Notícias do Informe
14.796 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 01/11/2017 16:40:55
No dia 6 de novembro, apresentação de dissertação de mestrado em Bioética, ética Aplicada e Saúde Coletiva Comunicação de más notícias em saúde: contribuições à discussão bioética através de uma nova ética das virtudes, por Mabel Viana Krieger, a partri das 9h30, na sala 41 do p´redio do Cesteh/ENSP.
Notícia
Publicado em: 01/11/2017 16:24:03
Na quarta-feira, 8 de novembro, será realizada mais uma sessão do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP. Com o tema A guerra (não tão) surda entre dois sistemas alimentares: implicações para a saúde e políticas públicas, o Ceensp pretende debater a entrada das grandes corporações da indústria alimentícia nos países da América Latina e nos lugares mais pobres desses países. Para a discussão, estarão presentes o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Nutrição e Saúde (NUPENS), Carlos Augusto Monteiro, e a pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Rosana Magalhães. A sessão será coordenada por Letícia Cardoso, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP e pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da Escola. O Ceensp é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 01/11/2017 16:13:46
O uso do mercúrio em amálgama dentário e seus potenciais riscos toxicológicos à saúde, no âmbito do trabalho e no ambiente, vêm recebendo destaque especial no Brasil e demais países signatários da Convenção de Minamata. Comprometidos a tomar medidas específicas para a redução, controle e eliminação do metal em processos industriais, artesanais e de serviço, os países têm suscitado discussões sobre o banimento ou uso seguro do mercúrio visando à redução do risco não apenas destinado a pacientes e profissionais, mas também ao meio ambiente. O tema estará na pauta do seminário internacional Os Aspectos Toxicológicos do Mercúrio sobre a Saúde Humana e o Ambiente, promovido, nos dias 9 e 10 de novembro, pelo Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente (PSPMA), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a International Academy of Oral Medicine and Toxicology, capítulo Brasil. Acesse a programação do seminário na íntegra. Faça a inscrição aqui.
Notícia
Publicado em: 31/10/2017 16:01:28
O último dia do Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: Causas, Consequências e Alternativas vai debater Experiências viáveis e seguras de desmedicalização psiquiátrica. Para discutir o tema estarão presentes Laura Delano, Jaakko Seikkula e Robert Whitaker. A primeira mesa do dia, marcada para às 9h30, será coordenada pelo pesquisador da Fiocruz, Francisco Netto, e contará com a relatoria de Marilia Belfiore Palacio. A tarde, a partir das 14 horas, Os desafios da desmedicalização no Brasil e nos países do Cone Sul: experiências e perspectivas estarão em debate. A mesa contará com a participação de Maria Aparecida Moysés, Cecília Collares, Biancha Angelucci, Nelson de Leon, Andrés Techera, Maria José Beltran e Rodrigo Fredes. A coordenação da mesa ficará a cargo de Debora Gribov, e Maria Inês Cárcamo será a relatora. Às 16 horas será realizada a Plenário de Encerramento do Seminário, com apresentação dos relatores, sob a coordenação do pesquisador da ENSP, e coordenador geral do evento, Paulo Amarante. O seminário pode ser acompanhado em tempo real por transmissão on-line.
Notícia
Publicado em: 31/10/2017 13:06:18
Os esforços globais para combater a tuberculose pouparam cerca de 53 milhões de vidas desde 2000 e reduziram a taxa de mortalidade pela doença em 37%, de acordo com o Global TB Report 2017, divulgado na segunda-feira (30/11) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar dessas conquistas, o último cenário é sombrio. A tuberculose continuou a ser a principal assassina infecciosa em 2016. Também é a principal causa de mortes relacionadas à resistência antimicrobiana e entre pessoas com HIV. O progresso na maioria dos países está paralisado e não é rápido o suficiente para atingir as metas globais ou preencher as lacunas persistentes nos cuidados e prevenção da doença.
Notícia
Publicado em: 31/10/2017 12:05:05
A austeridade fiscal, característica da agenda neoliberal, agrava a saúde da população em tempos de recessão por levar a cortes nas políticas sociais, que, ao mesmo tempo em que ajudam a reduzir os níveis de desigualdade, estimulam o crescimento da economia. Esse viés foi defendido pelas pesquisadoras Fabíola Sulpino, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Isabela Soares Santos, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e diretora executiva do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), durante o seminário Políticas sociais e a austeridade da agenda neoliberal. O evento foi realizado em 16 de outubro, na ENSP, em uma parceria do Cebes com o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 31/10/2017 11:06:33
A Casa de Oswaldo Cruz oferece, nos dias 6 e 7 de novembro, no salão internacional da ENSP, das 9h às 16h, o curso Gestão de Documentos. Destinado a profissionais de todos os setores da Escola, o treinamento será realizado no âmbito do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Sigda), com a participação da representante da ENSP Patricia Kelly dos Santos. O curso visa qualificar profissionais na gestão eficiente dos arquivos, demonstrando as vantagens da organização arquivística e seu papel estratégico na melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição.
Notícia
Publicado em: 30/10/2017 15:47:43
Nesta terça-feira, 31 de outubro, prosseguem os debates do Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: Causas, Consequências e Alternativas. No segundo dia de evento a palestra principal será do finlandês Jaakko Seikkula, que falará sobre A abordagem do diálogo aberto. A atividade está marcada para às 9 horas, no auditório térreo da ENSP. Segundo Seikkula, adotar a prática dialógica de respeitar o Outro, sem condições, provou ser uma tarefa desafiadora."O diálogo aberto enfatiza a importância da nossa escuta cuidadosa de aceitar o outro sem condições. Adotar a prática dialógica é uma nova habilidade, onde podemos nos encontrar em diferentes papéis profissionais do que aqueles com os quais estamos acostumados a agir", destaca ele, no resumo de sua apresentação disponível no site Mad In Brasil. A mesa será apresentada por Robert Whitaker, sob a coordenação de Paulo Amarante, e contará com a relatoria de Ana paula Freitas Guljor. O seminário pode ser acompanhado em tempo real por transmissão on-line.
Notícia
Publicado em: 30/10/2017 13:32:54
Está disponível on-line a revista Cadernos de Saúde Pública (volume 33 número 10), trazendo como destaque o Congresso GeoMed 2017, que vem se consolidando como o principal fórum de apresentação de novos métodos e abordagens voltados para revelar o papel do espaço, da geografia, do local e do ambiente nas questões da saúde pública: visão mais profunda a partir de big data e pequenas áreas. Conforme editorial assinado pelas pesquisadoras Maria de Fátima Pina, da Universidade do Porto, Portugal; e Marilia Sá Carvalho, da ENSP, nessa 10ª edição do evento, o número de participantes dobrou em relação à anterior, atraindo pesquisadores de 28 países, dos cinco continentes, com um grande equilíbrio entre as áreas: 37% da área de estatística, 27% da saúde pública, 25% das geociências e 11% das ciências da computação. A modelagem estatística, tradicionalmente o ponto mais forte do Congresso, foi repleta de novidades: da análise de sobrevivência espacialmente condicionada, aos modelos espaço-temporais capazes de identificar tendências e aglomerados, tanto no espaço como no tempo, aliás, surtos epidêmicos como diriam os epidemiologistas.
Notícia
Publicado em: 30/10/2017 12:52:34
Em tempos de comunicação rápida, memes virais e mensagens que duram alguns segundos e são esquecidas no momento seguinte, não é fácil falar de assuntos complexos, incômodos e que exigem reflexão. É assim com a tuberculose. O que parece doença do passado ou 'do outro' é de uma gravidade alarmante e que não poupa suas vítimas. A tuberculose está entre as doenças negligenciadas, mas o que temos visto já não é mais negligência, é crime. E é um crime que ocorre de forma assustadora no nosso estado. O Rio de Janeiro é o campeão nacional de mortes causadas pela doença, com média de um óbito diário. Há registros de casos em todas as classes, mas é entre os mais pobres que a tuberculose causa mais vítimas. E é na população carcerária que o descaso com a enfermidade tem se revelado mais aparente. Os presídios são 'fábricas de tuberculose', que põem em risco todos os que circulam pelo sistema internos, agentes, familiares. E é bom lembrar que a epidemia nessas unidades acaba sendo transmitida para a população em geral, já que a tuberculose não respeita muros ou classe social.
Notícia
Publicado em: 30/10/2017 12:43:11
José Luís Zêzere, professor da Universidade de Lisboa e Simone Oliveira, pesquisadora da ENSP, falam sobre a realização do Curso Internacional Desastres, Ordenamento do Território e Vulnerabilidades Socioambientais, que ocorreu na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) entre os dias 25 e 27 de outubro.
Notícia
Publicado em: 27/10/2017 14:38:57
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoveu, no âmbito do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador, a aula aberta Trabalho, saúde e subjetividade no contexto da indústria petrolífera da Bacia de Campos - Rio de Janeiro. A aula, realizada em 17 de outubro, foi proferida pelo professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcelo Figueiredo. O vídeo está disponível na íntegra no Canal da ENSP no Youtube. Confira!
Notícia
Publicado em: 27/10/2017 13:53:52
A sociedade brasileira vive a fase aguda da uma crise não só econômica e política, mas também de valores. Cresce à nossa volta a intolerância, a desinformação e a circulação de soluções prontas, oferecidas, sobretudo, por aqueles que tiram proveito dos anseios de uma população insatisfeita. Em momentos como esse, o servidor público costuma ser colocado na berlinda, apontado como responsável pelas crises e tendo seus direitos ameaçados.
Notícia
Publicado em: 27/10/2017 13:07:47
No dia 31 de outubro, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Cuidados Paliativos e Câncer: uma questão de Direitos Humanos, Saúde e Cidadania, por Ernani Costa Mendes, a partir das 13h30, na sala 402 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 27/10/2017 13:01:29
A primeira reunião da Comissão Científica do Abrascão 2018 aconteceu nos dias 02 e 03 de outubro, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de pesquisadores de diversas partes do país, representantes das diversas estruturas internas e de gestão da Abrasco, como os grupos temáticos, fóruns, comitês, comissões e diretoria. O objetivo central do encontro foi traçar as primeiras diretrizes que orientarão a construção do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, a ser realizado entre 26 e 29 de julho de 2018, no Rio de Janeiro.