Busca do site
menu

Notícias: Sessões Científicas

1.361 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 21/10/2016 16:53:25
Trajetória e desafios da formação em Saúde do Trabalhador será o tema da próxima edição do Encontros do Cesteh, marcada para o dia 26 de outubro, das 12 às 14 horas, na sala 32 do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador. Mediado pelo pesquisador Gideon Borges, o evento terá palestras das pesquisadoras da ENSP Maria Blandina Marques, Rita Mattos e Simone Oliveira. A atividade é aberta ao público e não necessita de inscrições.
Notícia
Publicado em: 19/10/2016 11:44:39
O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) realizou, na quinta-feira (29/9), no auditório térreo da ENSP, a sessão técnico-científica Violência e Saúde na Estratégia de Saúde da Família. A atividade apresentou a pesquisa coordenada pelo Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Carelli (Claves/ENSP), produzida em dois serviços de saúde que atendem à região de Manguinhos. A pesquisadora e coordenadora científica do Claves/ENSP, Cecília Minayo, iniciou o debate a respeito dos dados do estudo apresentados por Fernanda Mendes, pesquisadora desse Departamento. O evento contou, ainda, com Eliane Vianna, chefe do CSEGSF, Simone Peres, da Coordenação de Área Programática da Saúde - CAP 3.1, Cíntia Gouveia, diretora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Nelson Carneiro, e Sandra Guedes, Conselheira Tutelar de Ramos, que atuaram como debatedoras. 
Notícia
Publicado em: 14/10/2016 14:27:04
Nos dias 18 e 19 de outubro, a Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, em parceria com Departamento de Estudo de Violência e Saúde Jorge Cereli (Claves/ENSP/Fiocruz) e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (ESPJV/Fioccruz) realizarão o encontro Cooperação e construção de conhecimento em territórios marcados pela violência: desafios e possibilidades. O encontro tem por objetivo estimular reflexões e organizar propostas da comunidade Fiocruz e sociedade civil referentes ao trabalho cooperativo e à construção de conhecimento em territórios militarizados da periferia urbana. O evento pretender também resgatar e aprofundar as discussões iniciadas no seminário Saúde e Segurança Pública: desafios em territórios vulnerabilizados, realizado em 2015, na Fiocruz. Na atividade também serão discutidos os reflexos da violência no campo da saúde e da educação, à luz de diferentes especialidades. Os interessados poderão se inscrever no local do evento, que acontecerá no auditório da Diretoria de Administração de Campus (Dirac).   
Notícia
Publicado em: 14/10/2016 14:04:46
Nos últimos anos o consumo de crack apresentou crescimento considerável no Brasil. Algumas regiões, principalmente os grandes centros urbanos - nos quais existe maior visibilidade do uso da droga - vem buscando alternativas no intuito de minimizar danos e riscos do uso prejudicial da substância. Diante dos altos índices de consumo do crack no país a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) encomendou a Pesquisa Nacional sobre o Crack, desenvolvida pela Fiocruz, com apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da instituição e coordenada pelo pesquisador Francisco Inácio Bastos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). O estudo revelou que o Brasil possui 370 mil usuários regulares de crack nas capitais, sendo aproximadamente 80% deles homens, negros, de baixa escolaridade e renda, com média de idade de 30 anos. Posteriormente a Senad encomendou outra pesquisa, dessa vez no intuito de investigar a relação entre o uso do crack e processos de exclusão e desclassificação social em diferentes esferas e dimensões. Coordenada pelo sociólogo Jessé Souza, professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a pesquisa aponta que a relação entre exclusão social e uso de crack é fundamental para desenhar políticas e formar linhas de cuidado para pessoas que tenham problemas com drogas. Complementares, as pesquisas apontam o forte estigma e exclusão social dos usuários. Com o objetivo de apresentar e debater os resultados da pesquisa que analisa o crack e a exclusão social, passando por diversos pontos abordados na Pesquisa Nacional sobre o Crack, no dia 21 de outubro, será realizado na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) o seminário Crack e Exclusão Social, a partir das 9 horas.
Notícia
Publicado em: 06/10/2016 12:41:43
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) pomoverá, na terça-feira, 11 de outubro, aula aberta do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador, com o tema O tempo na contemporaneidade e as relações trabalho-saúde. A atividade, marcada para às 9 horas, no salão internacional da ENSP, contará com a participação da pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) Lúcia Rotenberg. A aula é aberta aos interessados e não necessita de inscrição prévia. 
Notícia
Publicado em: 28/09/2016 14:07:53
Na sexta-feira, 30 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá o seminário Vulnerabilidade e fragilidade: proposta de indicadores epidemiológicos para o monitoramento da saúde do idoso na atenção básica de saúde. Coordenado pela pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da ENSP, Inês Echenique Mattos, a apresentação é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. O projeto é financiado com recursos da segunda edição do Programa Inova ENSP. A apresentação busca ainda informar sobre o retorno do uso dos recursos públicos financiado pelos projetos do edital Inova, além de novos conhecimentos gerados e produtos resultantes da pesquisa. A atividade está marcada para às 9 horas, na sala 408 do prédio da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 28/09/2016 10:27:10
Na quinta-feira, 29 de setembro, acontecerá a décima edição do DSSA Debate, um ciclo de palestras organizadas pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública. O próximo encontro debaterá Sustentabilidade dos Serviços Públicos de Saneamento: desafios e oportunidades, e, para isso, contará com a participação do professor da UFRJ, Carlos Buzanello e do gerente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Báscio do Rio de Janeiro, Pedro Moitrel Pequeno. O debate, marcado para às 9h30, no salão internacional da Escola, será coordenado pelo pesquisador do DSSA, Marcelo Motta Veiga, é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. 
Notícia
Publicado em: 27/09/2016 12:50:22
A próxima atividade da série Encontros do Cesteh terá como tema Trabalhadores na luta pela saúde:a terceirização e a precarização nos serviços públicos em questão. O debate contará com a participação de Cláudia Gouveia Santos, do Centro de Saúde do Trabalhador da Fiocruz e Ana Beatriz de Noronha, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). O encontro, aberto a todos os interessados, será mediado pelo pesquisdor do Cesteh, Renato Bonfatti. A atividade está marcada para às 12 horas, na sala 32 do prédio do Cesteh/ENSP.
Notícia
Publicado em: 26/09/2016 14:25:27
Estão disponíveis on-line as apresentações do DSSA Debate realizado em homenagem ao dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Ao longo do mês a Escola Nacional de Saúde Pública, por intermédio do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP), promoveu uma série de atividades que debateram questões sobre saúde e ambiente. Encerrando as comemorações, foram realizadas, no dia 30 de junho, as palestras Limitações e incertezas em estudo de impacto ambiental: consequências sobre a saúde e o ambiente e Cidade, Saneamento e Saúde. As apresentações podem ser acessadas no Canal da ENSP no Youtube, confira.
Notícia
Publicado em: 22/09/2016 12:59:22
Na sexta-feira, 23 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá uma homenagem aos 80 anos do professor emérito da instituição, Luiz Fernando Ferreira, internacionalmente reconhecido pela criação da paleoparasitologia, ciência que estuda a presença de parasitos em animais extintos e múmias pré-colombianas. Para celebrar oito décadas de vida do professor, será realizada uma mostra fotográfica que retrata parte de sua trajetória, além da exibição do documentário Fé Eterna na Ciência, baseado em sua vida, e uma manhã de autógrafos do livro Fundamentos da Paleoparasitologia, organizado por Luiz Fernando em parceria com Adauto Araújo e Karl Jan Reinhard, e vencedor do Prêmio Jabuti. A homenagem é aberta aos interessados e a Escola conta com a participação de seus todos seus colaboradores para homenagear essa figura tão importante para a Saúde Pública brasileira. 
Notícia
Publicado em: 16/09/2016 11:51:23
Atenção, reabilitação e prevenção em saúde do trabalhador - a experiência do Cerest Piracicaba será o tema da próxima aula aberta do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. O encontro está marcado para o dia 20 de setembro, às 9h, no salão internacional da ENSP. A palestrante convidada é Mara Takahashi, que é socióloga, doutora em Saúde Coletiva e integra o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Piracicaba (SP). A palestra é aberta ao público não sendo necessária inscrição prévia. 
Notícia
Publicado em: 08/09/2016 15:40:10
Em 31/8, no mesmo momento em que dezenas de pesquisadores discutiam as novas e tenebrosas perspectivas para a saúde, contidas no Projeto Ponte para o Futuro do - até aquele momento - presidente interino do Brasil, ocorria, no Senado Federal, a votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff. Durante o evento Encontros do Cesteh, que debatia, não por acaso, o tema Políticas de Saúde na atualidade: privatizações na saúde e desmonte do SUS, a palestrante convidada Maria Inês Bravo defendia a importância da luta organizada em defesa dos direitos sociais e, em especial, a necessidade de manter a força de mobilização dos movimentos sociais. Às 13h37, o sombrio cenário se confirmou. Mesmo não tendo sido eleito pelo voto popular, Michel Temer se tornou presidente da República na dita ‘democracia’ que vivemos. "Devemos lutar contra esse recuo civilizatório", falou Inês, convocando toda a população.
Notícia
Publicado em: 29/08/2016 10:25:39
Na quarta-feira, 31 de agosto, será realizada mais uma atividade da série Encontros do Cesteh. Com o tema Políticas de Saúde na atualidade: privatizações na saúde de desmonte do SUS, o debate contará terá participação da professora da Faculdade de Serviço Social da Uerj e membro da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, Maria Inês Bravo. A pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Vanda D'Acri será a debatedora do encontro, que é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. A atividade está marcada para as 12 horas, na sala 32 do prédio do Cesteh.
Notícia
Publicado em: 29/07/2016 13:42:10
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá, na quarta-feira, 3 de agosto, o seminário de devolutiva do projeto Doença respiratória aguda e fatores associados em crianças Guarani menores de um ano de idade: um estudo em coorte de nascimentos indígenas no Sul e Sudeste do Brasil, financiado com recursos da segunda edição do Programa Inova ENSP. Coordenado pelo pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP) Andrey Moreira Cardoso, o projeto teve por objetivo analisar a magnitude das doenças respiratórias agudas e de fatores associados no primeiro ano de vida em nascimentos ocorridos nos anos de 2012 e 2013 na etnia Guarani, residente nos litorais Sul e Sudeste do Brasil. Segundo o pesquisador, o estudo buscou, ainda, estruturar um sistema de vigilância de doença respiratória aguda nas aldeias litorâneas de ocupação da etnia. A apresentação, aberta a todos os interessados, ocorrerá às 14 horas no salão internacional da ENSP.
Notícia
Publicado em: 14/07/2016 16:17:32
Nesta sexta-feira (15/7), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca promoverá o seminário Desigualdades sociais e tuberculose. Coordenado pelos pesquisadores Paulo Cesar Basta e Reinaldo Souza dos Santos, o evento apresentará os resultados do projeto "Desigualdades sociais e tuberculose: dinâmica de transmissão, condições de vida e interfaces entre biomedicina e medicina tradicional indígena", desenvolvido no âmbito do edital Inova ENSP. O seminário reunirá palestrantes de instituições parceiras na elaboração do estudo, além de membros da Associação Jovens Indígenas Guarani-Kaiowá em Ação (Jiga), que intermediaram o contato e a consequente integração entre pesquisadores e os membros da comunidade. "A pesquisa gerou diversos produtos institucionais, como projetos de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado que estão em desenvolvimento, bem como artigos publicados e a criação do grupo de pesquisa Epidemiologia e Controle da Tuberculose em Áreas Indígenas, certificado pela ENSP no CNPq, e que desenvolve projetos relacionados à temática. Observamos que as incidências de tuberculose no Estado do MS são mais elevadas nas populações indígenas, em particular na região do Cone Sul, onde vivem os Guarani-Kaiowá. Cada colaborador envolvido contará em detalhes os componentes de seu trabalho, no contexto de nosso projeto”, antecipou Paulo Basta.