Notícias: Pesquisa
1.055 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 29/05/2015 13:59:08
No Estado da Bahia, a equipe de enfermagem é composta de 75% de técnicos e auxiliares e 25% de enfermeiros, com elevada concentração (73%) na capital. A conclusão é da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e apoio do Conselho Regional da Bahia (Coren/BA). Apesar de 67% dos entrevistados terem apontado como extremamente desgastante o desempenho de sua rotina de trabalho, ela foi considerada satisfatória por 73,8% dos pacientes e familiares atendidos. O lançamento da pesquisa foi realizado no Centro de Cultura da Câmara dos Vereadores, nesta sexta-feira.
Notícia
Publicado em: 27/05/2015 13:20:53
Nesta quinta-feira (28/5), a Fundação Oswaldo Cruz e o Conselho Federal de Enfermagem lançam, no estado de Sergipe, a pesquisa o Perfil da Enfermagem no Brasil. Realizado em aproximadamente 50% dos municípios brasileiros e em todos os 27 estados da Federação, o estudo apresenta as características da profissão com base na identificação socioeconômica; formação profissional; acesso à informação técnico-científica; mercado de trabalho; satisfação no trabalho e relacionamento; e participação sociopolítica. O lançamento está marcado para as 14 horas, no Auditório da Faculdade Estácio, em Aracaju.
Notícia
Publicado em: 22/05/2015 15:39:16
Os desastres naturais representam um grande desafio para o setor saúde. Cada vez mais os países, em especial o Brasil, vêm enfrentando situações de emergência e precisam estar preparados para tais ocorrências. Na busca por orientações frente a essa nova realidade mundial, técnicos e especialistas do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergias e Desastres em Saúde (Cepedes/Fiocruz) e da Vigilância em Saúde Relacionada aos Desastres (Vigidesastres/Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador/SVS/MS) desenvolveram a publicação Desastres Naturais e Saúde no Brasil. A obra foi elaborada pela representação brasileira da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e da Fiocruz, e está disponível on-line em acesso aberto.
Notícia
Publicado em: 22/05/2015 11:56:21
Os obstáculos presentes no acesso ao atendimento especializado em oftalmologia no Sistema Único de Saúde (SUS) demonstram como as barreiras de acesso e de continuidade para o tratamento oftalmológico estão presentes tanto na rede pública de saúde estadual como nos serviços privados (planos ou particulares). Essa é a abordagem do estudo da aluna do mestrado em Saúde Pública Natália Carvalho de Lima, cuja dissertação, orientada pela pesquisadora Tatiana Wargas de Faria, descreve o itinerário terapêutico de pacientes assistidos no Instituto Benjamin Constant (IBC), Centro de Referência Nacional na Área da Deficiência Visual no Rio de Janeiro vinculado ao Ministério da Educação. "A demanda existe, mas não há organização do atendimento especializado, excluindo diversos usuários que necessitam de assistência integral. Os pacientes que optaram por buscar serviços de saúde do SUS depararam-se com as dificuldades relacionadas a aspectos físicos e organizacionais da assistência como fila de espera, longo tempo para agendar consulta, ausência de oftalmologista em postos de atendimento e precarização dos equipamentos, o que contribui para busca por outro serviço de saúde", explicou.
Notícia
Publicado em: 19/05/2015 17:03:03
A equipe da pesquisa Qualidade da água consumida e ocorrência de doenças de veiculação hídrica no Território de Manguinhos (RJ) realizará, na próxima sexta-feira (22/5), no Varandão da Biblioteca Parque Manguinhos, às 14 horas, reunião com os moradores, profissionais de saúde, professores e pesquisadores que atuam ou moram em região para discutir os resultados das análises de água coletadas no território e compartilhar algumas questões sobre a importância do consumo de qualidade.
Notícia
Publicado em: 19/05/2015 08:26:15
"As políticas farmacêuticas no Brasil têm se pautado pelo acesso aos medicamentos, que atualmente pode ser considerado alto, e deixado questões fundamentais para a consolidação de um sistema de saúde universal e redistributivo, como os altos e regressivos gastos privados com medicamentos, a falta de qualificação dos serviços farmacêuticos - com foco na distribuição de medicamentos em detrimento do cuidado -, e a péssima regulação do setor privado, que permanece como a principal fonte de acesso à medicamentos no Brasil." Essa discussão foi encadeada pelo aluno do mestrado em Saúde Pública da ENSP Leonardo Vidal Mattos, em sua dissertação orientada pela pesquisadora Vera Lucia Luiza. O estudo buscou caracterizar e analisar a interação entre as duas políticas - Aqui Tem Farmácia Popular do Brasil (ATFP) e a Assistência Farmacêutica à Atenção Básica (Afab) - e situá-las em um contexto mais amplo de desafios e disputas em curso no Sistema Único de Saúde (SUS).
Notícia
Publicado em: 12/05/2015 17:07:09
A enfermagem no Brasil precisa de cuidados. A maior força de trabalho do setor saúde no país, que representa 50% dos 3,5 milhões de trabalhadores da referida área, apresenta condições de subjornada de trabalho, subsalários e subemprego. A constatação é da mais ampla pesquisa sobre essa categoria profissional já realizada na América Latina, a Perfil da Enfermagem no Brasil. Lançado em 6 de maio, em Brasília, o estudo aponta desgaste em 66% dos profissionais, dificuldade de encontrar emprego nos últimos 12 meses (66%) e situações de falta de respeito e cordialidade dos pacientes e familiares usuários do sistema de saúde. No Dia Internacional da Enfermagem, a pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz, por intermédio da ENSP, e Conselho Federal dos Enfermeiros destaca a necessidade de valorização do profissional da enfermagem no país.
Notícia
Publicado em: 12/05/2015 10:44:17
Em virtude dos problemas de acesso ao site do Edital Políticas Públicas e Modelos de Atenção à Saúde - Fiocruz (PMA 2015), o que impossibilitou o registro dos projetos durante alguns dias, a Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR/Fiocruz) lembra que o prazo para submissão dos projetos de pesquisa termina no dia 3 de junho. Esta é a data final para que os interessados enviem tanto pelo site como entreguem em papel. A vice-presidência adverte ainda sobre a errata em relação ao item 4.1 do Edital, em relação à elegibilidade dos proponentes.
Notícia
Publicado em: 07/05/2015 10:55:00
Pesquisadores do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) descobriram um novo padrão enzimático do produto da PCR do gene hsp65 de Mycobacterium intracellulare. Esse novo padrão enzimático foi depositado no PRAsite e pode ser acessado por qualquer profissional no mundo que realiza a identificação de micobactérias não causadoras de tuberculose.
Notícia
Publicado em: 06/05/2015 15:09:42
A enfermagem hoje no país é composta por um quadro de 80% de técnicos e auxiliares e 20% de enfermeiros. A conclusão é da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, divulgada nesta quarta-feira (6/5), em Brasília, cujos resultados também apontam desgaste profissional em 66% dos entrevistados e grande concentração da força de trabalho na Região Sudeste (mais da metade das equipes consultadas). O mais amplo levantamento sobre uma categoria profissional já realizado na América Latina é inédito e abrange um universo de 1,6 milhão de profissionais. O estudo foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a coordenação-geral ficou a cargo da ENSP/Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 06/05/2015 13:20:07
Após dois anos de atividades, serão apresentados, na ENSP, os resultados obtidos pelos 16 projetos de pesquisa voltados exclusivamente no território de Manguinhos e que tiveram aplicação direta na atenção básica local. O edital Projeto Teias foi coordenado pela Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP. A oficina ocorrerá nos dias 7 e 8 de maio, durante todo o dia, no salão internacional da Escola. O evento contará com a participação de representantes da ENSP, da SMS-RJ, do Ministério da Saúde e da comunidade. Segundo a vice-diretora Sheila Mendonça, o processo de seleção do edital foi bem intimista e os trabalhos apresentados foram muito bem-sucedidos, sempre associando a pesquisa científica a um produto aplicável à região.
Notícia
Publicado em: 04/05/2015 14:49:24
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) lançarão, nesta quarta-feira (6/5), a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. Trata-se do maior estudo da América Latina sobre a categoria profissional. Além de inédita, a pesquisa abrange um universo de mais 1,6 milhão de trabalhadores, incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de saúde no Brasil compõe-se de um contingente de 3,5 milhões de trabalhadores, dos quais cerca 50% atuam na enfermagem. O estudo conduzido pela Fiocruz e o Cofen aponta desgaste profissional em 66% dos entrevistados e uma forte concentração de profissionais de enfermagem na Região Sudeste (mais da metade das equipes consultadas).
Notícia
Publicado em: 24/04/2015 14:23:45
O organismo humano conta com um sistema capaz de proteger nosso corpo da ação de radicais livres, que são moléculas produzidas durante o processo de respiração aeróbica, ou no metabolismo de substâncias químicas, e que podem causar danos celulares. O excesso de produção dessas moléculas causa o estresse oxidativo: um desequilíbrio estre espécies oxidantes e antioxidantes. As consequências desse desequilíbrio têm diversos efeitos, desde o envelhecimento precoce até a manifestação de certos tipos de câncer. Uma pesquisa da ENSP sobre a exposição humana ao mercúrio apontou que populações ribeirinhas com dietas ricas em peixe estão sob maior risco de exposição à essa substância química tóxica, que está associada ao processo de estresse oxidativo. O estudo analisou crianças e adolescentes em três comunidades de Rondônia, na área de influência do rio Madeira. Os biomarcadores de exposição em ribeirinhos se mostraram elevados, o que representa maior risco de alterações no desenvolvimento cognitivos dessas crianças e adolescentes.
Notícia
Publicado em: 20/04/2015 13:23:40
"O discurso de proibição do trabalho infantil, apesar de seus objetivos explícitos de proteger a infância, apresenta ainda elementos de uma ideologia que conforma a infância enquanto categoria inferior e sem participação ativa na estrutura social e que denota o trabalho como algo inerentemente prejudicial." A reflexão foi elaborada pelo aluno do mestrado em Saúde Pública da ENSP, Valdinei Santos de Aguiar Junior, em sua dissertação orientada pelo pesquisador Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos. A pesquisa constatou no processo discursivo, também, denotação extremamente negativa do trabalho, inversão de responsabilidades da inserção de crianças no trabalho, associação generalizante entre trabalho e pobreza, além de desfoque das condições de aviltamento da saúde no trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 168 milhões de crianças no mundo ainda estejam em 'situação de trabalho', sendo 86 milhões naqueles considerados 'trabalho em suas piores formas'.
Notícia
Publicado em: 17/04/2015 11:46:39
"Populações mais vulneráveis socioeconomicamente estão localizadas em setores censitários que estão sob maior influência dos focos de queimadas e apresentam maior número de escolares com sintomas de asma grave." O resultado foi extraído da dissertação de mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela ENSP da aluna Keila Valente de Souza, que analisou o impacto das queimadas de cana-de-açúcar na prevalência dos sintomas da doença no município de Campos dos Goytacazes (RJ), destacado atualmente pela representativa produção de petróleo. A pesquisa foi realizada sob a orientação do pesquisador Hermano Albuquerque de Castro, atual diretor da ENSP.