Notícias do Informe
14.796 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 23/11/2017 10:58:46
São cinco décadas pensando, criando e fazendo a Saúde Pública brasileira. Na próxima semana, a partir da quarta-feira, 29 de novembro, a ENSP celebrará o aniversário de 50 anos de seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública, além de promover uma série de debates sobre temas relativos à educação, qualificação e saúde no contexto do Seminário de Ensino 2017. São cinquenta anos marcados por muita luta. Desde a repressão dos militares às ameaças atuais de desfinanciamento, são diversos os desafios que professores, coordenadores, funcionários e alunos enfrentaram para fazer da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz, referência internacional quando o tema é a produção acadêmica no campo da Saúde Coletiva. Além de homenagens e uma mesa de debates, será lançado o livreto comemorativo e um vídeo.
Notícia
Publicado em: 22/11/2017 12:57:19
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca disponibilizará, até o final de novembro de 2017, na Plataforma Sigass e no Portal de Ensino, o edital da 2ª Chamada para o Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública - Seleção 2018. O período de inscrições estará aberto entre os dias 1 e 15 de dezembro.
Notícia
Publicado em: 22/11/2017 12:00:44
A coletânea Brasil Saúde Amanhã: população, economia e gestão conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências da Vida do Prêmio ABEU 2017. Na mesma categoria, outros dois títulos da Editora também tiveram destaque. Amamentação e Políticas para a Infância no Brasil: a atuação de Fernandes Figueira (1902-1928) ficou em segundo lugar e Tessituras do Cuidado: as condições crônicas de saúde na infância e adolescência recebeu menção honrosa. A entrega dos troféus ocorreu no dia 18 de novembro, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP).
Notícia
Publicado em: 21/11/2017 15:47:30
O Serviço de Gestão Acadêmica da Escola Nacional de Saúde Pública (Seca/ENSP) informa que nesta sexta-feira, 24 de novembro, excepcionalmente, encerrará suas atividades às 13 horas, devido a dedetização dos setores localizados no térreo do prédio da Escola.
Notícia
Publicado em: 21/11/2017 15:26:35
O Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador promoverá nesta quinta-feira, 23 de novembro, a aula aberta Banimento do amianto: uma luta coletiva e contínua. A aula será proferida pela coordenadora da Rede Ban Asbestos para a América Latina, Fernanda Giannasi, e terá como mediador o pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Luis Carlos Fadel. Segundo Giannasi, que é fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto, a invisibilidade e o silêncio epidemiológico provocados pela exposição ao amianto são indiscutíveis, mas essa situação só mudará com o banimento total da fibra. A atividade, aberta a todos os interessados, acontecerá às 13h30, no salão internacional da ENSP, e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 21/11/2017 14:05:01
O número temático da revista Ciência e Saúde Coletiva (vol. 22 n.10) sobre Vigilância em Saúde, concebido no contexto do processo da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, ao reunir estudos analíticos e propositivos referente a este tema, amplia, e contribui com o debate para a definição de diretrizes para a formulação de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde emergindo contradições, dilemas e impasses para essa formulação. De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos, o tema central da conferência, Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade, permite olhar para a Vigilância em Saúde como uma das estratégias para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, para garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Notícia
Publicado em: 21/11/2017 13:07:06
No dia 29 de novembro, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública, Análise socioeconômica do território da piscicultura e da malária em Mâncio Lima, Acre, por Mário Ribeiro Alves, a partir das 9 horas, na sala 413 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 21/11/2017 11:42:47
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), através da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), tornam públicas as normas do processo de seleção de candidatos às vagas remanescentes do Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola, na modalidade a distância. Coordenado pelas pesquisadoras Elomar Barilli e Rosely Magalhães, o curso objetiva formar profissionais de ensino para a apropriação crítica de tecnologias educacionais digitais na prática docente, contribuindo para que atuem como mediadores da relação educação-saúde no espaço escolar, seja qual for a área do conhecimento alvo de sua prática pedagógica. As inscrições estão abertas até 24/11/2017. Acesse o link aqui.
Notícia
Publicado em: 21/11/2017 10:30:02
A Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD) realizou a Oficina Pedagógica de Formação de Tutores do Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola, no âmbito da parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB - MEC). O curso constitui-se como a segunda etapa do processo de seleção de tutores para a formação e os candidatos a tutores possuem inserção na Educação Básica, além de experiência em tutorias em EAD. Ao todo, foram 30 candidatos, dos quais 21 foram selecionados como efetivos e 10 como suplentes.
Notícia
Publicado em: 17/11/2017 15:45:04
Experiências viáveis e seguras de desmedicalização psiquiátricas foi o tema em debate no último dia de atividades do seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: Causas, Consequências e Alternativas, realizado, na ENSP/Fiocruz, durante três dias (30 e 31/10 e 1º/11), e que contou com a participação de diversos palestrantes nacionais e internacionais detentores de experiências e evidências científicas concretas de alternativas viáveis e seguras à desmedicalização. Coordenada por Francisco Netto, coordenador executivo do Programa Álcool, Crack e outras Drogas (PACD) da Fiocruz, a mesa contou com a participação de três grandes nomes: Robert Whitaker, Laura Delano e Jaakko Seikkula. O evento internacional teve coordenação do pesquisador Paulo Amarante, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP/Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 17/11/2017 14:44:32
No dia 21 de novembro, defesa d tese de doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva Reflexões bioética sobre o morrer na vigência do paradigma biotecnocientífico nas UTIs, por João Andrade Leal Sales Júnior, a partir das 13 horas, na sala 406 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 17/11/2017 14:25:29
Há 63 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realiza pesquisas na área de saúde pública, abre caminhos para inovação e produz grande volume de conhecimentos. Entretanto, com o passar do tempo, alguns documentos de pesquisa e da história da saúde pública podem se degradar, desaparecer ou até mesmo caírem no esquecimento, o que gera prejuízos imensuráveis para a memória da instituição e da saúde brasileira. Ciente dessa situação, a Escola, em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz (COC), criou o projeto Memórias ENSP. A iniciativa se contrapõe a esse processo negativo e promove esforços para identificar, preservar e divulgar documentos resultantes das pesquisas realizadas nos centros e departamentos da instituição.
Notícia
Publicado em: 17/11/2017 12:30:20
Dedicada há mais de seis décadas à formação profissional em saúde, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, formulação de políticas públicas e prestação de serviços de referência em saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz não poderia ficar imune à crise da saúde no Rio de Janeiro. Demissões, salários atrasados, falta de insumos, medicamentos, exames complementares e a ausência de contratos de manutenção e limpeza são alguns dos exemplos que expõem a situação vivida pelos cariocas. Diante disso, nesta quinta-feira, 23 de novembro, a ENSP/Fiocruz promoverá o debate A crise na Saúde no Município do Rio de Janeiro, às 9 horas, no salão internacional. O debate será coordenado pelo médico, vereador da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e professor colaborador da ENSP, Paulo Pinheiro, e contará com a participação do Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Ronaldo Moreira Paes, do Presidente da Associação dos Médicos de Família e Comunidade, Moisés Vieira Nunes, da Subsecretária Geral Executiva da Secretaria Municipal em Saúde, Ana Beatriz Busch Araújo, e do Representante do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Ricardo Levorato. A atividade, organizada com o apoio da Direção e da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde da ENSP, é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 16/11/2017 17:18:49
Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, o Ministério da Saúde reforça o alerta à população sobre o crescimento da doença no país. O diagnóstico da enfermidade aumentou 61,8% em 10 anos, segundo dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde. Entre 2006 e 2016, o número de pessoas que dizem saber do diagnóstico de diabetes passou de 5,5% para 8,9%. As mulheres lideram o ranking: 9,9% da população feminina declarou possuir a doença contra 7,8% dos homens. O crescimento do diabetes é uma tendência mundial, devido ao envelhecimento da população, mudanças dos hábitos alimentares e prática de atividade física. De acordo com a Pesquisa Vigitel, 18% da população das capitais brasileiras consomem alimentos doces em cinco ou mais dias da semana, sendo maior entre mulheres (19,7%) do que entre homens (16,0%). O comportamento é mais comum entre jovens de 18 a 24 (26,2%) seguido pela faixa etária de 25 a 34 (20,6%). O levantamento foi feito, a partir de perguntas que indagavam sobre a frequência semanal do consumo de sorvetes, chocolates, bolos, biscoitos ou doces.
Notícia
Publicado em: 16/11/2017 16:48:10
A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz passou a integrar (15/9) o Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (Codearq) do Arquivo Nacional. A medida permitirá a distribuidora de vídeos da Fundação estar de acordo com a Política Nacional de Arquivos. "A VideoSaúde poderá realizar a descrição arquivística dentro de normas específicas, para que seja consistente, apropriada e autoexplicativa, além de permitir o reconhecimento do valor científico e histórico de seu acervo para fortalecimento das ações de preservação da memória da saúde pública brasileira”, explica Eliane Pontes, tecnologista em Saúde da VideoSaúde e uma das responsáveis pela preservação digital do acervo.