Busca do site
menu

Notícias: Sessões Científicas

1.361 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 06/05/2015 11:17:39
O quarto dia de atividades (7/5) do X Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Familia vai debater a Formação para a cidadania: qual o papel dos movimentos sociais? Para discutir o tema estarão presentes Ivete Miloski, do Museu do Ingá, como expositora, e Raphael Calazans, da ONG Instituto Raízes e Cultura, como debatedor. A mesa será coordenada pelo pesquisador da ENSP/Fiocruz José Wellington. O encontro acontecerá no Auditório Maria Deane (Pavilhão 26 do IOC/Fiocruz), das 9h às 12 horas, e é aberto a todos os interessados.  
Notícia
Publicado em: 05/05/2015 12:28:31
Favela e periferia: o lugar da educação, do desejo e da cultura é o tema em pauta no terceiro dia (6/5) do X Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, atividade de abertura do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP. O evento terá como expositor convidado Jailson de Souza (UFF). O debatedor da sessão será Binho Cultura (escritor e produtor cultural) e a mesa terá coordenação da pesquisadora da ENSP/Fiocruz Marize Bastos. O encontro ocorrerá de 9h às 12 horas, no Auditório Maria Deane (Pavilhão 26 do IOC/Fiocruz), e é aberto a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 04/05/2015 14:15:41
Em poucos lugares do mundo as praias ocupam um papel tão central no imaginário e na vida da população quanto no Rio de Janeiro. Da moça que passa a caminho do mar à luz que fez o pintor Paul Gauguin se encantar pela Baia de Guanabara, as águas que banham a cidade são fonte de inspiração, lazer e subsistência de boa parte dos 12 milhões de habitantes que hoje vivem no Grande Rio. A despeito de tanta importância, nossos mares e também as lagoas, rios e lagos não têm sido muito bem tratados ao longo da história. Para falar sobre o tema e tentar contribuir com possíveis soluções para a poluição das praias, o 2° DSSA Debate, evento organizado pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, promoveu um encontro que discutiu os métodos de detecção da poluição das águas e os emissários submarinos. 
Notícia
Publicado em: 04/05/2015 13:43:36
O segundo dia do X Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família traz como tema a Política de formação para o SUS: o papel das residências, com exposições de Heider Aurélio (Ministério da Saúde) e Ricardo Ceccim (UFRGS). A vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, será a debatedora da mesa e a pesquisadora da ENSP Maria Alice Pessanha coordenará a sessão. A atividade ocorrerá na terça-feira, 5 de maio, de 9h às 12 horas, no Auditório Maria Deane (Pavilhão 26 do IOC/Fiocruz), e é aberta a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 28/04/2015 14:31:23
Para comemorar o Dia Internacional do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública, por intermédio do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), sediará, no dia 30 de abril, a atividade Cenário da Saúde do Trabalhador no Brasil. Relizado no âmbito da semana do trabalhador (27 a 30/4), o evento é coordenado pela Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa/SMS) do Rio de Janeiro e receberá o Secretário Municipal de Saúde (SMS-RJ), Daniel Soranz, o Subsecretário de Vigilância Sanitária, Arnaldo Lassance, e o diretor da ENSP, Hermano Castro. A atividade será realizada no salão internacional da ENSP, às 9 horas, é aberta ao público e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 20/04/2015 13:01:08
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), que completou 30 anos no final de 2014, está realizando mais uma de suas sessões científica acerca do tema tuberculose. O pesquisador da unidade e doutor em Micobacteriologia Jesus Paim Ramos dissertará sobre Descrição de um novo padrão de restrição enzimático do produto da PCR do gene hsp65 de Mycobacterium intracellulare. A atividade, marcada para o dia 27 de abril, às 14 horas, no auditório do CRPHF é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 17/04/2015 13:02:59
De 4 a 8 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública promoverá mais uma edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. A décima edição do evento, que faz parte da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP, será marcada por cinco mesas de discussão, que abordarão temas que envolvem as políticas e os princípios estratégicos que norteiam as ações de atenção básica no país. No fim da semana haverá a tradicional formatura da Residência (turma 2013). As palestras do Ciclo de Debates ocorrem sempre às 9 horas, no Auditório Maria Deane (Pavilhão 26 do IOC/Fiocruz), e são abertas a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 16/04/2015 14:57:13
Definida como um conjunto de medidas de prevenção, assistência e vigilância dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, as ações da área de Saúde do Trabalhador visam, principalmente, reduzir as doenças ocupacionais, os acidentes, além de proporcionar melhor qualidade de vida aos profissionais. Há 30 anos, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública (Cesteh/ENSP) vem atuando nas mais diversas frentes relacionadas a área, que vão desde a formação de recursos humanos no âmbito do SUS até o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a relação trabalho, saúde e ambiente, bem como a proposição e avaliação de políticas públicas. Para celebrar a data o Cesteh, que possui uma história que muitas vezes se confunde com a trajetória da Saúde do Trabalhador no país, promoveu a sessão científica Panorama atual da Saúde do Trabalhador no Brasil, que contou a apresentação do especialista em medicina do trabalho, René Mendes.
Notícia
Publicado em: 15/04/2015 16:39:52
Na terça-feira, dia 14 de abril, o salão internacional da ENSP recebeu o professor Mirko Winkler, do Instituto de Medicina Tropical e Saúde Pública da Suíça, para a palestra Avaliação de Impacto à Saúde em grandes empreendimentos em países tropicais. Esse modelo de avaliação, conhecido pela sigla AIS, consite numa metodologia para calcular impactos, positivos e negativos, que empreendimentos e políticas de desenvolvimento, como hidrelétricas, projetos de agronegócio e mineração, entre outros, possam trazer para a saúde da população. Winkler, que está no Brasil por meio do programa Ciências Sem Fronteiras e colaborará com os programas de pós-graduação da ENSP nos próximos 24 meses, trouxe na bagagem uma larga experiência sobre o tema, adquirida em países da África, da Ásia e da América do Sul.
Notícia
Publicado em: 14/04/2015 13:31:56
A última sessão científica promovida pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) apresentou o projeto Produção de recursos educacionais e a utilização das redes sociais para a formação continuada dos Agentes Comunitários de Saúde, desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Comunicação Celular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Renato Matos Lopes, Antônio Augusto Fidalgo Neto e Luis Anastácio Alves. A iniciativa estimula a discussão de temas e assuntos relevantes voltados à prática dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com base em metodologias ativas de ensino que incluem a problematização e o uso da aprendizagem baseada em problemas. Unidade Básica de Saúde na Fiocruz, o Centro de Saúde Escola conta, entre seus profissionais, com o trabalho dos Agentes Comunitários que atuam principalmente na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Assim, a parceira pretende contribuir para o aprimoramento da formação continuada desse agentes.
Notícia
Publicado em: 13/04/2015 14:54:53
A Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) é uma metodologia que engloba a identificação, predição e avaliação das esperadas mudanças nos riscos na saúde (podendo ser tanto negativas como positivas, individual ou coletivas), causadas por uma política, um programa, um plano ou projetos de desenvolvimento em uma população definida. A AIS tem sido recomendada como uma ferramenta para estimar como as políticas, programas, projetos e demais empreendimentos possam ter impacto sobre a saúde pública e sobre as desigualdades na saúde. Através de uma parceria entre os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente, a Escola vai receber, na terça-feira, 14 de abril, o professor Mirko Winkler, do Instituto de Medicina Tropical e Saúde Pública da Suíça para a palestra Avaliação de Impacto à Saúde em grandes empreendimentos em países tropicais. A atividade, em português, está marcada para 14 horas, no salão internacional, e é aberta a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 07/04/2015 14:38:55
Panorama atual da saúde do trabalhador no Brasil será o tema da próxima sessão científica do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), no dia 15 de abril. A atividade contará com a participação do professor especialista em medicina do trabalho René Mendes, é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. O encontro está marcado para as 9 horas, na sala 32 do prédio do Cesteh.
Notícia
Publicado em: 02/04/2015 10:35:13
"Utopia e consciência, no campo e na cidade, a saúde se conquista com luta e liberdade". Foram com essas palavras que os alunos do mestrado profissional Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais encerram a mística - uma pedagogia dos gestos com símbolos, por meio da expressão cultural, como parte da educação do campo -, que deu início a palestra do médico equatoriano, mestre em Medicina Social, Jaime Breilh, que esteve na ENSP em 26 de março. A relação entre ciência e luta foi um dos temas abordados por Breilh, que ressaltou a importância de uma ciência crítica para a construção de práticas emancipadoras. Segundo o epidemiologista, para tenhamos uma sociedade verdadeiramente saudável, é necessário uma profunda reforma no sistema de saúde, além de transformações na agricultura e no modelo de produção vigente.
Notícia
Publicado em: 31/03/2015 13:46:56
Pioneirismo, coragem, vanguarda e humanidade. Essas são algumas das qualidades das mulheres que foram destacadas para receber o Prêmio Fiocruz – Mulheres de Ciência e Humanidades pela sua atuação científica em distintas áreas do conhecimento e seu papel na construção institucional. As homenageadas de 2015 foram a presidente da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária (CVRS) Abrasco-Cebes, Anamaria Testa Tambellini e Sonia Gomes Andrade, do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz Bahia). Este prêmio é concedido pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fundação e foi entregue durante o II Seminário Mulheres Fazendo Ciência, no dia 26 de março.
Notícia
Publicado em: 25/03/2015 17:20:37
Este foi o slogan utilizado pelo então governador Carlos Lacerda na época da construção da Estação de Tratamento de Água do Guandu, em 1955. O que não se imaginava era a chegada do último ano do século XX, uma vez que as previsões apostavam no fim do mundo em 1999. Hoje, quase duas décadas depois, o Rio de Janeiro vive nova crise hídrica. Agora, porém, ela é causada pela falta de gestão e planejamento municipal, já que a conjectura sugeria baixa provisão de chuvas no atual período. A afirmação foi feita pelo coordenador do Laboratório de Hidrologia e Estudos do Meio Ambiente da Coppe/UFRJ, Paulo Canedo Magalhães, durante mais uma atividade do DSSA Debate, intitulada Cadê a água do Rio?. Ele falou ainda sobre a urgente necessidade de fortalecer o controle social na área do saneamento. "Temos que lutar por um serviço de abastecimento minimamente decente. O que nos oferecem é um sistema semelhantes ao de países muito inferiores ao nosso. Além de injusto, isso é nocivo à saúde pública. E nós somos os culpados, pois seguimos aceitando essa situação", assegurou.