Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.796 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 03/10/2013 12:06:50
A massagem é uma técnica capaz de trazer bem-estar e ajudar a amenizar dores e desconfortos, entre outras utilidades terapêuticas. Até quando é feita por quem não é especialista, claro que com os devidos cuidados e sem exageros, a massagem costuma trazer sensações agradáveis para quem é massageado. O que pouca gente sabe é que a massoterapia, a técnica terapêutica de aplicar a massagem, faz parte dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para jogar luz e esclarecer dúvidas sobre o tema, a apresentadora Marcela Morato conversa no Ligado em Saúde desta segunda-feira (7/10), às 11 horas, com o massoterapeuta e especialista em terapias naturais Helder Carvalho.
Notícia
Publicado em: 03/10/2013 11:42:28
O Start-Up Brasil abriu inscrições para a segunda rodada de seleção de empresas nascentes de base tecnológica, a serem aceleradas pelo programa. O prazo para o envio das propostas termina em 19 de novembro.
Notícia
Publicado em: 03/10/2013 11:09:22
Privacidade, dados pessoais e dados corporais na sociedade da tecnologia da informação foi o tema do último Centro de Estudos da ENSP de 11 de setembro. O evento contou com as participações de Diego Carvalho Machado, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Ilara Hammerli Moraes, pesquisadora do departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP), e Carolina Mendes Franco, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/ENSP). A coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola, Angela Esher, mediou as discussões que podem ser assistidas no canal da ENSP, no YouTube.
Notícia
Publicado em: 03/10/2013 11:04:08
No dia 7 de outubro, apresentação da dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública Mesas de diálogo: análise de processos participativos e sua relevância para a ampliação da democracia, por Márcia Moraes Blanck, na Fiocruz Brasília, a partir das 15 horas.
Notícia
Publicado em: 02/10/2013 22:54:37
O simpósio Política, Planejamento, Gestão e Avaliação da Saúde, realizado na noite de quarta-feira (2/10), agitou o segundo dia de atividades do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento em Saúde. A mesa reuniu personalidades da saúde coletiva, como Jairnilson Paim, Adolfo Chorny, Gastão Wagner, Oswaldo Tanaka, sob a coordenação do ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, que apresentaram diferentes aspectos das políticas e planejamento do Sistema Único de Saúde. Na ocasião, o pesquisador da ENSP, Adolfo Chorny, foi ovacionado quando enfatizou que, atualmente, o grande problema da saúde no país é a confusão que se faz entre planilhamento e planejamento.
Notícia
Publicado em: 02/10/2013 18:40:08
O painel Gestão e Formação em Saúde, realizado na tarde do segundo dia (2/10) de atividades do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, trouxe diferentes experiências do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. O painel foi composto de três trabalhos: As práticas de gestão na perspectiva do cuidado: desafios para os trabalhadores de nível médio da área da gestão; Telenfermagem: impactos da educação a distância; e Territorialização e ensino em saúde: experiências de construção do mapa de abrangência de uma unidade de Atenção Primária em Saúde. A coordenação da atividade esteve a cargo da socióloga, sanitarista e membro da Associação Brasileira Rede Unida, Maria Luiza Jaeger.
Notícia
Publicado em: 02/10/2013 17:12:19
A conferência de abertura do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, realizado pela Abrasco, de 1 a 3/10, foi proferida pela professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ana Luiza D’Àvila Viana. Com o tema Bem comum, esfera pública e ética: sentidos e nexos da universalidade, ela destacou que vivemos um momento muito importante para a consolidação de um novo projeto de saúde; período em que a atual movimentação social cobra a criação de uma sociedade que não atenda tão somente aos interesses do capital, mas também olhe e atue no sentido de melhorar o bem-estar das pessoas, na forma de serviços básicos, públicos e universais.  O presidente do congresso, Cornelis Johannes van Stralen, foi o coordenador da conferência.
Notícia
Publicado em: 02/10/2013 15:39:41
Já está no ar a versão on-line da revista  Radis, edição n° 133, de outubro de 2013. A reportagem de capa Somos todos Arouca fez um balanço da cobertura das comemorações dos 59 anos da Escola Nacional de Saúde Pública e dos 25 anos da Constituição que criou o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da memória do sanitarista Sergio Arouca, ex-presidente da Fiocruz. De 3 a 6 de setembro, pensadores e sanitaristas como Nelson Rodrigues dos Santos, Gilson Carvalho, Lígia Bahia, Rudá Ricci, Sonia Fleury, entre outros, resgataram o tema da Reforma Sanitária, o rumo privatista do SUS e a falta dos movimentos sociais na formulação e execução das políticas públicas.
Notícia
Publicado em: 02/10/2013 15:03:02
O câncer de mama é a primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 2 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu, naquele dia, uma iluminação cor-de-rosa. A iniciativa de iluminar o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. E o governo brasileiro, por intermédio do Instituto Nacional do Câncer (Inca), passou a integrar a mobilização do Outubro Rosa a partir de 2010.
Notícia
Publicado em: 02/10/2013 13:20:22
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), por ocasião do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, vêm a público repudiar a utilização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como intermediário da concessão de créditos às cooperativas médicas Unimeds, conforme anúncio do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, durante a Convenção Nacional Unimed, dia 20 de setembro, em Belo Horizonte.
Notícia
Publicado em: 02/10/2013 13:10:14
No dia 16 de outubro, defesa de mestrado profissional em Vigilância em Saúde na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro: O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e a Integralidade na Atenção Básica em Saúde Mental em um Município da Região Serrana do Rio de Janeiro, por Lúcia Macedo Duarte Gomes, às 9h30, na sala 404 da ENSP.
Notícia
Publicado em: 02/10/2013 13:01:30
Uma novidade movimentou o 2º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, em Belo Horizonte: a criação do espaço Abrasco Divulga, uma iniciativa da Livraria Abrasco com a equipe de comunicação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. No espaço destinado ao convívio dos participantes do congresso, ocorrem lançamentos editoriais, exibição de vídeos, gravação de entrevistas, debates e bate-papos sobre saúde coletiva.
Notícia
Publicado em: 02/10/2013 12:51:02
A equipe da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) responsável pelo recrutamento dos entrevistadores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) reabriu o processo de seleção para entrevistadores no Estado do Espírito Santo. A segunda chamada para inscrições estará aberta de 2 a 9/10. O trabalho consiste na aplicação de questionários a profissionais de saúde e usuários das unidades de atenção básica nos municípios do estado. São oferecidas quatro vagas.
Notícia
Publicado em: 02/10/2013 11:36:09
O início do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e a Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames), ocorreu na noite de terça-feira (1º/10) com a solenidade oficial de abertura do evento. A ocasião foi marcada por muita emoção e alegria com homenagens prestadas pela Abrasco às personalidades da área que dedicaram suas vidas à saúde. A cerimônia contou com a presença do presidente da Associação, Luis Eugênio Portela, da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, da presidente do Cebes, Ana Costa, do coordenador da Alames, Oscar Feo, entre outros. Além dos discursos proferidos pelos participantes que compuseram a mesa de abertura, a noite trouxe, ainda, muita música e arte, com a performance do grupo 'Persona Grata'.
Notícia
Publicado em: 02/10/2013 11:25:36
"Sem o Sistema Único de Saúde, viveríamos atualmente uma barbárie social." Assim afirmou o coordenador do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags/Unasul) e ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no painel Construindo sistemas universais de saúde – relato de experiências, realizado pelo Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), em parceria com a Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames), durante o 2° Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, iniciado na terça-feira (1º/10), em Belo Horizonte. O painel, coordenado pelo ex-diretor da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) José Noronha, apresentou, na prática, o que vem ocorrendo nos sistemas de saúde mundiais, por meio de exemplos do Brasil, Colômbia, Venezuela e Europa.