Notícias: Observatório do SUS
64 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 02/02/2026 14:08:46
As Visitas Locais de Intercâmbio são uma das principais estratégias da Rede ColaboraAPS para promover cooperação horizontal, aprendizagem colaborativa e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS). Nos encontros presenciais, as equipes gestoras das experiências selecionadas de diferentes regiões do país visitam e recebem outras experiências da Rede em agendas construídas coletivamente, com duração de três a cinco dias. A atividade faz parte do 1º ciclo da Rede ColaboraAPS, iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS).
Notícia
Publicado em: 30/01/2026 16:54:53
Como as tecnologias digitais têm sido utilizadas na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e que aprendizados essas experiências oferecem para o fortalecimento do sistema público? Essas são algumas das questões abordadas no relatório “Uso de Tecnologias Digitais na Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS): experiências e lições aprendidas”, uma publicação realizada em parceria entre o Observatório do SUS da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e o projeto “Implicações das Tecnologias Digitais nos Sistemas e Serviços de Saúde”, da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, vinculada à Presidência da Fiocruz por meio da Iniciativa Saúde Amanhã.
Notícia
Publicado em: 27/01/2026 11:20:41
Os principais resultados do relatório Uso de Tecnologias Digitais na Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS): experiências e lições aprendidas serão apresentados e debatidos em um webinário, no dia 05 de fevereiro de 2026 (quinta-feira), às 10h. A atividade será transmitida ao vivo pelo Canal da ENSP no YouTube, com emissão de certificado para os participantes. O relatório será publicado em breve no site do Observatório do SUS (ENSP/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 15/12/2025 09:17:24
O Observatório do SUS, iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), celebra dois anos de atuação apresentando um vídeo institucional que revisita sua trajetória, destaca sua contribuição para o debate sobre políticas públicas de saúde e reforça a centralidade do Sistema Único de Saúde no cenário brasileiro.
Notícia
Publicado em: 03/12/2025 11:54:18
O Grande Debate “Racismo ambiental e justiça climática: a luta dos territórios pela vida” reuniu, no fim da tarde desta segunda-feira (01/12) pesquisadoras(es), lideranças e ativistas de diferentes territórios para refletir sobre as relações entre desigualdades raciais, degradação ambiental, saúde coletiva e disputas por direitos. Mediada por Marcia Bandini (Unicamp), a mesa contou com a participação de Natália Quiceno Toro (Universidade de Antioquia/Colômbia), Emma Rawson-Te Patu (Federação Mundial das Associações de Saúde Pública – WFPHA) e Richarlls Martins (Fiocruz/UFRJ e presidente do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPD).
Notícia
Em oficina da RESP, Opas apresenta novas agendas para fortalecer sistemas de saúde na América Latina
Publicado em: 26/11/2025 11:50:27
A conferência 'Funções Essenciais da Saúde Pública e Redes Integradas de Serviços de Saúde: Novas Perspectivas', realizada na manhã de 24 de novembro, na ENSP/Fiocruz, abriu os trabalhos da Oficina Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública na América Latina e os Sistemas de Saúde baseados na Atenção Primária (APS). Na ocasião, Ernesto Báscolo, chefe da Unidade de Atenção Primária e Organização da Rede de Serviços do Departamento de Sistemas e Serviços de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde, apresentou os novos marcos propostos pela Opas rumo à saúde universal e discutiu as principais barreiras no acesso e na organização dos serviços.
Notícia
Publicado em: 17/11/2025 11:47:19
O Observatório do SUS, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), promoveu, na manhã desta segunda-feira (3 de novembro), o seminário online “Entre aprendizados e desafios: o SUS está preparado para novas emergências sanitárias?”. O evento reuniu especialistas em saúde pública, pesquisadores e gestores municipais para um debate urgente e necessário: como o Sistema Único de Saúde pode se preparar e responder de forma mais eficaz, ágil e resiliente às emergências sanitárias do presente e do futuro. O seminário foi estruturado em duas mesas temáticas. A primeira concentrou-se na análise dos cenários macro, nos desafios estruturais enfrentados pelo sistema e nas estratégias nacionais em curso. A segunda mesa promoveu o compartilhamento de experiências concretas de municípios que atuaram na linha de frente de crises recentes, evidenciando, na prática, tanto a potência quanto as vulnerabilidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Notícia
Publicado em: 24/10/2025 13:28:43
O Observatório do SUS, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), promove no dia 3 de novembro de 2025, das 9h às 13h, o seminário online “Entre aprendizados e desafios: o SUS está preparado para novas emergências sanitárias?”, dedicado a refletir sobre como o Sistema Único de Saúde (SUS) pode fortalecer sua capacidade de resposta diante de emergências sanitárias. A atividade será transmitida ao vivo pelo Canal da ENSP no YouTube.
Notícia
Rede ColaboraAPS realiza I Encontro Nacional com experiências inovadoras em Atenção Primária à Saúde
Publicado em: 15/10/2025 14:14:52
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realiza, no dia 21 de outubro, no seu auditório no Campus Manguinhos (RJ), o lançamento da Rede ColaboraAPS e a realização do seu 1º Encontro Nacional. O evento reunirá gestores, profissionais e pesquisadores da Atenção Primária à Saúde (APS) no SUS de todo o país, além de convidados internacionais. A programação será aberta, com transmissão ao vivo pelo canal da ENSP no YouTube.
Notícia
Publicado em: 06/10/2025 20:31:04
O Observatório do SUS, em parceria com a coordenação do Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (ENSP/Fiocruz), promoveu, na última quarta-feira (01/10), o seminário o seminário "SUS em 2025: instrumento ou produto da democracia e da política", realizado no auditório da ENSP. O evento reuniu especialistas, gestores e pesquisadores para debater os desafios contemporâneos do Sistema Único de Saúde.
Notícia
Publicado em: 03/10/2025 17:40:52
Já está disponível para acesso a Coletânea de Estudos e Relatos de Experiências do Seminário Nacional de Consórcios Públicos de Saúde e Regionalização do SUS, publicação que reúne os resumos dos 78 trabalhos apresentados durante a 1ª Mostra de Experiências e Estudos sobre Consórcios Públicos e Regionalização do SUS.
Notícia
Publicado em: 19/09/2025 16:36:09
O Observatório do SUS, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), promove no dia 1º de outubro de 2025, no Rio de Janeiro, o seminário “O SUS em 2025: instrumento ou produto da democracia e da política?”, em parceria com o Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (ENSP/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 10/09/2025 12:47:23
O Observatório do SUS, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), irá promover o seminário “O SUS em 2025: instrumento ou produto da democracia e da política?”, em parceria com o Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, no dia 1º de outubro de 2025, no Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 01/09/2025 15:12:31
Nos dias 27 e 28 de agosto, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) recebeu gestoras e gestores municipais das cinco macrorregiões brasileiras para participar de uma série de entrevistas e de uma oficina sobre o uso de tecnologias digitais na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade foi coordenada por Mariana Vercesi de Albuquerque, pesquisadora da ENSP/Fiocruz, e organizada pelo Observatório do SUS (ENSP/Fiocruz), em parceria com o projeto “Implicações das Tecnologias Digitais nos Sistemas e Serviços de Saúde”, da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, sob coordenação especial ligada à Presidência da Fiocruz, por meio da Iniciativa Saúde Amanhã, dedicada à prospecção do sistema de saúde brasileiro.
Notícia
Publicado em: 22/08/2025 16:44:52
Começou nesta quinta-feira (21) o ciclo de ‘Oficinas Formativas para o Fortalecimento da Participação Social no SUS da Região Metropolitana II do Rio de Janeiro’. Criada pela ENSP, por meio da Vice-direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS), a formação é a primeira destinada a lideranças comunitárias e voltada à participação social para além dos Conselhos de Saúde. O objetivo é qualificar esse público para fortalecer os processos participativos na formulação, planejamento, vigilância, monitoramento e avaliação das políticas, programas e serviços do Sistema Único de Saúde.