Notícias: Divulgação Científica
3.213 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 13/10/2015 15:10:09
Já está disponível on-line o novo boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária, o Cecovisa. A edição destaca a parceria firmada entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a agência de produtos médicos do Japão, com o objetivo de ampliar as trocas de experiências entre os dois países. O boletim traz ainda texto assinado pelo Cebes pela Abrasco em defesa do SUS e crítico ao uso do Sistema Único de Saúde como, nas palavras das entidades, uma moeda de troca no jogo político em curso.
Notícia
Publicado em: 13/10/2015 13:52:21
A qualidade do linkage de dados é o tema abordado pelo editorial da edição de julho de 2015 da revista Cadernos de Saúde Pública (vol.31 n°7). Para o editora da revista, Cláudia Medina Coeli, que assina o editorial, as técnicas de linkage de dados permitem a identificação e vinculação de dados de um mesmo indivíduo armazenados em diferentes bases. São muitas as possibilidades de aplicação dessas técnicas na pesquisa, vigilância e avaliação em saúde, o que tem suscitado um crescente interesse na sua utilização. "Acompanhando a tendência internacional, observamos um crescimento da submissão de artigos a CSP que empregam técnicas de linkage de dados. Entretanto, são raros os estudos que relatam a qualidade do processo de linkage", aponta ela.
Notícia
Publicado em: 09/10/2015 15:20:25
Na terça-feira, 13 de outubro, o Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), em parceria com a Cooperação Social da Presidência e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), realizará o Seminário Saúde e Segurança Pública: desafios em territórios vulnerabilizados. A atividade busca promover discussões sobre os efeitos das políticas de segurança pública no Brasil, no campo da saúde, especialmente em territórios vulnerabilizados no campo, na floresta, em favelas e nas periferias dos centros urbanos. Para discutir o tema estarão presentes as pesquisadoras do Claves/ENSP, Cecília Minayo e Patrícia Constantino, o delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Orlando Zaccone, além do representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Alexandre Fonseca, entre outros convidados. O evento acontecerá no auditório do Museu da Vida, a partir das 9 horas, é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 09/10/2015 13:39:59
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Saúde Mental vai além da ausência de doenças psicossomáticas e se caracteriza por um bem-estar em que o indivíduo reconhece suas capacidades e limitações e consegue perceber o seu papel social, tornando-se agente de sua própria história. E apesar de 10 de outubro ser comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, principalmente pelos avanços que o campo tem alcançado, é necessário que a data sirva como um momento para reflexões sobre os problemas que ainda se fazem presentes na realidade do diagnóstico e tratamento de transtornos mentais e para fomentar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao tema. E todas essas questões podem ser aprofundadas na publicação em espanhol do livro Salud mental y atención psicossocial (Saúde Mental e Atenção Psicossocial em português), do pesquisador da ENSP/Fiocruz Paulo Amarante, que será lançado em Madrid no dia 28 de outubro. O livro, que já está em sua quarta edição na versão nacional, chega ao continente europeu com o intuito de contribuir para o entendimento das dimensões e estratégias do campo da saúde mental e atenção psicossocial, bem como para a análise dos caminhos e tendências das políticas brasileiras na área.
Notícia
Publicado em: 09/10/2015 13:24:56
Trabalho, Educação e Saúde acaba de publicar o suplemento especial Saúde Mental, que tem como ponto principal os trabalhadores da saúde. Nesta edição encontram-se estudos sobre estresse, assédio moral, normas regulatórias, as resistências em se instituir novas estratégias de atenção, que refletem baixa ou pouca relação democrática entre profissionais, trazendo à tona fatores que afetam direta ou indiretamente a saúde e a saúde mental do trabalhador.
Notícia
Publicado em: 08/10/2015 15:37:00
Foi lançado recentemente o livro Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde: abordagens e métodos de pesquisa. A publicação, organizadas pelas pesquisadoras da ENSP Creuza da Silva Azevedo, Cristiani Vieira Machado e Tatiana Wargas de Faria Baptista, que também é vice-diretora de Ensino da Escola, reúne alguns dos principais nomes da área de planejamento em saúde do país e apresenta um conjunto rico e diversificado de reflexões teórico-metodológicas, que resulta em contribuições fundamentais para o incremento da área. Além dessas questões, ele aborda ainda temas como o desenvolvimento de estudos e formação de pesquisadores. O livro é uma publicação da Editora Fiocruz e pode ser encontrado em livrarias e distribuidoras em várias localidades do país.
Notícia
Publicado em: 08/10/2015 12:06:26
A 32ª edição da Revista de Manguinhos destaca como principal reportagem a conquista, pela Fiocruz, do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, na categoria Instituição ou Veículo de Comunicação. É a primeira vez que a Fundação recebe tal honraria, que reconhece e valoriza a atuação da instituição na área – o que já ocorre, praticamente, desde o seu início, em 1900. A atual edição também destaca uma série de projetos e pesquisas desenvolvidos na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, como a pesquisa Perfil da Enfermagem, um estudo inédito que traça perfil da profissão no país e destaca problemas e carências vividos pelo setor, além da atuação do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos na região do Comperj e da opinião de diversos pesquisadores a respeito do modelo atual de produção e das suas consequencias na saúde da população.
Notícia
Publicado em: 08/10/2015 11:08:43
A edição n°157 de outubro de 2015 da Revista Radis, que está disponível on-line, traz como tema de capa o Diabetes mellitus, uma epidemia silenciosa que exige mudanças nos hábitos de vida e desafia o sistema de saúde a garantir acesso a medicamentos e cuidados. Segundo a Federação Internacional do Diabetes (IDF), há 387 milhões de pessoas vivendo com diabetes no mundo, 80% delas nos países de média e baixa renda. Cerca de 9 milhões de brasileiros acima de 18 anos sabem que possuem a doença, calcula o IBGE. Estimular e viabilizar o diagnóstico, prover informações adequadas e garantir o acesso a medicamentos e materiais essenciais para o controle da glicose são alguns dos desafios do SUS, de acordo com a Radis.
Notícia
Publicado em: 06/10/2015 14:46:40
Pesquisadores do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP participam, entre os dias 4 e 8 de outubro, do 28° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. São, ao todo, 14 nomes da Escola, entre apresentadores de trabalhos, colaboradores e avaliadores técnicos. O objetivo do evento é promover discussões sobre o tema do saneamento, mostrar inovações desenvolvidas em universidades e empresas e discutir o papel do poder público na implementação efetiva dessas inovações.
Notícia
Publicado em: 06/10/2015 13:00:17
A Presidência da Fiocruz promoverá, nos dias 15 e 16 de outubro, no auditório do Museu da Vida, o Seminário Internacional Desnaturalização dos Desastres e Mobilização Comunitária: novo regime de produção de saber. O evento tem como objetivo aprofundar a discussão sobre o entendimento do que é um desastre, compreendendo-o como um processo sócio-histórico, e não somente uma fatalidade natural ou consequência de um evento extremo. O seminário é voltado para pesquisadores, comunidades e movimentos sociais. As inscrições vão até 15/10. O evento é coordenado pelos pesquisadores Simone Oliveira e Sergio Portella.
Notícia
Publicado em: 05/10/2015 10:54:37
Não basta dar a voz. Uma comunicação em saúde que realmente queira intervir nos processos de saúde-doença e de conscientização social tem de, também, ter a cara, os elementos, as marcas e as histórias dos segmentos sociais que representa e por onde se expressa, de maneira renovada e crítica a vícios institucionais e a pontos esquecidos. Essa visão atravessou a fala dos painelistas que compuseram a segunda mesa do Diálogos PenseSUS, realizada na tarde da terça-feira, 29 de setembro, na Biblioteca de Manguinhos. O objetivo do evento foi reforçar a mobilização de militantes e pesquisadores da área para a 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), que acontece de 01º a 04 de dezembro, em Brasília, e jogar luz em temas como participação social, comunicação, saúde e outros verbetes do projeto liderado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz) e que conta com o apoio da Abrasco e do Cebes.
Notícia
Publicado em: 02/10/2015 13:18:00
Os 193 Estados-membros das Nações Unidas, incluindo o Brasil, se comprometem a, até 2030, proporcionar acesso a sistemas de transporte seguros, sustentáveis e a preço acessível para todos. O objetivo é melhorar a segurança no trânsito por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos. A meta estabelecida consta na nova agenda global aprovada, por unanimidade, pelos líderes dos países durante a Cúpula da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável 2015, em Nova York, no último final de semana.
Notícia
Publicado em: 01/10/2015 15:05:22
Uma doença de sintomas silenciosos, mas que pode ser fatal. O benzenismo - intoxicação por benzeno - foi um dos principais assuntos discutidos no Seminário Campanha Estadual de Segurança e Saúde - Projeto Postos de Combustíveis que encerrou a semana de atividades sobre a saúde dos frentistas, ocorrida no final do mês de setembro, no Rio de Janeiro. Organizado pelo sindicato da categoria, o evento contou com a participação de dois pesquisadores da ENSP: Antônio Sérgio de Almeida e Rita Mattos, ambos do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). Esteve presente, também, o ministro do Trabalho, Manuel Dias, além de procuradores, líderes sindicais e frentistas.
Notícia
Publicado em: 29/09/2015 15:18:52
Resultado de um conjunto de reflexões e ações realizadas compartilhadamente entre academia, organizações e movimentos comunitários, que identificam a necessidade de aprofundar com a sociedade a discussão em torno do entendimento mais geral do que é um desastre, na maioria das vezes é visto como uma fatalidade natural, consequência de um evento extremo, a Fiocruz promoverá, nos dias 15 e 16 de outubro, o Seminário internacional desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção do saber. No sentido de estimular a troca de experiências, o seminário receberá trabalhos, que serão divididos em três temas: gestão de redução de desastres, participação social e saúde e atenção psicossocial. Os interessados tem até 5 de outubro para enviar trabalhos pelo site do evento. O seminário é aberto ao público e necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 28/09/2015 15:36:47
A desigualdade de renda no Brasil está diminuindo? Esse é o questionamento presente no editorial do volume 31, número 6 da revista Cadernos de Saúde Pública da ENSP. Segundo o texto, quanto mais desigual for uma sociedade, maior será a persistência da renda entre as gerações. Estima-se que o Brasil tem uma das mais altas persistências intergeracionais de renda, o que se combina com a alta desigualdade social observada no país. Assinado pelo pesquisador Antonio Augusto Moura da Silva, da Universidade Federal do Maranhão, o editorial aponta que a desigualdade social em uma cidade brasileira de renda média está diminuindo, pois a mobilidade intergeracional de renda aumentou - especialmente entre as camadas médias de renda - e a persistência da renda diminuiu. "As velhas gerações não estão mais conseguindo transmitir hereditariamente o seu patrimônio para os seus filhos com a mesma intensidade com que o faziam antes", destacou o autor.