos foi o tema do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP (Ceensp) do dia 29 de novembro, realizado no contexto do Seminário de Ensino ENSP 2017. Coordenado pela professora Cláudia Medina Coeli, do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ e editora do Cadernos de Saúde Pública da ENSP, a atividade contou com a palestra de Rosemary Shinkai, da Faculdade de Odontologia da Puc-RS e primeira integrante brasileira do COPE (Comitê de ética em Publicações, na sigla em inglês).
Notícia
Publicado em: 13/12/2017 13:39:36
Em 2017, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca comemorou 50 anos do curso de Pós-graduação strictu sensu em Saúde Pública. Referência no campo da Saúde Coletiva no Brasil e no mundo, a pós-graduação da ENSP carrega uma história de lutas, perseguições, conquistas políticas e intelectuais e a coragem de se colocar ao lado da população brasileira no tocante a seu direito pleno à saúde. No vídeo abaixo, produzido pela Coordenação de Comunicação Institucional da escola, as autuais coordenadoras e os ex-coordenadores da pós contam essa trejetória.  
Notícia
Publicado em: 12/12/2017 15:31:41
Estão abertas, até 6 de fevereiro de 2018, as inscrições para o curso de atualização Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, alimentação inadequada e inatividade física 2018. Há 20 vagas disponíveis. A qualificação profissional pretende apresentar a importância de se conhecer os fatores de risco envolvidos nas doenças crônicas não-transmissíveis, com particular ênfase nos fatores passíveis de prevenção através de políticas públicas; além de trazer o marco teórico da prevenção e promoção da saúde, suas principais estratégias e impacto de programas multidisciplinares em diversos contextos com ênfase no tabaco, álcool, atividade física e hábitos alimentares saudáveis. As inscrições devem ser feitas pela internet por meio da Plataforma Siga. Acesse o edital do curso.
Notícia
Publicado em: 12/12/2017 13:08:25
A pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Lígia Giovanella, critica, no comentário abaixo, as assertivas pró-ajuste do governo brasileiro, apresentadas e defendidas no relatório Um Ajuste Justo: Análise da eficiência e da equidade do gasto público no Brasil, do Banco Mundial, em especial, no que se refere ao capítulo sobre o financiamento do setor da Saúde. O comentário resultou da participação da pesquisadora em um debate sobre o documento, realizado no Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) em 6 de Dezembro de 2017. "Embora o documento seja difundido em um envoltório técnico e científico, o cunho é em seu cerne, político", inicia Ligia. Segundo ela, o texto enfatiza as supostas ineficências do setor Saúde para defender os cortes, desconsiderando o subfinanciamento crônico a que está submetido. A pesquisadora aponta que o documento nega as heterogeneidades sociodemográficas nacionais e a determinação social dos processos saúde-doença.
Notícia
Publicado em: 11/12/2017 16:30:13
Na manhã desta segunda-feira (11/12), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inicia seu VIII Congresso Interno. Durante quatro dias, os trabalhadores da Fundação estarão mobilizados para debater e aprovar as grandes estratégias e diretrizes institucionais para o período 2017-2020. O tema desta edição é A Fiocruz e o futuro do SUS e da democracia. O Congresso Interno é a instância máxima de deliberação da Fiocruz, parte central do modelo de gestão democrática e participativa implementado inicialmente em 1988, durante a gestão do presidente Sergio Arouca. Desde então, o presidente eleito pelos servidores da Fundação, ao assumir seu mandato, convoca e preside os trabalhos do Congresso Interno. 
Notícia
Publicado em: 11/12/2017 15:43:12
A Cooperação Social da Fiocruz organiza na próxima quarta-feira, 13 de dezembro, o seminário Violência armada e Saúde em escolas localizadas em periferias urbanas, de 8h30 às 13h no auditório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), no Campus Manguinhos. O evento integra o ciclo de debates promovido pelo órgão da presidência da instituição como parte do seu Programa de Promoção de Territórios Urbanos Saudáveis. Ao longo do dia, pesquisadores, professores e alunos da rede pública de ensino, e profissionais de saúde discutirão os reflexos da violência armada na rotina das escolas de periferias urbanas, bem como na saúde dos estudantes e trabalhadores - fatores como sofrimento psíquico e adoecimento serão debatidos em uma das mesas.
Notícia
Publicado em: 07/12/2017 17:11:22
Já estão disponíveis na Plataforma Sigass e no Portal de Ensino da ENSP os resultados dos candidatos selecionados para os cursos de mestrado dos Programas de Pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública 2018. No doutorado, o resultado final foi publicado para os programas de Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública. A lista final com os aprovados para o doutorado em Saúde Pública será disponiblizada em 20/12. Confira.
Notícia
Publicado em: 07/12/2017 12:20:54
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Assessoria de Direitos Humanos e de Minorias (ADHM/MPRJ), assinou, na terça-feira (5/12), convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a realização de pesquisas visando à melhoria das condições de saúde nas prisões do Estado. Inicialmente, o plano de trabalho priorizará duas linhas de pesquisa: a saúde materno-infantil, incluindo atenção pré-natal, parto e assistência às crianças, e o estudo de óbitos da população carcerária, com a identificação de suas causas.
Notícia
Publicado em: 07/12/2017 11:28:41
A epidemia do vírus zika no Brasil em 2016 teve determinantes sociais, como a desigualdade social e a ausência de saneamento básico, que correm o risco de ser invisibilizados caso o combate à doença foque-se exclusivamente no mosquito Aedes aegypti, afirmou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. A declaração foi concedida no simpósio Intervenção e diagnóstico precoces em malformações do neurodesenvolvimento pediátrico, onde Nísia fez a apresentação O impacto social da síndrome pós-zika, ao lado do pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Gustavo Corrêa da Matta.  
Notícia
Publicado em: 06/12/2017 16:31:59
Menos de uma semana depois de manifestarmos nosso repúdio ao prefeito que, junto com capangas, impediu a apresentação de uma pesquisa na Universidade Federal do Pará, é com consternação e surpresa que a ENSP recebe a notícia da condução coercitiva, pela Polícia Federal, do reitor Jaime Arturo Ramirez e mais seis funcionários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para investigar suposto desvio de verbas. É cada vez mais claro que vive-se um tempo de arbítrio, em que a justiça se confunde com justiçamentos e linchamentos morais.
Notícia
Publicado em: 06/12/2017 13:45:42
De 5 a 7 de dezembro, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Departamento de Políticas de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública (NAF/ENSP/Fiocruz) e o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags/Unasul) promovem o workshop Acesso a tecnologias sanitárias, patentes e preços: consulta para o fortalecimento de capacidades no uso do direito da concorrência para promover o acesso a medicamentos. O evento internacional conta com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Escritório de Patentes e dos setores de Defesa da Concorrência de 12 países da América do Sul. A abertura foi realizada pelo chefe do NAF/ENSP/Fiocruz, Jorge Bermudez, com participação de representantes do PNUD e Isags. 
Notícia
Publicado em: 06/12/2017 13:35:23
A dissertação "Desigualdade e dupla porta de entrada no território: desafios para organização da atenção às urgências de baixo risco no município do Rio de Janeiro", defendida por Stefânia Santos Soares, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz (mestrado - turma 2015), venceu, na categoria mestrado, o Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS 2017. O trabalho, orientado pela pesquisadora Luciana Dias Lima, teve como objetivo geral analisar as implicações da coexistência de UPA e UBS para a atenção às urgências de baixo risco nos bairros da Rocinha e do Complexo do Alemão, no município do Rio de Janeiro. A premiação foi realizada durante o evento Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: conectando pesquisas e soluções, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de novembro de 2017.