Notícias: Abrasco 2013
17 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 22/11/2013 14:19:15
Mais de 1600 pessoas circularam pela UERJ ao longo do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco. Em cinco dias de congresso, houve 38 Mesas Redondas, 23 palestras, 6 Grandes Debates, além de Cursos, Oficinas, reuniões e atividades culturais. Quase todos os estados brasileiros foram representados em trabalhos aprovados, numa circulação genuína de diálogos e saberes, como refletia o tema do evento.
Notícia
Publicado em: 18/11/2013 13:33:11
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) possui um canal de vídeos do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, ocorrido de 14 a 17/11, no Rio de Janeiro, e do VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária/II Simpósio Pan-Americano de Vigilância Sanitária (Simbravisa), realizado de 27 a 30/10, em Porto Alegre. No canal, estão disponíveis palestras proferidas durante os eventos, como a de Luis Eugênio Portela, presidente da Abrasco, que falou sobre desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação na área da saúde em geral e as perspectivas para a vigilância sanitária. Outros nomes como Paulo Buss, José Gomes Temporão, Jean Willys, Kenneth R. Camargo Jr., também estão neste ambiente.
Notícia
Publicado em: 18/11/2013 12:39:27
A mesa redonda 'Produção do conhecimento e interesses conflitantes na relação entre público e privado na Saúde Coletiva' teve a coordenação de Inês Rugani e contou com as presenças de José Antonio Sestelo, Luciene Burlandy e Ligia Bahia. Luciene Burlandy apresentou a perspectiva das “Confluências” para observar o macro das relações entre o Público e o Privado e pensar as práticas individuais. “A Saúde Coletiva sempre relacionou as questões da sociedade e as relações de valores entre o público e o privado. Isso é interessante perceber. São apenas dois caminhos para o que chamo de ‘mudanças confluentes’”, disse.
Notícia
Publicado em: 18/11/2013 11:27:43
A solenidade de abertura do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde aconteceu no dia 14/11, no Teatro Odylo Costa Filho da UERJ. Na cerimônia, o presidente do Congresso, Kenneth Camargo ressaltou a importância da participação dos GTs pelo Brasil na definição dos temas em discussão no evento. Madel Luz proferiu conferência, encerrando a noite.
Notícia
Publicado em: 18/11/2013 11:05:09
O grande debate Vida, Saúde e Ambiente, realizado no dia 16 de novembro durante o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (VI CBCSHS), promovido pela Abrasco, reuniu os pesquisadores Raul Borges Guimarães (Unesp-SP), Dina Czeresnia (ENSP/Fiocruz) e Raquel Rigotto (UFC), sob a coordenação do também pesquisador Ary Miranda (ENSP/Fiocruz). Os expositores buscaram apresentar como os três elementos em debate se articulam dentro do capitalismo contemporâneo, que os apregoa como objetos para serem consumidos, mercantilizados e monetarizados.
Notícia
Publicado em: 14/11/2013 15:07:57
Circulação e diálogo entre saberes e práticas no campo da saúde coletiva é o tema central do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CBCSHS), promovido pela Abrasco de 15 a 17 de novembro, no Rio de Janeiro. A atividade reunirá cerca de 3 mil pessoas, e a ENSP/Fiocruz terá participação maciça no congresso com seus pesquisadores e alunos nas mais diversas atividades, tais como grandes debates, mesas-redondas, comunicações orais, entre outras. Um dos destaques será o lançamento da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária Abrasco-Cebes, que ocorre no dia 16/11 e conta com apoio irrestrito da Escola Nacional de Saúde Pública.
Notícia
Publicado em: 09/10/2013 11:53:12
Uma convocação à luta e a novos avanços da pauta política da reforma sanitária em nosso país. Essa foi a mensagem final do 2º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, promovido pela Abrasco, de 1º a 3 de outubro no Minascentro, em Belo Horizonte. Após uma manhã de mesas-redondas, apresentações orais e painéis de congressistas, os participantes se reuniram no auditório principal para iniciar uma revisão da Agenda Estratégica 2011 em busca da atualização de suas bandeiras.
Notícia
Publicado em: 07/10/2013 14:21:42
Durante o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, promovido pela Abrasco, o painel Construindo sistemas universais e equitativos de saúde trouxe relatos de experiências de três países. A pesquisadora da ENSP Eliana Labra, Asa Cristina Laurell, do México, e Alexandro Saco, do Peru, falaram, respectivamente, fazendo uma análise comparativa sobre o que ocorre em cada país, e os elementos comuns e diferentes entre eles.
Notícia
Publicado em: 04/10/2013 15:29:43
Luis Eugenio Portela, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), fala dos 25 anos do Sistema Único de Saúde, dos recursos destinados a ele e do combate à privatização da saúde. Apresenta, também, um balanço do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde.
Notícia
Publicado em: 04/10/2013 14:49:42
A Abrasco promoveu o lançamento de seis novas publicações no segundo dia de atividades (2/10) do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento em Saúde, realizado em Belo Horizonte, sendo três deles da Editora Fiocruz. Entre autores e participantes do evento, estiveram presentes os pesquisadores da ENSP José Mendes Ribeiro e Jeni Vaitsman que, com Lenaura Lobato (UFF), lançaram Policy Analysis in Brazil.
Notícia
Publicado em: 03/10/2013 17:09:16
No terceiro de atividades (3/10) do 2º Congresso Brasileiro de Planejamento, Política e Gestão em Saúde, promovido pela Abrasco, o tema Redes de Atenção à Saúde e regionalização foi destaque de mesa-redonda. Coordenada pela representante da Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobash, a atividade teve participação da pesquisadora da ENSP Rosana Kuschnir, do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, e do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) José Ângelo Machado. Os palestrantes afirmaram, em consenso, que a regionalização é um grande desafio, pois a saúde precisa operar nesta lógica.
Notícia
Publicado em: 02/10/2013 22:54:37
O simpósio Política, Planejamento, Gestão e Avaliação da Saúde, realizado na noite de quarta-feira (2/10), agitou o segundo dia de atividades do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento em Saúde. A mesa reuniu personalidades da saúde coletiva, como Jairnilson Paim, Adolfo Chorny, Gastão Wagner, Oswaldo Tanaka, sob a coordenação do ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, que apresentaram diferentes aspectos das políticas e planejamento do Sistema Único de Saúde. Na ocasião, o pesquisador da ENSP, Adolfo Chorny, foi ovacionado quando enfatizou que, atualmente, o grande problema da saúde no país é a confusão que se faz entre planilhamento e planejamento.
Notícia
Publicado em: 02/10/2013 18:40:08
O painel Gestão e Formação em Saúde, realizado na tarde do segundo dia (2/10) de atividades do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, trouxe diferentes experiências do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. O painel foi composto de três trabalhos: As práticas de gestão na perspectiva do cuidado: desafios para os trabalhadores de nível médio da área da gestão; Telenfermagem: impactos da educação a distância; e Territorialização e ensino em saúde: experiências de construção do mapa de abrangência de uma unidade de Atenção Primária em Saúde. A coordenação da atividade esteve a cargo da socióloga, sanitarista e membro da Associação Brasileira Rede Unida, Maria Luiza Jaeger.
Notícia
Publicado em: 02/10/2013 17:12:19
A conferência de abertura do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, realizado pela Abrasco, de 1 a 3/10, foi proferida pela professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ana Luiza D’Àvila Viana. Com o tema Bem comum, esfera pública e ética: sentidos e nexos da universalidade, ela destacou que vivemos um momento muito importante para a consolidação de um novo projeto de saúde; período em que a atual movimentação social cobra a criação de uma sociedade que não atenda tão somente aos interesses do capital, mas também olhe e atue no sentido de melhorar o bem-estar das pessoas, na forma de serviços básicos, públicos e universais. O presidente do congresso, Cornelis Johannes van Stralen, foi o coordenador da conferência.
Notícia
Publicado em: 02/10/2013 13:01:30
Uma novidade movimentou o 2º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, em Belo Horizonte: a criação do espaço Abrasco Divulga, uma iniciativa da Livraria Abrasco com a equipe de comunicação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. No espaço destinado ao convívio dos participantes do congresso, ocorrem lançamentos editoriais, exibição de vídeos, gravação de entrevistas, debates e bate-papos sobre saúde coletiva.