Notícias: Pesquisa
1.055 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 06/06/2013 16:29:20
Fornecer informações sobre hábitos, rotas migratórias, evolução de doenças infecciosas, além da higiene e formas de relacionamento das populações antigas são algumas das diversas atribuições da paleoparasitologia. Esse tipo de estudo, que promove a interação entre a parasitologia, arqueologia, paleontologia, história, geografia, antropologia, biologia e outras ciências, foi tema de um seminário desenvolvido pela ENSP e o Museu Nacional (UFRJ), marcando o encerramento das pesquisas do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex/Faperj) e a abertura dos trabalhos do edital Inova-ENSP. O encontro ocorreu dia 5/6 e apresentou resultados dos estudos desenvolvidos em sambaquis brasileiros, principalmente no litoral do Rio de Janeiro e Santa Catarina. Foram encontradas diferenças quanto às formas de organização social e demográfica desses povos pré-históricos, além das condições de saúde, tipo de alimentação e dieta.
Notícia
Publicado em: 05/06/2013 14:40:09
No mundo, ainda são relativamente poucos os estudos sobre a incidência e mortalidade por câncer em adultos jovens ou que exploram as características biológicas desses tumores. Mas, atualmente, cresce o interesse internacional pelo câncer na população referida, em parte por causa do progresso limitado no tratamento oncológico nessa faixa etária, em comparação com crianças ou adultos mais velhos. Tipos de câncer como de mama, colorretal, sarcoma de tecidos moles, linfoma não Hodgkin e leucemia com frequência apresentam pior sobrevida em adolescentes (15-19 anos) e adultos jovens (20-24 anos) quando comparados com outras faixas etárias. Essas questões foram abordadas por um estudo de autoria dos pesquisadores da ENSP Sabrina da Silva Santos, Leticia Rodrigues Melo, Rosalina Jorge Koifman e Sergio Koifman.
Notícia
Publicado em: 03/06/2013 14:17:19
A pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), Claudia Pereira, durante a sessão científica Estudo comparativo de cinco medidas genéricas de qualidade de vida baseada em preferência e seus usos em avaliações de tecnologias em saúde, na quarta-feira (29/5), apresentou os resultados da sua tese de doutorado. O estudo analisou a relação entre variáveis sociodemográficas, econômicas e qualidade de vida referentes à saúde nos Estados Unidos, comparando cinco medidas de avaliação com base em preferências. Segundo ela, o interesse pela medição da qualidade de vida relacionada à saúde do indivíduo tem aumentado nos últimos anos, principalmente em virtude das mudanças no perfil de morbimortalidade do nosso país e maior prevalência das doenças crônicas não transmissíveis.
Notícia
Publicado em: 29/05/2013 10:33:18
Com o objetivo de analisar as representações de jovens moradores do conjunto de favelas do Complexo do Alemão sobre o processo de implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em seus locais de moradia, foi apresentada, na ENSP, a dissertação de mestrado em Saúde Pública As representações de jovens moradores do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro sobre a implantação das UPPs. Desenvolvida por Juliana Silva Corrêa, a pesquisa buscou compreender as percepções dos jovens acerca da nova regulação do espaço das favelas pelas forças de manutenção da ordem. Entre os resultados obtidos está a adoção, pelo segmento juvenil, de estratégias para o enfrentamento da violência.
Notícia
Publicado em: 23/05/2013 13:05:08
Após dois anos à frente do Escritório da Fiocruz na África, o pesquisador da ENSP, José Luiz Telles renova seu projeto de coordenação e traça novos planos para a atuação e legitimação do Escritório no continente. Apesar de cinco anos de atuação, o Escritório ainda caminha na busca por protagonismo e reconhecimento institucional. Segundo Telles, existem grandes desafios externos, porém ultrapassar as barreiras internas da própria Fundação e suas unidades técnico-científicas para ganhar legitimidade tem sido a principal tarefa.
Notícia
Publicado em: 23/05/2013 12:05:48
O trabalho e a saúde dos médicos que atuam numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital público neonatal. Esse foi o assunto abordado por Ana Paula Ferreira da Rocha, em sua dissertação de mestrado em Saúde Pública pela ENSP, apresentada no dia 21 de maio. Segundo ela, as principais consequências dessa atividade para os médicos são, principalmente, alterações sobre a saúde mental (psicológica) e queixas sobre o sono, o humor, cefaléia e alterações musculares. "O objetivo da pesquisa era conhecer as estratégias de defesa usadas por esses profissionais para manter a saúde num trabalho tão hostil. O que chamou a atenção foi a comprovação da automedicação e autodiagnóstico nessa classe", alertou.
Notícia
Publicado em: 22/05/2013 12:55:35
A ENSP acaba de lançar o Curso Nacional de Ativação para o Desenvolvimento da Prática do Controle Social no SUS, que conta com ferramentas inéditas. Além do material didático básico, foi desenvolvida a minissérie televisiva Saúde em cena, que retrata o cotidiano de um conselho municipal de saúde. Dividida em 12 capítulos, a produção está disponível em acesso aberto. Em breve, o material escrito também estará on-line. Fruto de um intenso trabalho de cooperação entre a ENSP e a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (Segep), do Ministério da Saúde, o curso, oferecido na modalidade a distância, integra o Programa de Apoio à Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social do SUS (QualiConselhos). Com 8 mil vagas abertas, é voltado para conselheiros municipais de saúde de todo o Brasil e responde a uma demanda da Segep.
Notícia
Publicado em: 14/05/2013 12:20:11
"Não podemos mais dizer que existem modelos específicos de proteção social, tal como a literatura clássica de política social (modelo conservador, liberal ou universal). O financiamento público do setor saúde permanece superior ao privado em todos os países analisados (43 no total), mas a composição dos gastos se mostra cada vez mais mista, com financiamento público e privado". A constatação é de Ana Cássia Cople Ferreira, que defendeu dissertação de mestrado em Saúde Pública pela ENSP Tendências no financiamento do setor saúde em perspectiva internacional em 13 de maio.
Notícia
Publicado em: 07/05/2013 14:19:34
De 2012 para 2013, os casos de eventos adversos aumentaram em 10% no Brasil; destes 66% poderiam ser evitados. Para analisar esses dados, o Programa Campus, da TV Uerj, recebeu o pesquisador da ENSP e coordenador do comitê consultivo do Programa Nacional de Segurança do Paciente, Walter Mendes.
Notícia
Publicado em: 02/05/2013 16:11:38
O grupo de pesquisa em Saúde Indígena e o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), ambos da ENSP, realizaram, no dia 29/4, o seminário Epidemiologia, sanitarismo, povos indígenas e controle da tuberculose: a atualidade da agenda de Noel Nutels, em comemoração ao centenário do médico sanitarista. Segundo Paulo Basta, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp), existem evidências paleopatológicas da presença de tuberculose (TB) nas Américas há milênios, mas, no Brasil, a doença foi introduzida logo nos primeiros anos da colonização portuguesa pelos jesuítas. "Do século XVI ao início do XX, houve importante processo de depopulação indígena em virtude de epidemias como gripe, sarampo, varíola e tuberculose. Só na década de 1950, com a criação do Serviço de Unidades Sanitárias Aéreas (Susa) por Noel Nutels, passou-se a conhecer, de forma sistematizada, a TB entre os indígenas no Brasil", relatou.
Notícia
Publicado em: 02/05/2013 12:36:46
Transparência, comunicação, participação e responsabilidade são as palavras norteadoras do novo Portal do Território Escola Manguinhos –Teias, lançado nesta quinta-feira (2/5), na ENSP. Com a proposta de ser uma nova ferramenta de articulação entre a comunidade de Manguinhos, a ENSP/Fiocruz e todos os interessados, o site concentra e disponibiliza informações sobre o território, seus moradores, saúde, ensino, pesquisas, integrando parcerias.
Notícia
Publicado em: 26/04/2013 12:43:06
"Os pesquisadores atuam como um dos elementos da rede e, também, como mediadores, interligando diferentes interesses e pontos de vista dos envolvidos nos programas de pesquisa e na intervenção, interessados na avaliação, por meio da disseminação e facilitação da apreensão e utilização dos produtos e resultados dos estudos." A análise da pesquisadora Ana Cláudia Figueiró, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP), advém da discussão sobre redes de saúde, um dos temas estudados por diversos grupos de pesquisa e departamentos da Escola.
Notícia
Publicado em: 25/04/2013 15:41:03
A saúde global, como hoje é conhecida, passou por diferentes fases até chegar à construção de um campo político e científico na atualidade. Da saúde internacional proveniente de diferentes organismos e agências até políticas específicas da área, muitos anos se passaram. Esse panorama histórico foi traçado em um estudo realizado na ENSP, com base nas políticas de formação profissional em saúde, pelo pesquisador Gustavo Corrêa Matta, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP). Segundo ele, a transição do conceito foi provocada por novos posicionamentos derivados das relações entre globalização e saúde.
Notícia
Publicado em: 10/04/2013 15:45:27
O edital de Auxílio à Pesquisa da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), edição 2012.2, contemplou dois pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública. Adriana Régua, coordenadora de Serviços Ambulatoriais e Laboratoriais da ENSP, e Ariane Larentis, do Centro de Estudos do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola, apresentaram, respectivamente, os projetos Marcadores de enteropatogenicidade em amostras de Escherichia coli isoladas de crianças indígenas - tribo Guarani, sul do Estado do Rio de Janeiro; e Aplicação de planejamento estatístico de experimentos no desenvolvimento de análise de metemoglobina como indicador de efeito da exposição crônica ao agrotóxico diflubenzuron em guardas de endemia do Estado do Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 10/04/2013 15:22:36
Na manhã desta quarta-feira (10/4), a ENSP reafirmou seu compromisso como instituição de referência na saúde pública. A Direção da Escola lançou a pedra fundamental do seu Prédio de Laboratórios, cuja estrutura organizacional abrigará 23 laboratórios, vinculados a 5 departamentos. O projeto teve parceria dos chefes de departamento, da coordenação de Serviços Ambulatoriais e Laboratoriais, da Dirac e da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz. Com isso, a ENSP ratifica sua excelência acadêmica e o comprometimento com o SUS na luta por melhores condições de saúde para a população e produção de conhecimento, sobretudo científica.