Notícias: APPEnsp
3.128 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 09/04/2018 12:47:19
O Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do INI está coordenando, no Rio de Janeiro, o estudo multicêntrico da vacina contra a dengue desenvolvido pelo Instituto Butantan. A pesquisa está começando agora no município fluminense, mas já está em andamento há dois anos em outros 14 centros espalhados pelo país. A proposta é que o projeto recrute 900 voluntários cariocas, entre crianças de 02 a 17 anos, para acompanhamento durante cinco anos apenas na Clínica de Saúde da Família Armando Palhares, localizada no bairro de Realengo. Os estudos preliminares vêm demonstrando que a vacina do Instituto Butantan tem proteção duradoura contra os quatro sorotipos da dengue.
Notícia
Publicado em: 09/04/2018 12:29:17
O ex-presidente da Fiocruz e coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Paulo Gadelha, foi redesignado como um dos dez membros de um grupo da Organização das Nações Unidas (ONU) focado em aprimorar a criação e o uso de tecnologias para a promoção do desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos. A iniciativa, denominada Mecanismo de Facilitação Tecnológica (TFM), reúne representantes da sociedade civil, do setor privado e da comunidade científica.
Notícia
Publicado em: 06/04/2018 19:12:13
Em 7 de abril de 2018, Dia Mundial da Saúde, a OMS celebra seu 70º aniversário dedicando-se a um de seus princípios estruturais: a saúde universal. Saúde universal é a garantia que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços de saúde sem qualquer tipo de discriminação e sem sofrerem dificuldades financeiras. Abrange uma gama de serviços, incluindo promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, que devem ser de qualidade, integrais, seguros, eficazes e acessíveis a todos. (Nota da redação: No Brasil, o termo "cobertura universal de saúde" foi substituído por "saúde universal".)
Notícia
Publicado em: 05/04/2018 15:53:49
O Curso de Especialização em Saúde Pública, reconhecido por acompanhar a trajetória da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e expressar o compromisso institucional com o sistema público e universal de saúde, promoveu, no dia 2 de abril, a aula inaugural E a saúde? Adoecer e morrer em tempos de crise e austeridade. O encontro contou com a participação do atual diretor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz e ex-diretor da ENSP e da Fundação, Paulo Buss, do epidemiologista e especialista em avaliação de políticas públicas, Romulo Paes Sousa, e da pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos (Demqs/ENSP), Joice Andrade. A mesa foi coordenada pela vice-diretora de Ensino da Escola, Lúcia Dupret. As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube.
Notícia
Publicado em: 05/04/2018 14:44:57
Cerca de 10% das pessoas privadas de liberdade (PPL) têm tuberculose ativa, frequentemente em estágio avançado, nas prisões do Estado do Rio de Janeiro. É o que mostram os resultados preliminares da pesquisa realizada pelo Grupo "Saúde nas Prisões", da ENSP/Fiocruz, em colaboração com o Sanatório Penal da Secretaria de Administração Penitenciária do RJ (SEAP). Financiado pelo edital Inova ENSP, o estudo foi realizado em uma unidade do complexo de Gericinó com as mesmas características da maioria das prisões do estado.
Notícia
Publicado em: 05/04/2018 13:15:17
Um seminário realizado pelo Cesteh/ENSP entre os dias 21 e 22 de março discutiu a "Formação pela análise do trabalho e para a ação em saúde". O evento fez parte de um curso criado por uma parceria entre pesquisadoras do Cesteh e Marianne Lacomblez, da Universidade do Porto. A proposta foi discutir o "Paradigma da Formação dos Atores na e pela Análise do Trabalho para pela Ação", que ressalta que as possibilidades de transformação das condições de trabalho que afetam negativamente a saúde estão relacionadas ao protagonismo dos trabalhadores. O curso teve por objetivo central apresentar e aprofundar a discussão sobre as práticas de formação e análise de atividades de trabalho, visando compreender-transformar processos de trabalho adoecedores.
Notícia
Publicado em: 04/04/2018 15:50:53
Já está disponível o edital para a nova turma do curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. A formação oferece um espaço dinâmico de trocas de experiências que favoreçam e estimulem um pensar crítico no âmbito da saúde pública e, sobretudo da área especifica do curso. As inscrições terão início na próxima sexta-feira, 6/4 e irão até 7/5. Leia todos os detalhes disponíveis no edital: datas, documentos necessários, locais de prova e outros.
Notícia
Publicado em: 04/04/2018 15:29:54
O Serviço de Gestão Acadêmica da Escola Nacional de Saúde Pública (Seca/ENSP) informa que nesta sexta-feira, 6 de abril, excepcionalmente, encerrará suas atividades às 14 horas, devido a reparos internos no setor.
Notícia
Publicado em: 04/04/2018 14:44:13
A conjuntura da saúde no Rio de Janeiro estará mais uma vez em discussão na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocuz), no dia 10 de abril, no evento A crise na saúde do município do Rio de Janeiro: onde estamos e para onde vamos? A atividade, coordenada pelo Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, receberá gestores, políticos e profissionais de saúde e está marcada para as 9h, no auditório térreo.
Notícia
Publicado em: 04/04/2018 12:29:13
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), promoveu, no dia 23 de março, uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. Durante o encontro, os participantes afirmaram que a TB é um desafio global, chegando a superar a Aids como doença de maior letalidade no mundo. "A tuberculose não avançou, ela parou no tempo. O Brasil está no rol dos 30 países que carregam mais de 80% da carga global da doença".
Notícia
Publicado em: 03/04/2018 15:20:10
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), promoveu, no dia 23 de março, uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. Durante o encontro estiveram presentes Rivaldo Venâncio, representando a presidência da Fiocruz; Hermano Castro, diretor da ENSP; Jesus Pais Ramos, coordenador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga; Pablo Dias Fortes, pesquisador do Hélio Fraga; Otávio Maia Porto, coordenador Fio-TB/Fiocruz; e Carlos Basília, coordenador do Observatório Tuberculose Brasil/ENSP/Fiocruz. Na ocasião, o ativista e coordenador do Observatório Tuberculose Brasil, Carlos Basília, lembrou que a doença ainda é um desafio global e lamentou o fato da tuberculose superar a Aids como doença de maior letalidade no mundo. "A tuberculose não avançou, ela parou no tempo. O Brasil está no rol dos 30 países que carregam mais de 80% da carga global da doença", lamentou.
Notícia
Publicado em: 03/04/2018 15:12:39
Foi lançada a revista Cadernos de Saúde Pública de abril de 2018 (vol.34 n.4) com o tema Imigração, saúde global e direitos humanos. A pesquisadora Miriam Ventura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, assina o editorial da publicação destacando a condição de saúde dos imigrantes como um aspecto central para a sua inserção e integração à sociedade por exigir compreender o processo saúde, doença e cuidado desses grupos, e refletir sobre as respectivas responsabilidades dos Estados. Para ela, explorar a articulação e vinculação entre direitos humanos e saúde global pode ser uma chave para avançar nas questões de saúde imigratórias, e fortalecer o argumento de que a saúde das pessoas deve ser sustentada por um esforço coletivo internacional, cooperativo e sem fronteiras, que permita a reorganização dos países e uma governança em saúde, que ultrapasse as ações de controle das epidemias e pandemias. “Espera-se que essa proposta fortaleça as recomendações internacionais em prol dos sistemas universais de saúde e das necessárias mudanças de políticas e práticas de saúde locais em relação aos imigrantes”, salienta ela.
Notícia
Publicado em: 02/04/2018 14:52:14
Na reportagem de capa da revista Radis n° 187, de abril de 2018, o repórter Luiz Felipe Stevanim mostra "uma pulsante vida cultural nas favelas, que a violência diária insiste mas não consegue apagar. Jovens nascidos e criados nesses territórios dedicam seu talento na poesia, publicidade, arte de colorir paredes e nas mais diversas formas de criação musical para desconstruir a ideia de favela apenas como 'área de risco' e 'espaço do crime' e lutar para que as comunidades tenham acesso à educação, saúde, cultura, moradia, transporte, ao direito de viver". Segundo a matéria, muitos desses jovens dedicam também a sua formação profissional e acadêmica para lutar contra estigmas e preconceitos e abrir caminho nas universidades para os mais novos. "A favela simbólica ou concreta resiste criativa e vive rica em transformações, humanidade e solidariedade.” A Radis dedica essa matéria à socióloga Marielle Franco, criada na favela da Maré e eleita vereadora do Rio de Janeiro com a bandeira do respeito a todos os direitos humanos, que foi brutalmente executada na noite de 14 de março, dias após denunciar casos de violência policial.
Notícia
Publicado em: 02/04/2018 13:02:58
Termina nesta segunda-feira, dia 2 de abril, o período de inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva 2018 (PPGBIOS). Os cursos oferecem total de 36 vagas, sendo 20 destinadas ao doutorado e 16 ao mestrado. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do programa. O PPGBIOS é realizado pela ENSP/Fiocruz em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A coordenação geral está a cargo do pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Sergio Rego. As aulas são presenciais, e o curso gratuito.
Notícia
Publicado em: 02/04/2018 12:28:52
A Direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) orienta aos congressistas participantes do Cuba Salud 2018, que ocorrerá de 23 a 27 de abril, em Havana, Cuba, para entrarem em contato com a Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde/ACI até quinta-feira, dia 5/4. O objetivo é conhecer a participação da Escola no congresso internacional e colaborar com aqueles que encaminharam trabalhos para o evento (os congressistas com trabalhos aprovados devem enviar o "aceite" e o resumo para felippe.amarante@gmail.com e rosamaria@ensp.fiocruz.br). Com o tema "Saúde universal para o desenvolvimento sustentável", o Cuba Salud promoverá o intercâmbio sobre os desafios atuais e futuros da Saúde Pública em nível global, com ênfase na resposta que os países devem dar às necessidades que o mundo enfrenta hoje, em questões como segurança e qualidade da saúde.