Notícias: Pesquisa
1.055 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 14/11/2012 14:46:42
Aumentar a consciência global para a doença que acomete mais de 347 milhões de pessoas no mundo é um dos objetivos da Organização Mundial da Saúde (OMS) neste 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes. De acordo com dados da OMS, mais de 80% das pessoas com a doença vivem em países de baixa e média renda, motivo pelo qual a Organização e a Federação Internacional de Diabetes (FID) elegeram o tema Diabetes educação e prevenção para o quinquênio 2009-2013. No Brasil, pesquisa promovida pelo Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa - Brasil), numa base de 14 mil participantes, indica prevalência de diabetes em 20% deles.
Notícia
Publicado em: 13/11/2012 14:58:17
De 31 de outubro a 3 de novembro, mais de 1,7 mil pesquisadores, provenientes de mais de cem países, se reuniram na China para discutir e apresentar evidências sobre a situação da cobertura da saúde universal e revisar os avanços e desafios para a implementação de uma agenda global de prioridades de pesquisa. Com o tema Inclusão e inovação para a cobertura universal em saúde, o Segundo Simpósio Global de Prioridades de Pesquisa em Saúde (Global Symposium on Health Systems Research - HSR) teve a participação de três pesquisadores e duas alunas da ENSP.
Notícia
Publicado em: 12/11/2012 14:37:20
"É de extrema relevância conhecer o direito à saúde da população negra, que já é lei, para que possamos viver, de fato, em um país que compreenda a sua diversidade e reconheça a importância do quesito cor como um recorte em suas análises e reflexões", afirmou o representante da Mobilização Pró Saúde da População Negra, Juliano Gonçalves Pereira. A afirmativa foi feita durante o II Seminário Saúde da População Negra em Debate e a Reunião da Juventude Pró II Encontro Nacional da Juventude Negra (Enjune), realizado em 9 de novembro na ENSP. O encontro, que reuniu diversos pesquisadores da área, teve como foco o fortalecimento da temática a partir da problematização da questão racial.
Notícia
Publicado em: 09/11/2012 12:08:54
A ENSP inova mais uma vez ao aderir previamente às novas recomendações propostas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no que diz respeito à certificação dos grupos de pesquisa. Para tanto, a Escola já está adotando novas práticas de avaliação e estreitando sua relação com seus grupos de pesquisa. Atualmente, são cerca de 70 grupos. De acordo com a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP, Margareth Portela, a nova metodologia de acompanhamento dos grupos instaurada não pretende ser apenas uma avaliação quantitativa, densa e burocrática. A ideia é que esse acompanhamento fomente a reflexão e gere também informações qualitativas tanto para a Escola quanto para a comunidade científica e a sociedade.
Notícia
Publicado em: 08/11/2012 15:24:05
A Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Centro de Pesquisas René Rachou (CPQRR), da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), irá promover um estudo da vulnerabilidade socioambiental da população dos municípios baianos inseridos na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, no bioma da caatinga. Segundo a projeção do relatório especial sobre Gestão dos Riscos de Eventos Extremos e Desastres para o Avanço da Adaptação às Mudanças Climáticas (SREX), do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) para a América do Sul, há indícios da vulnerabilidade da Região Nordeste frente às mudanças climáticas, e as projeções indicam aumento da seca na região.
Notícia
Publicado em: 30/10/2012 14:38:40
Drogas: mitos e verdades é o tema da segunda edição dos "Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental", uma série de publicações periódicas destinadas aos temas importantes da atenção básica em saúde, desenvolvida pelo Grupo de Saúde Mental do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Abrangência do Comperj. A segunda edição do "Cadernos" é organizada pelos pesquisadores Luciano Toledo e Paulo Sabroza, do departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP.
Notícia
Publicado em: 29/10/2012 10:36:55
O II Seminário Saúde da População Negra em Debate e a Reunião da Juventude Pró II Encontro Nacional da Juventude Negra (Enjune) ocorrerão em 9 de novembro, das 9 às 17 horas, no salão internacional da ENSP. Os eventos pretendem aprofundar a discussão sobre o desenvolvimento de pesquisas em saúde realizadas com a temática da população negra, com o compromisso de refletir a respeito da validade, utilidade ou necessidade do uso desse recorte e em que medida ele colabora com a ampliação da equidade. Também será exposto um panorama da situação da violência contra a juventude negra no Brasil, discutindo modelos para evitar mortes precoces à luz do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra – Plano Juventude Viva. As inscrições para o evento estão abertas.
Notícia
Publicado em: 18/10/2012 14:42:27
O Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) da ENSP participará da Feira da Saúde à Cultura, do Trabalho à Ciência & Tecnologia. O evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que está acontecendo em todo o país. A atividade promovida pelo LTM, em parceria com o Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss) e a Assessoria de Cooperação Social (ACS) da ENSP, será a mostra de vídeos Sustentabilidade e Saúde em Manguinhos, no dia 20 de outubro, das 13h às 17 horas, na Sala Meu Bairro da Biblioteca Parque Manguinhos. Os vídeos trazem diferentes visões locais de como enfrentar as vulnerabilidades socioambientais para a construção da sustentabilidade na região.
Notícia
Publicado em: 09/10/2012 15:27:24
O parque laboratorial da ENSP finalmente vai se tornar realidade. O diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, a coordenadora dos Serviços Ambulatoriais e Laboratoriais, Adriana Mangia, e a arquiteta da Dirac, Tereza Malveira, apresentaram, no dia 4 de outubro, o projeto do novo parque laboratorial da Escola. Ele será construído na área do estacionamento do prédio Joaquim Alberto Cardoso de Mello. As plantas do projeto - um moderno prédio de 7 andares que abrigará 12 laboratórios de 5 diferentes departamentos - já foram assinadas pelo diretor. A previsão para o início das obras é 2013. Segundo Antônio Ivo, a atual gestão da ENSP honra seu compromisso de colocar a dimensão laboratorial da Escola compatível com a nova visão da saúde pública brasileira, recuperando um espaço que há muito não recebia investimentos de acordo com suas reais necessidades, que é fruto de antigas reivindicações dos pesquisadores e profissionais dos laboratórios da Escola. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o projeto técnico e a análise da estrutura laboratorial da Escola.
Notícia
Publicado em: 03/10/2012 14:19:39
O Território-Escola Manguinhos inova mais uma vez na qualificação e agilidade da geração de informação em saúde. A partir de agora, os agentes comunitários da estratégia de saúde da família (ESF) desse território estão utilizando dispositivos móveis, ou tablets, como são chamados. Essa tecnologia otimiza os processos de trabalho e, assim, auxilia a reorganização da atenção, com um melhor planejamento das ações de saúde à população-alvo. O aplicativo desses dispositivos foi construído com base na ficha A preconizada pelo Ministério da Saúde. Criado de forma coletiva pelos gestores do Território-Escola Manguinhos e pelos próprios profissionais de saúde, o aplicativo pode ser adaptado e alterado conforme mudanças e necessidades percebidas.
Notícia
Publicado em: 03/10/2012 11:56:37
O Brasil é o primeiro país da América do Sul a participar do consórcio Estudo Longitudinal das Condições de Saúde e Bem-Estar da População Idosa – denominado ELSI-BRASIL. A pesquisa pretende levantar condições de vida e de saúde dos idosos. Os demais países participantes são Estados Unidos e Canadá, na América do Norte, 11 países europeus, além do Japão, Índia, China e Coreia do Sul, na Ásia.
Notícia
Publicado em: 01/10/2012 13:44:45
Nos próximos 30 anos, a população idosa brasileira ultrapassará 50 milhões de pessoas, o que representará cerca de 28% da população, segundo estimativas do IBGE. Isso significa que o país caminha rapidamente para o envelhecimento populacional. Entretanto, esse envelhecimento nem sempre vem acompanhado da melhor qualidade de vida. Para comemorar o Dia Internacional do Idoso, nesta segunda-feira, 1º de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Informe ENSP apresenta um balanço das pesquisas, cursos, programas, teses e artigos que a Escola vem desenvolvendo em busca de melhores condições de envelhecimento para as pessoas.
Notícia
Publicado em: 27/09/2012 16:17:55
As pesquisadoras do Serviço de Dermatologia Ocupacional da ENSP Maria das Graças Mota Melo e Ana Luiza Castro Fernandes debateram os desafios atuais e futuros que o subdiagnóstico e o emprego da nanotecnologia podem trazer à saúde do trabalhador nas palestras que apresentaram durante o 67° Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado no início de setembro, no Rio de Janeiro. As palestras foram proferidas no simpósio Dermatoses Ocupacionais, no evento que celebrou os 100 anos da SBD.
Notícia
Publicado em: 26/09/2012 16:57:43
Nos dias 3 e 4 de outubro, será realizado, na ENSP, o seminário 'Inovação em Atenção Primária à Saúde - um balanço do Programa Território-Escola Manguinhos'. O objetivo do encontro é promover uma reflexão crítica dos resultados alcançados em três anos de implementação desta iniciativa, tendo como foco os principais desafios da Atenção Primária à Saúde (APS) para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Este seminário também conta com a realização de um Centro de Estudos, no dia 3/10, às 14 horas, sobre o tema. Todos os dias do seminário serão transmitidos via web. O evento será aberto ao público e não é necessário fazer inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 24/09/2012 10:52:34
A implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Macaé, no Norte Fluminense, entrará para a história. As enfermeiras Luciene Aguiar, do Núcleo de Pesquisa de Direitos Humanos e Saúde (DHS)/ENSP, e Lenise Lobo, do Instituto Federal Fluminense (IFF), realizam, há um ano, um trabalho inédito: pesquisam jornais, sites, revistas, atas de reuniões, atos e documentos oficiais em busca de como iniciou o SUS no município. A matéria foi publicada na edição de 15 de setembro do jornal O Dia.