Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.771 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 28/11/2024 19:04:43
O 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia (12º EPI) levou cerca de 3 mil pessoas ao centro de convenções EXPO MAG, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (26). No segundo dia oficial do evento, foram 26comunicações coordenadas; 23 mesas-redondas; 20 rodas para apresentação de pôster dialogado; 8sessões de almoço; 2 conferências; 2 palestras e 1 sessão especial, totalizando 82 atividades. Entre os temas abordados estiveram racismo e saúde, desenvolvimento sustentável e os desafios para o campo da Epidemiologia. 
Notícia
Publicado em: 28/11/2024 18:43:30
Nuvens de armazenamento de dados, segurança e integridade da informação, dados sensíveis e transparência foram alguns dos temas centrais da sessão de almoço desta segunda-feira (25/11) no 12° Congresso Brasileiro de Epidemiologia (12°EPI), realizado pela Abrasco. A mesa, intitulada “Garantia de acesso às informações em saúde", foi coordenada pela vice-diretora de Ensino da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e uma das presidentas do congresso, Enirtes Caetano. Participaram do debate a pesquisadora da ENSP Letícia Cardoso, diretora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, e a diretora do DATASUS, Paula Xavier.  
Notícia
Publicado em: 28/11/2024 18:24:43
Para a vice-diretora de Ensino da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Enirtes Caetano, “não há dúvida de que a epidemiologia é parte integrante da saúde coletiva”. Uma das presidentas do 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, realizado pela Abrasco, a pesquisadora esteve na mesa “Epidemiologia em diálogos: tensionamentos e pertencimento no campo da saúde coletiva e na atenção à saúde”, que discutiu um conjunto de questões que apontam a área em seu papel no planejamento do futuro. 
Notícia
Publicado em: 28/11/2024 17:21:54
Apesar da proibição, a prevalência do uso de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) ainda é preocupante no Brasil. Em palestra realizada nesta quarta-feira (27), no 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia (12º EPI), a pesquisadora da ENSP e do Centro de Estudos Sobre Tabaco e Saúde (Cetab), Valeska Figueiredo, chamou a atenção para os números relativamente altos no consumo de cigarros eletrônicos no país. Ela também alertou sobre a venda ilegal na internet e a necessidade de fortalecimento da legislação brasileira.
Notícia
Publicado em: 28/11/2024 17:16:45
Além de compartilharem trajetórias marcadas pela exclusão social, discriminação e luta por direitos, grupos vulnerabilizados, como indígenas, pessoas com deficiência e populações de países do continente africano, são também os mais impactados por eventos climáticos extremos, como ondas de calor, poluição do ar e desastres naturais. Essas questões foram amplamente discutidas no segundo dia do XI Seminário Internacional de Direitos Humanos.
Notícia
Publicado em: 28/11/2024 13:06:41
"O tema da covid-19 continua absolutamente atual, considerando que este é um patógeno que vai permanecer entre nós, não mais na cepa original, mas em suas variantes", afirmou a pneumologista e pesquisadora da Escola Nacional da Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Margareth Dalcolmo, no 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia (12ºEPI), realizado pela Abrasco. A mesa redonda "Covid-19: desafios atuais e estratégias de controle em um novo cenário", da qual participou junto do pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Cláudio Struchiner e da reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Gulnar Azevedo, abordou os desafios e as novas descobertas sobre covid longa. O 12º EPI aconteceu entre os dias 25 e 27 de novembro, no Rio de Janeiro, com atividades pré-congresso nos dias 23 e 24. 
Notícia
Publicado em: 28/11/2024 11:55:21
O seminário comemorativo do centenário de Franco Basaglia e dos 50 anos da psiquiatria democrática, realizado em junho deste ano na ENSP/Fiocruz, agora está disponível em texto em formato digital. O livro contém o registro de todas as falas dos palestrantes do evento, incluindo os links para os vídeos da transmissão, disponíveis no canal da ENSP no YouTube. 
Notícia
Publicado em: 28/11/2024 11:08:25
Quais são os principais desafios contemporâneos para a Educação na Saúde? A pergunta guiou as apresentações e debates das atividades que abriram o Encontro Nacional RedEscola 2024, realizado nesta quarta-feira (27/11) na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). A primeira mesa redonda focou nos desafios das políticas de formação, nas competências necessárias para sistemas de saúde inclusivos e nos impactos das mudanças nas relações de trabalho na saúde. Saiba mais na matéria e assista ao evento na íntegra no canal da ENSP no YouTube. 
Notícia
Publicado em: 28/11/2024 09:51:35
Maior movimento popular da América Latina completa 40 anos em 2024 e mostra que a luta pela reforma agrária anda junto com a defesa da agroecologia e a garantia de alimentação saudável, educação e cidadania. No aniversário de quatro décadas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Radis visitou as primeiras ocupações, no Rio Grande do Sul, conversou com fundadores da organização e conta um pouco da trajetória do movimento.
Notícia
Publicado em: 27/11/2024 08:41:58
Fortalecimento do espaço público, defesa da colaboração entre as pessoas, esforço por abordagens humanistas e pela adoção de modelos que busquem neutralizar desigualdades foram defendidos pelo professor da Universidade de Lisboa David Rodrigues na tarde desta segunda-feira (25/11) na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Com o título “Metamorfoses: os desafios da Educação e da Saúde para vivermos juntos e justos”, a palestra compôs a programação do XI Seminário Internacional de Direitos Humanos e Saúde e do XV Seminário Nacional de Direitos Humanos e Saúde. A atividade foi coordenada pelo pesquisador do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (DIHS/ENSP) Armando Nembri. 
Notícia
Publicado em: 26/11/2024 22:27:32
O mundo passa por grandes transformações provocadas por eventos adversos. Essa nova configuração requer um olhar ampliado e debate integrado sobre sustentabilidade e saúde. A conclusão é do pesquisador da ENSP, Carlos Machado, em palestra realizada nesta terça-feira (26) no 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia (12º EPI), no Rio de Janeiro. Participante da mesa redonda “Desenvolvimento sustentável e saúde do trabalhador: desafios sanitários e um olhar para o futuro”, o coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes) discorreu sobre as adversidades sanitárias na transição para um modelo de desenvolvimento ancorado em empregos verdes e decentes. 
Notícia
Publicado em: 26/11/2024 15:39:27
Será realizada, no dia 04 de dezembro, às 13h30, a defesa de Tese de Doutorado Acadêmico em Saúde Pública “Atenção à saúde bucal e a implementação da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência no município do Rio de Janeiro”, de autoria da aluna Fernanda Nunes Marques Alves. O exame será na sala 411 da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 26/11/2024 15:36:40
Será realizada, nesta terça-feira (26/11), a defesa de Dissertação de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública “Atuação do Conselho Nacional de Saúde na Pandemia de Covid-19: articulações em defesa do SUS, da vida e da democracia”, de autoria da aluna Elaine Junger Pelaez. A defesa será às 14h, remotamente. 
Notícia
Publicado em: 26/11/2024 14:48:36
As implicações da saúde com o cotidiano, a luta dos povos pela vida, a urgência das mudanças climáticas e a relação da humanidade com a Terra. Estes foram alguns dos temas aprofundados pelo escritor Aílton Krenak na conferência de abertura do XI Seminário Internacional de Direitos Humanos e Saúde e do XV Seminário Nacional de Direitos Humanos e Saúde. Realizados na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), os eventos começaram nesta segunda-feira (25/11), com auditório lotado. Ao abordar “O Presente e o Futuro dos Direitos Humanos: saúde das populações diante da mudança climática”, tema escolhido para os seminários, o jornalista do Núcleo de Cultura Indígena e imortal da Academia Brasileira de Letras defendeu uma visão de saúde que “obriga a gente a ter consciência do mundo que habitamos”. 
Notícia
Publicado em: 26/11/2024 13:48:59
“Nenhum desastre deve ser naturalizado”. Esse é o pressuposto defendido pelo coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Carlos Machado, quando o assunto é a emergência climática. Em entrevista, ele explica que não se deve tratar as mudanças climáticas como descoladas de grandes transformações socioambientais. Essa compreensão implica em assumir a responsabilidade por decisões políticas que podem minimizar ou agravar consequências de eventos climáticos extremos. Leia a entrevista completa.