Busca do site
menu

Notícias: ENSP Internacional

583 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 14/02/2013 10:08:05
Dar continuidade à pesquisa desenvolvida no mestrado e iniciar outra. Com esse propósito, Enrico Mendes Saggioro, aluno do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP e integrante do Laboratório de Ecotoxicologia do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), passará cerca de oito meses em Almeria, na Espanha, para realizar parte de seu doutorado-sanduíche no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras. Orientado pelo pesquisador do Cesteh Josino Costa Moreira, Enrico desenvolverá inovador estudo no Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas (Ciemat). Sua pesquisa pretende analisar novas substâncias - chamadas poluentes emergentes - que vem sendo detectadas nas águas de esgoto da cidade espanhola.
Notícia
Publicado em: 01/02/2013 12:45:43
Dando continuidade ao projeto de cooperação técnica entre a ENSP e a Escola de Altos Estudos em Saúde Pública da França (EHESP, na sigla em francês), a Fiocruz recebeu uma comitiva francesa na manhã do dia 31/1. Entre os assuntos tratados na reunião estavam: a análise das experiências adquiridas nas áreas da gestão hospitalar e do cuidado; a discussão de estratégias pedagógicas para um futuro programa de formação no EHSP; a reorganização e expansão da oferta de serviços dos novos institutos nacionais de referência da Fiocruz - Infectologia e o Instituto da Mulher e da Criança; e a promoção do intercâmbio de professores e alunos. A comitiva francesa se mostrou especialmente interessada na expertise da ENSP em relação à reorganização da atenção básica brasileira e ao exemplo do Teias-Escola Manguinhos, bem como na questão dos Determinantes Sociais em Saúde e no processo de acreditação pedagógica da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública para cursos lato sensu.  
Notícia
Publicado em: 01/02/2013 11:35:49
Maria Helena Mendonça, vice-diretora de Pós-Graduação da ENSP, fala sobre o segundo Programa EUROsociAL Salud. O programa, que visa à coalizão social na América Latina pelo envolvimento da saúde e educação, foi lançado em 2004. Esta fase atual, com foco central na equidade em saúde, contará com uma forte participação da ENSP, por meio da Escola de Governo e dos Núcleos de Recursos Humanos.   
Notícia
Publicado em: 25/01/2013 10:55:19
Promovida pela Fiocruz e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Direção de Epidemiologia e Laboratórios de Pesquisa (DELR) do Ministério da Saúde e da População do Haiti (MSPP), a capacitação de 30 profissionais de saúde haitianos inicia o terceiro e o quarto módulo do curso de especialização em Epidemiologia. Dirigido aos técnicos dos dez departamentos sanitários haitianos, os módulos ocorrem de 7 a 25 de janeiro, em Côte des Arcadins, Montrouis. Os módulos atualmente em andamento têm como temas a epidemiologia descritiva e indicadores epidemiológicos e contaram com a presença do coordenador haitiano da cooperação tripartite, Jean-Hugues Henrys. A epidemiologista da ENSP Joyce Mendes está à frente do curso.
Notícia
Publicado em: 14/01/2013 11:55:02
Compartilhar conhecimento e fortalecer parcerias para investigação, educação e defesa da saúde global na América Latina e no Caribe. Esses foram os objetivos do 2º Congresso Latino-Americano e do Caribe sobre Saúde Global - Transcendendo Fronteiras para a Equidade em Saúde, realizado, de 9 a 11 de janeiro, no Chile. O encontro teve intensa participação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) em sua organização e com a presença de seus pesquisadores e departamentos. Além disso, a Escola de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Chile é parceira e membro integrante da Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp/Unasul), cuja secretaria executiva está sob a responsabilidade do diretor da ENSP/Fiocruz, Antônio Ivo de Carvalho.
Notícia
Publicado em: 21/12/2012 10:53:28
Com o objetivo de fortalecer o acordo de cooperação bilateral com instituições peruanas, a ENSP recebeu novamente uma comitiva desse país na Escola. As ações, que são desenvolvidas no âmbito da Rede de Escolas de Saúde Pública da América do Sul (Resp/Unasul) envolvem o mestrado em Saúde Pública, curso de especialização em Biossegurança em Saúde e a assessoria técnica para a formação de uma escola de saúde pública no Peru. A coordenadora da Cooperação Internacional da ENSP, Erica Kastrup, comentou que, nesta última visita ao Brasil, realizada em 14/12, surgiram novas demandas, entre elas o possível desenvolvimento de mais um curso de mestrado.   
Notícia
Publicado em: 19/12/2012 09:52:51
Em uma inédita parceria, a ENSP vai desenvolver, junto com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (Ensp/UNL), Portugal, o curso de especialização Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, na modalidade a distância. Além do Brasil, essa formação será oferecida para Portugal e ainda para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops). A ideia é que, em sua primeira chamada, mais de mil alunos sejam formados. A ação inicial prevê a organização e desenvolvimento do conteúdo e da estratégia pedagógica. Seguindo a política adotada pela Escola, assim que seu conteúdo estiver pronto, todo o material didático do curso ficará em acesso aberto.
Notícia
Publicado em: 07/12/2012 12:16:58
Pierre Lefèvre, pesquisador sênior do Instituto de Medicina Tropical da Antuérpia, Denise Barros e Denise Oliveira, coordenadoras do Programa de Formação em Alimentação e Nutrição da ENSP, em parceria com a Fiocruz Brasília, falam sobre o novo Curso Internacional de Atualização em Planejamento Participativo e Abrangente e da tradução da metodologia importada da Antuérpia. 
Notícia
Publicado em: 04/12/2012 11:15:59
Com o tema Pela saúde e bem-estar de todos, está sendo realizada, até 7 de dezembro, em Havana, a Convenção Internacional Cuba Salud 2012. O encontro pretende analisar a situação da saúde em Cuba e em todo o mundo. Para tanto, o evento é um espaço para troca de experiências e de reflexão profunda, compromisso e orientação para discussão de vários temas vinculados à agenda internacional sobre saúde. A Rede de Escolas de Saúde Pública da União das Nações Sul-Americanas (Resp/Unasul) e o nodo Brasil do Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP-Brasil) estão presentes no evento para apresentação de suas experiências e de possibilidades de cooperação, integração e articulação.
Notícia
Publicado em: 13/11/2012 14:58:17
De 31 de outubro a 3 de novembro, mais de 1,7 mil pesquisadores, provenientes de mais de cem países, se reuniram na China para discutir e apresentar evidências sobre a situação da cobertura da saúde universal e revisar os avanços e desafios para a implementação de uma agenda global de prioridades de pesquisa. Com o tema Inclusão e inovação para a cobertura universal em saúde, o Segundo Simpósio Global de Prioridades de Pesquisa em Saúde (Global Symposium on Health Systems Research - HSR) teve a participação de três pesquisadores e duas alunas da ENSP.
Notícia
Publicado em: 09/11/2012 09:47:28
José Manuel Pureza, coordenador do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos da Universidade de Coimbra, em sua entrevista ao Informe ENSP, falou sobre o desmantelamento do serviço público de qualidade de Portugal e como a saúde vem tornando-se uma área de negócio, regida pela maximização do lucro.
Notícia
Publicado em: 01/11/2012 15:19:06
Estão abertas as inscrições para o doutorado internacional Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida, criado mediante convênio entre a Fundação Oswaldo Cruz e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra - Portugal. O curso, cuja titulação será concedida pelo convênio Fiocruz/CES, é estruturado com base em três temas centrais que definem desafios à saúde no mundo contemporâneo: Direitos Humanos e Saúde; Conhecimento e Justiça Cognitiva; Globalização e Políticas da Vida. O doutorado terá 20 vagas, sendo 10 oferecidas pela Fiocruz, segundo os programas participantes a partir das linhas de pesquisa, e as outras 10 pelo CES/Portugal. O doutorado internacional é coordenado no Brasil pela coordenadora-geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Maria Cristina Guilam, e pelo diretor do CES, Boaventura Souza Santos, em Portugal. Os professores João Arriscado Nunes e Maria Helena Barros são os coordenadores adjuntos. As inscrições estão abertas até 21 de dezembro de 2012 e devem ser feitas na Plataforma Sigas Stricto Sensu.
Notícia
Publicado em: 01/11/2012 11:42:08
A publicação Sistemas de Saúde na América do Sul: desafios para a universalidade, a integralidade e a equidade, organizada pelo Instituto de Governo em Saúde da Unasul (Isags), é resultado de trabalho conjunto dos 12 países do bloco e oferece amplo panorama da região. Ligia Giovanella, pesquisadora da ENSP e uma das organizadoras da publicação, destacou, em entrevista ao Isags, que o livro reúne informações valiosas para estudantes, estudiosos e pesquisadores. Substrato precioso, a obra permite análises sobre as diversas dimensões dos sistemas de saúde. A publicação está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.
Notícia
Publicado em: 31/10/2012 10:47:48
Arquitetos brasileiros e haitianos estão trabalhando juntos para a construção de 11 Espaços de Educação e Informação em Saúde (EEIS) no Haiti. O projeto das EEIS surgiu da Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti, a partir da constatação de que não havia espaços adequados suficientes para serem usados como salas de aulas no processo de capacitação e formação de recursos humanos que foi desenhado pela Tripartite, em especial espaços descentralizados, nos departamentos. Para possibilitar e agilizar a construção desses espaços no Haiti, estabeleceu-se uma parceria entre profissionais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com dois jovens recém-formados arquitetos haitianos.
Notícia
Publicado em: 29/10/2012 14:19:29
A certeza de que não há níveis seguros para exposição ao amianto e a luta pela sua proibição no mundo. Esses foram os motivos que levaram 22 delegações estrangeiras e mais de 5 mil pessoas a participar de uma jornada internacional pelo banimento do amianto nos dias 12 e 13 de outubro, em Paris, na França. O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) Hermano Albuquerque de Castro fez parte da delegação brasileira na atividade, também composta por acadêmicos, advogados e representantes de movimentos sociais. Atualmente, o banimento do asbesto dos processos produtivos é uma realidade em mais de 50 países, apesar de ainda ser utilizado no Brasil.