Busca do site
menu

Notícias: Sessões Científicas

1.361 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 11/06/2015 15:53:09
O consumismo e seus impactos foi o tema escolhido para o primeiro de uma série de debates promovidos pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA), o Comitê de Gestão Sustentável (CGS), a Coordenação de Comunicação Institucional (CCI) e o Fórum dos Estudantes da ENSP, em comemoração ao mês do Meio Ambiente. O ciclo de atividades - que teve início dia 9 de junho e segue até o dia 26 desse mês -, tem como tema central Sustentabilidade: o equilíbrio necessário e pretende debater o modelo econômico atual e sua pressão sob os recursos naturais, apresentando alternativas na busca por um modo de vida mais sustentável, saudável e equilibrado. A atividade contou com a participação do pesquisador do DSSA Marcelo Guimarães Araújo e da pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Elen Vasques Pacheco. Segundo Marcelo, o equilíbrio explica a diferença entre o consumo necessário e o consumismo. Para Elen, é necessário equilíbrio nas escolhas diárias para não sofrer os impactos negativos delas. O debate foi coordenado pela pesquisadora do DSSA Débora Cynamon.
Notícia
Publicado em: 11/06/2015 11:13:45
Neste mês de junho, a ENSP promoverá três mesas-redondas no intuito de debater as seguintes questões: Que medicina é essa? Saúde para quem? O primeiro encontro, com o tema A Ética Estilhaçada - ethos, techné e sujeito, ocorrerá na sexta-feira, 12 de junho, e reunirá os pesquisadores da Escola Luis David Castiel, Fernando Telles e Marilene Castilho. Os encontros estão fundamentados nas ideias apresentadas no livro A medicina financeira, a ética estilhaçada, de Luiz Vianna Sobrinho, que questiona a quem realmente serve a nossa medicina e quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde; e analisa o conflito surgido com a implantação repentina do programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, que só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão. Este primeiro encontro, aberto a todos os interessados, está marcado para 10 horas, na sala 410 da ENSP.
Notícia
Publicado em: 09/06/2015 16:19:04
Tuberculose no Brasil: uma análise segundo raça/cor é o tema da palestra que será proferida, nesta quarta-feira (10/6), pelo pesquisador Paulo Victor de Sousa Viana no Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP. Na ocasião, o pesquisador abordará as categorias de raça/cor que apresentam as maiores taxas de incidência por TB no país, além da desigualdade no acompanhamento dos casos segundo esse quesito e as diferenças no adoecimento com base nas macrorregiões brasileiras. A tuberculose ainda é um agravo epidemiologicamente importante no Brasil, com a notificação de aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrência de 4 mil mortes por ano. A palestra, aberta ao público, está marcada para as 14 horas no auditório 1 do CRPHF.
Notícia
Publicado em: 08/06/2015 13:44:50
Viver consciente: o consumismo e seus impactos é o tema da primeira de uma das três mesas redondas que o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP está promovendo no mês do Meio Ambiente. O encontro integra a programação do evento Sustentabilidade: o equilíbrio necessário, organizado pela Escola e que pretende discutir temas que envolvem a reflexão sobre o modelo econômico atual, excludente e concentrador de renda, e sua pressão sob os recursos naturais, apresentando alternativas na busca por um modo de vida mais sustentável, saudável e equilibrado. O DSSA Debate está marcado para terça-feira, 9 de junho, às 9 horas, na sala 410 e terá como expositores Elen Pacheco (IMA/UFRJ) e Marcelo Guimarães Araújo (ENSP/Fiocruz). Confira, em anexo, a programação especial que a ENSP preparou para o mês de junho.
Notícia
Publicado em: 03/06/2015 14:33:18
Aquecimento global, queimadas, derretimento de geleiras, calor ou frio excessivos, além de muitos outros fatores naturais, têm despertado em milhares de pessoas uma consciência ambiental, na qual elas enxergam a necessidade de se preservar o meio ambiente, para evitar e reduzir catástrofes resultantes das ações dos próprios humanos. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca sempre foi uma instituição que tem em seus pilares conceitos de preservação ambiental, sustentabilidade e, consequentemente, a preocupação com o futuro das gerações. E agora em junho - mês do Meio Ambiente -, a ENSP discutirá temas que envolvem a reflexão sobre o modelo econômico atual, excludente e concentrador de renda, e sua pressão sob os recursos naturais, apresentando alternativas na busca por um modo de vida mais sustentável, saudável e equilibrado. Sustentabilidade: o equilíbrio necessário é o tema central de uma série de atividades programadas, que terá início na terça-feira, 9 de junho, com a mesa-redonda Viver consciente: o consumismo e seus impactos, marcada para 9 horas, na sala 410. Confira a programação completa em anexo, lembrando que todos os eventos são abertos ao público, sem a necessidade de inscrição.
Notícia
Publicado em: 02/06/2015 14:20:19
Na vida real, o principal objetivo da medicina contemporânea é de fato o paciente? Esse é apenas um dos questionamentos apresentados no livro A medicina financeira, a ética estilhaçada, de Luiz Vianna Sobrinho, publicação que norteará o Seminário Que medicina é essa? Saúde para quem? promovido pela ENSP. Ao longo de três mesas-redondas e nove expositores convidados, pretende-se debater a quem realmente serve a nossa medicina e quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde; além de analisar o conflito surgido com a implantação repentina do programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, que só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão. As atividades estão marcadas para os dias 12, 19 e 26 de junho, sempre as 10 horas, na Esola. O evento é aberto a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia. Confira, em anexo, a programação completa.
Notícia
Publicado em: 29/05/2015 13:37:27
Terceirização, agrotóxicos, maioridade penal, o assassinato de um médico na Lagoa Rodrigo de Freitas, o corte de recursos da saúde. São tanto os temas que palpitam na vida política nacional, que se chega a perder o fôlego ao dizê-los assim, de uma só vez. Há quem possa achá-los monótonos ou espinhosos, mas ao se recusar debatê-los, emerge, como um fantasma, uma antiga máxima, atribuída a pelo menos um par de pensadores, como devem ser os bons axiomas: aquele que, por não gostar, se recusa a debater política, acaba governado pelos que gostam. Essa falta de pendor para o debate e busca de consenso não pareceu dar as caras, entretanto, na roda de conversa que, no dia 27/5, marcou o início das comemorações dos 30 anos do Centro de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP).
Notícia
Publicado em: 26/05/2015 13:12:47
Na próxima quarta-feira, 27 de maio, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) dará início às comemorações de seus 30 anos de existência, com a primeira de uma série de seis rodas de conversa. A atividade terá como tema O que é o trabalho na atualidade e suas implicações para saúde e o Ambiente? e o debate contara com três mediadores: José Augusto Pina, Katia Reis e Renato Bonfatti. O evento é aberto a todos os interessados e está marcado para 12 horas, na sala 32 do Cesteh. O objetivo das rodas é trazer para discussão temas atuais relacionando a saúde pública com a saúde do trabalhador brasileiro, trazendo convidados da unidade, da Fiocruz e externos.
Notícia
Publicado em: 15/05/2015 15:47:41
Finalizando as discussões do X Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, o último dia de atividades (8/5) girou em torno dos avanços e desafios da Política de Atenção Básica. Considerada a principal porta de entrada do SUS, a Atenção Básica (AB) se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, individuais e coletivas, que abrangem promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde. Para discutir o tema estiveram presentes o representante do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS) Eduardo Alves e o subsecretário geral de saúde do município do Rio de Janeiro, José Carlos Pedro Junior. A mesa foi coordenada pela pesquisadora da ENSP e coordenadora do curso, Márcia Fausto. Na ocasião ocorreu também a formatura dos alunos da turma 2013-2015 da Residência Multiprofissional em Saúde da Família.
Notícia
Publicado em: 12/05/2015 16:24:34
A Política de formação para o SUS: o papel das residências, foi o tema proposto para o segundo dia (5/5) de atividades do X Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Para discutir o tema estiveram presentes a representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rosani Pagani e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ricardo Ceccim, ambos membros da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS). Para debater o tema, a mesa contou também com a participação da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, que citou a importância de contribuir para o desenvolvimento de ações que tenham a Atenção Básica como a perspectiva de olhar para o SUS. A atividade foi coordenada pela pesquisadora da ENSP e responsável pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Maria Alice Pessanha.
Notícia
Publicado em: 12/05/2015 14:45:32
Duas pistas de uma avenida movimentada, de um lado, uma linha férrea e poucos quilômetros de ruas recobertas por casas simples, de outro. São esses os limites que separam a Fiocruz dos complexos de favelas da Maré e do Alemão, respectivamente. Isso, se falarmos exclusivamente de limites físicos. Quando se pensa em barreiras de outra natureza, como as socioculturais, a lista de obstáculos é muito maior e subjetiva. Ultrapassar essas fronteiras imaginárias, mas que determinam fortemente a vida de milhões de pessoas, tem sido o desejo de muitos pesquisadores, agentes culturais, ativistas, artistas. Uma tarefa urgente e complexa, que vem sendo cumprida com louvor pelo geógrafo e educador Jaílson de Souza e pelo músico Rafael Calazans. Os dois participaram, como palestrantes, do X Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, promovido pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP.
Notícia
Publicado em: 11/05/2015 15:40:28
De 4 a 8 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública, por meio do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, promoveu a décima edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Ao longo de uma semana o evento contou com diversos palestrantes que discutiram a abertura do capital estrangeiro para a saúde, o papel das residências na formação para o SUS, o lugar da educação nas periferias e favelas, o papel dos movimentos sociais na formação para cidadania; além dos avanços e desafios da Política de Atenção Básica. No primeiro dia de atividades, o diretor da ENSP, Hermano Castro, e a vice-diretora de Pós-graduação, Tatiana Wargas, participaram da cerimônia de abertura e destacaram a importância do papel formador da Residência. Segundo eles, são muitos os desafios do SUS e novas discussões no campo são necessárias para que os desafios sejam efetivamente enfrentados. Na ocasião, o diretor ressaltou ainda que o debate político é fundamental para discutir os rumos da saúde no Brasil.
Notícia
Publicado em: 07/05/2015 12:48:48
Os avanços e desafios da política da Atenção Básica serão discutidos no último dia de atividades (8/5) do X Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. A palestra será proferida pelo representante do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde Eduardo Alves e contará com a presença do secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, como debatedor. A coordenação ficará a cargo da pesquisadora da ENSP Márcia Fausto. Além da palestra Política da Atenção Básica: avanços e desafios, marcada para às 9 horas, a formatura do curso de Residência Profissional em Saúde da Família (turma 2013/2015), a partir das 14 horas, encerrará a semana de atividades. A palestra é aberta a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 07/05/2015 10:55:00
Pesquisadores do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) descobriram um novo padrão enzimático do produto da PCR do gene hsp65 de Mycobacterium intracellulare. Esse novo padrão enzimático foi depositado no PRAsite e pode ser acessado por qualquer profissional no mundo que realiza a identificação de micobactérias não causadoras de tuberculose.
Notícia
Publicado em: 06/05/2015 13:20:07
Após dois anos de atividades, serão apresentados, na ENSP, os resultados obtidos pelos 16 projetos de pesquisa voltados exclusivamente no território de Manguinhos e que tiveram aplicação direta na atenção básica local. O edital Projeto Teias foi coordenado pela Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP. A oficina ocorrerá nos dias 7 e 8 de maio, durante todo o dia, no salão internacional da Escola. O evento contará com a participação de representantes da ENSP, da SMS-RJ, do Ministério da Saúde e da comunidade. Segundo a vice-diretora Sheila Mendonça, o processo de seleção do edital foi bem intimista e os trabalhos apresentados foram muito bem-sucedidos, sempre associando a pesquisa científica a um produto aplicável à região.