Busca do site
menu

Interculturalidade entre academia e indígenas é tema do 4º Encontro de Saberes do Neepes na ENSP/Fiocruz

ícone facebook
Publicado em:11/08/2025
O 4º Encontro de Saberes do Núcleo Ecologias e Encontros de Saberes para uma Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes), da ENSP/Fiocruz, terá como tema “Diálogos Interculturais e interdisciplinares entre academia e povos indígenas: experiências de sabedoria no cuidado e na defesa da vida em territórios no Brasil e no Chile”. Realizado entre os dias 10 e 13 de agosto de 2025, o evento terá uma mesa aberta ao público no dia 12, às 13h30, no auditório da ENSP. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal da Escola no YouTube.

Após a abertura com apresentação do Coral da Fiocruz, que cantará um repertório inspirado na questão indígena, a mesa debaterá o mote do encontro. Sob coordenação do pesquisador Marcelo Firpo (Neepes/ENSP), os participantes serão: a indígena e ativista, do Deserto do Atacama, no Chile, Sonia Ramos; o indígena e ecologista de Pesqueira-PE, Iran Xukuru; a cuidadora Huilliche da Ilha de Chiloé, no Chile, Flor Cheuquepil; o cacique e sábio Munduruku, do Médio Tapajós, no Pará, Jairo Saw; o médico de saúde intercultural da Ilha de Chiloé Chiloé, Jaime Icabache; e a pesquisadora do Neepes, Marina Fasanello. 

“Em 2025, buscamos avançar no tema da interculturalidade, dos encontros e ecologias de saberes junto com povos originários. Queremos pensar quais os principais desafios para o convívio respeitoso entre conhecimentos e práticas tradicionais e os científicos, e de que maneira esse encontro contribui, de um lado, para as lutas locais e, de outro, para coracionar e trazer sabedoria ao mundo acadêmico.” Esta é a Questão Semeadora do 4º Encontro de Saberes. 

Os organizadores explicam que esse avanço será feito privilegiando um grupo populacional específico, os povos indígenas, com quem têm desenvolvido vários projetos de pesquisa nos últimos anos. “Além das experiências acumuladas com povos e territórios do Brasil, incorporamos as iniciadas desde 2023 com a Escuela de Salud Pública dr. Salvador Allende, da Universidade do Chile. No fluxo dessa colaboração firmamos um convênio de cooperação técnico-científica com a Universidade do Chile. Como fruto desta parceria, realizamos cursos do Neepes tanto no Chile como no Brasil, com a participação de professores e ativistas chilenos, e também recebemos dois alunos de doutorado para atividades de pesquisa. Essa cooperação internacional tem sido construída com base nos conceitos desenvolvidos pelo Neepes, como de promoção emancipatória da saúde, da proposta das metodologias sensíveis co-labor-ativas e dos conflitos ambientais e territoriais”, afirma a coordenação do Núcleo. 

Saiba mais sobre o Neepes
O Núcleo Ecologias e Encontros de Saberes para uma Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes/ENSP) foi criado a fim de construir as bases epistemológicas, conceituais e metodológicas para transformar a academia produzir conhecimentos que apoiem lutas e processos emancipatórios na defesa da saúde, dignidade, bem viver, direitos e da vida nos territórios, principalmente os mais vulnerabilizados nos campos e cidades. Faz isso por meio de diálogos interculturais, interdisciplinares e de pesquisas construídas de forma sensível co-labor-ativa para produzir conhecimentos (questões, respostas e alternativas) junto com os territórios, suas organizações e movimentos sociais. Ao compartilhar os resultados das pesquisas e atividades com múltiplas linguagens (cadernos interculturais, livros, artigos, relatos imagéticos, poético-musicais e audiovisuais, em especial, documentários) buscamos contribuir com as transformações sociais e, ao mesmo tempo, a transição paradigmática.



Nenhum comentário para: Interculturalidade entre academia e indígenas é tema do 4º Encontro de Saberes do Neepes na ENSP/Fiocruz