Notícias: Saúde Indígena
67 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 27/11/2023 12:22:54
De 28 a 30 de novembro, a Fiocruz vai sediar o seminário Avanços e Desafios da Saúde Indígena no Brasil: Contribuições dos projetos da parceria Fiocruz/Sesai. O evento é organizado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e pela Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai/MS) e tem como objetivo promover o debate sobre a saúde indígena no Brasil a partir da apresentação dos resultados dos 20 projetos da parceria Fiocruz/Sesai. As atividades ocorrem das 9h às 17h, no Museu da Vida e na Tenda da Ciência, no campus Manguinhos da Fundação, no Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 28/10/2023 22:29:20
A equipe do ‘Estudo Longitudinal de Gestantes e Recém-Nascidos Indígenas Expostos ao Mercúrio na Amazônia’, coordenado pelo pesquisador da ENSP/Fiocruz Paulo Basta, realizou seu primeiro trabalho de campo entre os dias 9 e 21 de outubro. Nas Terras Indígenas Munduruku e Sai Cinza, 25 gestantes indígenas foram entrevistadas e matriculadas na pesquisa que vai avaliar se elas estão sendo contaminadas pelo mercúrio resultante do garimpo ilegal e se, no caso de contaminação, haverá consequências para os bebês. A pesquisa está no âmbito do 'Projeto Proteção de Povos Indígenas e Tradicionais do Brasil', financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha por intermédio do WWF.
Notícia
Publicado em: 18/10/2023 13:43:54
Dez anos após o último grande inquérito, as condições de vida e saúde do Povo Xavante voltam a ser alvo de uma investigação ampla para identificar tendências temporais e subgrupos populacionais mais vulneráveis dentro desta população indígena. Conduzida pelos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Rui Arantes e James Welch, a pesquisa ‘Saúde indígena em perspectiva diacrônica: os A’uwê Xavante da Terra Indígena Pimentel Barbosa ao longo de uma década’ também pretende obter estimativas do perfil futuro de saúde da população que propiciem a redução das iniquidades em saúde entre os Xavante e entre indígenas e não indígenas.
Notícia
Publicado em: 09/10/2023 14:54:45
Começaram, nesta semana, os trabalhos de campo da pesquisa que vai avaliar se gestantes do povo indígena Munduruku estão sendo contaminadas pelo mercúrio usado no garimpo ilegal e se há consequências para os bebês. O estudo é coordenado pelo pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Paulo Basta. A pesquisa está no âmbito do 'Projeto Proteção de Povos Indígenas e Tradicionais do Brasil', financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha por intermédio do WWF.
Notícia
Publicado em: 09/10/2023 11:52:25
Os prejuízos à saúde e ao ambiente provocados pelo garimpo ilegal do ouro na Amazônia são conhecidos e estamparam manchetes de jornais do Brasil e do mundo este ano. Apesar da gravidade das consequências da contaminação por mercúrio, utilizado na atividade mineradora clandestina, não há ações de vigilância da população exposta. A fim de minorar o problema desta lacuna, a pesquisa ‘Impacto do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia: uma abordagem integrada saúde-ambiente’ vai ofertar o ‘Curso de Atualização Profissional em Vigilância e Monitoramento de Populações Expostas ao Mercúrio no Brasil’.
Notícia
Publicado em: 09/10/2023 10:45:39
Cada vez mais organizadas, as mulheres indígenas têm conquistado protagonismo na luta pelos direitos dos seus povos. O recente deslocamento da invisibilidade à liderança da mobilização tem trazido à tona pautas ainda pouco discutidas. Uma delas é a violência de gênero sofrida por meninas e mulheres indígenas. O tema emergiu nas atividades da pesquisa ‘Mulheres Indígenas e o direito à saúde: cenários contemporâneos e diálogos com os movimentos sociais’, coordenado pela pesquisadora Ana Lúcia Pontes. Este é um dos projetos selecionados pelo Edital de Pesquisa 2021, lançado pela Escola, no âmbito do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Aplicado à Saúde Pública.
Notícia
Publicado em: 29/09/2023 09:01:29
O artigo acadêmico do estudo que revelou a ingestão diária excessiva de mercúrio pelas populações da Amazônia está na edição de setembro da revista Toxics, publicada pela MDPI (Multidisciplinary Digital Publishing Institute). A publicação científica está disponível em acesso aberto. Realizada nos principais centros urbanos da Amazônia, abrangendo seis estados e 17 municípios (incluindo as capitais Belém, Boa Vista, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco), a pesquisa revelou que os peixes da região apresentaram níveis de contaminação por mercúrio acima do limite aceitável de 0,5 µg/g, estabelecido pela ANVISA.
Notícia
Publicado em: 29/09/2023 08:57:07
A ENSP e a Academia Japonesa de Habitação e Bem-Estar (Japan Academy of Housing for Living and Well-Being) estão a poucos passos de firmar um acordo de cooperação nas áreas de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, comunicação, informação, gestão e políticas de saúde. A parceria terá enfoque em populações indígenas e pacientes que sofrem com a Doença de Minamata, tanto no Japão, quanto no Brasil. Nesta quarta-feira (27/09), a Escola recebeu a visita do membro do Conselho de Diretores e ex vice-presidente da instituição japonesa, Kunihiko Yoshida, para definir a versão final do memorando de entendimento para a cooperação internacional.
Notícia
Publicado em: 27/09/2023 14:41:36
O documentário "Amazônia, a nova Minamata?", dirigido por Jorge Bodanzki, será exibido no Espaço Itaú de Cinema nesta sexta-feira (29/9), às 9h. Na sequência, haverá um debate sobre ações de impacto que possam enfrentar a contaminação mercurial na bacia do Rio Tapajós e na região amazônica. A roda de conversa ‘Contaminação de Mercúrio e Saúde na Amazônia Hoje - Desafios e Soluções’ contará com o diretor do filme e do pesquisador da ENSP/Fiocruz Paulo Basta, que participou do filme e atuou na supervisão científica.
Notícia
Publicado em: 05/09/2023 16:53:38
Celebrando seus 69 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizou nesta segunda-feira, 4 de setembro, um amplo debate sobre a percepção indígena das mudanças climáticas e saúde. A temática, considerada de suma importância para a construção de um país justo e democrático (tema do aniversário da Escola) foi debatida com a participação dos indígenas no painel ‘Mudanças Climáticas e Saúde’. Nativos do Território Indígena do Xingu (TIX), os indígenas falaram sobre os impactos trazidos pelas mudanças climáticas em seus territórios e consequentemente para a saúde dos seus povos. A mesa foi coordenada pela pesquisadora da ENSP, Sandra Hacon, que atualmente coordena um projeto de avaliação do impacto dos incêndios florestais no meio ambiente e na saúde dos povos indígenas da Amazônia, desenvolvido no TIX.
Notícia
Publicado em: 29/08/2023 11:53:57
O Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória
da Saúde (Neepes), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), junto ao Lasat/Fiocruz-PE, Territórios Indígenas Tingui Botó e Xukuru do Ororubá, vai realizar a Mostra Audiovisual da Plataforma Narrativas Indígenas do Nordeste. O evento terá
exibições de filmes on-line de 31 de agosto a 20 de setembro, quando ocorrerá um
encontro presencial para debates e exibição de filmes na Cinemateca do MAM, no
Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 08/08/2023 13:24:42
Pesquisador da ENSP/Fiocruz e professor do Museu Nacional (UFRJ), Ricardo Ventura Santos comenta os resultados do Censo 2022 sobre a população indígena. Segundo o antropólogo, o levantamento tem apresentado inovações em seus instrumentos e procedimentos de coleta de dados. O Censo Demográfico de 2022 aponta que o Brasil ultrapassou um milhão de indígenas. No último Censo, realizado em 2010, o IBGE contou 896.917 mil indígenas. Isso significa uma ampliação de 88% desde o Censo anterior. De acordo com o IBGE, o aumento expressivo pode ser explicado por diversos fatores, incluindo questões ligadas a inovações metodológicas implementadas para o Censo atual.
Notícia
Publicado em: 26/07/2023 11:05:51
Na segunda e na terça-feira desta semana, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) recebeu quinze autores indígenas de treze povos diferentes para a ‘II Oficina Vozes Indígenas’. Eles fazem parte do coletivo que publicou, no ano passado, o livro ‘Vozes indígenas na produção do conhecimento: para um diálogo com a saúde coletiva’, resultado de um processo iniciado no fim de 2018. Em 2019, foi realizada 'I Oficina Vozes Indígenas' e, no ano seguinte, foi lançado o edital para a submissão de artigos escritos por pesquisadores indígenas de todo o Brasil. A reunião desta semana na ENSP foi o primeiro encontro presencial do grupo de autores desse livro, que se encontra esgotado e, em breve, terá uma nova tiragem.
Notícia
Publicado em: 22/06/2023 14:12:21
O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Paulo Basta foi recebido, na tarde desta quarta-feira (21/6), pela presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, em Brasília. A reunião foi realizado para discutir o resultado preliminar de uma pesquisa sobre contaminação por mercúrio na Terra Indígena (TI) Yanomami (RR).
Notícia
Publicado em: 06/06/2023 15:42:37
Para comemorar o Mês do Meio Ambiente, celebrado em junho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) preparou diversas atividades comemorativas entre os dias 14 e 15/6. Com o tema ‘Crises Ambiental e Climática: O caminho dos povos originários, movimentos sociais, da ciência e das políticas públicas’, a Semana do Meio Ambiente ENSP 2023 contará com Rodas de Conversa sobre ‘ambiente, saúde e emancipação social’; e ‘contaminação ambiental e impacto na saúde’; Oficinas de Alimentação Viva do Projeto Terrapia; apresentação cultural com a banda Ciência e Poesia; além do Espaço Aberto, com atividades e ações que envolvem cuidado, cultura e convívio.