Notícias: APPEnsp
3.128 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 16/02/2018 18:32:03
O primeiro fascículo de 2018 do Cadernos de Saúde Pública (volume 34, janeiro de 2018) encontra-se disponível no site da revista. Para este ano, o tema "Abraçando a diversidade" é o escolhido para as fotos de capa, e o editorial Hipercompetitividade e integridade em pesquisa destaca a complexidade das publicações científicas e seu papel enquanto principal veículo de disseminação de resultados de projetos de pesquisa. O texto, assinado pelas editoras Cláudia Medina Coeli, Luciana Dias de Lima e Marilia Sá Carvalho, reforça que boas práticas editoriais permitem que "as revistas contribuam para a promoção da integridade na pesquisa e a valorização da ciência", mas alerta também para procedimentos indesejados que levam ao excesso de publicação de resultados positivos, baixa reprodutibilidade e falta de transparência no relato de estudos, o que "diminui o valor da contribuição científica para a sociedade", afirmam.
Notícia
Publicado em: 16/02/2018 16:39:28
O Centro de saúde Escola Germano Sinval Faria, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), diante da situação de emergência e calamidade pública provocada pela forte chuva que atingiu o território de Manguinhos, está arrecadando doações para de ajudar os moradores atingidos pelas enchentes. As equipes estão recebendo doações de alimentos não perecíveis, roupas, lençóis, calçados, agua potável, material de higiene pessoal e de limpeza. As doações podem ser entregues na portaria do CSEGSF.
Notícia
Publicado em: 15/02/2018 17:03:51
Foram prorrogadas, até o dia 14 de março, as inscrições para o curso de qualificação Oficinas Clínicas sobre o Cuidado: Narrando casos e (Re)construindo sentidos para o trabalho em saúde 2018. A formação, direcionada a profissionais de saúde do SUS que atuam em funções assistenciais, tem como objetivo contribuir com a compreensão e (re)construção de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão (inter)subjetiva do trabalho em saúde e da produção do cuidado. Organizado em duas unidades, que articulam 24 sessões de trabalho - num total de 72 horas presenciais -, o curso se estrutura a partir de uma dinâmica pedagógica que prevê a combinação de atividades e recursos diversos, aliando a discussão teórico conceitual e o desenvolvimento de oficinas clínicas, apoiadas em processos grupais e na utilização de casos como dispositivos de intervenção nos processos de trabalho em saúde. Ao todo, foram disponibilizadas 30 vagas, sendo 20 destinadas à demanda livre de profissionais de saúde e 10 para profissionais da área assistencial do Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS).
Notícia
Publicado em: 15/02/2018 15:23:43
Por meio do Centro de Informação em Saúde Silvestre (Ciss), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoveu, na quinta-feira (1°/2), uma capacitação em vigilância de febre amarela para profissionais que trabalham com saúde e meio-ambiente em Macaé, no norte do Estado do Rio de Janeiro. A oficina foi realizada no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e incluiu apresentação do aplicativo SISS-Geo, instruções sobre os procedimentos de segurança necessários para a remoção de macacos mortos e esclarecimento de dúvidas com o público presente.
Notícia
Publicado em: 08/02/2018 15:29:57
Rivaldo Venâncio, médico infectologista, professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz fala sobre controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no curto prazo no país.
Notícia
Publicado em: 08/02/2018 12:21:12
Aclamada como nova presidente do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes) em seu quinto e último simpósio nacional, realizado no fim de novembro, Lúcia Souto e a nova diretoria da entidade foram oficialmente empossados na manhã de 31 de janeiro. A atividade aconteceu no Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz (CEE-Fiocruz) e foi celebrada juntamente com uma reunião entre lideranças do movimento sanitário e médico do Rio de Janeiro com parlamentares ligados à Frente Brasil Popular. Coube a Cornelis van Stralen, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG) e presidente da entidade, abrir a sessão e passar o bastão a Lúcia para liderar a entidade no biênio 2018-2019. Numa fala contundente, ele desejou ucesso à nova presidente; reafirmou sua participação no corpo da nova diretoria e reforçou a necessidade de o Cebes reforçar seu caráter político-organizativo e a tradição de dialogar sobre saúde com a população.
Notícia
Publicado em: 07/02/2018 08:42:53
A seção 'Súmula' da revista Radis nº 185 orienta sobre os riscos e desinformação da febre amarela. Os casos se concentram nos estados de Minas Gerais (com 24 mortes), São Paulo (23), Rio de Janeiro (7) e no Distrito Federal (1), segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde de 23 de janeiro. O retorno da febre amarela aos noticiários e o repasse de informações desencontradas pelas redes sociais levou a população aos postos de saúde para se vacinar, mesmo em regiões em que ainda não há recomendação para a vacina. O governo brasileiro decidiu adotar a estratégia de fracionamento da dose, para imunizar mais pessoas na campanha iniciada em 25 de janeiro — a dose fracionada também é considerada eficaz, porém imuniza por menos tempo (8 anos). A vacina é a principal forma de prevenção, mas é preciso estar atento às recomendações sobre pessoas que não devem se vacinar e aos locais onde não há indicação para vacina.
Notícia
Publicado em: 07/02/2018 08:20:11
A atual crise sanitária ligada à febre amarela é resultado de uma série de fatores já bem conhecidos por historiadores das ciências e da saúde e de áreas envolvidas no controle da doença. O crescimento desordenado das cidades, a falta de saneamento básico – um problema também observado no início do século 20 –, e a persistência de outros determinantes sociais são alguns dos entraves ao combate da febre apontados pelo historiador Marcos Cueto, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 06/02/2018 18:28:30
Foram prorrogadas as inscrições para o curso de atualização Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, alimentação inadequada e inatividade física 2018. Os interessados devem realizar as inscrições até o dia 27/2. Há 20 vagas disponíveis. A qualificação profissional pretende apresentar a importância de se conhecer os fatores de risco envolvidos nas doenças crônicas não-transmissíveis, com particular ênfase nos fatores passíveis de prevenção através de políticas públicas; além de trazer o marco teórico da prevenção e promoção da saúde, suas principais estratégias e impacto de programas multidisciplinares em diversos contextos com ênfase no tabaco, álcool, atividade física e hábitos alimentares saudáveis. As inscrições devem ser feitas pela internet por meio da Plataforma Siga.
Notícia
Publicado em: 05/02/2018 14:55:02
Artigo assinado pelos pesquisadores Jorge Bermudez, da Escola Nacional de Saude Pública Sergio Arouca da Fiocruz (ENSP/Fiocruz), e Viroj Tangcharoensathien, ministro da Saúde Pública da Tailândia, publicado no âmbito da 142ª Sessão do Conselho Executivo Organização Mundial de Saúde (OMS), realizado em Genebra no período de 22 a 27/01/2018, conclama líderes políticos e especialistas da área da Saúde a enfrentar os desafios relacionados ao acesso a medicamentos. No texto, Desafios globais em acesso a medicamentos para 2018 (Desafios globales en materia de acceso a medicamentos para el año 2018, em espanhol, e Heading off Global Action on Access to Medicines in 2018), os pesquisadores destacam que os serviços de saúde são inacessíveis a mais da metade da população mundial e que 3,5 bilhões de pessoas estão excluídas do acesso aos medicamentos essenciais.
Notícia
Publicado em: 05/02/2018 12:41:09
No enfrentamento de uma situação desafiadora de saúde pública, como o recente aumento de casos de febre amarela no país, um trabalho técnico de retaguarda se torna ainda mais relevante: o diagnóstico laboratorial de casos suspeitos, por meio de técnicas especializadas. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua na rotina de identificação de casos desde a década de 1990, por meio do Laboratório de Flavivírus.
Notícia
Publicado em: 05/02/2018 12:27:44
A 93ª edição do Boletim Eletrônico da Biblioteca de Manguinhos traz artigos sobre propriedade intelectual, Febre Amarela - pelo surto que estamos enfrentando em alguns Estados do Brasil e Leishmaniose. A iniciativa visa ampliar o acesso à informação científica em saúde, principalmente em relação a doenças infecciosas e parasitárias. No Boletim, o leitor terá acesso às revistas científicas ao clicar nos títulos, a todo o conteúdo dos artigos no link "leia" e a fontes de informação qualificadas sobre temáticas específicas selecionadas por profissionais de informação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, em edições mensais.
Notícia
Publicado em: 02/02/2018 09:10:56
A revista Radis n° 185, de fevereiro de 2018, chama a atenção para a radicalização do programa do Governo Federal focado no ajuste fiscal. Na avaliação de especialistas entrevistados pelo editor Adriano De Lavor, além dos cortes já aprovados em programas como o Farmácia Popular, e as já previstas consequências das reformas trabalhista e previdenciária e da aprovação, em 2016, da Emenda Constitucional que congela gastos públicos por até 20 anos, mais recentemente o “ajuste justo” recomendado pelo Banco Mundial (Bird), em relatório produzido a pedido do Governo Federal, também repercutirá nas condições de saúde do brasileiro e na própria sobrevivência do Sistema Único de Saúde. Mas qual será o impacto da aplicação de políticas de austeridade na saúde das pessoas? "Políticas de austeridade acentuam os efeitos perversos das crises econômicas sobre a saúde, pois reduzem os orçamentos públicos em períodos de demandas ampliadas devido às repercussões do desemprego e redução de renda sobre o estado de saúde da população”, alertou a pesquisadora Lígia Giovanella, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP.
Notícia
Publicado em: 31/01/2018 14:00:17
Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, às 13h30, será realizada na ENSP a aula inaugural do curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família. Ele está em sua terceira edição, e neste ano o tema central será O Brasil tem jeito? Sociedade e saúde em tempos de crise. Para debater e questionar o papel de cada um como cidadão, e, mais do que isso, como aluno, pesquisador e profissional que produz ciência e saúde, a coordenação do mestrado organizou este debate, que traz como convidado o sociólogo Jessé Souza. A aula também terá como debatedor o ex-diretor da ENSP e coordenador do Centro de Estudo Estratégicos da Fiocruz (CEE), Antônio Ivo de Carvalho. O evento é aberto a todos, não sendo necessário inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 31/01/2018 12:22:20
O 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018) receberá resumos de trabalhos até o dia 21 de fevereiro de 2018, às 19h55min (horário de Brasília). Os resumos somente poderão ser submetidos pela internet, por meio do site do Congresso. Confira as regras para submissão de trabalhos.