Busca do site
menu

ENSP/Fiocruz participa de atividades sobre Cozinhas Solidárias durante o 14º Abrascão

ícone facebook
Publicado em:04/12/2025


A ENSP/Fiocruz participou de duas atividades em torno das Cozinhas Solidárias, durante o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão, que aconteceu de 28/11 a 3/12, em Brasília. 

As Cozinhas Solidárias

As Cozinhas Solidárias são uma tecnologia social articulada por movimentos sociais e organizações da sociedade civil, reconhecidas pelo Programa Cozinha Solidária por meio da Lei 14.628/23 e do Decreto 11.937/24. São iniciativas territorializadas, de forte impacto social, político e comunitário, que promovem a Saúde, o Direito Humano à Alimentação Adequada e fortalecem redes locais de acesso a direitos de cidadania.

Por meio de projetos desenvolvidos na ENSP, a Fiocruz apoia o fortalecimento de Cozinhas Solidárias em diferentes estados do país, em parceria, dentre outros,  com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Troca de experiências sobre pesquisa e implementação de Cozinhas Solidárias

No sábado (29/11), durante o pré-congresso, ocorreu o Encontro de Troca de Experiências sobre Pesquisa e Implementação de Cozinhas Solidárias, com entrada livre. Organizada pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), com participação da ENSP/Fiocruz e do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), a mesa foi coordenada por Ana Paula Bortoletto e Claudia Tramontt (Nupens/USP). A atividade contou com a participação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e do Espaço Comum de Organizações (ECO).

A mesa proporcionou a visualização de pontos de contato entre trabalhos dos diferentes participantes, permitindo a reflexão sobre os desafios e soluções apresentadas pelos territórios ao Programa Cozinha Solidária, em particular, e às Cozinhas Solidárias, de modo geral. Estiverem no centro das conversas temas como trabalho, saúde, justiça climática, organização política territorial e segurança alimentar e nutricional na perspetiva do Guia Alimentar para a população brasileira.

Cozinhas Solidárias: participação popular, soberania e segurança alimentar e nutricional

Na terça-feira (2/12), já durante as atividades do congresso, a mesa “Cozinhas Solidárias: participação popular, soberania e segurança alimentar e nutricional”, coordenada por Hermano Castro, professor titular da ENSP/Fiocruz, contou com ampla participação do público, composto por pesquisadores, movimentos sociais, gestores públicos, parceiros e participantes do congresso em geral.

Os debates consistiram em uma troca de experiências e diálogo pelos expositores, Ana Paula Bortoletto (Nupens/USP), Anelise Rizzolo, do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (Nut/UNB), Semíramis Domene, do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo (DPPSC/Unifesp), Denise De Sordi e Hermano Castro, ambos da Fiocruz, que tiveram a oportunidade de apresentar as pesquisas desenvolvidas em torno das Cozinhas Solidárias.

A mesa propiciou espaço para que, além dos expositores, os convidados também compartilhassem experiências de Cozinhas Solidárias, desde o prisma da articulação entre ação popular e pesquisa. Representando movimentos sociais, ONGs e parceiros das Cozinhas Solidárias estavam Adriana Salay, da ONG Quebrada Alimentada, Humberto Palmeira, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Juliana Bruno, do MTST, Adriana Oliveira, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Ana Paula Scerpa, do Departamento de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

As duas atividades possibilitaram um rico e frutífero momento de debates em torno das Cozinhas Solidárias e do programa Cozinha Solidária, reforçando a importância dessa tecnologia social para o impulsionamento de projetos, saberes e ciência para a garantia de direitos e melhoria de vida da população.

14º Abrascão 

O 14º Abrascão é a edição de 2025 do mais importante congresso de Saúde Coletiva do país, reunindo estudantes, pesquisadores, profissionais de saúde, gestores públicos e movimentos sociais. O evento se destaca como um espaço  de troca de experiências e diálogo científico, onde são apresentadas evidências, experiências inovadoras e propostas para fortalecer o SUS, ampliar a equidade e promover políticas públicas baseadas em ciência.

Encontro de Troca de Experiências sobre Pesquisa e Implementação de Cozinhas Solidárias.


Plateia cheia durante a mesa “Cozinhas Solidárias: participação popular, soberania e segurança alimentar e nutricional”.















Expositores e convidados da mesa “Cozinhas Solidárias: participação popular, soberania e segurança alimentar e nutricional”, coordenada pela ENSP/Fiocruz.

Seções Relacionadas:
Abrasco 2025

Nenhum comentário para: ENSP/Fiocruz participa de atividades sobre Cozinhas Solidárias durante o 14º Abrascão