Busca do site
menu

Entrevista: convidado internacional ministra curso na ENSP e fala sobre desastres e vulnerabilidades socioambientais

ícone facebook
Publicado em:01/11/2017
O Programa de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoveu, entre os dias 25 e 27 de outubro, o Curso Internacional Desastres, Ordenamento do Território e Vulnerabilidades Socioambientais. O curso faz parte de uma série de atividades que pretendem fortalecer a internacionalização na Escola, por meio da realização de cursos de curta duração. Ao todo foram apresentadas nove propostas de cursos, sendo o curso sobre Desastres e Vulnerabilidades Socioambientais o primeiro a ser realizado.

O objetivo do curso foi aprofundar metodologias e promover a troca de experiências em pesquisas sobre desastres, principalmente de origem hidro-geomorfológicos e vulnerabilidades socioambientais. Segundo a coordenadora da atividade, Simone Oliveira, buscou-se trazer novos aportes teórico-metodológicos que contribuam com as discussões dos projetos em curso, especialmente para o desenvolvimento de indicadores de vulnerabilidade, as experiências levadas a cabo pela ENSP (Grupo Pistas), Laboratório de Geo-hidroecologia (GEOHECO) da Geografia da UFRJ e Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial da Universidade de Lisboa.

O professor catedrático do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT), José Luiz Zêzere foi o convidado especial da atividade. Zêzere fez uma palestra aberta sobre o Projeto Desastres, ordenamento do território e vulnerabilidades socioambientais.

Na ocasião, o convidado internacional conversou com 'ENSP TV' e falou sobre o Projeto DISASTER e sobre os incêndios florestais em Portugal, além de reforçar a importância da parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Confira no vídeo abaixo, ou acesse o Canal da ENSP no Youtube.
 
 

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Entrevistas Vídeos

Nenhum comentário para: Entrevista: convidado internacional ministra curso na ENSP e fala sobre desastres e vulnerabilidades socioambientais