Busca do site
menu

Notícias: Pesquisa

1.055 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 13/10/2015 13:52:21
A qualidade do linkage de dados é o tema abordado pelo editorial da edição de julho de 2015 da revista Cadernos de Saúde Pública (vol.31 n°7). Para o editora da revista, Cláudia Medina Coeli, que assina o editorial, as técnicas de linkage de dados permitem a identificação e vinculação de dados de um mesmo indivíduo armazenados em diferentes bases. São muitas as possibilidades de aplicação dessas técnicas na pesquisa, vigilância e avaliação em saúde, o que tem suscitado um crescente interesse na sua utilização. "Acompanhando a tendência internacional, observamos um crescimento da submissão de artigos a CSP que empregam técnicas de linkage de dados. Entretanto, são raros os estudos que relatam a qualidade do processo de linkage", aponta ela.
Notícia
Publicado em: 13/10/2015 13:08:04
A prática ilegal do garimpo na Terra Indígena Yanomami e os efeitos provocados por essa atividade no ambiente e na saúde da população que ali reside estimularam o desenvolvimento de uma parceria envolvendo a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), o Instituto Socioambiental (ISA), o Laboratório de Química da PUC e a Hutukara Associação Yanomami (HAY). A cooperação, que visa reunir elementos para denunciar a prática aos órgãos de fiscalização, prevê a avaliação da contaminação ambiental e humana por mercúrio. O resultado da análise, constituída por 243 pessoas, majoritariamente mulheres e crianças menores de cinco anos, está em fase de análise química e estruturação do banco de dados. 
Notícia
Publicado em: 24/09/2015 16:05:08
A saúde dos trabalhadores dos postos de combustíveis é tema do Seminário Campanha Estadual de Segurança e Saúde - Projeto Postos de Combustíveis que encerra, nesta sexta-feira, 25 de setembro, uma semana de atividades dedicadas aos que atuam nesse setor tão importante da nossa economia. Os pesquisadores Rita Mattos e Antônio Sergio de Almeida, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) farão palestras no evento, mostrando estudos sobre a exposição dos trabalhadores dos postos às substâncias tóxicas, como o benzeno, e sobre ações de vigilância em saúde.
Notícia
Publicado em: 22/09/2015 08:26:22
No período de 2000 a 2009, foram registrados no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), 1.505.326 óbitos na população de 60 anos e mais, residentes nas capitais brasileiras, dos quais 0,4% tiveram a Doença de Alzheimer (DA) como causa básica e 0,8% como causa mencionada na Declaração de Óbito (DO). Considerando o conjunto dos óbitos por doenças do sistema nervoso central em 2009, a DA codificada como causa básica de morte representou 65% dos óbitos entre as mulheres e 51,1% entre os homens. Os dados foram estudados pela aluna de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP Jane Blanco Teixeira, sob orientação da pesquisadora Mariza Miranda Theme Filha. Segundo ela, ao se comparar a causa básica de óbito na população estudada, o Diabetes Melitus e o Acidente Vascular Cerebral (AVC) foram significativamente maiores entre aqueles com menção de DA em comparação aos sem a doença, em ambos os sexos.   
Notícia
Publicado em: 21/09/2015 13:52:36
Quem tem carro já deve ter ouvido, ao abastecer, a oferta para que se encha o tanque até a boca, além da trava de segurança. A prática, muito difundida, parece inocente. Garante mais algumas horas de autonomia para o dono do carro e a venda de um pouco mais de gasolina para o dono do posto. Mas no meio do caminho, algumas moléculas de benzeno ganham o ar. A substância é considerada cancerígena. O mais prejudicado acaba sendo o frentista, mas todos se tornam vulneráveis aos efeitos do benzeno. Abastecer além do click, como é conhecida a trava de segurança, já é proibido por lei, mas como informar é mais eficiente do que proibir, o Sindicato dos Trabalhadores dos Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro organiza, a partir desta segunda-feira, dia 21 de setembro, uma semana sobre segurança e saúde. Para fechar o evento, será realizado um seminário com a participação dos pesquisadores Antônio Sérgio Almeida e Rita Mattos, ambos do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP).
Notícia
Publicado em: 02/09/2015 11:01:58
Um estudo coordenado pela pesquisadora Adriana Sotero Martins, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), em parceria com a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), revelou que creches, praças e praias frequentadas por crianças na cidade apresentam índices de coliformes muito acima do limite recomendado. Segundo o levantamento, que pesquisou a presença de coliformes, parasitas e fungos, apenas em dois dos 15 locais analisados não apresentam risco para a saúde.
Notícia
Publicado em: 12/08/2015 12:34:13
"O Perfil da Enfermagem no âmbito do SUS" foi tema de painel apresentado na noite de 7 de agosto, durante o 31º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems 2015). Maria Helena Machado, coordenadora nacional da pesquisa Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz) apresentou aos gestores públicos municipais o diagnóstico revelado pelo estudo, mais amplo levantamento sobre uma profissão já realizado na América Latina.
Notícia
Publicado em: 09/07/2015 10:58:41
Como você percebe a saúde? Essa foi a pergunta norteadora da pesquisa Interdisciplinaridade e intersetorialidade na construção do conhecimento em saúde em escolas públicas do território de Manguinhos, no RJ, coordenada pela pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP Marta Velloso. A metodologia, desenvolvida em 2011, foi adaptada, ajustada e replicada em 2014 em uma escola de ensino fundamental localizada no Complexo de Manguinhos, por meio de uma parceria com o Teias-Escola Manguinhos e o financiamento da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec). A pesquisa-ação foi dividida em duas etapas e contou com uma série de encontros. No primeiro momento, os alunos demonstraram uma visão assistencialista e higienista sobre a saúde. Na segunda fase, quando participaram de uma oficina de audiovisual em saúde coletiva e discutiram o tema com diversos profissionais, expressaram uma visão crítica da realidade que vivem e, como um bom resultado, demonstraram ampliação de seu conhecimento sobre saúde.
Notícia
Publicado em: 03/07/2015 14:53:03
De que forma os serviços de saúde hospitalar se organizam para garantir a assistência domiciliar em saúde de quem reside em área de violência urbana? Esta foi a questão que norteou o estudo da aluna de mestrado profissional em Saúde Pública da ENSP Cláudia Mendes de Araújo, orientada pela pesquisadora Cláudia Mara de Melo Tavares. A estratégia mais utilizada pelos serviços de atenção domiciliar da rede federal do município do Rio de Janeiro, de acordo com a pesquisa, é mudar o paciente de endereço para garantir a assistência, ou seja, para que a assistência seja realizada o paciente precisa ter outro endereço em local seguro, seja a casa de um amigo ou familiar para que a equipe possa atendê-lo. "Isto nem sempre é possível e o paciente, em sua maioria, permanece internado ou sem o atendimento domiciliar", diz a aluna. 
Notícia
Publicado em: 01/07/2015 13:21:00
O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, com cerca de seis milhões de óbitos por ano, principalmente entre os países de baixa e média renda. Durante muito tempo, o tabagismo foi visto como um estilo de vida, sendo ostensivamente encorajado pela publicidade, mas, atualmente, é considerado uma doença causada pela dependência de nicotina. Apesar dos esforços na implementação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, a taxa de sucesso do tratamento ainda é baixa (cerca de 20%). O conhecimento do perfil da população que procura ajuda nas unidades de saúde visando parar de fumar pode contribuir para aumentar o sucesso do tratamento. Com o objetivo de descrever as características dos fumantes que buscam ajuda em unidades de saúde para largar o vício, pesquisadoras do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), em parceria com pesquisadoras de outras instituições, desenvolveram o artigo Perfil dos fumantes brasileiros no Programa Nacional de Controle do Tabaco, com base na experiência do Centro de Saúde Escola. O estudo, que aponta a ansiedade como principal sintoma (67%) enfrentado por quem para de fumar, foi publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria e revela a necessidade de expandir as estratégias atuais para torná-las mais eficazes na prenvenção contra o tabagismo desde a infância.
Notícia
Publicado em: 29/06/2015 16:52:14
Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos - clássicos da literatura brasileira -, já abordavam a trágica questão da seca que acomete o país, em especial na região Nordeste. No entanto, o fenômeno representa muito mais do que isso. Trata-se de um evento climático que afeta de forma permanente várias regiões do mundo. Os impactos econômicos, sociais e de saúde são pouco reconhecidos - sendo os indivíduos pobres e marginalizados os mais afetados. Isso é o que afirma o livro O setor saúde diante das situações de seca. A publicação é a terceira da série Desenvolvimento Sustentável e Saúde, idealizada pela Organização Pan-Americana da Saúde, da Organização Mundial da Saúde - Representação no Brasil (Opas/OMS), e o pesquisador da ENSP e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes), Carlos Machado de Freitas, foi um de seus autores. O livro está em acesso aberto e disponível para download
Notícia
Publicado em: 23/06/2015 15:23:27
"A dor crônica é muito mais que um fenômeno biológico, contém aspectos psicológicos e sociais associados de forma intrínseca". Esse modelo biopsicossocial de entendimento sobre a questão foi utilizado pelo aluno de Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública, Israel Souza, ao desenvolver sua tese Resiliência e dor crônica: construção de um perfil de resiliência sob orientação da pesquisadora Ana Glória Godoi Vasconcelos. A dor crônica possui uma alta prevalência e consiste num importante problema de saúde pública, explica ele, trazendo impactos não apenas para o indivíduo acometido, mas também às famílias, ao sistema de saúde e para a economia, em especial devido ao absentismo, aposentadoria precoce e perda de emprego. O público pesquisado consistiu em 414 pacientes atendidos na Clínica de Dor e Cuidados Paliativos no Hospital de Clinicas de Porto Alegre (RS), todos com dor crônica musculoesquelética, com dados oriundos de pesquisa anterior.
Notícia
Publicado em: 18/06/2015 15:56:36
Nesta quinta-feira (18/6), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) divulgaram os resultados da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil no Estado do Espírito Santo. O estudo, aplicado em todo território nacional e nos 27 estados da Federação, ouviu mais de 32 mil auxiliares, técnicos e enfermeiros do ES. A pesquisa aponta um quadro de 79,7% de técnicos e auxiliares e 22,6% de enfermeiros naquele estado. O estudo teve apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo.  
Notícia
Publicado em: 11/06/2015 14:51:17
A Pesquisa Nacional de Saúde - PNS 2013 teve seu segundo volume lançado no começo de junho, com informações aprofundadas sobre algumas características dos domicílios da amostra pesquisada, além de dados sobre o acesso da população brasileira aos serviços de saúde, violências e acidentes. A pesquisa, elaborada pelo Laboratório de Informação em Saúde e coordenada peda pesquisadora Celia Landmann Szwarcwald, foi tema do Centro de Estudos do Icict. O encontro trouxe uma apresentação dos métodos de coleta e análise de dados e também apontou algumas possibilidades de usos das informações, bem como sua importância para a gestão pública em saúde. “Esses dados devem dar um norte a nossas políticas, do ponto de vista da prospecção que tem que ser feita. Que grandes problemas vamos enfrentar, que investimentos devem ser feitos?  Isso deve informar nossos principais programas, nas áreas de assistência, planejamento, e políticas públicas de saúde”, avaliou Umberto Trigueiros, diretor do Icict.  
Notícia
Publicado em: 29/05/2015 14:13:01
A dengue é considerada uma das doenças de maior incidência nas regiões intertropicais ao redor do planeta, um importante problema de saúde pública. A porta de entrada preferencial para atendimento da pessoa com suspeita de dengue é a Atenção Primária. Para analisar a adequação desses serviços localizados nos bairros da Área de Planejamento 33/RJ (bairros limites são Vila da Penha, Vicente de Carvalho, Cascadura, Pavuna, Campinho, Guadalupe), foi desenvolvida uma dissertação de mestrado de Epidemiologia em Saúde Pública pela aluna Danielle Amaral de Freitas com orientação do pesquisador Reinaldo Souza dos Santos. No período estudado pela aluna (2011 a 2012), ocorreram 896 internações entre residentes da AP 33, ou seja, quase 2% dos pacientes notificados foram hospitalizados. "A maioria dos residentes da área foi notificada antes do 4° dia do início dos sintomas, sugerindo que essas pessoas com suspeita de dengue estão sendo acolhidas nos serviços de saúde em tempo oportuno, e poderiam receber orientações sobre sinais de alarme e riscos de agravamento do quadro antes do período crítico." O estudo aponta que a maioria não possui cobertura de Estratégia de Saúde da Família, o que permitiria melhor acesso aos serviços de saúde, bem como mais ações intersetoriais.