Busca do site
menu

Notícias: COP 30 (Amazônia)

9 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 25/11/2025 10:24:22
A pesquisadora Adriana Sotero Martins, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP/Fiocruz) e coordenadora do Projeto de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde, participou de uma série de atividades oficiais e paralelas da COP30, realizada em novembro, em Belém (PA). Entre mesas de debate, painéis temáticos, exposições, plenárias e atos públicos, sua atuação destacou o protagonismo das mulheres nas lutas ambientais, a centralidade da justiça climática e a urgência de fortalecer a participação social na defesa do saneamento como direito humano.
Notícia
Publicado em: 19/11/2025 14:09:41
A poluição do ar é um dos maiores desafios globais da atualidade. A piora na qualidade do ar contribui diretamente para o agravamento de diversas doenças, além de provocar milhões de mortes todos os anos. No Brasil, as queimadas, o desmatamento e as mudanças climáticas tornam o debate ainda mais urgente, especialmente para populações vulnerabilizadas. Em entrevista ao Informe ENSP, o pesquisador Hermano Castro, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), detalhou os impactos da poluição do ar e destacou os fatores que mais contribuem para o aumento dos poluentes. O médico pneumologista ainda apontou como a pauta da qualidade do ar deve estar no centro das discussões da COP30, realizada em Belém, no Pará. 
Notícia
Publicado em: 18/11/2025 16:18:29
No dia 19 de novembro, das 9h30 às 11h (horário de Belém e de Brasília), será realizado o evento “Amazonia & Heat: Community-Driven Climate–Environment–Health Action from the Amazon Basin to Africa and Europe”, no Pavilhão Italiano da COP30, em Belém. Entre os participantes confirmados estão Paulo Basta, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), e Luiz Augusto Galvão, pesquisador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 17/11/2025 11:13:31
Em meio à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que acontece até 21 de novembro em Belém, Pará, as crises hídricas e o acesso à água potável surgem como pauta fundamental no debate, acendendo alerta para questões como a contaminação de mananciais e escassez de recursos naturais em comunidades isoladas. Em entrevista ao Informe ENSP, o pesquisador Paulo Barrocas, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola (DSSA), explica as causas do aumento de desastres climáticos e da contaminação dos cursos d´água e fala sobre o efeito da falta de saneamento na escassez hídrica em períodos de secas severas e das iniquidades sociais nesse cenário. Nesse bate-papo, ele também propõe ações para a mitigação dos impactos negativos de secas e enchentes e para a melhoria da qualidade hídrica e a ampliação do acesso à água potável. Confira!
Notícia
Publicado em: 12/11/2025 18:43:05
Temas urgentes além da implementação de compromissos climáticos permeiam a agenda da COP 30, realizada até o dia 21 de novembro em Belém. Nesta terça-feira (11/11), por exemplo, o Painel Científico para a Amazônia lançou um relatório que denuncia o crime organizado na região, mencionando o garimpo ilegal como uma das principais atividades. Pesquisadores, ativistas e lideranças das populações afetadas atuam para que o evento dê visibilidade também aos impactos da contaminação por mercúrio decorrente do garimpo de ouro nas terras indígenas. À frente de estudos pioneiros sobre o assunto, o pesquisador da ENSP/Fiocruz Paulo Basta alerta que os impactos do metal sobre a saúde das populações indígenas são graves e duradouros. Em entrevista ao Informe ENSP, ele defendeu que enfrentar o problema exige ação coordenada entre governo e sociedade, com apoio da ciência.
Notícia
Publicado em: 07/11/2025 11:13:11
A pesquisadora Adriana Sotero, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA), da ENSP/Fiocruz, participa no dia 12 de novembro da Cúpula das Águas e Florestas: Educação Ambiental e Justiça Climática, atividade que integra a programação da Cúpula dos Povos rumo à COP30, em Belém (PA). O evento será realizado no Auditório do ITEC, Campus Profissional da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizado na Cidade Universitária José da Silveira Neto.
Notícia
Publicado em: 05/11/2025 15:45:11
O avanço da crise climática e a intensificação dos eventos extremos têm produzido impactos diretos e indiretos sobre a saúde das populações e o funcionamento dos sistemas de saúde. Em entrevista ao Informe ENSP, os pesquisadores Carlos Machado, do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/ENSP), e Adelyne Mendes, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), analisam as interseções entre saúde e clima, os caminhos para a construção de sistemas de saúde resilientes e as prioridades que devem orientar as políticas públicas de adaptação e justiça climática no Brasil. Os especialistas também destacam o papel estratégico da COP30, realizada em Belém, no Pará, como oportunidade para reafirmar o compromisso global com a proteção da saúde diante das emergências climáticas. Leia a entrevista completa. 
Notícia
Publicado em: 15/09/2025 15:21:43
O avanço do desmatamento e da degradação ambiental gera efeitos diretos na saúde humana, já que a perda de biodiversidade e a fragmentação de habitats favorecem o surgimento ou a reemergência de doenças transmitidas entre animais e pessoas. Esse deve ser um dos temas em pauta na COP30, que será realizada em Belém, em novembro. Como parte de uma série sobre temas de saúde pública a serem debatidos durante a conferência, o Informe ENSP conversou com a bióloga Marcia Chame, coordenadora da Pibss/Fiocruz e pesquisadora da ENSP/Fiocruz. Confira!
Notícia
Publicado em: 12/08/2025 10:11:21
A realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), em novembro, é vista por diferentes setores como uma oportunidade histórica para projetar a capital paraense e criar legados positivos para sua população. Mas o evento também impõe desafios à estrutura urbana e aos sistemas públicos locais, como o de saúde, já que a previsão é de que a cidade receba mais de 50 mil visitantes. Em entrevista ao Informe ENSP, as pesquisadoras da ENSP/Fiocruz Claudia G. S. Osorio de Castro e Vera Lúcia Edais Pepe comentaram os principais riscos e potenciais legados da COP30 para a população local, com ênfase na saúde.