Busca do site
menu

Notícias: Saúde Indígena

67 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 12/11/2025 18:43:05
Temas urgentes além da implementação de compromissos climáticos permeiam a agenda da COP 30, realizada até o dia 21 de novembro em Belém. Nesta terça-feira (11/11), por exemplo, o Painel Científico para a Amazônia lançou um relatório que denuncia o crime organizado na região, mencionando o garimpo ilegal como uma das principais atividades. Pesquisadores, ativistas e lideranças das populações afetadas atuam para que o evento dê visibilidade também aos impactos da contaminação por mercúrio decorrente do garimpo de ouro nas terras indígenas. À frente de estudos pioneiros sobre o assunto, o pesquisador da ENSP/Fiocruz Paulo Basta alerta que os impactos do metal sobre a saúde das populações indígenas são graves e duradouros. Em entrevista ao Informe ENSP, ele defendeu que enfrentar o problema exige ação coordenada entre governo e sociedade, com apoio da ciência.
Notícia
Publicado em: 07/11/2025 09:33:33
A ENSP/Fiocruz marcou presença na 6ª Reunião da Convenção de Minamata sobre Mercúrio (COP-6), em Genebra, na Suíça. O coordenador do grupo de pesquisa "Ambiente, Diversidade e Saúde", Paulo Basta, e a pesquisadora da Escola Politécnica em Saúde Joaqui Venâncio (EPSJV/Fiocruz) Ana Claudia Vasconcellos participaram do encontro. Eles apresentaram o Manual Técnico que orienta os serviços de saúde no atendimento a povos indígenas expostos ao mercúrio. Fundamentado em direitos, território e equidade, o Manual traduz evidências em fluxos clínicos, triagem e acompanhamento no âmbito do SUS. 
Notícia
Publicado em: 12/08/2025 13:05:56
Os pesquisadores Paulo Basta e Ana Claudia Vasconcellos, da Fiocruz, apresentaram o relatório técnico do estudo sobre o impacto do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia a indígenas do povo Paiter-Suruí, em Rondônia. A devolutiva foi feita no dia 6 de agosto na aldeia Lapetanha, na Terra Indígena Sete de Setembro, no município de Cacoal. Ainda como parte do compartilhamento dos resultados com a comunidade, o pesquisador da ENSP e a pesquisadora da EPSJV entregaram laudos individuais com as concentrações de mercúrio identificadas em amostras de cabelo dos 178 participantes da pesquisa. 
Notícia
Publicado em: 07/08/2025 13:48:51
O 4º Encontro de Saberes do Núcleo Ecologias e Encontros de Saberes para uma Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes), da ENSP/Fiocruz, terá como tema “Diálogos Interculturais e interdisciplinares entre academia e povos indígenas: experiências de sabedoria no cuidado e na defesa da vida em territórios no Brasil e no Chile”. Realizado entre os dias 10 e 13 de agosto de 2025, o evento terá uma mesa aberta ao público no dia 12, às 13h30, no auditório da ENSP. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal da Escola no YouTube.
Notícia
Publicado em: 10/07/2025 14:44:01
O coordenador do Grupo de Pesquisa “Ambiente, Diversidade e Saúde”, da ENSP/Fiocruz, Paulo Basta, participou nesta semana da Oficina de Avaliação das Ações em Curso no Território Yanomami, organizada pela Força Tarefa Yanomami Ye’kwana, uma iniciativa da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A atividade foi realizada em Boa Vista (RR), de 8 a 11 de julho. Como parte da programação, no dia 8 de julho, foi lançado o “Temi Totihi - Guia de Atenção ao Pré-Natal na Terra Indígena Yanomami”. Paulo Basta e a aluna de doutorado Mayara Calixto da Silva são coautores da publicação.
Notícia
Publicado em: 23/06/2025 09:56:27
O Grupo de Pesquisa “Ambiente, Diversidade e Saúde”, da ENSP/Fiocruz, realizou, entre os dias 11 e 13 de junho, em Itaituba (PA), uma oficina de trabalho para avaliação do Estudo Longitudinal de Gestantes e Recém-nascidos Indígenas Expostos ao Mercúrio na Amazônia. Na atividade, foram apresentados resultados parciais da pesquisa. Além disso, o encontro foi uma oportunidade para alinhar, junto às lideranças Munduruku e à Coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós, a continuidade do estudo até, pelo menos, o segundo semestre de 2026.
Notícia
Publicado em: 10/06/2025 12:08:23
Durante o Seminário de encerramento do projeto Proteção de Povos Indígenas e Tradicionais no Brasil, o grupo de pesquisa Ambiente, Diversidade e Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), apresentou resultados preliminares do “Estudo Longitudinal de Gestantes e Recém-Nascidos Indígenas Expostos ao Mercúrio na Amazônia”, desenvolvido na Terra Indígena Munduruku, no oeste do Pará. A região tem sido afetada pelo garimpo ilegal de ouro. Os dados revelam que os níveis médios de mercúrio detectados nas gestantes são cinco vezes superiores ao tolerável, chegando a 10 micrograma por grama. Já nos recém-nascidos, as concentrações variaram entre 5 e 6 µg/g, ou seja, até três vezes acima do limite. 
Notícia
Publicado em: 30/05/2025 08:27:42
Profissionais que atuam em regiões impactadas pelo garimpo de ouro agora contam com um manual para orientar suas atividades. O “Manual Técnico para Atendimento de Indígenas Expostos ao Mercúrio” foi lançado nesta quarta-feira (28/5), na Casa Civil, em Brasília. A iniciativa é do Governo Federal, por meio da Fiocruz, do Ministério da Saúde e Ministério dos Povos Indígenas. Publicação reúne diretrizes clínicas e culturais para qualificar o atendimento a povos indígenas afetados pelo garimpo ilegal. No evento, autoridades e lideranças reforçaram urgência de ações permanentes nos territórios. 
Notícia
Publicado em: 15/05/2025 10:17:29
A Fiocruz, o Ministério da Saúde e o Ministério dos Povos Indígenas convidam para o lançamento oficial do “Manual Técnico para Atendimento de Indígenas Expostos ao Mercúrio”, a ser realizado no dia 28 de maio, na Casa Civil da Presidência da República, em Brasília. O evento acontecerá durante todo o dia, com mesa de abertura e presença de autoridades, apresentação do manual e debate. Para participar, os interessados devem se inscrever. 
Notícia
Publicado em: 21/02/2025 13:53:56
Para os povos indígenas, o território não é apenas um espaço geográfico, mas a base de sua identidade, cultura e sobrevivência. Em suas cosmovisões, não há separação entre terra, sociedade, cultura e os seres encantados que habitam esses locais sagrados. É ali que se encontram os recursos essenciais para a vida – a água, o alimento, a energia – e onde se desenvolvem os laços sociais, a organização comunitária e as tradições ancestrais.
Notícia
Publicado em: 09/12/2024 10:04:14
Pesquisas desenvolvidas na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) sobre o impacto do garimpo ilegal de ouro na Amazônia à saúde do povo indígena Munduruku foram destaque no jornal britânico ‘The Guardian’. A reportagem publicada em 28 de novembro aborda o aumento alarmante de problemas congênitos na região de Itaituba, no Pará. A cidade é conhecida como a “capital” da mineração ilegal de ouro do Brasil, já que concentra três quartos de todo o ouro ilícito produzido no país. Pesquisador da ENSP e coordenador do grupo de pesquisa ‘Ambiente, Diversidade e Saúde’, Paulo Basta falou ao jornal sobre o trabalho que investiga a contaminação de bebês indígenas por mercúrio. 
Notícia
Publicado em: 12/11/2024 15:56:36
Está disponível para download gratuito o livro "Yanomami - Tragédia Sem Fim", que conta com um capítulo assinado pelo pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Paulo Basta. O coordenador do grupo Ambiente, Diversidade e Saúde é autor do capítulo "Garimpo de ouro na Amazônia. A origem da crise sanitária que assola o povo Yanomami". A obra é organizada por Alcida Rita Ramos e Karenina Vieira Andrade e publicada pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA). A versão digital do livro pode ser baixada no portal da ABA Publicações. 
Notícia
Publicado em: 04/04/2024 09:37:35
Uma pesquisa realizada com indígenas do povo Yanomami, do subgrupo Ninam, de nove aldeias localizadas em Roraima, mostrou que todos os participantes estão contaminados por mercúrio. Os maiores níveis de exposição foram detectados em indígenas que vivem nas aldeias localizadas mais próximas aos garimpos ilegais de ouro. O estudo 'Impacto do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia: uma abordagem integrada saúde-ambiente' foi conduzido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que contou com o apoio do Instituto Socioambiental (ISA).
Notícia
Publicado em: 10/01/2024 15:00:13
Ciência, ativismo e arte: um ato contra o garimpo de ouro na Amazônia será realizado nesta no dia 23 de janeiro (terça-feira) no Cortiço Carioca, na Lapa (RJ), às 19h. A ação será composta por uma roda de conversa sobre o tema, da qual participarão o escritor, professor, ator e ativista indígena Daniel Munduruku, o poeta, cantor e compositor Eliakin Rufino, o musicista e compositor Lelê Floresta, além dos pesquisadores Paulo Basta (ENSP/Fiocruz) e Ana Claudia Vasconcellos (EPSJV/Fiocruz). O bate-papo será seguido por um show de lançamento do primeiro volume do álbum “Amazônia Sem Garimpo”, da banda Ciência e Poesia. O evento é gratuito, reserve seu lugar.
Notícia
Publicado em: 29/11/2023 10:53:48
A Fiocruz decretou pelos próximos três dias, de 28 a 30 de novembro, o campus Manguinhos da Fundação, no Rio de Janeiro, como território indígena, onde todos são livres para debater e avançar na causa indígena, tão necessária para reconstrução do país. A declaração foi feita durante o seminário Avanços e Desafios da Saúde Indígena no Brasil: Contribuições dos projetos da parceria Fiocruz/Sesai, sediado na Fundação e organizado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e pela Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai/MS). O objetivo do evento é promover o debate sobre a saúde indígena no Brasil, a partir da apresentação dos resultados dos 20 projetos da parceria Fiocruz/Sesai.