Notícias: Pesquisa
1.055 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 22/01/2014 16:04:41
Um projeto de cooperação entre o Reino Unido e o Brasil, elaborado pela Universidade de Exeter, o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), implantará a ferramenta Plataform for Understanding Long-Term Sustainability of Ecosystems and Health (Pulse) no estado do Acre. O Pulse permite a geração de análises integradas entre clima, meio ambiente e saúde pública, proporcionando maior entendimento e previsibilidade no que se refere às mudanças climáticas em andamento, alteração de ecossistemas e incidência de doenças tropicais. O projeto é coordenado na Fiocruz pelos pesquisadores Sandra Hacon, Christovam Barcellos, Marco Horta e tem a participação de bolsistas e alunos de mestrado e doutorado do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP.
Notícia
Publicado em: 21/01/2014 12:52:33
Como um dos frutos do Mapa de conflitos e injustiça ambiental em saúde no Brasil - projeto de natureza conceitual e política que não se reduz a listar territórios onde riscos e impactos ambientais afetam diferentes populações, mas a tornar públicas vozes que lutam pela justiça ambiental de populações frequentemente discriminadas e invisibilizadas pelas instituições e pela mídia -, foi lançado o livro Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos. A publicação, que tem como um de seus organizadores o pesquisador do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Marcelo Firpo, tem foco nas análises dos conflitos ambientais, movimentos por justiça ambiental e sua relevância para o campo da saúde pública. Ele também contribui de forma diferenciada e engajada para o entendimento dos impactos do modelo de desenvolvimento em curso, e de que tipo de desenvolvimento é esse.
Notícia
Publicado em: 13/01/2014 10:20:28
Partindo do ponto de vista da saúde do trabalhador e dialogando com autores da psicanálise e da sociologia das profissões artísticas, o estudo Trabalho é o que você faz para ganhar dinheiro ou aquilo onde você coloca sua alma? - condições de vida e trabalho de atores de teatro atuantes no Rio de Janeiro buscou compreender as principais questões que permeiam o universo dos atores de teatro enquanto trabalhadores. O interesse no tema, explorado pela aluna de doutorado em Saúde Pública da ENSP, Ana Paula Prange, surgiu a partir da análise das condições de trabalho de atores de teatro. Segundo Ana Paula, múltiplas atividades, somadas ou não a uma intensa rotina de ensaios, conjugadas a períodos sem trabalho, remunerações instáveis e contratos temporários ou informais formam um quadro de vulnerabilidade social.
Notícia
Publicado em: 10/01/2014 12:28:35
Três projetos de pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) foram aprovados pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), na lista divulgada no final de dezembro de 2013. A coordenadora científica do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Maria Cecília de Souza Minayo, teve seu projeto aprovado no edital Auxílio à Editoração (APQ3 - Livros, CDs/DVDs e vídeos), e os pesquisadores Andrey Moreira Cardoso, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp), e Gina Torres Rego, do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs), foram contemplados no Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PP-SUS - Edital Faperj Nº 35/2013).
Notícia
Publicado em: 09/01/2014 14:47:55
Farmácias hospitalares são unidades de caráter clínico e assistencial de um hospital. Elas têm capacidade administrativa e gerencial, sendo um dos setores mais importantes do hospital, e também são responsáveis pela provisão segura e racional de medicamentos. Em uma avaliação destes serviços em seis hospitais do Rio de Janeiro, os resultados encontrados foram preocupantes. A afirmativa foi divulgada no artigo Avaliação dos serviços de farmácia dos hospitais estaduais do Rio de Janeiro, Brasil, que tem como autoras as pesquisadoras do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP (NAF), Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro e Maria Auxiliadora Oliveira.
Notícia
Publicado em: 12/12/2013 11:13:58
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) recebeu excelentes resultados na Avaliação Trienal da Capes (2010-2012), divulgados na terça-feira (10/12). Os Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública foram conceituados com a nota 6. Já a modalidade mestrado profissional em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública recebeu a nota máxima 5. O mais novo Programa de Pós-Graduação da Escola, o de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) obteve nota 4. O resultado repercutiu positivamente em toda a unidade, de acordo com os depoimentos colhidos pelo Informe ENSP.
Notícia
Publicado em: 09/12/2013 16:03:17
A Fundação Oswaldo Cruz, por intermédio da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, será responsável por coordenar a pesquisa de avaliação do programa Mais Médicos. O estudo foi produto de uma negociação entre a UNASUS, com participação decisiva do Francisco Eduardo Campos, a Fiocruz e o Ministério da Educação, em acordo com o Ministério da Saúde. A pesquisa foi encomendada à Fundação com o objetivo de avaliar a implantação, o desenvolvimento, a consolidação e o impacto das ações lançadas pelo governo federal. A coordenação será da pesquisadora titular da ENSP, Maria Helena Machado. O Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou não existem profissionais.
Notícia
Publicado em: 05/12/2013 17:24:57
A ENSP, por meio de sua Vice-Direção de Pós-Graduação, divulga as normas para estágio de pós-doutorado nos programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública e Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. A iniciativa, que estabelece padrões tanto para o supervisor como para o pesquisador interessado no pós-doutorado, sofreu algumas adaptações no que diz respeito às exigências para ingressar na instituição. "O conjunto de regras possibilitará um fluxo maior de pesquisadores na Escola, o que também revigora nossas atividades. Isso contribui para o fortalecimento dos grupos de pesquisa", disse a vice-diretora de Pós-Graduação, Tatiana Wargas.
Notícia
Publicado em: 26/11/2013 16:18:28
As políticas de controle do tabaco desenvolvidas durante o período 1989-2008 conseguiram reduzir o consumo em quase 50%. No entanto, apesar desse bom resultado, não houve um olhar específico para as desigualdades socioeconômicas. Tal afirmativa se comprova no momento em que as pesquisas analisam a situação de vulnerabilidade às quais as populações de baixa renda estão submetidas, quando o assunto é o alcance das políticas de controle. Os dados apontam que os pobres estão mais expostos à substância, têm menor percepção das mensagens de alerta à saúde e encontram-se mais vulneráveis às doenças relacionadas ao tabaco.
Notícia
Publicado em: 21/11/2013 11:18:13
A medida de infestação do Aedes aegypti a partir do LIRAa pode ser considerada um marcador entomológico eficaz para definir áreas de maior abundância desse vetor do dengue, de forma a nortear intervenções e direcionar as ações de controle? Com base nesse questionamento, Mário Sérgio Ribeiro, assessor técnico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, desenvolveu sua dissertação na ENSP. O trabalho, apresentado ao mestrado profissional em Vigilância em Saúde na Região Leste do Rio de Janeiro, constatou que as ovitrampas apresentaram elevada sensibilidade para detectar a presença do Ae. aegypti em todos os bairros nos dois municípios avaliados (Itaboraí e Guapimirim), quando comparadas ao método LIRAa.
Notícia
Publicado em: 23/10/2013 12:46:26
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga realizou uma homenagem à Angela Maria Werneck Barreto, fundadora do Laboratório de Referência Nacional em Tuberculose e outras Micobacterioses. A solenidade contou com a presenta do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o diretor da ENSP, Hermano Castro, o diretor do CRPHF, Miguel Aiub, da representante da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência, Else Gribel e de diversos outros representantes dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública do país (Lacens) e colaboradores do Hélio Fraga.
Notícia
Publicado em: 22/10/2013 17:15:26
O Laboratório de Referência Nacional em Tuberculose e outras Micobacterioses, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (ENSP/Fiocruz), descobriu nova espécie de micobactéria não causadora de tuberculose. O pesquisador Jesus Ramos apresentará seu achado nesta sexta-feira (25/10), às 9h30, em sessão científica aberta ao público, no auditório de Jacarepaguá. Segundo ele, três cepas de micobactérias de crescimento lento, não cromogênicas, ou seja, que não produzem pigmentos ou matéria corante, foram cultivadas a partir de amostras de escarro provenientes de um paciente do Ceará. A nova espécie isolada no Brasil receberá o nome Mycobacterium fragae.
Notícia
Publicado em: 21/10/2013 14:42:41
O maior estudo de coorte multicêntrico brasileiro na área da saúde tem nova coordenação no Rio de Janeiro. As pesquisadoras Rosane Härter Griep, do IOC/Fiocruz, e Maria de Jesus Mendes da Fonseca, da ENSP/Fiocruz, são as atuais responsáveis pelo Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) no Rio de Janeiro, na Fundação Oswaldo Cruz. A pesquisa é realizada em seis instituições públicas federais, com 15.105 voluntários entre 35 e 74 anos, com duração de pelo menos 10 anos. Na Fiocruz, 1.784 mil servidores públicos participaram da linha de base do estudo. O ELSA será tema do Ceensp desta quarta-feira (23/10). Na ocasião, haverá apresentação dos dados preliminares do estudo. A atividade, aberta ao público, ocorrerá no salão internacional, a partir das 14 horas, e contará com transmissão on-line. Para tanto, basta acessar http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/.
Notícia
Publicado em: 17/10/2013 13:14:03
A coordenação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) da Escola Nacional de Saúde Pública divulga listagem nominal dos pré-selecionados para segunda chamada do Estado do Espírito Santo. O PMAQ busca assegurar maior acesso e qualidade nos serviços de Atenção Básica, de acordo com as necessidades concretas da população.
Notícia
Publicado em: 16/10/2013 16:58:31
A Revista de Saúde Pública acaba de lançar edição especial sobre o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil), uma pesquisa nacional realizada em seis instituições públicas federais. Publicação bimestral da Faculdade de Saúde Pública/USP, a revista deu destaque ao Elsa-Brasil com o objetivo de compartilhar, entre pesquisadores nacionais da área, a experiência. Para tanto, expõe as estratégias aplicadas nas principais etapas de organização do projeto e, por consequência, oferece subsídios para grupos de investigadores potencialmente interessados em desenvolver estudos de coorte. O periódico, já disponível on-line para acesso, apresenta 15 artigos. A pesquisadora da ENSP Dóra Chor é a responsável pelo Centro de Investigação do Rio de Janeiro.