Notícias: Sessões Científicas
1.361 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 03/11/2015 13:42:37
O Brasil corre o risco de viver um longo ciclo conservador e liberal, capaz de colocar por terra a cidadania social conquistada com a Constituição de 1988? As demandas sociais da democracia não cabem no orçamento? A sociedade brasileira apoia as forças que defendem um projeto de nação mais justa e democrática? O quanto caminhamos e onde chegamos, no que diz respeito a conquistas sociais para os brasileiros? Quanto falta ainda caminhar? Essas indagações vão nortear o segundo debate on-line da série Futuros do Brasil, que será realizado no dia 5/11, às 14h, e aborda a conjuntura brasileira em suas diversas dimensões. O encontro é promovido pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) e qualquer pessoa pode acompanhar via internet em tempo real e enviar perguntas aos palestrantes.
Notícia
Publicado em: 27/10/2015 17:00:40
O segundo dia (28/10) da Semana do Servidor Público, promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, será marcado pela celebração de dois anos do projeto que promove o estímulo à leitura entre os profissionais, alunos e colaboradores da instituição e pelo encerramento de um ciclo que a cada ano enriquece e renova a Escola. Às 9 horas, o projeto Livro em Movimento iniciará a doação de livros em frente à portaria principal da ENSP, enquanto, às 9h30, no auditório térreo, começará a solenidade de formatura dos alunos de pós-graduação stricto sensu. Para os alunos de pós-graduação lato sensu, a solenidade será às 14 horas.
Notícia
Publicado em: 26/10/2015 13:45:27
Nesta terça-feira (27/10), a palestra Impacto da Violência na saúde dos brasileiros: conceitos e tendências, a ser proferida pela coordenadora científica do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Cecília Minayo, dará início às atividades da Semana do Servidor Público, promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Na ocasião, a fundadora do Claves/ENSP celebrará os 25 anos de atuação do departamento e discorrerá sobre as formas como a violência afeta a saúde individual e coletiva da população brasileira. O evento está marcado para o salão internacional da ENSP, às 13h30. As ações realizadas durante a Semana do Servidor Público são abertas a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 21/10/2015 15:37:33
Combater a violência é extremamente complicado por causa de sua multicausalidade. Ela nunca vem sozinha. Portanto, se faz necessário um diagnóstico situacional para conhecermos os territórios e desenharmos ações plurais, que englobem também saúde, educação, cultura e muitos outros, porém que sejam ainda focadas em grupos prioritários”, disse a pesquisadora do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) Patrícia Constantino durante a segunda mesa do Seminário Saúde e Segurança Pública: Os desafios nos territórios vulnerabilizados. Além de Patrícia, o debate da parte da tarde contou ainda com as palestras do diretor da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, Paulo César Ribeiro, e do deputado estadual pelo PSOL, Flávio Serafini.
Notícia
Publicado em: 21/10/2015 13:28:22
Para discutir a relação entre saúde e segurança pública em territórios vulnerabilizados, o Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), em parceria com a Cooperação Social da Presidência e a Escola Politécnica Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), reuniu pesquisadores, gestores e movimentos sociais para dialogar sobre o contexto atual da violência em suas mais diversas formas. Dando início ao seminário Saúde e Segurança Pública: desafios em territórios vulnerabilizados, José Leonídio Madureira, coordenador de Cooperação Social da Fiocruz destacou a atuação da instituição na defesa da promoção da saúde através do conceito de determinação social da saúde e ressaltou o clamor legítimo que existe nos territórios de favelas por uma política de segurança pública mais comprometida com garantia de direitos e a preservação da vida, objetivos esses que são parte da missão institucional da Fundação.
Notícia
Publicado em: 20/10/2015 12:19:17
Descaso, impunidade, irresponsabilidade, exclusão, corrupção. Essas foram algumas palavras que marcaram o ato em memória aos mortos e desaparecidos no desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011. A mobilização, que encerrou o seminário internacional Desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção do saber, ocorreu em frente ao Castelo Mourisco da Fiocruz, e reuniu afetados, parentes e pesquisadores da instituição. Entre os discursos, uma certeza: o clamor por justiça, dignidade e atenção dos governantes.
Notícia
Publicado em: 20/10/2015 12:16:53
As ações comunitárias e as perspectivas que surgem a partir dessas iniciativas foram o tema da mesa da tarde de sexta-feira (16/10) do seminário internacional Desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção do saber. A representante da Defesa Civil de Petrópolis, Roberta Dutra, falou sobre o Plano de Emergência criado pelo órgão logo após a tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro. Fruto de uma reunião da Defesa Civil com segmentos da comunidade da região, o plano, segundo ela, representa um processo de mobilização comunitária. A partir dele, surgiram 16 planos territoriais de emergência.
Notícia
Publicado em: 19/10/2015 16:29:19
No segundo dia (16/10) do seminário internacional Desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção do saber, diversos especialistas discutiram ações de prevenção e resposta aos desastres ambientais no país. Além de treinamentos com a comunidade local e de ações de vigilância e assistência, uma das preocupações destacadas foi o efeito psicológico provocado na população afetada. Para Ney Bruck, especialista em Psicologia das Emergências, da Universidade Federal de Pelotas (RS), quanto mais amplo for o problema, maior será a necessidade de dar importância ao micro, ou seja, às pessoas envolvidas nos desastres. A atividade foi mediada pela pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) e coordenadora do evento, Simone Oliveira.
Notícia
Publicado em: 16/10/2015 11:31:34
Na quarta-feira, 28 de outubro, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá mais uma atividade da série Encontros dos 30 anos do Cesteh. Com o tema Interseções do ambiente na saúde e no trabalho, será organizada uma roda de conversa com a participação dos pesquisadores da unidade, Ary Miranda, Fátima Moreira e Liliane Reis, sob a moderação do pesquisador Aldo Pacheco. A roda de conversa está marcada para 12 horas, na sala 32 do prédio do Cesteh. A atividade é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 15/10/2015 12:56:11
O curso de atualização de Fundamentos da Experiência Psicanalítica, coordenado pela pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Clarice Gatto, promoverá, no dia 22 de outubro, a sessão científica O sujeito não envelhece: psicanalise e velhice. O evento contará com a participação da psicanalista e doutora em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais Ângela Mucida. A atividade é aberta a todos os interessados, não necessita de inscrição prévia e está marcada para às 9h30 na sala 32 do Cesteh/ENSP.
Notícia
Publicado em: 01/10/2015 15:02:47
A incineração de resíduos sólidos urbanos e a aplicabilidade dessa tecnologia no Brasil será a pauta da próxima sessão do DSSA Debate - uma série de discussões sobre temas referentes à saúde ambiental -, promovido pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP. A VI edição do encontro, que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 7 de outubro, foi realocada para o auditório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), também no campus Manguinhos, às 13h30. O encontro é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia. Os palestrantes convidados serão o consultor internacional suíço e especialista em gestão de resíduos sólidos Mauro Gandolla e o diretor de Gestão de Resíduos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam/MG), Renato Brandão. A mesa, coordenada pela pesquisadora Camille Mannarino, concederá certificado aos participantes.
Notícia
Publicado em: 17/08/2015 15:05:10
Não tem jeito. Coloca-se a cabeça à disposição da tal associação livre e é o título de um folhetim de segunda categoria que nos aparece ao sentarmos para escrever sobre a visita que Roberto Lehrer, recém empossado reitor da UFRJ, fez à ENSP. As pupilas, ideia que, a princípio, parece ruim, ganham uma chance. Olho a palavra pupila por outro ângulo. Sim, diz-me a Wikipédia, é ela, a pupila, a parte que no olho regula a quantidade de luz que passa para a retina. O professor Leher talvez goste da comparação, já que, diz-me o lattes, é lá da Biologia. Mas interessa mais o que o lattes segue a dizer do cidadão: é doutor e mestre em educação. Bom começo. Num pais em que dono de empresa de consultoria e de banco dá opinião como se economista fosse, pelo menos temos um educador a frente de uma das maiores casas educadoras do país: a Universidade do Brasil. A partir da experiência de quem está há algumas semanas em magnífico cargo, como pomposamente nos indica o pronome, mas há muitos anos estudando educação, Lehrer falou ao auditório internacional da ENSP lotado em dia de greve, como palestrante convidado da aula de encerramento do semestre do curso de mestrado profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais.
Notícia
Publicado em: 09/07/2015 12:50:35
Durante o mês de junho, a ENSP promoveu três mesas redondas a partir do livro Medicina financeira: a ética estilhaçada. De autoria de Luiz Vianna Sobrinho, o texto foi escrito a partir de sua experiência clínica. A hipótese que surge no livro é a de que uma nova ética médica que tornou preponderante a partir da virada do século. Essa ética seria definida pela prevalência, na prática médica, dos objetivos de sucesso financeiro sobre a missão de aliviar o sofrimento dos pacientes. Múltiplos desdobramentos do tema apareceram ao longo das mesas redondas, que contaram com a participação de pesquisadores da Escola e de outras instituições. Confira melhor como foram as atividades.
Notícia
Publicado em: 06/07/2015 16:09:23
Num monitor eletrônico, gráficos que mostram números oscilantes. A acompanhá-los, os olhos atentos de um médico. A despeito do que possa parecer a primeira vista, o que ele observa não são as ondas de um eletrocardiograma ou qualquer outro exame de saúde, mas o sobe e desce de ações na bolsa de valores. A cena, que segundo Ana Costa, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), é cada vez mais comum no cotidiano dos médicos, é emblemática. Simboliza um modelo de medicina descrito por Luiz Vianna Sobrinho no livro Medicina Financeira: ética estilhaçada e debatido em três mesas redondas realizadas no mês de junho, na ENSP. A última dessas mesas aconteceu no dia 26. Além do próprio Luiz e de Ana Costa, Lígia Bahia, pesquisadora da UFRJ, participou do debate que teve por título O Tyrannosaurus Health - o avassalador avanço do sistema financeiro/corporações sobre a saúde - o instrumento médico.
Notícia
Publicado em: 03/07/2015 15:38:39
Em um clima de esperança, os integrantes do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP (Cesteh) se reuniram - na tarde do dia 24/6 -, para rememorarem conquistas e traçarem planos futuros. Passados 30 anos de muito trabalho, a palavra de ordem para a nova década é integração. De acordo com o pesquisador Josino Costa Moreira, o individualismo precisa ser superado. Ele destacou ainda a falta de projetos institucionais, que envolvam a todos em um objetivo uníssono. O vice-diretor de Ambulatórios e Laboratórios da ENSP, Marcos Menezes, lembrou o quanto já se avançou e ressaltou a importância institucional da Escola para a saúde pública brasileira: "A ENSP exerce papel central no constante aperfeiçoamento do SUS, qualificando e ampliando o acesso da população aos serviços e insumos de saúde, resultantes da interação estratégica das atividades de ensino, pesquisa, atenção em saúde e desenvolvimento de tecnologias e que, há três décadas, também contam com o protagonismo do Cesteh em sua área de atuação", disse ele.