Notícias: Pesquisa
1.055 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 30/06/2014 12:55:52
"Será que estamos assistindo a um surto silencioso de morte súbita de homens associada ao uso de sildenafil, medicamento usado para disfunção erétil?" O questionamento foi tema de um artigo, intitulado Risco de alta potência, publicado na edição desta segunda-feira (30/6), do jornal O Globo. Assinado pelos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Suely Rosenfeld e Álvaro Nascimento, o texto alerta para os relatos de morte súbita em motéis, cujas vítimas possuíam, entre seus pertences, medicamentos com a substância sildenafil. "A aparente ocorrência de aumento de casos de morte súbita de homens em uso do sildenafil - paralelo ao extraordinário crescimento das vendas no país, de dois milhões de unidades/ano para 30 milhões, com o fim da vigência de sua patente - merece investigação de caráter público", advertem os pesquisadores.
Notícia
Publicado em: 27/06/2014 10:21:09
A obesidade é um problema de saúde entre adultos indígenas Xavante do Mato Grosso, sendo associada a fatores socioeconômicos e padrões de subsistência e consumo alimentar. A informação vem da pesquisa do aluno do doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública, Felipe Guimarães Tavares. Dela, participaram 479 indígenas (homens e mulheres), sendo que mais da metade da população apresentava excesso de peso (sobrepeso: 43,0%; obesidade 20,9%), correspondendo a 92,4% da população alvo. "Entre os povos indígenas no Brasil, a emergência de obesidade tem sido associada a mudanças nos padrões de alimentação, de atividade física e de exposição a determinantes sociais da saúde, em geral relacionados à história de contato com sociedades não indígenas", observa Tavares.
Notícia
Publicado em: 26/06/2014 16:34:20
A experiência brasileira com o modelo de atenção voltado à Estratégia Saúde da Família tem proporcionado avanços importantes na ampliação do acesso aos serviços de saúde. Com a proposta de explorar conteúdos que podem funcionar como cenários descortinados por quem esteve in loco observando a realidade, tornando-se úteis para a melhor compreensão dos contornos dos resultados da avaliação da atenção básica, foi lançado o livro Rotas da Atenção Básica no Brasil: Experiências do Trabalho de Campo Pmaq AB. A obra, publicada em versão eletrônica, está disponível para download na Biblioteca Multimídia da ENSP.
Notícia
Publicado em: 16/06/2014 12:37:39
O trabalho humanitário da organização não governamental Médicos Sem Fronteiras e a emergência de um hospital público no município do Rio de Janeiro foram os campos de pesquisa da aluna do doutorado em Saúde Pública da ENSP Luciana Bicalho Cavanellas. Para ela, os desafios impostos por contextos críticos e complexos, onde limites e riscos são permanentemente confrontados, tornam o trabalho mais exigente, expondo a vulnerabilidade dos pacientes, dos trabalhadores e das organizações, mas também sua capacidade de superação, enfrentamento e criação. A tese foi orientada pela pesquisadora da Escola Jussara Cruz de Brito.
Notícia
Publicado em: 13/06/2014 14:49:07
"Os procedimentos em relação aos pacientes idosos no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) tendem a ser executados, sem discussão, com os enfermos e com os responsáveis, os quais têm estado alheios à maioria das decisões e acolhem aquelas tomadas pelos médicos de forma autoritária." A observação é da aluna do doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Edna Estelita Costa Freitas. De acordo com ela, vem aumentando rapidamente o número de pacientes idosos com demência - inclusive em grau avançado - necessitando, com isso, de cuidados no Centro de Tratamento Intensivo. A partir disso, seu estudo buscou desenvolver a Bioética de Proteção (BP) como modelo de tomada de decisão moral na medicina clínica em relação ao paciente idoso vulnerado.
Notícia
Publicado em: 10/06/2014 16:37:18
Observar o mundo do trabalho pelos olhos dos trabalhadores e por situações concretas não ocorre de maneira espontânea. Segundo a pesquisadora do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP (Cesteh), Simone Oliveira, essa perspectiva deve ser construída a partir da superação dos obstáculos arraigados no senso comum. "Para tanto, aposta-se na formação como transformação, afirmando o protagonismo dos trabalhadores", disse ela, durante o seminário Trabalho, formação e transformação, que reuniu diversos atores da área para tratar questões da temática saúde e trabalho. Durante o encontro aconteceu o lançamento brasileiro do livro (Se) Former pour transformer le travail - Dynamiques des constructions d'une analyse critique du travail, que tem como uma de suas autoras a pesquisadora do Cesteh/ENSP, Jussara Brito.
Notícia
Publicado em: 09/06/2014 12:11:29
O livro Segurança Alimentar e Nutricional na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Desafios e Perspectivas, lançado nesta segunda-feira, 9/6, na Fiocruz, está disponível na versão digital. A publicação é fruto de parceria entre o Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa. A pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Rosana Magalhães é uma das autoras do livro e participou também da sua organização.
Notícia
Publicado em: 06/06/2014 15:05:57
"Jacarezinho, Complexo do Alemão e Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, podem ser considerados como potenciais áreas de alto risco para o desenvolvimento de doenças infecciosas de veiculação hídrica. Isto se deve, principalmente, às condições socioeconômicas precárias em que as populações se encontram, a fragilidade destas áreas diante de eventos climatológicos extremos e a falta de equidade social no âmbito da saúde." Os dados são da aluna do mestrado acadêmico em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP Juliana Viana. O estudo analisou 11 Regiões Administrativas (RAs) inseridas na área de influência da Estação de Tratamento de Esgoto Alegria (ETE/Alegria).
Notícia
Publicado em: 03/06/2014 11:34:58
"Apesar de vários estudos comprovando ser a amamentação na primeira hora de vida um mecanismo potencial para a promoção da saúde, associado à maior duração do aleitamento materno e à redução das mortes infantis, principalmente nos países de baixa renda, ainda assim, essa prática é pouco desenvolvida." O alerta é da aluna de doutorado em Saúde Pública da ENSP Tania Maria Brasil Esteves, que defendeu sua tese sob orientação do pesquisador da Escola Iúri da Costa Leite. Segundo ela, a cesariana foi o fator de risco mais consistente para a não amamentação na primeira hora de vida em vários contextos culturais, uma vez que os estudos encontrados foram realizados na Ásia, África e América do Sul.
Notícia
Publicado em: 02/06/2014 16:19:23
A Fiocruz divulgou os resultados da maior pesquisa sobre partos e nascimentos já realizada no país, a Nascer no Brasil. Coordenado pela pesquisadora da ENSP Maria do Carmo Leal, o estudo indica uma urgência em reformar o modelo de atenção ao parto e ao nascimento, tendo em vista que muitos dos desfechos adversos identificados demonstraram associação com problemas na qualidade da assistência. Os dados foram apresentados durante seminário no campus da Fundação, em 29/5, com a participação de representantes da Rede Cegonha, Opas/OMS e USP. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, a íntegra das exposições.
Notícia
Publicado em: 30/05/2014 11:47:22
Ao longo da vida, de uma maneira geral, os indivíduos se deparam com inúmeras dificuldades; e cada pessoa tem seu próprio limite e forma de como lidar e enfrentar as adversidades. Essa capacidade de superação, diferente em cada pessoa, é chamada resiliência. Existe um crescente interesse pelo estudo da resiliência e sua aplicação no campo da prevenção e promoção da saúde. Seguindo esta linha, a aluna do curso de mestrado em Saúde Pública da ENSP Laila Bom Rozembaum investigou fatores individuais, familiares e comunitários relacionados à diferenciação do desenvolvimento do potencial de resiliência na fase da adolescência, segundo questões de gênero, em alunos de escolas do município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 29/05/2014 14:21:35
Apresentar as contribuições da psicologia social e da saúde à gestão de risco de desastre foi o objetivo da dissertação de mestrado profissional em gestão e regulação de serviços públicos de saneamento básico da ENSP, feita pela aluna Camila Pinheiro Pozzer. O estudo apresenta a situação atual das articulações dos serviços intersetoriais no processo de prevenção, preparação, resposta e reconstrução junto à população afetada. O fenômeno desastre, segundo Camila, está vinculado à área de saúde e aos graves efeitos sociais e ambientais que gera. "Nas intervenções em desastre é necessário incluir a reflexão sobre a vulnerabilidade das populações e seus fatores culturais e sociais", explicou.
Notícia
Publicado em: 28/05/2014 10:35:09
A ENSP participou do debate público Mineração de Urânio em Caetité: Riscos, Saúde e Ambiente, promovido pela Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité (CPMA). Na ocasião, foi lançado o relatório Justiça Ambiental e Mineração de Urânio em Caetité/BA: Avaliação Crítica da Gestão Ambiental e dos Impactos à Saúde Pública da População, trabalho conjunto realizado pela Escola e pelo laboratório francês da Comissão de Pesquisa e Informação Independente sobre Radioatividade (CRIIRAD), fruto de uma parceria iniciada em 2011 no âmbito do projeto internacional Ejolt. A atividade teve como palestrantes o pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Marcelo Firpo de Souza Porto, o engenheiro civil e doutorando em Saúde Pública pela Fiocruz Renan Finamore, e o engenheiro nuclear e diretor do CRIIRAD, Bruno Chareyron.
Notícia
Publicado em: 28/05/2014 08:56:18
O Ministério Público (MP) ganhou um papel de destaque na defesa da cidadania após a Constituição Federal de 1988, atuando na área da saúde em defesa dos direitos individuais (grupos mais vulneráveis como crianças, idosos e portadores de necessidades especiais) e coletivos. Analisar a atuação do MP Estadual na tutela coletiva da saúde foi o objetivo da tese de doutorado em Saúde Pública de Tânia Maria Peixoto Fonseca, desenvolvida sob orientação das pesquisadoras da ENSP Vera Pepe e Cristiani Vieira Machado. Para a aluna, o alinhamento do MP às políticas de saúde, a definição de prioridades institucionais para atuação no campo, a qualificação dos promotores e as parcerias interinstitucionais se constituem em estratégias promissoras para a atuação ministerial, que podem contribuir sinergicamente para a efetivação da saúde como direito de cidadania.
Notícia
Publicado em: 27/05/2014 16:25:13
Nesta quinta-feira (29/5), às 13h30, o Ministério da Saúde e a Fiocruz vão divulgar os resultados da primeira pesquisa a oferecer um panorama nacional da situação da atenção ao parto e nascimento no país. Coordenado pela Fiocruz, o estudo Nascer no Brasil buscou, entre outros fatores, descrever a decisão das mulheres pelo tipo de parto, revelando dados como o número excessivo de cesarianas realizadas em território nacional, a porcentagem de mulheres que desejaram parto normal no início da gestação e o tipo de parto mais realizado em adolescentes.