Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.794 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 16/11/2017 06:55:52
Para analisar a estrutura e o processo de cuidado dos 80 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) no município do Rio de Janeiro, distribuídos nas 10 Áreas Programáticas (APs) da cidade, em dezembro de 2016, foi realizada uma pesquisa pela aluna do Mestrado em Saúde Pública da ENSP Luciana de Medeiros Lacôrte Soares, sob orientação do pesquisador Paulo Roberto Fagundes da Silva. De acordo com o estudo, 439 pessoas moravam nos SRTs, com taxa de ocupação de 94,6%, e proporção de 0,07 vagas por 10 mil habitantes. Entre os moradores, 57% das 464 vagas distribuídas nos 80 módulos residenciais eram ocupadas por homens, enquanto 43% por mulheres, e, do total dos indivíduos residentes nas SRTs, 41% estavam com idade superior a 60 anos. “Levando-se em consideração a taxa de ocupação nos SRTs, é possível dizer que havia pouca ociosidade de vagas nos dispositivos residenciais. Quanto à média de moradores (5,5 por casa), estava abaixo do teto de ocupantes preconizado pela Portaria nº 3.090 de 2011.” 
Notícia
Publicado em: 08/11/2017 16:47:44
Reconhecido por acompanhar a trajetória da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e expressar o compromisso institucional com o sistema público e universal de saúde, o curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) está com inscrições abertas para 2018. Sob coordenação das pesquisadoras Tatiana Wargas de Faria Baptista, Lenice Gnocchi da Costa Reis e Delaine Martins Costa, o curso dispõe de nova estrutura curricular visando maior inserção no contexto atual das práticas e da organização do sistema de saúde. A especialização oferece 33 vagas, sendo 30 para candidatos nacionais e 3 para candidatos estrangeiros, e reserva 10% das vagas para ações afirmativas. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 08/11/2017 a 11/01/2018 e devem ser feitas na Plataforma Siga Lato Sensu Fiocruz. Acesse o edital.
Notícia
Publicado em: 08/11/2017 16:26:15
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) realizará na quarta-feira, 14 de novembro, o seminário Justiça e saúde na perspectiva dos direitos humanos: como tem sido tratada a população privada de liberdade no Brasil. A atividade tem por objetivo mobilizar e sensibilizar a comunidade científica sobre a situação em que vive a população privada de liberdade no Brasil. Para isso contará com a participação de Márcia Badaró, Helena Lermen e Marcia Helena de Souza Conceição. Voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais da área da saúde coletiva, o seminário está marcado para às 13h30, no salão internacional da ENSP. A coordenação da atividade, que é aberta aos interessados e não necessita de inscrição prévia, será de Pablo Dias Fortes e Ilana Ambrogi, ambos do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), uma associação ampla entre a ENSP, UFRJ, UERJ e UFF.  
Notícia
Publicado em: 08/11/2017 11:37:26
Entre os dias 10 e 12 de novembro, haverá migração do Portal ENSP do Centro de Processamento de Dados (CPD), na Casa Amarela, para o CPD da ENSP. O Portal ficará fora do ar durante a migração. A ação é necessária para dar maior segurança tecnológica e melhor disponibilidade de acesso aos usuários pela internet.
Notícia
Publicado em: 08/11/2017 10:58:00
O diálogo, a escuta compreensiva e a valorização das experiências sócio-interacionais podem ser grandes aliadas do tratamento de pessoas que apresentam comportamentos psicóticos, favorecendo a redução do uso de medicamentos e a compreensão das causas do problema. Este é o fundamento do Diálogo Aberto, abordagem apresentada pelo psicólogo finlandês Jaakko Seikkula, no segundo dia do seminário internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: Causas, Danos e Alternativas, realizado entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2017, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O pesquisador abordou o comportamento psicótico e os atuais desafios para o tratamento, dizendo que o comportamento psicótico é mais comum do que se pensa. "Não acredito na existência da psicose enquanto categoria clínica. Não há nada que defina que essas pessoas que apresentam comportamentos psicóticos sejam qualitativamente diferentes das pessoas que não apresentam", afirmou Jaakko. 
Notícia
Publicado em: 08/11/2017 10:34:44
Em virtude da greve geral dos servidores públicos marcada para esta sexta-feira, dia 10 de novembro de 2017, a ENSP informa a alteração na data da prova de inglês do Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde. A aplicação da prova será no sábado, dia 11 de novembro de 2017, das 9 às 12 horas, no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ENSP/Fiocruz, e não mais no dia 10 de novembro, como previsto na Chamada. 
Notícia
Publicado em: 07/11/2017 15:53:37
O aumento do diagnóstico de distúrbios mentais e o incremento no uso de drogas psiquiátricas não levaram à redução das doenças mentais, mas sim a seu crescimento; e de forma dramática. Essa foi a conclusão do seminário internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: Causas, Consequências e Alternativas, realizado, na ENSP/Fiocruz, durante três dias (30 e 31/10 e 1º/11), com a participação de diversos palestrantes nacionais e internacionais detentores de experiências e evidências científicas concretas de alternativas viáveis e seguras à "desmedicalização". A conferência de abertura foi proferida pelo jornalista norte-americano e autor do livro Anatomia de uma Epidemia, Robert Whitaker. O evento internacional teve coordenação do pesquisador Paulo Amarante, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP/Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 07/11/2017 13:39:57
O câncer é um importante problema de saúde pública no mundo, sendo estimada, globalmente, para o ano 2030, a ocorrência de 27 milhões de casos incidentes e 12,6 milhões de mortes pela doença, entre as quais 2,4 milhões (19,0%) por câncer de traqueia, brônquios e pulmão. O câncer de pulmão, por ser o mais comum de todos os tumores malignos e estar associado ao tabagismo, apresenta aumento de 2% por ano na sua incidência mundial. O estudo sobre a estimativa de custos com esse tipo de câncer, sob a perspectiva de um hospital público de referência para o SUS, resultou em artigo publicado pelos pesquisadores Margareth Crisóstomo Portela e Claudia Cristina de Aguiar Pereira, da ENSP; e Renata Erthal Knust e Guilherme Bastos Fortes, do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca/RJ). Os resultados da pesquisa ratificam a importância do tratamento radioterápico e das internações como principais componentes de custo do tratamento.
Notícia
Publicado em: 07/11/2017 11:32:21
O Departamento Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP promoveu a sessão do Centro de Estudos Giuliano Suassuna As violações de direitos humanos e resistência das mulheres atingidas por barragens. A atividade, realizada em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens, foi coordenada por Maria Helena Barros de Oliveira, coordenadora do Dihs/ENSP, e Allanis Dimitria Pedrosa, membro do departamento. Para a discussão o Centro de Estudos recebeu as palestrantes Louise Löbler, Jessica Portugal e Lucielle Viana, representantes do MAB, que debateram todas as formas de discriminação e violações dos direitos dos atingidos. De norte a sul do Brasil, mais de duas mil barragens já foram construídas e aproximadamente um milhão de pessoas foram expulsas de suas casas pela desapropriação de terras e impactos ambientais provocados pela construção. Desse total de pessoas atingidas, pelo menos 70% sequer recebeu algum tipo de indenização das empresas ou do Estado. Confira, no Canal da ENSP no Youtube, as apresentações na íntegra.
Notícia
Publicado em: 06/11/2017 16:11:09
A edição n°182 de novembro de 2017 da revista Radis, disponível on-line, traz como reportagem de capa um dos problemas mais marcantes da saúde bucal no Brasil: a perda dos dentes. Também chamada de edentulismo ou mutilação dentária, essa ocorrência aponta para a necessidade de se pensar a saúde bucal pelo ponto de vista da integralidade — da prevenção e promoção até os cuidados de reabilitação, explica o repórter Luiz Felipe Stevanim, autor da matéria. Ele enfoca o caso de Sueli Lopes de Oliveira, vendedora ambulante de Campinas (SP), que começou a usar uma prótese dentária, e narra um pouco da mudança em sua rotina, marcada por anos de vergonha por ter que levar as mãos à boca para esconder o sorriso. “As pessoas não vão mais correr de mim”, conta, ao se referir aos olhares e reações que faziam com que ela se sentisse menos gente. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal de 2010, 69% dos brasileiros adultos necessitam de prótese, sendo a maioria prótese parcial em um maxilar (41%). Mas, aprovada em 31 de agosto, pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), com apoio do ministro da Saúde, Ricardo Barros, a nova Política Nacional de Atenção Básica prevê que o governo federal possa financiar equipes que têm apenas médico, enfermeiro e técnico ou auxiliar de enfermagem — portanto, sem Equipes de Saúde Bucal (ESB).
Notícia
Publicado em: 06/11/2017 10:33:07
Dos dias 6 a 8 de novembro, a Fiocruz promove, em parceria com diversos programas e agências das Nações Unidas, uma grande consulta internacional no Rio de Janeiro sobre o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para a implementação da Agenda 2030. Intitulado Consulta Internacional sobre CT&I na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus ODS relacionados com a Saúde, o evento terá a participação de mais de 50 pesquisadores e dirigentes nacionais e internacionais, além de representantes da sociedade civil.
Notícia
Publicado em: 01/11/2017 17:00:30
O Greenpeace, organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, lançou o relatório Agricultura tóxica: um olhar sobre o modelo agrícola brasileiro. Diversos especialistas da área acadêmica e científica participaram relatório com artigos técnicos, entre eles: Karen Friedrich, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e coordenadora do GT Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); Gerd Sparovek, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo; Walter Belik, Economista da Universidade de Campinas; Arilson Favareto, Sociólogo da Universidade Federal do ABC; Aline do Monte Gurgel, Biomédica, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Fiocruz; e Gabriel Fernandes e Paulo Petersen, da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa. Segundo o relatório, nosso modelo de produção, distribuição e comercialização de alimentos está totalmente distorcido. Produz muito, mas não produz comida saudável e ao alcance de todos. Baseado no uso intensivo de agrotóxicos, esse sistema causa sérios impactos no meio ambiente e na saúde da população.
Notícia
Publicado em: 01/11/2017 16:53:16
O benzeno, substância cancerígena existente nos combustíveis, está presente em diversos ambientes e processos de trabalho. Desde os anos 2000 vem ganhando força a discussão sobre a exposição ao benzeno dos trabalhadores de postos de combustíveis, decorrente da presença dessa substância na gasolina. O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) há algumas décadas, vem implementando esforços com várias instâncias de governo no sentido de aprimorar as ações na luta contra o benzeno. Em alusão ao Dia Nacional de Luta contra a Exposição ao Benzeno - lembrado em 5 de outubro - o Cesteh/ENSP promoverá mais uma atividade da série Encontros do Cesteh, que debaterá a pesquisa Avaliação ambiental e indicadores de genotoxicidade em trabalhadores expostos a benzeno em postos de combustíveis. O encontro é aberto a todos os interessados e está marcado para quarta-feira, 8 de novembro, na sala 32 do Cesteh, a partir das 12 horas.
Notícia
Publicado em: 01/11/2017 16:40:55
No dia 6 de novembro, apresentação de dissertação de mestrado em Bioética, ética Aplicada e Saúde Coletiva Comunicação de más notícias em saúde: contribuições à discussão bioética através de uma nova ética das virtudes, por Mabel Viana Krieger, a partri das 9h30, na sala 41 do p´redio do Cesteh/ENSP. 
Notícia
Publicado em: 01/11/2017 16:24:03
Na quarta-feira, 8 de novembro, será realizada mais uma sessão do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP. Com o tema A guerra (não tão) surda entre dois sistemas alimentares: implicações para a saúde e políticas públicas, o Ceensp pretende debater a entrada das grandes corporações da indústria alimentícia nos países da América Latina e nos lugares mais pobres desses países. Para a discussão, estarão presentes o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Nutrição e Saúde (NUPENS), Carlos Augusto Monteiro, e a pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Rosana Magalhães. A sessão será coordenada por Letícia Cardoso, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP e pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da Escola. O Ceensp é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.