Notícias: Sessões Científicas
1.361 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 08/12/2015 16:29:03
Ao longo do ano de 2015, o Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ambiente (Cesteh/ENSP) realizou uma série de Rodas de Conversa para celebrar seus trinta anos. Mais do que festejar um aniversário, os eventos foram oportunidade para uma profunda reflexão sobre saúde do trabalhador e a ação humana no ambiente. Em um ano marcado por secas, desastres ambientais históricos, ameaças de epidemias, retrocessos em leis trabalhistas e direitos ameaçados, a atmosfera das reuniões foi de inquietude, transparecendo a necessidade de se rever e ampliar a luta por uma vida melhor (para todos). O último dos encontros contou com as presenças de Maria Helena Barros e Luís Carlos Fadel, do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP). A atividade foi coordenada por Cristina Strausz e contou com a fala de diversos pesquisadores da unidade.
Notícia
Publicado em: 08/12/2015 12:06:23
O I Colóquio Brasil Cuba de formação em Saúde Pública debaterá, em seu segundo dia de atividades (9/12), a formação em Saúde Pública em Cuba, além dos desafios enfrentamentos pelo Programa Mais Médicos na questão da educação profissional. O evento internacional tem como objetivo fortalecer as capacidades formativas regionais em saúde pública dos dois países em questão e discutir a formação na área a partir de experiências das principais escolas do Brasil e de Cuba, contribuindo assim para a criação de espaços colaborativos entre alunos, profissionais de saúde e professores. O Colóquio pode ser acompanhado em tempo real, através da transmissão simultânea, por todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 07/12/2015 16:05:32
Dezembro é um mês bem especial para o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), uma das unidades da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Há 30 anos, em dezembro de 1985, foi criado este centro, que funde sua história com a construção do campo da saúde do trabalhador no Brasil. Nesse período, o Cesteh foi protagonista na construção dessa área no âmbito do Sistema Único de Saúde, participando ativamente de eventos como as quatro Conferências Nacionais de Saúde do Trabalhador, a criação da Rede Nacional de Saúde dos Trabalhadores, além da construção da Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Referência nacional na atualização de aporte teórico, conceitual e de inovação para a intervenção em saúde, trabalho e ambiente, o Cesteh vai celebrar suas três décadas de história com uma série de debates sobre as políticas públicas, atuação sindical, saúde ambiental e formação em saúde do trabalhador, que serão realizados entre dias 9, 10 e 11 de dezembro. A semana comemorativa é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 03/12/2015 16:09:35
"Nós, indígenas, chegamos à universidade com inúmeras pretensões, mas, ao ingressarmos, deparamo-nos com as expectativas da academia. Outra questão, que vai muito além do acesso, consiste na permanência (na academia) e construção de um diálogo eficaz com o indígena universitário". Na visão do cientista social e indígena da etnia Tuxá, Felipe Sotto Maior, a temática da educação superior para os índios é pautada por esses dois eixos. O palestrante, presente no último dia do Seminário Internacional Direito e Saúde, do Dihs/ENSP, participou da mesa que abordou a educação superior como novo espaço de luta da população indígena.
Notícia
Publicado em: 26/11/2015 17:13:23
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por meio do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser/ENSP/Fiocruz), e a Secretária Executiva do Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Monitoramento e Avaliação (Demas/SE/MS), realizarão, de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2015, o Seminário Internacional Monitoramento e Avaliação para Ação. O evento, que ocorre no bojo do Ano Internacional da Avaliação, é uma iniciativa do Laser/ENSP e resulta de uma agenda estratégica implementada pelo Ministério da Saúde em 2011, que buscou aprimorar os processos de planejamento, monitoramento e avaliação para proporcionar transparência às ações desenvolvidas e dar visibilidade àquilo que está sendo feito em prol da saúde da população. O seminário será realizado na Fiocruz Brasília, e as inscrições estão abertas para participação nas mesas-redondas.
Notícia
Publicado em: 24/11/2015 14:21:46
Na quarta-feira (25/11), mais dois temas que permeiam as discussões sobre Direitos Humanos e Povos Indígenas nortearão as mesas do IX Seminário Internacional de Direito e Saúde e XIII Seminário Nacional Direito e Saúde, promovido pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP). A educação superior indígena e as peculiaridades que envolvem o modelo de formação e capacitação profissional estarão em debate na primeira atividade, marcada para às 9 horas, no auditório térreo da ENSP. Na última mesa do evento, às 14 horas, a saúde mental dessa população será abordada por especialistas e psicólogos de diferentes etnias. Confira a programação abaixo.
Notícia
Publicado em: 23/11/2015 14:44:17
"Em cada indivíduo, um cidadão. Em cada cidadão, um político". Esse é o pensamento que a cineasta portuguesa Raquel Freire defendeu durante a conversa que teve na ENSP com pesquisadores da Fiocruz e cerca de 50 alunos da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio. Ela veio à Escola e apresentou seu documentário Dreamocracy, correalizado em parceria com a cineasta francesa Valérie Mitteaux. O debate, promovido pela Vice-Direção de Ensino da Escola, aconteceu logo após a exibição do filme, que retrata a crise de Portugal e o desespero das pessoas na luta por uma vida digna, a partir do grande protesto popular de 12 de março de 2011. Raquel contou que estava acontecendo algo muito grave em seu país. "Eu senti que precisava fazer alguma coisa. Por isso resolvi filmar. Este foi meu ato como cidadã", defendeu ela.
Notícia
Publicado em: 19/11/2015 14:59:11
Seguem abertas as inscrições para o IX Seminário Internacional de Direito e Saúde e XIII Seminário Nacional Direito e Saúde, que acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro, na ENSP/Fiocruz. Promovido pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP), o seminário traz o tema Direitos Humanos e Povos Indígenas para destacar a necessidade de melhores condições de saúde, educação e saneamento e também protestar contra as mortes decorrentes das lutas pela posse da terra e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215. "Nosso evento trará para a academia indígenas que estão falando sobre a situação das suas terras, da saúde e da educação não só para os movimentos sociais, mas também para as instituições de saúde, ensino e pesquisa. Vivemos um momento importante de luta contra a PEC 215, e a posse da terra está totalmente imbricada às questões de saúde e bem estar dos povos indígenas", afirmou a pesquisadora Regina Erthal, uma das coordenadoras do evento. Faça já sua inscrição.
Notícia
Publicado em: 17/11/2015 15:52:26
A Roda de Conversa do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) receberá, nesta quarta-feira (18/11), os pesquisadores do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP) Maria Helena Barros de Oliveira e Luiz Carlos Fadel para discutir o tema Direito à saúde, política e gestão em saúde do trabalhador, às 12 horas, na sala 32 do Cesteh. A atividade faz parte das comemorações de 30 anos do Departamento e será mediada pela pesquisadora Cristina Strauz.
Notícia
Publicado em: 17/11/2015 12:52:36
O Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP), em parceria com o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), realizará, de 23 a 26 de novembro, o seminário internacional Pharmacoepidemiology Research on Essential Medicines. O encontro, programado para o salão internacional da Escola, reunirá pesquisadores de diversos países com o intuito de compartilhar experiências sobre as pesquisas em farmacoepidemiologia - em especial aos medicamentos voltados para doenças negligenciadas -, realizadas na Europa, Américas do Norte e Latina, e Austrália. O seminário será encerrado na quarta-feira (25/11), com uma edição do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp) cujo tema será Compras públicas em sistemas de saúde: qualidade e preço. Os dois primeiros dias do evento são reservados a convidados.
Notícia
Publicado em: 12/11/2015 14:09:18
O Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP/Fiocruz, coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante, receberá nesta sexta-feira (13/11) a professora titular da École de Santé Publique de Montréal Louise Fournier. A palestrante falará sobre o modelo de saúde mental e atenção psicossocial em Quebec (Canadá) e o Projeto de Capacitação em Serviços de Atenção Primária. A aula será realizada na sala 410 da ENSP, às 13h30, e é aberta a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 10/11/2015 15:48:12
No ano em que celebra os 30 anos de sua fundação, o Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), vem realizando uma série de encontros para debater temas pertinentes as suas áreas de atuação. A terceira Roda de Conversa abordou as Interseções do Ambiente na Saúde e no Trabalho. Coordenada pelo pesquisador da ENSP Aldo Pacheco, a roda contou com as falas de Ary Miranda, Liliane Reis e Fátima Moreira, também pesquisadores da Escola, além da participação de diversas das pessoas presentes ao debate.
Notícia
Publicado em: 10/11/2015 12:30:06
Ela merece todas as homenagens. Não somente pela brilhante carreira científica construída, mas principalmente pela coragem e persistência no tema estudado. A deferência à coordenadora científica do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Cecília Minayo, aconteceu durante um grande debate sobre os impactos da violência na saúde dos brasileiros - evento que integrou a semana do Semana do Servidor Público, promovida pela Escola. Na abertura do encontro, o diretor da ENSP, Hermano Castro, ressaltou a trajetória emblemática de Cecília e citou a mais recente conquista do Claves, que, neste ano de 2015, deixou de ser centro e se tornou um departamento da Escola.
Notícia
Publicado em: 05/11/2015 16:23:33
Nos dias 24 e 25 de novembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizará mais uma edição do IX Seminário Internacional de Direito e Saúde e XIII Seminário Nacional Direito e Saúde, agora promovido pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP (Dihs). O tema de 2015 debaterá Direitos Humanos e Povos Indígenas, como forma de destacar a necessidade de melhores condições de saúde, educação e saneamento e também protestar contra as mortes decorrentes das lutas pela posse da terra e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215. Segundo reportagem da BBC Brasil, baseada em um levantamento da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), de 2007 a 2014 mais de 2.300 índios morreram por causas externas (acidentes ou violência) no país, dos quais mais de 800 foram vítimas de homicídio. As inscrições estão abertas até o dia 23/11 e devem ser feitas aqui.
Notícia
Publicado em: 04/11/2015 17:07:33
Na sexta-feira (6/11), às 13h30, a ENSP vai receber a cineasta portuguesa Raquel Freire que apresentará seu documentário Dreamocracy, correalizado em parceria com a cineasta francesa Valérie Mitteaux. Esta é uma iniciativa da Vice-Direção de Ensino da Escola e visa, assim como o filme, abrir espaço para uma discussão qualificada sobre cidadania e democracia. Ao retratar um cenário de turbulência, tendo Portugal como foco, o documentário debate a conjuntura do país em que a crise econômica parece por em questão a democracia, entendida como um dos mais relevantes pressupostos da cidadania. A partir disso percebeu-se a pertinência e atualidade em relação ao nosso cenário brasileiro. Além disso, o debate pretende levantar questões, como quem somos, quem queremos ser, quais os novos paradigmas, como podemos viver em conjunto, que sociedade queremos construir, e quais os caminhos para as diversas formas de felicidade. A exibição do filme será no salão internacional, no 4º andar, e a participação é livre, não sendo necessária inscrição prévia.