Notícias: ENSP Internacional
583 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 12/06/2012 14:47:21
Apontada como condição fundamental para o desenvolvimento humano sustentável, a habitação saudável, em seu conceito amplo, pode ser considerada uma ferramenta para a promoção da saúde. Baseado neste princípio, teve início, na ENSP, o seminário Saneamento e Saúde Ambiental – Reflexões sobre a Rio+20. Durante a conferência de abertura, proferida pelo secretário executivo da Red Interamericana de Vivienda Saludable e pesquisador do Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia y Microbiologia (Inhem), de Cuba, Carlos Barceló Perez, foram apresentados os principais pontos do documento Vivienda Saludable, de cara a Rio+20. Este ensaio, como está sendo chamado, aborda reflexões de diferentes países sobre habitação saudável e mostra como a Rede se posiciona frente à Rio+20.
Notícia
Publicado em: 04/06/2012 15:55:04
Como fruto da cooperação internacional entre a ENSP e o Peru, o curso de especialização de Biossegurança em Saúde ofertado nesse país acaba de receber um prêmio do Instituto Nacional de Salud (INS) peruano. O prêmio é oferecido aos profissionais e instituições que contribuem para o progresso e melhoria da saúde pública do Peru. Como outros desdobramentos desta cooperação, também estão sendo desenvolvidos um livro de biossegurança para laboratórios, um projeto de assessoria técnica na área, além da elaboração de um guia normativo para laboratórios. A especialização, sob a responsabilidade da coordenadora do Núcleo de Biossegurança do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP (Nubio/DSSA), Telma Abdalla de Oliveira Cardoso, foi desenvolvida no âmbito da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
Notícia
Publicado em: 29/05/2012 12:57:03
O Projeto de Capacitação do Sistema de Saúde de Angola teve como primeiro resultado a formatura de 15 alunos, mas o Ministério da Saúde do país, animado com os resultados, fez uma proposta de parceria pública para formar nova turma. Segundo a coordenadora do Mestrado, Elizabeth Artmann, a contraproposta da ENSP poderia ser uma parceria de titulação conjunta com uma ou mais universidades de Angola, pois a ideia da cooperação técnica é incentivar a independência, fomentar a autonomia.
Notícia
Publicado em: 24/05/2012 15:27:13
O diretor da ENSP/Fiocruz, Antônio Ivo de Carvalho, recebeu o diretor da Escola de Saúde Pública Dr. Salvador Allende da Universidade do Chile, Oscar Arteaga, em 23/5, para reativar a cooperação técnica entre as duas Escolas e formalizar a integração da ESP Chile à Rede de Escolas de Saúde Pública da União das Nações Sul-Americanas (Resp-Unasul). A proposta é, ainda, organizar uma agenda de cooperação em pesquisa e a participação da ENSP em um congresso sobre Saúde Global, que acontecerá no Chile, possivelmente em janeiro de 2013.
Notícia
Publicado em: 24/05/2012 12:32:50
Como marco do processo de implementação da Estratégia de Saúde da Família no Paraguai, foi realizada nesse país a I Mostra Nacional de Atenção Primária de Saúde. A ENSP, que participou dessa trajetória como parceira e assessora técnica, também esteve presente no encontro e expôs diversas experiências de sucesso, como o Território Integrado de Atenção à Saúde (Teias-Escola Manguinhos), o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e boas práticas de Saúde da Família.
Notícia
Publicado em: 17/05/2012 11:00:12
Representantes do Ministério da Saúde Pública e da População do Haiti (MSPP) e representantes do Ministério da Saúde do Brasil, além de pesquisadores brasileiros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), participaram de uma oficina organizada pela Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti, entre 9 e 12 de maio, no Rio de Janeiro. No encontro, foram discutidos os seguintes temas: o material didático de um curso para epidemiologistas que acontecerá em julho, no Haiti, e o aprimoramento dos sistemas de informação de saúde.
Notícia
Publicado em: 16/05/2012 12:00:45
O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, Antônio Ivo de Carvalho, recebeu na terça-feira (15/5) a vice-diretora geral da Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (Ensap), Tania Aguilar Guerra, e o consultor técnico de Políticas e Sistemas de Saúde do Isags, Oscar Feo, para discutir as possibilidades de cooperação da ENSP no desenvolvimento de um curso em Saúde Global naquele país. A Escola já desenvolve essa experiência com o mestrado profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, coordenado pela pesquisadora Célia Almeida.
Notícia
Publicado em: 14/05/2012 12:37:33
O ministro da Saúde de Angola, José Van-Dúnem, afirmou que a saúde no país tende a melhorar com a formação de 15 novos mestres em Saúde Pública, resultado da conclusão do primeiro mestrado em Saúde Pública no país, oferecido pelo Ministério da Saúde do Brasil, com o apoio da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). A declaração foi dada durante o I Seminário Brasil-Angola de Saúde Pública, realizado em 11 de maio, no país, onde foram apresentados os resultados das dissertações dos recém-mestres.
Notícia
Publicado em: 10/05/2012 16:28:28
Dando continuidade ao processo de formação em Saúde Pública para profissionais do Instituto Nacional de Saúde do Peru (INS/Peru), a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP, Margareth Portela, e a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) Sheyla Lemos estão nesse país para ministrar a disciplina Metodologia de Investigação. Esse mestrado, feito por meio de um acordo de cooperação bilateral, é uma iniciativa do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (Cris) no âmbito da Rede de Institutos de Saúde Pública da América Latina (Unasul).
Notícia
Publicado em: 08/05/2012 12:17:27
O primeiro Mestrado em Saúde Pública de Angola terá seu evento de formatura na próxima sexta-feira, dia 11 de maio, naquele país, com 15 egressos. Nessa ocasião também acontecerá o I Seminário Brasil-Angola de Saúde Pública, onde serão apresentados os resultados das dissertações dos recém-mestres. Na oportunidade, o pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa Paulo Sabroza apresentará a palestra Saúde pública em Angola. A vice-diretora de Pós-Graduação, Maria Helena Mendonça, e a coordenadora do Mestrado, Elizabeth Artmann, também estarão presentes, bem como representantes da Assessoria Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores e José Luiz Telles, do escritório da Fiocruz na África.
Notícia
Publicado em: 04/05/2012 14:58:36
Com o objetivo de discutir os progressos de governança em diplomacia da saúde e a cooperação internacional em saúde dos países que formam a América do Sul, o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags) realizará, entre os dias 7 e 11 de maio, no Rio de Janeiro, uma oficina sobre Saúde Global e Diplomacia da Saúde. O encontro reunirá representantes de todos os países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), do Comitê de Coordenação da Unasul Saúde e também do Ministério de Relações Exteriores. O primeiro dia de oficina (7/5) será todo transmitido on-line pela web a partir das 9 horas e entre as exposições está a conferência Desenvolvimento conceitual da Saúde Global e da Diplomacia da Saúde, que será proferida pela pesquisadora da ENSP Célia Almeida, juntamente com o representante da Argentina no Isags, Sebastián Tobar, às 14 horas. Para assistir, os interessados devem acessar a página do Isags no dia da apresentação.
Notícia
Publicado em: 26/04/2012 11:44:52
De sexta (27/4) a 30 de abril acontecerá o World Nutrition Rio 2012, congresso de alimentação e nutrição em saúde coletiva que terá como tema geral Conhecimento, política e ação, com o objetivo de proteger, preservar e melhorar a saúde das populações em todo o mundo. As pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Rosana Magalhães, do departamento de Ciências Sociais (DCS), e Denise Cavalcante de Barros, do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sudeste (Cecan), além de apresentarem trabalhos, coordenam oficinas e e debates durante o evento.
Notícia
Publicado em: 24/04/2012 16:37:58
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a secretária-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Maria Emma Mejía, assinaram na última sexta-feira (20/4) o Acordo Sede do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags). A assinatura protocolar foi realizada durante a VI Reunião Ordinária do Conselho de Saúde Sul-Americano, em Assunção, Paraguai, e assegura a permanência da sede do Isags na cidade do Rio de Janeiro e dá garantias diplomáticas aos funcionários não brasileiros do instituto.
Notícia
Publicado em: 16/04/2012 09:57:38
"Descarto a ideia de que o sistema mundial está vivendo uma crise. Há uma crise econômica e financeira na Europa e, talvez, uma crise social, por derivação das políticas adotadas para controlar o problema financeiro naquele continente. Também existiu e ainda existe uma crise econômica e financeira nos EUA, mas isso não é mundial. É um vício tratar como mundial algo que acontece em função dos Estados Unidos e da Europa". Foi com essa afirmativa que o cientista político e professor da UFRJ José Luis Fiori abordou as mudanças e tendências do sistema mundial durante a abertura do Mestrado Profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde (MPSG&DS), na quarta-feira (11/4). Para ele, o termo crise pode ser explicado por um período de alta tensão dos países e grande pobreza mundial no mundo da política.
Notícia
Publicado em: 13/04/2012 12:07:01
Com o intuito de promover maior articulação e integração entre as ações que promove no âmbito da cooperação internacional no ensino, a Fiocruz promoveu na quarta-feira (11/4) o seminário Cooperação Estruturante no Ensino: a Experiência da Fiocruz na América Latina e na África. O evento, coordenado pelo Centro de Relações Internacionais (Cris/Fiocruz) e a Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fundação, reuniu os coordenadores de programas de ensino de algumas das unidades da Fundação, entre elas a ENSP, para apresentar dados sobre os programas de educação oferecidos na América Latina e na África. “Sentimos a necessidade de uma reflexão compartilhada sobre a experiência de ensino que a Fiocruz tem desenvolvido nos países da África e da América Latina. Nossa motivação principal foi trazer uma discussão para que nós, em conjunto, refletíssemos sobre se, de fato, estamos caminhando para uma cooperação estruturante”, explicou a vice-presidente Nísia Lima, durante a abertura do evento.