Notícias: Sessões Científicas
1.361 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 30/06/2015 16:00:45
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010, o direito humano à água e ao esgotamento sanitário ainda é um marco relativamente recente, mas traz uma perspectiva inovadora ao buscar o empoderamento das populações e novas obrigações para governos e prestadores de serviço. A conclusão é do relator especial sobre o direito humano à água potável e esgotamento sanitário do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) e pesquisador da Fiocruz Minas, Léo Heller, palestrante do DSSA Debate do dia 26/6 – que encerrou as atividades do mês do Meio Ambiente da ENSP. Sobre a crise hídrica do país, o relator, cujo cargo busca "zelar" pelo acesso a esses direitos, reforçou o pensamento de sua antecessora: "a crise não é culpa de São Pedro, mas, sim, da falta de planejamento. As mudanças climáticas são relativamente imprevisíveis, mas é possível traçar um planejamento levando esses determinantes em conta", realçou.
Notícia
Publicado em: 29/06/2015 16:58:44
"Mais do que em qualquer outra época, a humanidade está numa encruzilhada: um caminho leva ao desespero absoluto; o outro, à total extinção. Vamos rezar para que tenhamos sabedoria na hora de escolher", disse o jornalista e especialista em gestão e ambiental Agostinho Vieira, citando uma célebre frase do escritor e cineasta Woody Allen, durante as apresentações do IV DSSA Debate. O encontro, que teve foco na vida das populações e das cidades, reuniu visões diferenciadas sobre os desafios da sustentabilidade e as possíveis formas de diminuir os impactos da urbanização. Cada qual com a sua abordagem, tanto o especialista em comunicação como a doutora em planejamento urbano e regional, Lucia Capanema, apontaram a premente necessidade de frear o consumo e mudar atitudes. O debate foi realizado no âmbito das comemorações Mês do Meio Ambiente da ENSP.
Notícia
Publicado em: 26/06/2015 12:42:52
No dia 23 de junho, a pesquisadora do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Luísa Regina Pessoa apresentou um estudo, iniciado há 20 anos (1995-1997), sobre a humanização dos asilos de idosos do Brasil. Segundo a pesquisa, hoje, no país, existe uma tendência mundial do envelhecimento populacional, e a sociedade brasileira passa por intenso processo de transformação, no qual adultos jovens aparecem cada vez em menor número, cabendo a reflexão: quem vai cuidar dos nossos idosos no século XXI? "A estruturação de redes de atenção à pessoa idosa é urgente, abrangendo cuidados primários e cuidados com a moradia. Também deve-se contemplar habitações saudáveis, que garantam acesso aos níveis secundário e terciário de cuidados, proporcionando diagnóstico precoce e de rápido acesso ao tratamento”, afirmou a pesquisadora.
Notícia
Publicado em: 25/06/2015 17:01:30
Na segunda-feira (29/6), a Escola Nacional de Saúde Pública realizará o seminário Organização, Gestão e Monitoramento do Sistema Único de Saúde, atividade que faz parte do curso de aperfeiçoamento Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público, coordenado pela pesquisadora do departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) Vera Pepe. O seminário visa debater os desafios estruturantes da operacionalização do SUS, destacando o financiamento, a capacidade de planejamento e gestão dos sistemas e do trabalho em saúde. Será composto de três mesas redondas, que discutirão a operacionalização, os avanços e desafios do Decreto 7.508 e o monitoramento das políticas e ações de saúde. A abertura será às 9 horas, no salão internacional da ENSP.
Notícia
Publicado em: 25/06/2015 15:44:16
Acontece, nesta sexta-feira, dia 26 de junho, a última das três mesas-redondas que debateram a ética na medicina, nos dias de hoje. Como ocorreu nos dois primeiros eventos da série, o livro Medicina financeira: ética estilhaçada, de Luíz Vianna Sobrinho, servirá de ponto de partida para o debate, do qual participam Lígia Bahia, doutora em Saúde Pública pela ENSP, e pesquisadora da UFRJ, Rudá Ricci, sociólogo e cientista político, e Ana Maria Costa, atual presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, o Cebes. O título desse terceiro encontro é O Tyrannosaurus Health - o avassalador avanço do sistema financeiro/corporações sobre a saúde - o instrumento médico.
Notícia
Publicado em: 24/06/2015 17:01:55
Encerrando o ciclo de eventos em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP realizará o V DSSA Debate, cujo tema será Direito humano à água e ao esgotamento sanitário. Para tanto, trará como palestrante o relator especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário das Nações Unidas e pesquisador do Centro de Pesquisa René Rachou/Fiocruz, Léo Heller. A mesa será coordenada pelo diretor da ENSP, Hermano Castro. O encontro faz parte da programação do evento Sustentabilidade: o equilíbrio necessário, que teve como objetivo discutir temas que envolvem a reflexão sobre o modelo econômico atual, excludente e concentrador de renda, e sua pressão sob os recursos naturais, apresentando alternativas na busca por um modo de vida mais sustentável, saudável e equilibrado. O DSSA Debate é aberto ao público e acontecerá no salão internacional da Escola, no 4º andar, às 13h30.
Notícia
Publicado em: 23/06/2015 15:35:53
A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) assinará, na próxima quinta-feira, dia 25 de junho, um convênio com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE/RJ). O acordo é fruto de reuniões e oficinas que vêm sendo realizadas desde março deste ano, e a aproximação instucional entre DPE/RJ e ENSP consolidou-se por intermédio do diálogo contínuo entre trabalhadores vinculados ao Fórum de Articulação com os Movimentos Sociais e ao Núcleo de Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (DHIS), ambos da ENSP, Movimento Chega de Descaso e representantes das Coordenações de Pesquisa e de Saúde, da Câmara de Resolução de Litígios e da Fundação Escola da DPE/RJ. O convênio será assinado pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, e o defensor público-geral, André Castro. Os pesquisadores Maria Helena Barros e Paulo Amarante participarão do encontro, que terá início às 17h30.
Notícia
Publicado em: 23/06/2015 14:12:51
Para comemorar seus 30 anos, o Centro de Estudo da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) organizou uma série de encontros com a finalidade de discutir os temas que permeiam as atividades do Centro e a vida cotidiana. O primeiro evento, realizado em 27 de maio, abordou questões da atualidade, destacando temas como terceirização, maioridade penal, violência e a falta de recursos para a área da saúde. A segunda atividade já tem data definida e pretende abordar a intregração dos serviços com o ensino, além da trajetória e os desafios da pesquisa no Cesteh. O encontro está marcado para o dia 24 de junho, a partir das 12 horas, na sala 32 (Cesteh), e é aberto a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 23/06/2015 12:04:43
Durante o Mês do Meio Ambiente, a Escola Nacional de Saúde Pública programou uma série de atividades para despertar a reflexão acerca do atual modelo econômico de desenvolvimento e suas consequências na saúde da população. Entre elas, a Feira Saberes e Sabores Josué de Castro, a ser realizada na quinta-feira (25/6), das 10 às 15 horas. Além da Feira haverá também uma festa junina com oferta de alimentos produzidos pela Agricultura Familiar, trazendo a oportunidade de acesso ao modelo de produção mais sustentável e de diálogo com os produtores e movimentos sociais.
Notícia
Publicado em: 22/06/2015 16:26:11
Quem cuidará dos idosos do Brasil? Como se dará esse modelo de atenção? Esta questão, que vem sendo estudada e debatida pela pesquisadora do Centro de Referência Professos Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) Luisa Regia Pessôa há quase duas décadas, será o tema da próxima sessão científica do CRPHF, nesta terça-feira (23/6). Durante o encontro, a pesquisadora apresentará os dados publicados no artigo Improving Healthcare Quality to Elderly by Organizing of Attention Networks. O evento será às 13h30, no auditório do Hélio Fraga.
Notícia
Publicado em: 18/06/2015 17:01:05
Os mestrados profissionais, modalidade de pós-graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho, vêm ganhando cada vez mais força no cenário educacional brasileiro. Atualmente na Fiocruz, um terço dos programas de pós são oferecidos neste formato, de acordo com a coordenadora geral de Pós-Graduação da instituição, Cristina Guilam. Com objetivo refletir sobre os avanços, desafios e perspectivas dos MPs, a Escola Nacional de Saúde Pública realizou, no dia 17 de junho, o seminário Mestrados Profissionais da Pós-Graduação ENSP/Fiocruz: avanços e perspectivas. A atividade teve a participação das pesquisadoras da ENSP Marly Marques da Cruz, Inês Mattos, e Virgínia Hortale, além da coordenadora adjunta da Área da Saúde Coletiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pesquisadora do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhaes (CPqAM), Eduarda Cesse.
Notícia
Publicado em: 18/06/2015 12:09:03
Seguindo com os preceitos apresentados no livro A medicina financeira, a ética estilhaçada, de Luiz Vianna Sobrinho, a ENSP promove o segundo debate do seminário Que medicina é essa? Saúde para quem?. A atividade reunirá os pesquisadores Paulo Amarante (ENSP/Fiocruz), Maria de Fátima Siliansky Andreazzi (Iesc/UFRJ) e Carlos Ócke-Reis (Ipea), que abordarão o tema A estruturação da ciência e do consumo na medicina - as 'escolhas de Sofias' do público ao privado. O encontro, aberto a todos os interessados, está marcado para 10 horas, no salão internacional da Escola. Na publicação, o autor questiona a quem realmente serve a nossa medicina e quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde; e analisa o conflito surgido com a implantação repentina do programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, que só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão.
Notícia
Publicado em: 17/06/2015 13:29:14
Saúde Urbana: uma vida melhor nas cidades será o tema do DSSA Debate desta quinta-feira (18/6), em mais uma iniciativa promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) para celebrar o Mês do Meio Ambiente. O encontro, marcado às 9 horas, na sala 410 da ENSP, receberá o jornalista Agostinho Vieira, criador do blog Economia Verde no site do jornal O Globo, e a pesquisadora do departamento de Urbanismo da UFF, Lúcia Capanema. Os palestrantes destacarão os fatores que influenciam a saúde urbana, os principais desafios da sustentabilidade no Brasil e no Mundo, a forma como afetam a saúde e o tratamento dado pela imprensa ao tema, além dos diferentes discursos sobre a cidade saudável. O DSSA Debate será coordenado pelo jornalista Filipe Leonel, da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP, e terá a pesquisadora Simone Cynamon (DSSA) como debatedora.
Notícia
Publicado em: 15/06/2015 17:43:06
Nos dias 17 e 18 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública realizará o seminário Mestrados Profissionais da Pós-Graduação Ensp/Fiocruz: avanços e perspectivas. O evento tem como principal objetivo propor uma reflexão acerca dos avanços, desafios e perspectivas dessa modalidade de formação na ENSP, conforme o cenário nacional e os mecanismos de regulação da Capes, além de apresentar as experiências das turmas de mestrado profissional (MP) dos programas de pós-graduação em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública, considerando as múltiplas temáticas, propósitos e abordagens adotadas. Coordenada pelos pesquisadores Marly Marques da Cruz e Gideon Borges dos Santos, a atividade é aberta ao público e está marcada para as 9 horas, no salão internacional da ENSP.
Notícia
Publicado em: 12/06/2015 16:24:51
Um estudo inédito sobre a tuberculose, segundo o quesito raça/cor, revelou que os indígenas apresentaram as maiores taxas de incidência da doença no Brasil durante o período de 2008 a 2011, com incremento de cerca de 10% de novos casos. O resultado faz parte da pesquisa Tuberculose no Brasil: uma análise segundo raça/cor, desenvolvida pelo pesquisador Paulo Victor de Sousa Viana e apresentada na sessão científica do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP, na quarta-feira (10/6). O maior percentual de mortalidade, porém, foi entre os negros (3,4%).